Ajuda super agudos sax alto

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
cemydio
instrumento: Saxofone

Ajuda super agudos sax alto

#1 Mensagem por cemydio » 15 Jun 2017 17:24

Fala Pessoal do Clube do Sax tudo blz?
Há +/- 1 ano estou estudando sax.
E estou progredindo em vários aspectos, porém uma coisa que me deixa encucado é em relação aos super agudos a partir do D/Ré que não sai.
Tipo começo nessas notas da 3ª oitava D,D#,E,F,F# não sai,não apita,não faz nada...kkkkk...posso me matar de soprar.
Mas se venho fazendo uma escala qualquer por exemplo eles saem normalmente sem "muito" problema.
Com os exercícios de oitavas até o D/Ré vai até que bem depois disso....nada
Existe alguma dica/estudo para melhorar isso?

Tenho um sax alto Eagle não me lembro o modelo agora, uma boquilha Yamaha 4C e palheta Vandoren Tradicional (emb. azul) nº. 2
Tenho até pensado em trocar a boquilha por talvez ser uma boquilha mais voltada para o som erudito....ou algo do tipo...

Obrigado pessoal.

Resende Music

Re: Ajuda super agudos sax alto

#2 Mensagem por Resende Music » 15 Jun 2017 23:52

Olá!
Pelo que descreveu, imagino que quando você começa a tocar as notas de uma determinada escala, sobretudo com ligadura, as notas saem, mas ao atacar diretamente a nota, ela não sai.
E quando você diz que não sai nada, é nada mesmo? Não ouve nem o som do ar entrando pela boquilha? Caso não esteja ouvindo nada mesmo, pode ser excesso de pressão no lábio inferior, que faz com que a ponta da palheta encoste na boquilha e impeça a entrada de ar, "travando o som". Mas se caso você ouve o som do ar passando e nenhuma nota sai, você precisa preparar melhor sua embocadura/respiração, e até, se for o caso, optar por uma palheta um pouco mais pesada.
Se a única maneira que você consegue tocar essas notas é a partir de uma escala, continue fazendo assim até começar a entender como a embocadura deve estar para a emissão dessas notas. Toque as escalas com ligadura, sem o uso da língua entre uma nota e outra; depois toque as escalas articulando cada nota com o golpe de língua; quando se sentir pronto, ataque diretamente essas notas.
Use respiração diafragmática, pense no formato interno da boca (mais fechada) e pressione moderadamente o lábio inferior, não faça excesso de pressão no lábio! Não vejo necessidade de trocar a sua boquilha.
Abraço!

condealisson
instrumento: Sax Alto/Tenor/Sop

#3 Mensagem por condealisson » 17 Jun 2017 20:42

Amigão, veja se consegue gravar um vídeo dessa situação, suba como não listado no Youtube e nos mande o link aqui. É díficil dizer algo assim as cegas. Um abraço!

Jesus te ama!

A: Eagle SA500VG|Barkley Pop Kustom 8|BO V16 A7M
T: Jupiter JTS587GL|Barkley Pop Kustom 8|BO V16 T8
Légère Studio Cut 2.5|Fibrreed Onyx M
S: Eagle SP502N|Bari 72|Barkley Pop Kustom 7
Légère Classic 2.5
FL Ultimate Brass XL
Mic: Arcano AM-S1

Paulo Giovani

#4 Mensagem por Paulo Giovani » 27 Mar 2018 14:07

1 ano? Pode ser falta de amadurecimento da embocadura, entretanto o tipo de boquilha que você usa pode influenciar impedindo os super agudos. É difícil tirar super agudos de boquilhas eruditas e fechadas. Tente fazer os graves com a embocadura mais relaxada e aperte conforme for subindo para os agudos, talvez assim consiga fazer os super agudos. Deixo claro que há várias situações que interferem nos super agudos além do que esplanada acima e se não der certo relaxar a embocadura tente com outra palheta (mais dura) ou outra boquilha (mais aberta).

cemydio

#5 Mensagem por cemydio » 01 Nov 2018 14:58

Fala pessoal, estou aqui novamente para agradecer pelos toques.
E realmente é um pouco de tudo isso.
Tentei uma palheta mais pesada mas não me acostumei não, então trabalhei mais na embocadura.
De lá para cá eu melhorei um pouco neste aspecto, ao ponto de conseguir emitir os sons atacando a nota(claro que não é nada de outro mundo mas é um avanço...kkk)...
E agora "acho" que devo trocar a boquilha....
Muito obrigado pelas dicas...

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico