Vazamentos no Saxofone - Artigo para discussão

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
dan_camsky

Vazamentos no Saxofone - Artigo para discussão

#1 Mensagem por dan_camsky » 28 Set 2008 10:21

Colegas:

Mais um artigo original que considero importante para incinates e intermediários, como sempre aberto a críticas.
Vazamentos no Saxofone.pdf
Saudações

Dan
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

sergio bardari

Re: Vazamentos no Saxofone - Artigo para discussão

#2 Mensagem por sergio bardari » 28 Set 2008 12:02

Dan

Parabéns, mais uma bela matéria sua.

Abraços

sergiobardari@terra.com.br

dan_camsky

#3 Mensagem por dan_camsky » 28 Set 2008 13:46

Obrigado, Sergio, fico contente que tenha gostado.

Sempre é bom receber um elogio ou crítica, pelo menos para saber que o artigo foi lido por alguém... pateta

Saudações

Dan

jovijr
instrumento: sax tenor Mark VI

#4 Mensagem por jovijr » 28 Set 2008 14:05

Confesso que não conhecia esse impermeabilizante de sapatilhas. Algum genérico nacional ou item quer tem outra serventia, mas que sirva para nossos instrumentos?
Grande abraço,
Jovi

dan_camsky

#5 Mensagem por dan_camsky » 28 Set 2008 14:21

joivir:

O nome do produto que eu tenho usado é NOVAX óleo para hidratação de couros lisos ref 510.000. Adquiri em uma loja de suprimentos para sapateiros. É um óleo que penatra no couro da sapatilha e seca posteriormente, não deixando resíduos sólidos.

Na última vez usei Jimo silicone (oleo de silicone) tb com bons resultados. Como o material das sapatilhas pode variar de um fabricante para outro, seja qual for o produto que você vá usar, teste primeiro na sapatilha mais grave do seu sax (é a que menos usamos e é fácil de trocar se ocorrer algum desastre...).

Saudações

Dan

celo

#6 Mensagem por celo » 28 Set 2008 14:29

Olá a todos: a vedação não se limita ao alinhamento entre as chaves e as chaminés. Existem outros parâmetros a serem considerados, que entendo não ser o tema em questão.
Eu apenas limto a dizer;: os saxofones que sapatilho com as sapatilhas fabricadas por mim têm garantia de 2 anos e breve, em função de alguns estudos que estou fazendo, darei garantia de 5 anos.
Abraços a todos;

Francis

#7 Mensagem por Francis » 28 Set 2008 15:54

Para mim que faço parte dos iniciantes que nem iniciaram ainda, o artigo foi muito esclarecedor. As dicas para encontrar os vazamentos são ótimas... Só não esquecer, como foi recomendado no artigo, de procurar um luthier de confiança para resolver o problema encontrado, e nunca tentar resolver sozinho... Tô certo?

heliobf
instrumento: Sax Tenor

#8 Mensagem por heliobf » 28 Set 2008 18:56

Dan, belíssima matéria, muito esclarecedora.

Parabéns.
palmas

HELIOBF
Alto Yamaha AS-100
BN 6 Milton Guedes
Otto Link Tone Edge 6

Tenor Amati Kraslice Classic Super ATS-32
Otto Link Tone Edge 7*

Tudo que tem fôlego, louve ao Senhor
(Salmo 150:6)

Percival

#9 Mensagem por Percival » 28 Set 2008 20:42

Grato pelo artigo..... mas o legal seria dominar a técnica para tirar vazamento... aqueles pequeninos.... Há algum tempo fiz uma fonte para iluminar e verifiquei que em algumas notas havia um pequeno escapamento de luz, sinal de falha na vedação.... ajustei levemente, mas como não estou tocando não me preocupei muito... adiante pretendo usar o seguinte método : " liberar todas as molas e pressionar as chaves com elasticos por algumas horas, até que volte novamente a marca da chaminé nos couros das sapatilhas e posteriormente equilibrar novamente as chaves com os micro ajustes feitos nos parafusos do sax. Penso em fazer isso pois o sax tem ficado muito tempo no case parado......Será que dá certo ?

Alguma opinião ?

Abraços

Percival
Sax tenor

celo

#10 Mensagem por celo » 29 Set 2008 00:30

Olá Persival: pode ser que dê certo. Vai depender do "tamanho" do vazamento que você queira esconder com o friso do couro. O ideal é a sapatilha vedar sem qualquer ajuda do friso, mas para isso, além do alinhamento da chave estar perfeita, a chaminé não pode ter irregularidades e a sapatiha têm que estar toda simétrica. Aí sim, uma vez tudo isto certo, o friso garantirá a perfeita vedação. Vale destacar que quanto mais fino o couro, mais rápido ele se estraga nas formações dos frisos e vice versa. A formação do friso e a durabilidade da sapatilha é função do tipo de chaminé, do tipo de couro, espessura do couro e dureza do material de base. Fora isto, existe o efeito "mola" do couro e do feltro utilizado como base da sapatilha (eu não uso o feltro nas minhas sapatilhas) Explico. Se o sax ficar muito tempo parado, sem uso, existe uma tendência do couro e do feltro de base retornarem a posição original, ou seja, situação antes do seu ajuste. Só após muito tempo de uso é que os frisos ficam permante, pois é quando os materiais "escoam - passam do ponto mola". É a partir deste ponto que as sapatilha começa a se degradar.
Mas voltando a sua solução, ela é válida e pode ser que resolva os vazamentos do seu instrumento. Vale uma dica: esquente o couro com um secador de cabelo e depois feche-a e pressione-a. Com o couro aquecido você consegue fazer o friso sem comprometer muito o couro.
Abraços a todos

jgpe

#11 Mensagem por jgpe » 29 Set 2008 00:55

Muito bom o artigo.... leitura recomendada aos iniciantes (e aos não tão iniciantes também).

Bom trabalho! Está de parabéns!

jgpe.

MarceloAugustus

#12 Mensagem por MarceloAugustus » 29 Set 2008 01:01

Caro Dan,
parabéns e obrigado!
Suas informações sempre me ensinam muito.
Fora o carinho com que nosso instrumento é tratado.

Marcelo Augustus
"... sin amor yo nada seré..." I Co13:2
T: Handcraft, Otto Link NY 8, V16
Harmônicas: Hohner Special 20
Mics: JTS CX506, Shure Green Bullet

celo

#13 Mensagem por celo » 29 Set 2008 14:36

Olá a todos: estava resistente em escrever minha opinião sobre o artigo, até porquê, as vezes somos mal interpretados. Por outro lado e incentivado por alguns amigos, não poderia deixar de alertar para o que diz um parágrafo do texto no qual eu NÃO RECOMENDO às pessoas inexperientes fazerem. Não poderia ficar no silêncio visto a minha atividade de lutheria em saxofones. Vale destacar que o próprio artigo diz que um técnico sempre deverá ser procurado. Entretanto, há uma brecha para aventureiros estragar o instrumento e daí minha preocupação.
Transcrevo a parágrafo a que me refiro:
"A solução para as chaves com pequenas frestas envolve calçar o lado aposto ao vazamento com objeto adequado, e entortar a chave no sentido desejado."
Este trabalho se for mal feito e dependendo de qual a parte da chaminé (alguns chamam de gola) for o vazamento, ao colocar um calço (que o texto não diz que tipo) e apertar no lado oposto, pode ocorrer o afundamento da chaminé. E isto é mais freqüente do que se imagina. A maioria dos sax's que recebi para fazer manutenção tem este defeito e pasmem, alguns já saem com as golas afundadas da fábrica. Já vi um soprano Mark Vi ficar quase inutilizado porquê o dono resolveu fazer isto.
Vou explicar mais detalhado: se considerarmos a circunferência da chaminé onde a sapatilha encosta para a vedação, as "meia luas" da circunferência que estão alinhadas com o corpo do sax tem estruturas de base mais resistentes do que as "meias luas" perpendiculares ao corpo do sax. Assim, quando se calça de um lado para apertar do outro, se o calço estiver totalmente pressionando a "meia lua" menos resistente, esta afundará. Evidente que este comportamento varia de chave para chave, de força para força, de diâmetro para diâmetro, da espessura do metal outros mais, mas em regra geral, é isto que acontece.
Assim, peço a todos que se aventurarem em tirar os vazamentos com esta técnica, que se preocupem, pois o assunto é mais sério do que parece.
Por fim, se mesmo assim desejarem arriscar, utilizem como calços um pedaço de couro ou borracha e ao pressionarem do lado oposto, façam de forma gradativa e não com um "solavanco". A força "solavanco - força dinâmica" poderá gerar deformações que a "gradativa - estática" não geraria. Os níveis de força são bem diferentes. É a diferença entre encostar a mão no rosto de um pessoa e fazer pressão e dar um soco.
Por fim, fora esta técnica, que insisto, não se arrisquem sem conhecimento, existem outras com utilizações de ferramentas apropriadas em que a ação para o desempeno é feito no eixo da chave apenas, não se tocando nas chaminés.
Abraços a todos

dan_camsky

#14 Mensagem por dan_camsky » 29 Set 2008 17:22

Ouçam com atenção as sábias palavras do celo.

Conforme coloquei no artigo, tirar vazamentos é trabalho para quem tem experiência. A chance de piorar a situação, quando o conserto é feito por inexperientes, é grande. Não só pelo aspecto da possibilidade de afundar alguma chaminé, mas vários outros.

A descrição das técnicas mais usadas para resolver os vazamentos foi apenas citada, sem maiores detalhes, exatamente para não incentivar inexperientes a tentar sozinhos.

A idéia do artigo foi apenas alertar aos colegas iniciantes ou intermediários que sax em que é dificil emitir algumas notas, provavelmente apresenta vazamentos. Para confirmar, basta ter uma mangueira de Natal. Para consertar, mande para o seu luthier.

Saudações

Dan

celo

#15 Mensagem por celo » 29 Set 2008 19:56

Caro Dan: obrigado pelas "palavras sábias", mas sinto que estou longe de tê-las. Concordo com você, o artigo foi direcionado aos que não conhecem a matéria e você sugeriu que todos devem enviar às pessoas experientes. De qualquer forma o artigo foi de muito esclarecedor.
Abraços

dimbalsax

#16 Mensagem por dimbalsax » 30 Set 2008 22:11

palmas palmas palmas palmas palmas

simplesmente fantástico

Obrigado pela aula

abrasax.

Piano
scavone alto
Cloude Lakey 7.3
Rico royal 1 1/2
http://www.anibaloliveira.blogspot.com

sergio bardari

#17 Mensagem por sergio bardari » 30 Set 2008 23:02

Pessoal

Este é tipo de tópico que enobrece nosso forúm, mais uma vez parabéns Dan e Celo.

Abrarços

sergiobardari@terra.com.br

dan_camsky

#18 Mensagem por dan_camsky » 01 Out 2008 07:19

Agradeço pelos elogios de todos.

Acho que o fórum é acima de tudo uma grande escola em que devemos ensinar e aprender ao mesmo tempo.

Abraços a todos

Dan

celo

#19 Mensagem por celo » 01 Out 2008 08:36

Olá a todos: é fundamental essas trocas de conhecimentos e informações. Muitos dos temas postados neste fórum são polêmicos, geram discussões e até certos atritos, evidente, conseqüências do calor da discussão, mas sem qualquer intuito de depreciações ou desmerecimentos das opiniões. O mais importante é que vários conceitos são dismistificados. Eu comecei nesta atividade de lutheria em saxofones por acaso. Não era minha intenção, mas por escutar muitas impropriedades dos que faziam manutenções nos meus instrumentos comecei eu mesmo fazer a manutenção dos meus. Logo após dos meus amigos e aí, o pulo para montar a oficina foi pequena.
Abraços a todos

Percival

#20 Mensagem por Percival » 02 Out 2008 06:41

Celo...grato pela resposta.... excelente alerta nos post´s mostrando a complexidade da operação e os multiplos riscos.

Grato

Percival
Sax tenor

cleniogyn

#21 Mensagem por cleniogyn » 04 Out 2008 10:07

[quote="dan_camsky"]joivir:

O nome do produto que eu tenho usado é NOVAX óleo para hidratação de couros lisos ref 510.000. Adquiri em uma loja de suprimentos para sapateiros. É um óleo que penatra no couro da sapatilha e seca posteriormente, não deixando resíduos sólidos.

Em relação a lubrificação das chaves. Que produto pode ser usado para esse fim ?

----
Clenio W. e Silva
Tenor Winner - boquilha Sugal super gonz II 8* - gonzalez 2 1/2
Alto Conn shotting stars 1970 - Boquilha BN 7 / Beechler S6s

osmiguel

#22 Mensagem por osmiguel » 04 Out 2008 11:01

Também aplaudo a iniciativa dos colegas de nos alertarem quanto ao cuidado com nossos queridos e caros Sax. palmas palmas palmas

Felismente eu tenho perto de mim um grande amigo e um dos melhores Luthie da região de Campinas, Machado, o Doutor dos instrumentos de sopro.
O Cleniogyn, mencionou um produto para as sapatilhas, mas eu acho que as sapatilhas do meu sax não são de couro, parece que elas são de couro sintético, tipo uma napa. Esse produto tambem tem aplicação nesse caso?

Um abraço a todos

TENOR WERIL SPECTRA
VANDOREN T-20
PALHETAS: VARIAS

dan_camsky

#23 Mensagem por dan_camsky » 04 Out 2008 14:23

osmiguel:

Se as suas sapatilhas são de material sintético, não recomendo usar nenhum tipo de produto oleoso ou com a presença de derivados do petróleo, sob pena de deteriorar o material.

Saudações

Dan

osmiguel

#24 Mensagem por osmiguel » 04 Out 2008 14:45

Valeu Dan-

Vou observar mais detidamente se as sapatilhas do meu sax são ou não de couro.

TENOR WERIL SPECTRA
VANDOREN T-20
PALHETAS: VARIAS

Haendel Leite

#25 Mensagem por Haendel Leite » 04 Dez 2008 21:39

Muito legal a materia...... boa mesmo! Bem que podia ter mais videos tutoriais explicativos no youtube.. la so tem do Ivan. Tem muita gente boa aqui no site, pelo jeito, sou recem cadastrado nesse site.. eu era so no outro.. rs

Abraço a todos!

sax condor csa-43
palheta fibracell premir 2 e 1/2

Bruno Nunes

#26 Mensagem por Bruno Nunes » 05 Dez 2008 00:40

Muito boa matéria me ajudou pacas. Continue postando essas preciosidades. Que Deus te abençoes

Sax alto Yamaha YAS 275 E, Boquilha Beechler Belite 7, Vandoren Java 2 1/2
Sax Soprano Maesi, Boquilha Massa Bari 68, Vandoren Java 2 1/2
Clarinete Yamaha YCL 24II, Boquilha Vandoren B45, Vandoren Java 2 1/2
Visite: http://www.myspace.com/brunonunessax

Matheus7

#27 Mensagem por Matheus7 » 14 Jun 2018 23:00

Alguem poderia me enviar esse material?

Nao esta mais acessível:

p2matheussoares@gmail.com

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico