Evolução - 10 meses de sax

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
paladino
instrumento: Sax
Contato:

Evolução - 10 meses de sax

#1 Mensagem por paladino » 20 Mai 2018 09:12

Bom dia!

Esse fórum tem sido de grande valia desde que comecei a me aventurar nesse instrumento maravilhoso que é o sax.

Comecei em julho/2017 com um sax alto Eagle SA 500 VG. Meses depois, com um pouco mais de intimidade com o instrumento, percebi que eu curtia mais o som do tenor. Foi aí que fiz a troca recentemente para um tenor Yamaha YTS 26 id. Estou muito feliz com a aquisição e espero que tenha acertado na troca!

Consegui um bom negócio, dei o meu Eagle de entrada e parcelei o restante. Era semi novo e levei num luthier conhecido aqui no Rio que me garantiu estar zero bala! Oba :) alegre

Esse post é para pegar o feedback de vocês, mais experientes, com relação ao meu desempenho: https://www.youtube.com/watch?v=VcmDCvqrLlk

Forte abraço, galera! E ótimo domingo.

--
Sax tenor Yamaha YTS-26 id
Boquilha Yamaha 4C

Pífano YRF-21

No sax desde julho/2017

condealisson
instrumento: Sax Alto/Tenor/Sop

Re: Evolução - 10 meses de sax

#2 Mensagem por condealisson » 23 Mai 2018 11:36

Olá Luna, tudo bem? Fico feliz em ver que está realizando seu sonho!
Bem eu acho que seu som está bom para dez meses baseado na minha evolução, eu mesmo em dez meses tocava menos que isso rsrsrs

Você tem orientação no estudo do sax ou só de teoria? Se tem pode ler o que escrevi abaixo mas siga o que ele te ensinar e não o que eu digo, apenas pegue como conhecimento, caso seja autodidata como eu comecei, serão de alguma valia as dicas abaixo para você. Vi que consegue sustentar as notas mas percebo uma certa oscilação, pois sua embocadura ainda não está madura, isso virá com o tempo, mas treine soprar até conseguir uma nota aguda ou média por pelo menos dez segundos sem variação.

Você já sabe/faz articulação das notas com a língua? É uma boa hora também para começar, no vídeo, posso estar errado, mas não percebi articulação.

Seus graves estão bons mas a região média e aguda está meio espremida, é preciso menos força na embocadura e mais velocidade de ar. Isso tudo que estou dizendo é normal pelo seu tempo de estudo ok, mas de início são dicas que irão fazer diferença daqui em diante, pelo seu comentário vi que estuda bastante, há muitas dicas do Prof Lander no Youtube sobre tudo que te falei, eu praticamente aprendi sax pelos fóruns e aulas dele, então sei que vai conseguir também, vai chegar um momento em que não saberá mais como evoluir, e nessa hora não tem como fugir, vai precisar de um professor local ou pela internet, o Lander e Lucas Farias são ótimos e o valor que cobram é muuuito pouco mesmo...

Outra questão é que seu timbre de tenor está muito semelhante ao de alto, sei que é cedo ainda, mas tenha em mente que a embocadura do tenor não será a mesma do alto, terá de trabalhar isso bastante, no alto eu uso a boquilha mais para fora da minha boca do que no tenor, no início estranhei muito quando consegui um tenor, dava até certa ânsia de por a boquilha mais para dentro mas foi necessário para ter um bom timbre (não é muita coisa também viu rsrsr), afinal a boquilha é maior e o meio dela é mais elevado, nosso cérebro engana e achamos que a mesma quantidade do alto é a proporção da de tenor e não é.

Também não caia na armadilha de trocar de boquilha cedo, eu fiz isso só depois de um ano e meio, e mesmo assim foi difícil acostumar, fazer isso prematuramente só vai te prejudicar...

Bem já falei mais do que devia kkkk me desculpe qualquer coisa mas quero que cresça e qualquer dúvida é só retornar...

Jesus te ama!

A: Eagle SA500VG|Barkley Pop Kustom 7|BO V16 A7M
T: Jupiter JTS587GL|Barkley Pop Kustom 8|BO V16 T8
Légère Studio Cut 2.5|Fibrreed Onyx M
S: Eagle SP502N|Bari 72
Légère Classic 2.5
FL Ultimate Brass XL
Mic: Arcano AM-S1

paladino
instrumento: Sax
Contato:

#3 Mensagem por paladino » 24 Mai 2018 00:03

Boa noite, Alisson.

Super obrigada pelo retorno. Certamente seguirei suas dicas!

Por mais que as pessoas mais próximas digam que há uma clara evolução dos primeiros meses, é sempre bom ter a ideia de quem toca também, né?

Sim, estou com professor desde o inicio. Viajo bastante a trabalho, mas consigo manter um ritmo de pelo menos quinzenalmente. Sempre levo o sax comigo também. No mais, confesso que sou um pouco relaxada para treinar notas longas. Como só tenho 1h por dia para tocar (exceto final de semana), quero ir logo para a música. rs

Aprendi a ler partitura também. Quer dizer, estou aprendendo…digamos que esteja na fase “bicicleta de rodinhas”, anotando a nota em cima do pentagrama (um pecado, eu sei). Peguei o Klosé agora para tomar vergonha e fazer exercício de aquecimento com ele, notas longas, o “tu”, etc. Aliás, esse “tu” é o que você chama de fazer articulação das notas com a língua?

Lander realmente é muito bom! Quando comprei meu primeiro sax vi muita coisa dele, estou pensando em assinar.

Um amigo me indicou a Otto Link NY 7’ de metal. Mas, concordo. Boquilha fica para um outro momento, minha prioridade agora é consolidar minha embocadura.

Abraços e, de novo, super obrigada pela gentileza de responder!

--
Sax tenor Yamaha YTS-26 id
Boquilha Yamaha 4C

Pífano YRF-21

No sax desde julho/2017

condealisson
instrumento: Sax Alto/Tenor/Sop

#4 Mensagem por condealisson » 24 Mai 2018 09:52

Isso mesmo, a articulação é separar ou destacar as notas como se "estivéssemos falando sílabas", eu não sou muito dessa corrente de que sílaba usa, mas o que faço seria mais parecido com falar um da. Não é mais usado tocar a palheta com a ponta da língua, com força, como usam no "tu", é mais para dentro da lingua, mas não tanto, e da forma mais suave possível, sem interromper o som....

Jesus te ama!

A: Eagle SA500VG|Barkley Pop Kustom 7|BO V16 A7M
T: Jupiter JTS587GL|Barkley Pop Kustom 8|BO V16 T8
Légère Studio Cut 2.5|Fibrreed Onyx M
S: Eagle SP502N|Bari 72
Légère Classic 2.5
FL Ultimate Brass XL
Mic: Arcano AM-S1

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico