Sax Tenor Grassi

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
mauredaelli
instrumento: Grassi Leader

Sax Tenor Grassi

#1 Mensagem por mauredaelli » 24 Jan 2019 13:08

Fui para Itália de férias e voltei com um novo velho Grassi.
A ideia era conhecer apenas os saxofones feitos à mão, com métodos tradicionais, mas não consegui ir muito longe e só testei 4 modelos da Grassi, todos antigos:
- "Professional", da década de 90, em perfeito estado. Esse sax foi uma delícia de tocar, macio e com som fácil e forte. Tive a impressão de soar bastante encorpado.
- "Professional", da década de 80, com belas marcas de uso. O dedo mindinho esquerdo sofre bastante nesse modelo, mas poderia ser ajuste. Tinha o som mais bonito de todos.
- "Professional 2000", entre os 80' e os 90', e parecia novo. Foi o mais exigente para soar bonito, e a mecânica era pesada.
- "Leader", talvez do final dos anos 80'. Esse modelo não tem frescura, não tem arte como os outros, mas tem a mecânica mais rápida e macia. Soa poderoso também, talvez menos escuro que os demais. Era o mais barato entre eles, e foi meu escolhido.

Eu gostei muito dele. É um modelo de estudante, bastante leve. Mais leve que todos os demais Grassi, e mais leve que o meu YTS-25, o que deu mais conforto no estudo. O YTS-25 também é uma jóia, mas acho que será passado adiante agora. O timbre do Leader me agradou mais, e parece que ele permite soar com menos ar, menos pressão. Também tive a impressão de que ele responde melhor dinamicamente. Os outros Grassi que provei eram mais difíceis e eu não sou muito experiente, mas o vendedor tem história com saxofones e me mostrou como eles soam. Ele mesmo prefere tocar seus shows com os Grassi a usar Yamahas ou o seu Selmer mark VI. Eu perguntei o motivo e ele disse que a mecânica do Selmer é insuperável, mas não o timbre.

Me faltou conhecer os Rampone & Cazzani e os Borgani, duas marcas já bastante antigas, que se tornaram referência no final da década de 90. O Rampone & Cazzani R1 (ou o R1 jazz) parecem incríveis, pelos comentários nos fóruns. O mesmo vale para os Borgani Jubille (Pearl gold ou Pearl Silver, por exemplo). Dá para ver uns vídeos destas bestas no youtube e tirar algumas conclusões. Mas são muito caros e difíceis de encontrar. Eu teria que viajar umas 6h de trem para ver algum desses, enquanto que o Grassi estavam pertinho e custavam metade do preço ou menos.

Atualizo depois com o peso do Leader e algumas fotos.

"The things you own ends up owning you"

I.M. Grassi Leader, tenor; Yamaha YTS-25
Berg Larsen massa 95 "Norberto"; Ponzol M2 110

mauredaelli

Re: Sax Tenor Grassi

#2 Mensagem por mauredaelli » 24 Jan 2019 13:17

http://www.saxforum.it/dati/case/grassi/grassi.pdf - guia dos sax Grassi, que resolve em partes a confusão dos números de série.

mauredaelli

#3 Mensagem por mauredaelli » 25 Jan 2019 09:31

Esse Leader pesa 3Kg, enquanto que o yts25 pesa 3.2Kg. Quase nada de diferença..

sirlei

#4 Mensagem por sirlei » 04 Fev 2019 17:27

Já tive um soprano Ida Maria Grassi por uns 4 anos, um ótimo sax, tinha um som doce e penetrante, só pecava na afinação das notas acima do lá agudo, esse sax deixou saudades, só me desfiz para poder pegar o yanagisawa que tenho até hoje.

4 SAX: SOPRANO, ALTO, TENOR AND BARI
"MUITO MAIS TEM DEUS PARA DAR, GLÓRIAS AO SEU NOME!!!
Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico