super agudos não saem

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
gui.sax.alto
instrumento: sax alto

super agudos não saem

#1 Mensagem por gui.sax.alto » 28 Nov 2013 20:25

boa noite, sou novo aqui no forum e gostaria de me apresentar...rs
Sou guilherme e meu setup é sax alto jupiter capital edition 760, boquilha meyer 7, e palhetas la voz medium

apresentações feitas lá vai as dúvidas...

Meu super agudos não saem de jeito nenhuma... vou bem até o f# mas o G não tem como... sei as posições e tudo mais.... mas não tem modo que o faça sair..

Sera que alguem tem algum macete da dica do pulo do gato para me ajudar???

Obrigado

Guilherme

• Setup
    Sax alto jupiter 760 capital edition
    boquilha meyer 7 medium chamber
    palheta la voz medium
    clarinete selmer bundy

Paulo Giovani

Re: super agudos não saem

#2 Mensagem por Paulo Giovani » 29 Nov 2013 09:51

Tente tirar os graves e os médios com a embocadura mais relaxada, afinando o sax pela boquilha. Após acostumar-se em tocar as notas 'normais' com o lábio inferior mais solto aí você tenta tirar os super agudos. O problema é que você deve estar com a embocadura tensa nos graves e quando tenta fazer os super agudos, que exije um aperto dos lábios na palheta, você já não tem mais margem para o aperto e acaba 'estrangulando' a palheta na boquilha e também as notas! Outra coisa que você deve treinar são os harmônicos. Pegue nas notas graves e sem apertar o registro de oitava, vá tentando oitavar as notas e tocar as notas harmônicas, começando com o lábio inferior relaxado, como explicado acima, e aumentando levemente a pressão sobre a palheta a cada hamônico pretendido. A partir da primeira oitavada você poderá usar a chave de oitava, porém quanto mais harmônicos tirar sem essa chave melhor. Além da pressão na palheta você controlar a velocidade do ar, o espaço interno da boca e até a posição da lingua, lembrando que através a combinação dos itens comentados permitirá a você tirar de 4 à 5 harmônicos por nota, entre elas os super agudos. Abraços!!!

gui.sax.alto

#3 Mensagem por gui.sax.alto » 29 Nov 2013 19:32

Muito obrigado pelas dicas, o problema da embocadura apertada nos medios e graves ja tinha corrigido... sofri bastante por tocar desse jeito...

Mas vou tentar essa ideia dos harmonicos...

brigadão mesmo

• Setup
    palheta la voz medium
    clarinete selmer bundy

sirlei

#4 Mensagem por sirlei » 30 Nov 2013 10:15

Vamos lá, a quanto tempo você toca?
Super agudos, embora existam vários exercícios para facilitar o seu uso como as séries harmônicas por exemplo, não são tão importantes assim, existem muitos músicos que nunca ou quase nunca usam esse recurso, e não estou falando de músico de final de semana ou sem conhecimento musical, vários saxofonistas que são referência quase nunca usam ou não usam super agudos seja em apresentações ou gravações.
Outra observação, pelo que vi a boquilha que você usa, não que ela seja ruim, pelo contrário gosto muito da Meyer, mais ela não facilita muito super agudos, não que seja impossível de se tirar nela, mais boquilhas com desenho mais moderno ou com rampa liberam mais harmônicos, logo são mais fáceis de se extrair super agudos, porém são mais difíceis de se tocar e possuem em sua maioria sonoridade brilhante.

Um Abraço.

4 SAX: SOPRANO, ALTO, TENOR AND BARI
"MUITO MAIS TEM DEUS PARA DAR, GLÓRIAS AO SEU NOME!!!
Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

gui.sax.alto

#5 Mensagem por gui.sax.alto » 30 Nov 2013 18:12

sirlei escreveu:Vamos lá, a quanto tempo você toca?
Super agudos, embora existam vários exercícios para facilitar o seu uso como as séries harmônicas por exemplo, não são tão importantes assim, existem muitos músicos que nunca ou quase nunca usam esse recurso, e não estou falando de músico de final de semana ou sem conhecimento musical, vários saxofonistas que são referência quase nunca usam ou não usam super agudos seja em apresentações ou gravações.
Outra observação, pelo que vi a boquilha que você usa, não que ela seja ruim, pelo contrário gosto muito da Meyer, mais ela não facilita muito super agudos, não que seja impossível de se tirar nela, mais boquilhas com desenho mais moderno ou com rampa liberam mais harmônicos, logo são mais fáceis de se extrair super agudos, porém são mais difíceis de se tocar e possuem em sua maioria sonoridade brilhante.

Um Abraço.
Obrigado pela resposta....

Tentava tocar sax sozinho ja tem uns 10 anos só patinava.rsrs..... agora tomei vergonha e procurei um professor com metodos mais exigentes tem 01 ano mais ou menos, ... quer dizer tocava alguma coisa já, mas era cheio de vicios errados, tinha um som ruim, mastigado... era horrivel... mas achava que tocava..rsrs

Quanto ao super agudos, sei que usa muito, é mais um "enfeite" e tals... mas sabe aquilo... eu consigo tirar também...
Nem é tanto minha praia .. não gosto muito do estilo de quem usa muito os agudissimos... mas ta lá e no meu ver faz parte de ser um saxofonista saber tocar... pode não usar muito .. mas sabe que é um recurso que se precisar tem....não sei se soube me expressar...

Já em relação a boquilha...não conhecia muitas boquilhas antes... e sempre gostei de um som mais escuro .. puxando um som mais antigo..e para tocar erudito com uma corzinha diferente sabe.... pode ser que escolhi errado .. mas estou gostando da sonoridade que ela dá .. principalmente nos graves, tem um peso legal nos graves, e não curto muito boquilha de metal....

brigadão mesmo pelo seu apoio... to adorando eese fórum.. porquê saxofonista é uma espécie rara, e saxofonista que entende e compartilha esta em extinção.....

• Setup
    palheta la voz medium
    clarinete selmer bundy

regi_pr10

#6 Mensagem por regi_pr10 » 02 Dez 2013 10:51

Paulo Giovani escreveu:Tente tirar os graves e os médios com a embocadura mais relaxada, afinando o sax pela boquilha. Após acostumar-se em tocar as notas 'normais' com o lábio inferior mais solto aí você tenta tirar os super agudos. O problema é que você deve estar com a embocadura tensa nos graves e quando tenta fazer os super agudos, que exije um aperto dos lábios na palheta, você já não tem mais margem para o aperto e acaba 'estrangulando' a palheta na boquilha e também as notas! Outra coisa que você deve treinar são os harmônicos. Pegue nas notas graves e sem apertar o registro de oitava, vá tentando oitavar as notas e tocar as notas harmônicas, começando com o lábio inferior relaxado, como explicado acima, e aumentando levemente a pressão sobre a palheta a cada hamônico pretendido. A partir da primeira oitavada você poderá usar a chave de oitava, porém quanto mais harmônicos tirar sem essa chave melhor. Além da pressão na palheta você controlar a velocidade do ar, o espaço interno da boca e até a posição da lingua, lembrando que através a combinação dos itens comentados permitirá a você tirar de 4 à 5 harmônicos por nota, entre elas os super agudos. Abraços!!!

Paulo Bom Dia, fiquei interessado no assunto, e me surgiu uma duvida, então eu estou ate conseguindo tirar algumas notas acima do F, porem voce citou uma coisa que me gerou duvida, a questao é. O que seria esses harmônicos. Ao pegar as notas graves devo conseguir oitava-las (Ou seja a mesma nota sem apertar a chave de registro. Ex. C Grave e C Medio só com a embocadura), tocar as notas harmônicas, que notas são essas, como seria isso? Outra coisa tirar de 4 a 5 notas harmônica por nota, é possível fazer essa qtde de notas apenas com uma digitação, apenas com a embocadura?

Paulo Giovani

#7 Mensagem por Paulo Giovani » 02 Dez 2013 12:36

Pois bem colega, vou tenta ser o mais sucinto possível:
Todas as notas são formadas por frequencias, porém quando você as toca elas não vem sozinhas. Elas vem com outras frequencias mais fracas que soam juntas da notas principais. A essas frequencias nos damos o nome de frequencias secundárias, terciárias, etc... e são as harmonicas. Nenhuma nota vem sozinha. Quando você toca as harmonicas estará justamente deixando aparecer uma ou outra frequencia que esta escondida pela frequencia principal. É interessante frisar que o timbre é determinado pela quantidade de harmonicos e a força de cada uma delas, que acompanha a nota principal.
Se você pegar, por exemplo, o Bb grave (2), através dela será capaz de fazer Bb médio (3), F agudo (4), Bb agudo (4), D agudíssimo (5), F agudíssimo (5) e assim por diante, até onde sua embocadura conseguir.
Você pode tentar fazer todos os harmonicos sem a chave de registro de agudo porém vai depender de sua embocadura e às vezes acabará tendo que usar o registro para ajudar. Normalmente usa-se tirar os harmonicos usando as posições até o C grave (3), ou seja, as primeiras notas graves do sax: Bb, B, C.
Esse exercício melhora o som do sax e a embocadura, aumentando o controle sobre este último, facilitando os super agudos quando usada as posições específicas.
Caso tenha mais alguma dúvida é só perguntar! Abraços!!!

Manoel Dido
instrumento: sax tenor

#8 Mensagem por Manoel Dido » 15 Nov 2017 21:22

Olá para todos.

Bem pessoal, sinto muita dificuldade na emissão dos agudíssimos, do MI FRONTAL até o FÁ# eu consigo, mais do SOL em diante não consigo, não sai mais nada e isso está me deixando muito desmotivado, já não desisti porquê sou apaixonado pelo som do SAXOFONE. Sou um músico amador.

Já tentei várias posições que consegui nos métodos e nos vídeos que assiti pela internet, mais não sai.
Sempre nos vídeos vejo a facilidade que vários saxofonistas tem em EMITIR essas nota e em vários instrumentos.

Tenho uma boquilha IVAN MEYER, uma CLAUDE LAKEY 8*3 e uma replica da JUMBO JAVA todas de sax tenor.

Ultimamente estou soprando mais com a CLAUDE LAKEY 8*3 e palhetas 2.5 e 3 de algumas marcas diferentes, MEU SAX é um TENOR WERIL SPECTRA IV e ainda não consigo.

Alguém poderia me dizer o que posso está fazendo ERRADO e o que posso fazer para melhorar e corrigir esse problema ou se pode ser no alguma chave no instrumento que possa prestar uma atenção maior.

E qual seria a melhor forma de estudar essa região?

Comecei a soprar em um SAX ALTO com uma boquilha réplica da VANDOREN JUMBO JAVA A55 e por incrível que pareça consegui tirar até o DÒ.
Fico até um pouco animado, mais quando volto para o SAX TENOR continua a mesma frustação.

Desde já agradeço pela atenção.

condealisson
instrumento: Sax Alto/Tenor/Sop

#9 Mensagem por condealisson » 16 Nov 2017 11:41

Manoel Dido escreveu:
15 Nov 2017 21:22
Olá para todos.

Bem pessoal, sinto muita dificuldade na emissão dos agudíssimos
Amigo, as posições no tenor são um pouco diferentes do alto até o A#/Bb, e demorei para descobrir a posição correta, o G e G# são difíceis de obter no tenor.

O que melhorou bastante para mim foi assistir e aplicar as aulas do Lander, tem uma sequência completa com todos os estudos e práticas que precisa para obter os superagudos, é diferente de tudo que já vi na net, e ele responde e te ajuda de todas as formas que precisar, um mês é só trinta reais, faça esse investimento e com certeza não vai se arrepender...

Jesus te ama!

Eagle SA500VG
Jupiter JTS587GL
Eagle SP502N
Barkley Pop Kustom #8 (alto/ten) | BO V16 T8 | Bari 72 (sop)
Légère Studio Cut (alto/tenor) | Légère Classic (sop) 2.5 | Fibrreed Onyx M (ten) MS (alto)
FL Ultimate Brass XL
Arcano AM-S1

Manoel Dido

#10 Mensagem por Manoel Dido » 16 Nov 2017 21:29

Muito obrigado pela dica.

Manoel Dido

#11 Mensagem por Manoel Dido » 16 Nov 2017 21:32

Manoel Dido

#12 Mensagem por Manoel Dido » 16 Nov 2017 21:32

carlosluna

#13 Mensagem por carlosluna » 19 Nov 2017 20:42

gui.sax.alto escreveu:
28 Nov 2013 20:25
boa noite, sou novo aqui no forum e gostaria de me apresentar...rs
Sou guilherme e meu setup é sax alto jupiter capital edition 760, boquilha meyer 7, e palhetas la voz medium

apresentações feitas lá vai as dúvidas...

Meu super agudos não saem de jeito nenhuma... vou bem até o f# mas o G não tem como... sei as posições e tudo mais.... mas não tem modo que o faça sair..

Sera que alguem tem algum macete da dica do pulo do gato para me ajudar???

Obrigado

Guilherme

Tente relaxar a embocadura. Se os graves não estiverem saindo, dificilmente os super agudos sairão.
Evite tocar com subtone, pois acaba atrapalhando. Subtone é um recurso e não a regra.
Apanhei muito para conseguir tirar os super agudos. Mas só consegui depois de firmar os pilares principais, que são as notas graves e a embocadura relaxada.
Feito isso, tente tirar as notas agudas ligadas, e aos poucos vá tentando tirar se ligar.
Lembre-se que a nota tem que "estar na sua cabeça" antes de sair.

Sucesso e mantenha-nos informado!

Alto Super Action II - Boquilha MEYER USA 8
Tenor Super Action II -Boquilha VANDOREN V16 T75 Metal
Soprano Weril Supremo - Boquilha VANDOREN S35

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico