Palheta Fiberreed Carbon Para Sax Soprano

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
Victor Walamis
instrumento: Sax

Palheta Fiberreed Carbon Para Sax Soprano

#1 Mensagem por Victor Walamis » 02 Nov 2014 23:18

Qual Numeração usar ?

Andresax
instrumento: Sax Soprano

Re: Palheta Fiberreed Carbon Para Sax Soprano

#2 Mensagem por Andresax » 11 Nov 2014 09:55

Que boquilha e numeração você usa? :?:

Alto yamaha 32
B: B&N 7
Palheta Vandoren Java 2 1/2

Sax Soprano Pearl River by Ivan Meyer
B: BARI 68
Palheta Vandoren Tradicional 1 1/2

Sax Tenor Weril Spectra 1
B: JAF T8
Palheta Vandorem Java 2

paulinowps
instrumento: Saxifone

#3 Mensagem por paulinowps » 27 Jan 2018 14:50

Boa tarde amigo. Sobre a numeração da fiberreed. Sempre tive curiosidade de experimentar a palheta fiberreed. Depois de pesquisar no site do fabricante, entre o modelo Carbom, (que possue o som mais brilhante) e o modelo Carbom Hemp (som mais escuro), comprei recentemente no mercado livre por R$ 200,00 para sax tenor, o modelo Carbom, recomendadas para jazz e pop. A palheta chegou lacrada de acordo com o anúncio e no princípio achei a palheta extremamente dura. E fiquei frustrado com a compra, pois não queria lixar um produto novo e caro, também tenho pouca experiência em ajuste de palhetas. Pesquisei um pouco mais, e achei informações detalhadas no blog do Marquinho sax. Não houve jeito, tive que lixar a palheta, seguindo as recomendações. Não foi uma tarefa simples. Por cerca de duas horas tive que lixar muito com uma lixa muito fina recomendada, e com muito cuidado, para não danificar a palheta, e experimentando no sax várias vezes. Enfim melhorou a dureza, mas não consegui obter um som brilhante e uma boa regularidade entre graves e agudos. Talvez por causa de falhas na minha tentativa. Na minha opinião a imprensa, investiu pesado no desenvolvimento do material, porém deixou a desejar na oferta, de opções de medidas das espessuras (ex: 1,5, 2, 2,5, 3), ficando para o usuário a duvidosa tarefa de lixar até chegar na medida satisfatória para ele, e o dever de não estragar o produto. O problema é que se trata de um produto muito caro, para ser disponibilizado, pré-pronto sem muitas alternativas. Espero ter contribuído de alguma forma.

condealisson
instrumento: Sax Alto/Tenor/Sop

#4 Mensagem por condealisson » 29 Jan 2018 17:46

Boa tarde amigo paulinowps, achei interessante seu relato, também tenho o pé atrás com esse negócio de lixar palheta, uma de cana até vai mais uma de duzentos reais realmente é dolorido... Já perdi uma boa grana pois infelizmente não há um padrão para a numeração dos fabricantes, o cara coloca um número ou letra que ele quer e para ele é aquilo e acabou, e é duro achar uma tabela fiel a relação de uma palheta e outra... nem as do fabricante expressam a realidade.

Muitas vezes mando e-mail para amigos, mas com a variedade de marcas é difícil alguém que conheça uma relação com uma marca relativa que ambos conhecemos...

Espero que um dia criem um padrão para isso...

Jesus te ama!

A: Eagle SA500VG|Barkley Pop Kustom 7|BO V16 A7M
T: Jupiter JTS587GL|Barkley Pop Kustom 8|BO V16 T8
Légère Studio Cut 2.5|Fibrreed Onyx M
S: Eagle SP502N|Bari 72
Légère Classic 2.5
FL Ultimate Brass XL
Mic: Arcano AM-S1

paulinowps

#5 Mensagem por paulinowps » 30 Jan 2018 09:35

Olá Condealisson. Não sou contra pequenos ajustes. O problema está na complexidade do ajuste. Opções de espessuras ajudam no sentido de você não lixar tanto. Ex: lixar de 2,5 para 2 é uma coisa. Agora de 3,5 para 1,5 é outra coisa. Dependendo sua habilidade você acaba deformando o corte original. E este corte pode determinar uma boa transição entre graves e agudo ou até danificar a palheta. No caso da fiberreed existe variações no timbre: Carbom, Carbom Hemp, Carbom Onyx. Mas não existem opções nas medidas de espessura. Em resumo a palheta vem muito grossa, e o usuário se quiser terá que modelar a seu gosto. E dependendo o gosto terá que ter habilidade e lixar bastante.

condealisson

#6 Mensagem por condealisson » 30 Jan 2018 11:26

Diferente de ti não gosto de mexer em palhetas, pois nunca acertei, a única coisa que arrisco mexer é tirar o canto vivo, enho muito pouco tempo disponível e comprar algo para ficar ajustando para mim não rola, tem que ser pegar e tocar...

Não entendi o que quer dizer com espessura, bem eu comprei duas Carbons Onyx MS (alto e tenor) e ficaram leves, depois comprei a M e ficou perfeita, no caso teve sim diferença na densidade (ou número) da palheta, é isso que se refere a espessura? Só para mim entender rsrsrs...

Caso sim as palhetas da Fiberreed não são medidas em números mas em letras: M=2.5 e MS=2 (para mim é essa a relação com as minhas Légères de alto, no tenor 2.75 e 2.25 respectivamente) por exemplo... Tem a S (soft), MH (Medium Hard) e H (Hard) também...

Um abraço amigo!

Jesus te ama!

Légère Classic 2.5
FL Ultimate Brass XL

paulinowps

#7 Mensagem por paulinowps » 31 Jan 2018 12:01

Agradeço sua observação Condealisson. E preciso retificar meu comentário anterior, onde informei que (não existiam variações de espessura nos modelos das palhetas fiberreed). Pesquisando no site oficial (https://fiberreed.de/en/), verifiquei que para cada modelo de fiberreed existem cinco opções de espessuras (H difícil = 3,5, MH médio difícil = 3, M médio = 2,5, MS médio macio = 2 e S macio = 1,5). Na compra presumi que o modelo Carbon MS = 2 Médio Soft (Suave), seria equivalente a de uma fibracell nº 2, que estou acostumado. Porem a palheta fiberreed Carbon MS que comprei, No meu ponto de vista, esta longe de ser MS (Médio Suave), e bem próxima de uma fibracell n° 3,5 ou 4. Resumindo: Erros e acertos fazem parte da busca do ideal.

condealisson

#8 Mensagem por condealisson » 01 Fev 2018 11:32

Essa parte é a pior na hora de comprar uma palheta, quem sabe um dia padronizam isso.... Um grande abraço!

Jesus te ama!

Légère Classic 2.5
FL Ultimate Brass XL

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico