Duvida - reforma Sax alto

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
adoniasviana

Duvida - reforma Sax alto

#1 Mensagem por adoniasviana » 10 Dez 2008 10:40

Olá a todos !!!

Tenho um Sax Alto JUPITER 787/769 envelhecido somente o corpo, tenho interesse de fazer uma manutenção abaixo:

Imagem

- Retirar 02 amassados
- Soldar a chave Inteira "si bemol"
- Laquear as chaves
- Tocar sapatilhamento c/ ressonantes de metal
- tocar Molas e cortiças

Minhas dúvida são :

- a laqueação das "chaves" alteraria o som do sax? Laqueação ou niquelado seria um boa pedida, tratando-se de estetica do instrumento (visual e combinação)

- sapatilhamento, existe o original da Marca JUPITER ? Ouvi falar de pelica são bons ?

Desculpe por tantas perguntas, mas gostaria de ouvir opinioes , para tomar minha descisão !!!

Abraços a todos !!!

sirlei

Re: Duvida - reforma Sax alto

#2 Mensagem por sirlei » 10 Dez 2008 11:25

Vamos por parte, até onde eu sei o relaqueamento quando bem feito e feito com laque original, o que é muito raro, não perde sonoridade, existem poucas fábricas desse material, e o específico para instrumentos musicais menos ainda, por não gerar um lucro significativo, no Brasil existem no máximo 10 ofinicas que realmente trabalham com laque apropriado para instrumentos musicais, por ser muito caro e importado, além de pedir um cuidado muito grande no seu manuseio, a maioria usa laque automotivo, que não é apropriado para instrumentos musicais, esse sim que influência no som epara pior, deixa o som abafado. No caso do banho de metal, como prata ou níquel influência no som, se bem feito não fica com o som abafado, mas o timbre muda, e no caso do níquel em minha opinião perde um pouco de projeção e tem um brilho diferente, uma sonoridade um pouco diferenciada, a prata deixa mais brilhante.
Os ressonadores metálicos vai gerar um som mais agressivo e melhorar a projeção, mas pode influênciar um pouco na afinação.
O tipo de sapatilha tb pode gerar problemas se for mal feita ou usado materiais não muito comuns como borracha, o ideal é sempre procurar um profissional que seja indicado poor outras pessoas e que já tenha algum tempo no mercado.
Em suma é isso, em minha opinião acho que não compensa modificar um instrumento em pró de estética, como desplacar ou replacar, niquelar, reniquelar, etc, pois sempre se corre o risco de perder o principal que é a sonoridade, e cada vez mais intrumentos originais, idependendednte do estado deles, no que tange a estética estão ficando mais valorizados que um reformado.

Um Abraço!!!

4 SAX: SOPRANO, ALTO, TENOR AND BARI
"MUITO MAIS TEM DEUS PARA DAR, GLÓRIAS AO SEU NOME!!!
Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

celo

#3 Mensagem por celo » 11 Dez 2008 22:23

Olá: vou tentar ser bem objetivo na minha resposta e limitado ao que perguntou:
1) laquear as chaves não altera em nada o som do sax;
2) laquear ou niquelar em termos de estética do instrumento vai de acordo com o gosto do dono;
3) Não recomendo a pelica para as sapatilhas. Para saxofones não durariam muito e seria difícil a vedação.
4) Ressadores de metal podem deixar o sax mais agressivo. Depende, não só do metal, mas também do formato

Entretanto, deixo para a reflexão a questão do laqueamento x som do sax: o laqueamento funciona não só como uma proteção do metal, mas também como uma "trava" para o metal não vibrar quando da emissão do som. E quanto mais "travado" esta a vibração, mais encorpado é o som. Entretanto, existem algumas marcas que utilizam o efeito sino do metal, ou seja, é desejável que o metal vibre bastante, como é o caso dos Yamaha's (daí utilizarem ressonadores do plástico para amenizar este reflexo).
Os saxofones Jupiter's também utilizam o efeito sino e neste sentido, não aconselho você colocar ressonadores de metal. Ele irá gritar muito, ainda mais que você disse que o instrumento não tem a "trava" do laque, ou seja, o metal está livre para vibrar.
Minha opinião: se deixar como está, utilize ressonadores de plástico. Se resolver niquelar ou laquear, aí sim, pode usar ressonadores de metal com ângulo suave (não utilize aqueles que tem o formato de chapéu chinês muito acentuados).

Quanto ao laque, já fiz diversas experiências e afirmo que existem laques utilizados em automóveis com excelente qualidade. Não é qualquer marca, mas atualmente encontramos excelentes marcas a venda. Ouso em discordar do nosso amigo Sirlei quando diz que o som fica abafado ao utilizar um laque de qualidade ruim. A questão do laque ruim não afeta em nada o som do sax mas apenas não dura muito. Sai com muita facilidade e aí....conforme já explicado...o sax passa a vibrar, o que dependendo da situação não é desejado.

Abraços a todos

adoniasviana

#4 Mensagem por adoniasviana » 12 Dez 2008 10:27

Sirlei e Marcelo,

Muito obrigado pelas informações , realmente esclareceu minhas dúvidas ....

*** Mas em minha duvida inicial, o banho seria aplicado nas CHAVES, e seria realmente por estetica ... um charme, no corpo nunca mexerei, rsrsr

Abraços a todos !!!

sirlei

#5 Mensagem por sirlei » 12 Dez 2008 15:59

Sax sem banho com chaves niqueladas fica muito bonito em minha opinião, tenho um conheçido que tem um barítono assim e acho muito legal o efeito visual dele.

Um Abraço!!!

4 SAX: SOPRANO, ALTO, TENOR AND BARI
"MUITO MAIS TEM DEUS PARA DAR, GLÓRIAS AO SEU NOME!!!
Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

celo

#6 Mensagem por celo » 12 Dez 2008 20:07

Não tenho dúvidas que irá ficar muito bonito. Grande abraço

celsosoares
instrumento: saxofone

#7 Mensagem por celsosoares » 23 Abr 2018 03:26

a Duvida minha tambem é em laquear somente as chaves e talvez nem todos, ja tenho 2 saxofones tenor e soprano todos dois laqueados e o terceiro eu queria prata com chaves douradas, como nao consegui encontrar um assim novo, comprei um usado, mas algumas chaves estao sem brilho e sem o laqueamento como quero a duvida tambem é se eu laquear algumas chaves, isso poderá afetar o som? já alguem acima disse que nao, mas so venho confirmar, se nao altera o som, obrigado

Nelsonmz
instrumento: Saxofone

#8 Mensagem por Nelsonmz » 23 Abr 2018 20:31

Boa Noite Amigos!

Quanto ao produto utilizado para laquear, há várias marcas no mercado brasileiro, porem não são próprias para instrumentos de sopro.
Elas são mais densas que as utilizadas pelas fábricas, podendo com isso afetar o som do instrumento.
Eu utilizo esta marca: Nikolas Clear Brushng Lacquer.
Abraço a todos.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Tenor Yamaha YTS 875EX - New Vintage Otto Link HR 7* - NZ Metal 8 - Rico Jazz 2M -

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico