Não consigo ter folego para tocar legal!!!

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
FBUILDER
Contato:

Não consigo ter folego para tocar legal!!!

#1 Mensagem por FBUILDER » 10 Fev 2015 10:54

Bom dia,

Eu comprei um saxofone já faz 2 anos. Estudei 2 meses, treinei uns 6 meses, mas devido as dificuldades eu acabei desistindo e faz mais de 1 ano que estou parado.

Agora criei coragem para voltar a tocar.

O problema é que sempre tive dificuldade para soprar. Acredito que talvez seja pelo meu condicionamento físico, já tive bronquite no passado, assim não tenho muito folego. Até para praticar alguns exercícios, sempre tive dificuldades na respiração.

Isso tem feito eu acabar desistindo, porquê não consigo fazer direito os graves e agudíssimos,os quais exigem mais ar e mais força/controle.

Já comprei 2 boquilhas: Claude Laker 7*3 , Ton Krisley A 7. E já usei com palhetas 2 e 2,5 (Rico 2 e 2,5 e Plasticover 2)

Mas não tem jeito. Não estou conseguindo tocar direito com elas.

Assim acredito, que pelo jeito, vou ter que voltar do zero, acredito eu que voltando a usar uma boquilha para iniciantes do zero mesmo.

Que boquilha/palheta vocês poderiam me indicar, para um iniciante sem folego! rsrs

Obs.: Não precisa ser coisa barata, pode ser boa, mas que seja compatível com a minha falta de folego e experiência.

Abraços

SAX ALTO - EAGLE SA501
Boquilha: Claude Lakey 7*3 / Ton Krisley Metal A7
Palheta: Plasticover 2 - Rico / Vandoren Java 2
Primeiro contato com saxofone: 25/02/2010

sirlei

Re: Não consigo ter folego para tocar legal!!!

#2 Mensagem por sirlei » 13 Fev 2015 20:28

As boquilhas que você citou não são adequadas para iniciantes, tanto pela abertura, o que dificulta o sopro, e a afinação. Procure boquilhas sem rampa com câmara interna arredondada como as Selmer, Rico grafitone, Vandoren V5, entre outras. Resumindo o ideal para quem inicia é usar boquilhas voltadas para clássico e mais fechadas, com o tempo e dedicação se obtém resistência fisica e a a embocadura melhora, só aí que já se poderia pensar a se usar boquilhas mais abertas.

Um abraço!

4 SAX: SOPRANO, ALTO, TENOR AND BARI
"MUITO MAIS TEM DEUS PARA DAR, GLÓRIAS AO SEU NOME!!!
Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

vasconcelos

#3 Mensagem por vasconcelos » 15 Fev 2015 15:06

Há uma boquilha muito, muito boa para iniciantes, que não é cara, mas que não é muito conhecida no Brasil: a Hite Premiere.
O meu primeiro sax era um tenor chinês e no início eu usava a boquilha original. Depois arranjei essa e mudou muito, não apitava mais, o som ficou mais bonito e era mais fácil de tocar. Depois acabei passando essa boquilha minha para um aluno do meu professor que precisava de uma boquilha para inciantes. Mas você consegue achar essa Hite Premiere no ebay ou no www.music123.com (foi onde eu comprei a minha).
Modelos mais fechados da Meyer ou da Vandoren V16 também são de fácil emissão de som, mas aí o preço sobe consideravelmente.
Um abraço e boa sorte na sua busca!

FBUILDER
Contato:

#4 Mensagem por FBUILDER » 15 Fev 2015 20:01

Pessoal,

Obrigado pelos comentários, mas é dificil comprar boquilhas com estas referências passadas, como citando apenas marca, ou citando que preciso de boquilhas fechadas, etc..

Agradeceria se pudessem me passar medidas específicas, por exemplo, existem boquilhas 4, 5, 6, 7, em diante. A também palhetas, 1, 1/2, 2, 2,5, 3...etc.etc..

Pelo que vi, existe uma combinação correta. Por exemplo, boquilhas numeração baixa, 4,5,6 é bom palheta, 2, 2,5, 3, e boquilha acima disso palhetas mais leves como 1 1/2 , 2... mas não tenho 100% de certeza se é assim mesmo, existem muitas divergências nestes assuntos.

Assim se puderem me indicar uma combinação certeira, ou seja uma boquilha/palheta, que com certeza é fácil iniciante tocar, ficaria muito grato.

Abraços

SAX ALTO - EAGLE SA501
Boquilha: Claude Lakey 7*3 / Ton Krisley Metal A7
Palheta: Plasticover 2 - Rico / Vandoren Java 2
Primeiro contato com saxofone: 25/02/2010

sirlei

#5 Mensagem por sirlei » 17 Fev 2015 08:53

O que manda é a medida da abertura, a regra é que boquilha fechada palheta mais dura, boquilha aberta palheta mole, porém não é regra absoluta, com o tempo e estudo a tendência da maioria é passar a tocar com boquilha aberta e palheta dura. Alguns fabricantes apenas informam sua numeração própria, não a medida em mm ou polegadas da mesma, normalmente as numerações em números de fabricante são dados em de até 4 muito fechada, 5 e 6 fechada, 7 meio aberta/fechada, 8 e 9 aberta, acima de 10 muito aberta. No caso das palhetas tb depende do fabricante, porém no geral palhetas de 1 a 1,5 são muito mole, 2 a 2.5 são mole, 3 a 3.5 média, 4 a 4.5 dura, 5 muito dura. A maioria dos fabricantes informam através de tabelas e diagramas as especificações de seus produtos, aconselho ir nas respectivas páginas e verificar o que mais se adequa ao seu caso.
Não citei boquilhas estilo Meyer USA, assim como V16, beechler diamond, pois embora muito populares são boquilhas para jazz e sempre acredito que esse tipo de boquilha, mesmo sendo muito popular devem ser evitadas num primeiro momento para iniciantes, pois são boquilhas que são feitas já para um público num nível melhor que estudante.

4 SAX: SOPRANO, ALTO, TENOR AND BARI
"MUITO MAIS TEM DEUS PARA DAR, GLÓRIAS AO SEU NOME!!!
Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

F.O.X.
instrumento: Sax tenor

#6 Mensagem por F.O.X. » 18 Fev 2015 00:58

Olha, de boa...

O "folego" exigido para tocar sax, a nivel amador, não é absurdo.
Também tive bronquite no passado, fui fumante por anos e toco sax numa boa.

Comecei com alto, passei para tenor e nunca tive problemas com isso.

Minhas considerações seriam:

1 - Mande o sax para uma rapida revisão. Para checar se há vazamentos e regular. Esse tempo todo parado pode ter trazido alguns problemas para o sax (ou não). Mas, considerando que desejamos retirar as "variaveis" da jogada, para resolver um problema, ter um sax em ponto de bala é um EXCELENTE COMEÇO.

ALTO-Yamaha YAS-82Z-Custom e Selmer Super Action 80

TENOR-Selmer Mark VI, King Super 20 e Selmer Super Action 80

SOPRANO-Yamaha YSS-675 e Yanagisawa 902

SAX-MIDI - Akai EWI 4000s

F.O.X.

#7 Mensagem por F.O.X. » 18 Fev 2015 01:03

Outra coisa que, a meu ver, precisa ser bem compreendida:

Essa relação "boquilha aberta - palheta mole" e "boquilha fechada - palheta dura" é valida PARA PESSOAS com a embocadura "madura", com aquele "calinho" na parte de dentro do labio inferior.

Quando estamos "FORMANDO" a embocadura, a meu ver, AINDA NÃO É HORA de buscar uma combinação "desafiadora".

Pense bem: Mesmo músicos experientes precisam de um tempo de "adaptação" a uma nova boquilha ou uma nova combinação de boquilha-palheta.

Alguem com embocadura em formação TAMBÉM terá um tempo de adaptação. E, se a escolha for algo de DIFICIL CONTROLE, é provavel que não consiga tocar, fique desapontado e acabe desistindo DE NOVO.

F.O.X.

#8 Mensagem por F.O.X. » 18 Fev 2015 01:07

As vezes, passa pela nossa cabeça a ideia de adquirir uma boquilha da qual "gostamos" e que manteremos para sempre...
Imaginamos que vamos economizar nisso. Ao inves de comprar uma boquilha mais fechada e depois trocar quando a embocadura amadurecer, temos a ideia de adquirir uma boquilha DIFICIL, nos adaptarmos com ele e não trocar...

INFELIZMENTE, acho que isso pode ter efeitos colaterais ruins, como o que aconteceu com você: ficou frustrado com o som que obteve e parou de tocar...

Penso a mesma coisa sobre as palhetas: ouvimos mil maravilhas sobre o som, o timbre e a projeção de tais marcas de palhetas, com tais e tais numerações...
Mas, de inicio, nós NEM SEQUER SABEMOS ESCOLHER PALHETAS!!!!!!!!!
Nem temos ideia se a palheta é defeituosa, por exemplo....

F.O.X.

#9 Mensagem por F.O.X. » 18 Fev 2015 01:17

E NESSE PERIODO, temos dificuldades em nos adaptar inclusive com palhetas NOVAS (quer dizer...tocamos por algumas semanas, damos uma amolecida em uma palheta. Quando vamos troca-la por outra, de mesma numeração e mesma marca e modelo, voltamos a ter dificuldades em tocar...).

O que EU ACHO (é opinião pessoal - vejamos o que os outros colegas darão como opinião):

Eu acredito que você precisa, INICIALMENTE, de uma boquilha com um perfil mais "versátil", que toque qualquer coisa, mesmo que não seja o "maximo do máximo".
Acho que isso é valido porquê a essa altura do campeonato, nem voce sabe ainda que tipod e som vai tocar...).

E acredito que uma boquilha de massa, com pequena abertura, seria uma boa ideia.

Quanto a palheta, acho que palhetas MAIS DURAVEIS e com um resultado mais HOMOGENEO sejam mais adequadas, EM VISTA DAS DIFICULDADES que está citando. E que possuam uma maior REGULARIDADE quando for troca-la.

Minha SUGESTÃO é uma Meyer 5 (a Meyer americana de massa), com uma palheta Fibracel Premier 1,5.

Eu acho que trata-se de uma boquilha bem facil de "controlar" e uma palheta muito "regular" (acho que ela é regular e dá um som mais constante, independente do dia, da temperatura, da epoca do ano).

A durabilidade da palheta é MAIOR, o que vai reduzir os "choques das trocas" e quando pegar uma palheta nova, acho que terá menores dificuldades em "amacia-la".

MAIS TARDE, voce pode escolher, com maior conhecimento de causa, uma melhor combinação.

Grande abraço

E boas sopradas.

007
instrumento: sax alto

#10 Mensagem por 007 » 26 Fev 2015 18:52

Olá amigo,

Então referente a sua boquilha claude lakey tenho uma exatamente igual ( e toco com ela), lendo a combinação de palhetas que você falou já testei essas todas e não gostei do som.

A palheta que combinou com a boquilha foi a vandoren java zz na minha opinião. Tenta usar essa palheta numero 1,5 será bem fácil, pois a numeração que você usa das palhetas acredito que esteja pesada.

Um teste que costumo fazer e tocar bem piano usando os graves se eu não tiver dificuldade sei que minha palheta esta boa, e não está muito pesada.

Espero ter ajudado,
abs

barbosajur
instrumento: Saxofone

#11 Mensagem por barbosajur » 12 Mar 2015 10:21

Uma boquilha que utilizei na minha inicialização e achei bem confortável (além de ser bem barata) é a yamaha 4c.

Mas como o F.O.X comentou, é possível que seu instrumento tenha algum vazamento, vale a pena conferir antes de gastar dinheiro com boquilha.

Att.
Esdras Nascimento

SAX ALTO
Yamaha YAS-61 / Jody Jazz HR 6M / François Louis Ultimate

SAX TENOR
Yamaha YTS-21 / Meyer 6M / François Louis Basic

Paulinho1966
instrumento: Saxo alto

#12 Mensagem por Paulinho1966 » 12 Jun 2019 13:18

Acabei de comprar meu primeiro sax, estou com dificuldades na sonoridade, sustento a nota, mas não sai plana, sai tremida, a boquilha que veio no sax é Vandoren v5, uma palheta 1 1/2 vandoren tb, estou com muitas dificuldades, mas creio que com um pouco de tempo e treino, eu consiga tirar as notas com segurança.

Paulinho1966
Sax Alto Prowinds
Boquilha Vandoren V5
Palheta vandoren 1 1/2

Saxofone alto Prowinds
Boquilha Vandoren V5
Palheta Vandoren 1/5

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico