Sax chineses - Qual é a sua opinião?

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
Paulo Giovani

Re: Sax chineses - Qual é a sua opinião?

#1381 Mensagem por Paulo Giovani » 26 Jul 2011 20:18

Piter escreveu:Será que tem a ver com o som do Kenny G ??? ou é impressão minha ???
Com o Kenny G eu não garanto, porquê o timbre que ele tira é brilhante, já o do rapaz do youtube, é mais aveludado. O timbre dele lembra mais Merlon Devine. Mas reparem na afinação e no timbre que permanecem estáveis em toda a extensão tocada no sax nessa música. Muito bom mesmo!!! Abraços!!!

Rafael Araújo

#1382 Mensagem por Rafael Araújo » 01 Ago 2011 03:29

Boa noite. Sou novo no forum e novo no mundo do sax tb.

Me apresentei em outro topico, mas para resumir ja brinquei com outros intrumentos, não sou nenhum músico excepcional, mas gosto muito de música e instrumentos em geral. Tive a a oportunidade de trabalhar em uma loja de instrumentos musicais em SP.

O que quero dizer é o seguinte, lá aprendi que realmente existem instrumentos ruins, porém, nem todos os chineses são ruins. Particularmente eu trabalhei com a area de cordas e bateria. E existiam excelente chineses. Agora vejam, excelentes produtos para clientes que procuram um instrumento para aprender ou com um bom custo beneficio. Evidentemente não podemos comparar um violão Martin com um Eagle. Porém, entre os mais baratos, estes Eagle atendiam muito bem estes requisitos minimos.

Minha pouca experiencia com sax, eu ja descobri que a marca weril oferece um bom instrumento, porém no seu preço. (que tb nao é absurdo, perto de um yamaha). Mas imagino que assim como os violoes, guitarras e baterias, um sax eagle, ou shelter (que tem boas guitarras alias), deve atender a necessidade de um músico amador, ou iniciante. E como eu costumo dizer, se o cara evoluir mais que o instrumento, num futuro ele da um passo para frente e troca de equipamento.

Mudando de assunto,

Existe agora uma nova marca chinesa no mercado, por enquanto somente em algumas lojas com importaçao exclusiva. Acredito que para concorrer com essas marcas citadas acima. A marca é Jinbao, e o modelo de entrada esta por volta de R$ 1400. Achei poquissimas informações na internet.

Alguem conhece essta marca? Será que atende a necessidade de um músico amador, sem menor intençao de se tornar profissional e iniciante no saxofone?

Um grande abraço a todos!
Espero contribuir com o forum de alguma maneira, em troca do conhecimentos que já adquiri aqui em algumas horas apos registrado.

Rafael

ThiagoICA

#1383 Mensagem por ThiagoICA » 01 Ago 2011 14:21

é, por experiencia, muitas vezes vale a pena experimentar uns chineses, porquê mtoas vezes da para achar um excelente isnturmento!
logico que nda como um yh ou selmer, mas que sao excelente custos beneficios..

principalmente para ter como um intrumento, para qdo se precisa viajar e talz, ou outras situações que nao é recomendavel levar um isntrmento tão caro, que corre o risco de danificar ou athe mesmo extraviar...

Setup:
Sax Soprano Curvo Hoyden
Boq Bari 68 + Abraç Bari + Palheta Vand Java Nº3

Clarinete Amati Kraslice ACL 311
Boq Vand Profile B45 Lira + Fio de Nylon + Palhera Rico Nº3

Oboé Patricola PT-SC1
Palheta Alemã

Email: thiago.ica@hotmail.com

negomac

#1384 Mensagem por negomac » 10 Ago 2011 08:52

Alan Jaques escreveu:
isaax escreveu:O triste é que por melhor que seja a relação custo/beneficio de um sax mediano, seja chines, nacional ou taiwan, você tem que ter uma boquilha de metal. Se você quer uma de massa, só se o sax for bom, senão bye bye som.
Isso é bem relativo, a boquilha ajuda muito, mas o que define o som é mais o material humano do que boquilha, palheta ou sax.
Um exemplo disso é o Milton Guedes, e outros tantos endorsers, que tocam em saxofones de procedência duvidosa e boquilhas que não necessariamente são metálicas, e tiram um som espetacular.
Assim como já vi alguns anônimos darem show com um sax velho, literalmente caindo aos pedaços, boquilhas daquelas de acrílico (horríveis!) e palhetas cortadas ou queimadas, para serem aproveitadas ao máximo.
Se você acha que seu som não tá legal, verifique sua embocadura, veja se a sua palheta casa legal com a boquilha que você tem.
Se assim mesmo o som não tá bom, experimente uma boquilha de marca (ou genérica, por que o fato de ser de massa ou de metal quase não interfere na sonoridade, e sim sua geometria interna) e manda ver nos estudos.
Lembrando que é só minha opinião pessoal.
Espero ter sido útil e abraço a todos!
Bom dia , o tópico é antigo mas permita-me discordar de você,ao dizer que o Material não interfere no som da Boquilha creio que você se equivocou um pouco,é uma premissa entender que é importante treinar,praticar,ter um bom professor,ouvir boa música,músicos de estilos diferentes,pesquisar..mas afinar que o som do sax depende somente do executante e que o material da boquilha não interfere no som é um grande equivoco,basta que o sr pegue duas boquilhas da mesma marca e numeração uma de massa e outra de metal,um sax da weril e um yamaha (nao vou citar nem os top de linha) 23 ou 52 e faça alguns testes simples e irá verificar que os resultados são sim distintos.
enfim

abraços

"Batendo duas mãos uma na outra temos um som; qual é o som de uma mão?"
Soprano Yanagisawa 880
Alto Selmer Mark VI
Tenores Conn 10M Lady Face e Phil Barone Vintage
Barítono YBS 61 Yamaha

negomac

#1385 Mensagem por negomac » 10 Ago 2011 08:58

lucas manso jr escreveu:Eu aconselho a quem quer conhecer a qualidade de um saxofone que visite a WERIL...Lá eles explicam desde como se selecionam chapas para confecção de saxofones até o produto final..Assim além de trazer boa noção a respeito do produto em si, agente foge do preconceito de marcas, isto é, esta é melhor do que aquela. O que interessa é o produto se é bom ou não é. E ali pelo menos agente vai ter noção de como avaliar, ja que é uma fábrica que tem mais de 100 anos de existencia e exporta seus produtos para mais de 40 paises, e que tem técnicos de altíssimo nível de conhecimento trabalhando lá.
Bom dia ,mas com todo respeito principalmente as pessoas honestas que trabalham na weril,o melhor pros saxofonistas do Brasil ,seria que essa empresa fechasse as portas,assim não teríamos SIMILAR nacional e essa reserva de mercado da Werill terminaria,essa reserva de mercado implica 60% de impostos sobre o instrumento +taxa de importação,eu me pergunto ,se a foxconn (empresa de regime semi-escravagista a serviço da apple)se instala no pais para fabricar Iphones,porquê o governo não isenta fabricantes de instrumentos de qualidade a se instalarem no País ,a werill já tem um longo periodo com a reserva de mercado,e creio que nesses LONGOOOOOOOOOOOOOOOSSSSSS anos,conseguiu apenas produzir bons trombones o que já é um mérito ,quanto aos saxofones ,flautas realmente são instrumentos muito abaixo dos chineses por exemplo.

abraços

Soprano Yanagisawa 880
Alto Selmer Mark VI
Barítono YBS 61 Yamaha

kickhofel

#1386 Mensagem por kickhofel » 10 Ago 2011 15:04

Ola amigos Lucas e Negomac

Não estou defendendo nem um nem outro, mas não foi afirmado que o som depende exclusivamente do executante.

Sobre o material da boquilha, estou tentando achar uma pesquisa séria que li, e comprova que duas boquilhas se tiverem exatamente as mesmas medidas e exatamente o mesmo formato interno pode ser de materiais diversos mas o som tende a ser semelhante !

valeu !

Eduardo Branco Kickhöfel
Tenor Weril Spectra/Otto Link New Vintage 8/Fibracell
Tenor música Steyr Austria
Flauta Transversal Gemeinhardt 2SP
Violão DiGiorgio série Guarani 1986
Teclado Yamaha PSS-140
Flauta doce Hohner
Pífaro YRF-21

ticassato

#1387 Mensagem por ticassato » 10 Ago 2011 20:38

Alguem pode me dizer se esse sax aki "Sax Alto Condor CSA32 - Gun Nickel" presta?

sou leigo não sei nada de sax...

alguem indica a comprar esse?

negomac

#1388 Mensagem por negomac » 15 Ago 2011 18:52

kickhofel escreveu:Ola amigos Lucas e Negomac

Não estou defendendo nem um nem outro, mas não foi afirmado que o som depende exclusivamente do executante.

Sobre o material da boquilha, estou tentando achar uma pesquisa séria que li, e comprova que duas boquilhas se tiverem exatamente as mesmas medidas e exatamente o mesmo formato interno pode ser de materiais diversos mas o som tende a ser semelhante !

valeu !
Olá colega só para prolongarmos a discussâo e sem usar do sofismo,SEMELHANTE não é Igual,e para ouvidos treinados um tenor tocado pelo músico X não é identico ao tocado pelo músico Y,apesar de as vezes semelhantes.você pode ouvir 3 notas do Bob Berg e 3 notas do MIchael Brecker e pode achar parecidos ...porquê eles tem a mesma escola.ou pode ouvir 3 notas do wayne shorter 3 notas do john surman e notar uma "semelhança" de som e até no estilo já que o surman "caminha na escola do shorter"mas certamente você depois de 4 ,5,6 notas com um ouvido bem treinado irá perceber quem é quem..a mesma coisa digo das boquilhas uma boquilha de metal tem um "som" mais "penetrante" nos agudos,e costuma projetar com mais brilho as notas superagudas..nâo quer dizer que não seja possivel tirar um som semelhante tanto numa claude de lakey de massa para alto,quanto no beechler mas se voce já tocou nas duas boquilhas sabe que isso é que isso é improvavel ,de modo que apesar de as vezes uma boquilha de massa ter um som ser semelhante a outra de metal o resultado dentro da tessitura do instrumento muda completamente.
abraços

Soprano Yanagisawa 880
Alto Selmer Mark VI
Barítono YBS 61 Yamaha

Jaderson1988

#1389 Mensagem por Jaderson1988 » 22 Set 2011 14:26

Boa tarde pessoal !
Olha é lógico que não tem como comparar os tops como Selmer,
Yanagisawa, mas recentemente adquiri um soprano chines
marca Venus com tudel fixo muito bom, excelente afinaçao
inclusive muito melhor que o weril que aliás está muito caro.

Soprano Vênus - boquilha Ever-Ton K Series 7 palheta Plasticover 3

Orlandão do Sax

#1390 Mensagem por Orlandão do Sax » 22 Set 2011 21:19

Parece que as coisas estão melhorando mesmo. Outro dia vi aqui mesmo no clube uma referência boa, de músico experiente, ao soprano da Hoydan.

isaax

#1391 Mensagem por isaax » 28 Set 2011 00:51

Pensando e refletindo em posts antigos deste assunto, comecei a perceber o seguinte:
MUITAS vezes, saxes de 2°linha são literalmente ferramentas, muitas vezes de sobrevivência, para aqueles que vivem da música.
Um dia, fazendo um curso, conheci um executivo e trocando papo descobri que ele tocava sax. Perguntei qual :oops: : me arrependi! um soprano mark VI, um alto con 1932, um tenor Julius K.
O cara só tocava de domingo e em casa!!! (sem ofensas)
Posteriormente, pensando nisso, cheguei á conclusão que no nosso país, devido a uma série de fatores, se esse cara fosse músico dificilmente teria esse setup.

Concluindo: dessa forma, acho extremamente positivo o fato de que cada vez mais "genéricos" apareçam e tornem-se competitivos, nós precisamos disso.

daniel b. ferreira

#1392 Mensagem por daniel b. ferreira » 28 Set 2011 10:24

É desta maneira mesmo, se nos se acomodar e não criticar no bom sentido ficariamos vendo estes sax chineses de quinta, mas com as auto criticas,a respeito da qualidade ruim dos sax, eles começaram a melhorar antes de perderem o mercado, hoje temos mais de tres marca de sax que podemos comprar e ate recomendar e que num passado não muito distante eram muito criticadas, esperamos que a nossa brasileira tambem venha a entrar nesta briga.

Felicidade a todos colegas.

Sax Baritono Amati ABS 31
Alto Yamaha 62
Boquilha Ever-ton anel 6 Yamaha 05*
Palheta Vandoren 2 Platicover 2/5

ELINDOMAR

#1393 Mensagem por ELINDOMAR » 20 Out 2011 21:24

Realmente os sax chineses atendem iniciantes porem tão logo chegar o desenvolvimento e conhecimento musical , perceberão que o instrumento não tem boa afinação, projeção sonora, chaves que não são macias e anatomicas como grandes marcas, acabamento externo se perderá rapidamente, ou seja , que inicia em um instrumeto de pouca qualidade quando tiver a oportunidade de soprar num yamaha, selmer, conn, julius keilwerth, percebera a grande diferença! para iniciar na música é até valido , ate porquê muitos não tem muito dinheiro para investir logo de inicio, nem tão pouco segurança que vá aprender música realmente!

sax alto yamaha yas 25 boquilha Vandoren A27
sax tenor yamaha yts 275 boquilha ts 4c

Paulo Giovani

#1394 Mensagem por Paulo Giovani » 21 Out 2011 12:32

ELINDOMAR, eu não concordo muito você, não. Tem muito PROFISSIONAL tocando profissionalmente com 'sax chinês' e fazendo sucesso (e tirando um som que muitos não conseguem com seus saxes franceses, alemães, americanos, japoneses, marciano, saturnês e outro 'nês', 'anos' e 'eses' por aí). Acho que algumas pessoas, de medo de seus setup's perderem o valor, ficam desmerecendo marcas que muitas vezes nem conhecem. Até os Yamahas 62 estão sendo feitos na China, então não há porquê dizermos que tudo que sai de lá não tem qualidade e é só para iniciante. É evidente, por exemplo, que quem pagou R$ 14.000,00 no Mark VI nunca vai concordar que por um preço bem menor adquiriria um sax bom e de uso profissional (estaria desmerecendo seu sax e sua falta de conhecimento). Essa história de marcas famosas é muito mais 'markenting' que realidade. Nem todos Mark VI são bons (muitos são desafinados e não tem um timbre legal). Nem todos se agradam com os Yamahas (principalmente no que se refere a timbre). A maioria dos Conn's bons nem sequer tem acabamento e dizer que eles são ergonômicos, aí é forçar um pouco a barra. Os J.K.'s não possuem um timbre que agrada todo mundo também. Os Yaginasawa's tem timbre e afinação mas não são tão resistentes assim (as chaves entortam com certa facilidade). Na verdade, tudo isso que estou postando, já foi esmiuçado aqui e em outros tópicos, e quem tivesse lido já saberia disso. Meus instrumentos não são chineses, portanto, não haveria razão pessoal para defender-los, mas acho que muitos que falam mal deles, equivocam-se em vários pontos. Bom, abraços!!!

Paulo Giovani

#1395 Mensagem por Paulo Giovani » 21 Out 2011 12:38

Aaaahhhhh, muitas marcas de saxes chinesas são ergonômicas, afinadas, com excelente projeção, excelente acabamento e durabilidade.

Piter

#1396 Mensagem por Piter » 21 Out 2011 14:38

Grande Paulo. Não leve a mal. (rs.rs.rs.rs.)
Como eu estou com vontade de adquirir um outro sax tenor, fala aí qual é o xing ling que é ergonômico, afinado, com excelente projeção, excelente acabamento e durabilidade.
Grande abraço.

nery20
instrumento: Saxofone

#1398 Mensagem por nery20 » 02 Nov 2011 10:25

Paulo Giovani escreveu:Grande Piter. Dê uma olhada no Hoyden.
http://www.youtube.com/watch?v=AxRwxFwV ... er&list=UL
Abraços!!!
Mas esse som é tratado, não é um som unicamente do tenor.

S. Tenor Yamaha YTS 275

Paulo Giovani

#1399 Mensagem por Paulo Giovani » 02 Nov 2011 13:15

nery20 escreveu:
Abraços!!!
É, mas os sons que você escuta nos cd's, dvd's e ao vivo, com os saxofonistas profissionais, também são tratados. Ouça o som do KennyG. sem tratamento para você vê - não tem nada a ver com o som dos cd's dele.
http://www.youtube.com/watch?v=FwUBWIuSqAY
Agora, tem sax que nem com tratamento não se consegue um som descente. Pense nisso. Abraços!!!

nery20

#1400 Mensagem por nery20 » 03 Nov 2011 09:53

Paulo Giovani escreveu:
nery20 escreveu:
Abraços!!!
É, mas os sons que você escuta nos cd's, dvd's e ao vivo, com os saxofonistas profissionais, também são tratados. Ouça o som do KennyG. sem tratamento para você vê - não tem nada a ver com o som dos cd's dele.
http://www.youtube.com/watch?v=FwUBWIuSqAY
Agora, tem sax que nem com tratamento não se consegue um som descente. Pense nisso. Abraços!!!
Mas acredito que quando você vai comprar um sax você ouve o som que ele toca, não vai buscar referências em CD, DVD. Pelo menos quando vou comprar um sax vou testá-los, não ouvir CDs. E o tratamento faz milagre com qualquer instrumento. Talvez se você postar um vídeo com esses sax chineses com uma qualidade tão boa quanto dos CDs, aí dá para dizer que realmente é bom!

Abs

S. Tenor Yamaha YTS 275

Paulo Giovani

#1401 Mensagem por Paulo Giovani » 03 Nov 2011 14:19

O problema é que timbre é algo muito pessoal. O som que pode ser legal para você pode não o ser para mim ou para outro qualquer. Agora esperar que um sax tenha o som igual a de uma gravação profissional é forçar um pouco a barra. É possível? Sim, mas nem os saxes profissionais de marcas renomadas conseguem isso. Gravação é gravação. Ao vivo é ao vivo. Abraços!!!

Paulo Giovani

#1402 Mensagem por Paulo Giovani » 03 Nov 2011 14:21

Só queria saber uma coisa: você já tocou em um Hoyden? E num P. Mauriat? Talvez num Cannonball... Abraços!!!

nery20

#1403 Mensagem por nery20 » 03 Nov 2011 15:09

Paulo Giovani escreveu:O problema é que timbre é algo muito pessoal. O som que pode ser legal para você pode não o ser para mim ou para outro qualquer. Agora esperar que um sax tenha o som igual a de uma gravação profissional é forçar um pouco a barra. É possível? Sim, mas nem os saxes profissionais de marcas renomadas conseguem isso. Gravação é gravação. Ao vivo é ao vivo. Abraços!!!
Neste ponto concordo inteiramente contigo grande Paulo. O gosto do timbre é pessoal e intransferível...rs.

abs

S. Tenor Yamaha YTS 275

negomac

#1405 Mensagem por negomac » 05 Dez 2011 13:58

alex escreveu:Olá turma. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre os Sax Chineses. Qual é a opinião de vocês? Vamos discutir esse tema...
Abraços!
Alex
bom na internet tem uma série de posts retratando o assunto,se você sabe ler em inglês ou conhece o google translator é só da uma busca .mas resumidamente é preciso diferenciar os instrumentos fabricos em TAWAIN e os feitos na CHINA propriamente dita,são diferentes algumas marcas de TAWAIN (cannoball,tk,MAC.,Phill Barone.Paul mauriat)ESSE SAXOFONES são já reconhecidamente de excelente nivel.

abraços

Soprano Yanagisawa 880
Alto Selmer Mark VI
Barítono YBS 61 Yamaha

jovijr
instrumento: sax tenor Mark VI

#1406 Mensagem por jovijr » 05 Dez 2011 21:22

Negomac,
A pergunta original do Alex foi feita em agosto/2006, iniciando o tópico.
Cinco anos se passaram e milhares de opiniões foram dadas até então.
Umas bem apaixonadas, outras, nem tanto. Mas é questão de tempo para os instrumentos chineses alcançarem níveis bem elevados.
Abs,
Jovi

negomac

#1407 Mensagem por negomac » 07 Dez 2011 05:46

jovijr escreveu:Negomac,
A pergunta original do Alex foi feita em agosto/2006, iniciando o tópico.
Cinco anos se passaram e milhares de opiniões foram dadas até então.
Umas bem apaixonadas, outras, nem tanto. Mas é questão de tempo para os instrumentos chineses alcançarem níveis bem elevados.
Abs,
Jovi
Caro Jovi,sim até porquê a parte continental Incorporou as praticas da Ilha de formosa onde os saxofones ,paul mauriat,tk,cannoball,phill barone são feitos ,existe desde de 2005 um acordo de cooperação entre o governo da ilha e a parte continental,de modo que isso deve ocorrer como ocorreu com os saxofones feitos na ilha.

abraços

Soprano Yanagisawa 880
Alto Selmer Mark VI
Barítono YBS 61 Yamaha

jovijr
instrumento: sax tenor Mark VI

#1408 Mensagem por jovijr » 07 Dez 2011 08:55

Negomac,
Já tive um soprano Phil Barone e considerei o custo-benefício excelente, ainda mais porquê não é o meu instrumento principal. Antes da compra fiz muitas pesquisas sobre os saxofones feitos em Taiwan.
Escrevi alguma coisa sobre isso em outras mensagens. Fazendo busca como Taiwan logo aparecerão as mensagens que postei.
Abraços,
Jovi

André Luiz

#1409 Mensagem por André Luiz » 16 Jan 2012 21:54

Bom... Comprei um sax barítono da marca Brilliant – Jahnke, estou quase me arrependendo, pois não estou conseguindo afinar com os outros instrumentos, segue tópico que criei,

viewtopic.php?f=1&t=14176

se alguém poder me ajudar eu agradeço de coração.

negomac

#1410 Mensagem por negomac » 21 Jan 2012 20:27

nery20 escreveu:
Abraços!!!
Bem colocado um som tratado alterado não é uma boa referência para exemplificar um bom instrumento,inclusive dá para "ajustar" as notas no protools ,não estou dizendo que isso foi feito mas não é uma referência,mas só para voltar ao tópico (alias essa é um discussão que deve ser permanente na minha modesta opinião) em tudo no mundo tem o A o B o C o D e o E,etc... depreciar uma marca consagrada há anos não torna o sax made in china ou made in tawain melhor ou pior ,o FATO é que A Selmer,a Yamaha,a Yanagsasawa,e outras marcas são e estão estabelecidas e reconhecidamente tem instrumentos de excepcional qualidade e ponto final,dificilmente você vai encontrar um Mark VI ruim ,pode até não valer o que o dono pede,mas sempre será um Mark Vi assim como um supercation,ou de um modo geral um Selmer ,dificilmente você encontrará um Yamaha desafinado ou um yanagsasawa pessimo é improvavel que isso ocorra,então comprar um sax dessas marcas é um TIRO CERTO SEMPRE.só depende do seu Bolso,agora não quer dizer que não existam outras marcas excelentes sim tem os

Rampone and Cazzani,os Borgani,Julius keilwerth ,buffett grampon marcas já consagradas tambem
e mais recentemente temos as marcas de Tawain com excelente qualidade e propaganda como A Paul Mauriat,TK,cannoball,Macsax,Phil Barone,sendo dessas a que investe mais em Marketing é a Paul Mauriat que tenta se igualar as marcas já tradicionais(como disse o Jovnir) a Paul Mauriat vai ter que comer muito feijão com arroz para se equiparar a Yamaha por exemplo,a selmer então ,vai ter que comer uma feijoada por dia kkkkkk ,mas eu falo a vontade pois tenho um Made in Tawain um Phil Barone que acho excelente ,então vale você testar o instrumento desconhecido,compra-lo no escuro sem testar só se for uma marca consagrada mesmo,ou se voce confiar totalmente no vendedor(foi meu caso ,confiei no Phil Barone pois ele é saxofonista e um Luthier de boquilhas mundialmente reconhecido,então bati varios papos com ele e ele me convenceu que o produto era bom e de fato é ..)tente fazer o mesmo com o vendedor do instrumento que voce deseja

grande abraço

Soprano Yanagisawa 880
Alto Selmer Mark VI
Barítono YBS 61 Yamaha

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico