Sax chineses - Qual é a sua opinião?

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
alex
instrumento: Piano
Contato:

Sax chineses - Qual é a sua opinião?

#1 Mensagem por alex » 06 Ago 2006 11:54

Olá turma. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre os Sax Chineses. Qual é a opinião de vocês? Vamos discutir esse tema...
Abraços!
Alex

Sax tenor Eagle com Otto Link Super tone master 5, Pianos Steinway e Rhodes Mark I 73, Sintetizadores Roland JP8080, Fanton G8 e Juno D LE, Juno 106, Kurzweil K2VX, Yamaha DX7S e Access Virus B

brjazz

#2 Mensagem por brjazz » 06 Ago 2006 13:08

SÃO SAXOFONES EXCELENTES NA MINHA OPINIÃO
SÃO FABRICADOS NA CHINA POR QUE A MÃO DE OBRA
LÁ É ABUNDANTE E BARATA,POR ISSO,AS FÁBRICAS DE
INSTRUMENTOS MUSICAIS ESTÃO SE INSTALANDO LÁ PARA
TER UM MENOR GASTO COM IMPOSTOS,MÃO DE OBRA,ETC.
SÃO CHINESES,MAS DE EXCELENTE QUALIDADE!!!!!
ABRAÇÃO!!!!

Em tudo,louvai a DEUS!!
sax tenor weril spectra II

beto

#3 Mensagem por beto » 06 Ago 2006 17:57

Não se pode generalizar nesse assunto. Existem exelentes marcas de saxofones que são
Chinesas apenas por questão de impostos e etc. Até a Yamaha vai abrir uma fábrica na China.
Porém, tem outras que são uma droga. Essas marcas de sax que ninguém conhece,
pode acreditar, são chinesas. O material é ruim e a montagem é péssima!!!
Pode-se até dizer que são feitos rústicamente. É impressionante, uma vez vi um sax chinês
que as sapatilhas eram COLADAS !!! ISSO MESMO !!! SUPER BONDER !!! ':shock:'

JOUBERT

Re: Sax chineses - Qual é a sua opinião?

#4 Mensagem por JOUBERT » 06 Ago 2006 19:36

alex escreveu:Olá turma. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre os Sax Chineses. Qual é a opinião de vocês? Vamos discutir esse tema...
Abraços!
Alex
Olá Alex,

Acredito que o tema já esteja mais que discutido, no qual se chega em uma conclusão em uníssono - " Não vale a pena sax chinês, pelo menos por rnquanto."

Isto não é dito só por mim, mais também pelo Vadim, Guto e outros!!!!!!

Deixo baixo alguns tópicos em que foram abordadas esta discução:

viewtopic.php?t=247

viewtopic.php?t=513

viewtopic.php?t=343

viewtopic.php?t=172

viewtopic.php?t=468

Abração

Joubert

José Guilherme

#5 Mensagem por José Guilherme » 06 Ago 2006 23:54

O que me impressiona nos sax chineses é o som de alguns modelos... tem um som muito legal... mas por outro lado, tem um problema sério de afinação e duração.. A mecanica parece que tem vida própria, adora criar vazamentos...
São baratos, mas conheço um monte de gente que comprou, e o barato acabou saindo caro... como tb conheço outros que se deram bem...
Eu acho que temos muito pouco tempo para analisar esses sax em relação a duração, porquê estão no mercado, mais fortemente, há mais ou menos 5 a 6 anos... essa idade de sax ainda é bebê, comparado com os conns que chegam a 90 anos...

abraços,

Microfone Yoga c/ Fio.

Edu Amaral

#6 Mensagem por Edu Amaral » 07 Ago 2006 00:01

brjazz escreveu:SÃO SAXOFONES EXCELENTES NA MINHA OPINIÃO
SÃO FABRICADOS NA CHINA POR QUE A MÃO DE OBRA
LÁ É ABUNDANTE E BARATA,POR ISSO,AS FÁBRICAS DE
INSTRUMENTOS MUSICAIS ESTÃO SE INSTALANDO LÁ PARA
TER UM MENOR GASTO COM IMPOSTOS,MÃO DE OBRA,ETC.
SÃO CHINESES,MAS DE EXCELENTE QUALIDADE!!!!!
ABRAÇÃO!!!!
Discordo do amigo.......nao se pode dizer que sao excelentes, quem disser isso nunca tocou num selmer, num conn, num yamaha ou um yanagsawa, etc...estes sim tem o padrao de excelencia portanto me nego a fazer tal comparaçãoe a dar tal titulo aos sax chineses.

Sao categorias diferentes, longe da excelencia.Cumprem sim o papel de custo beneficio.Servem para entrar no mundo do saxofone.

A maioria deles são cópias de marcas consagradas, quem lê revistas de informação, verá nesta semana uma materia de capa da revista veja sobre a China e seu crescimento global. EM resumo da materia , a China esta adotando criterios de crescimento baseados em copias das tecnologias dos diversos mundos que deram certo, principalmente dos EUA.
Sua mao de obra , como o amigo ja disse, é muito barata e chega em alguns lugares a ser quase escrava.
Seus saxofones por exemplo, sao bons, possuem a mecanica de intrumentos famosos e consagrados, suas sapatilhas buscam o padrao de intrumentos de primeiro nivel, com refletores de metal etc..
Ainda falando em sax, basicamente sao as mesmas fabricas em Benjim( nao sei se escrevi corretamente) que fabricam praticamente todos os saxofones que algumas empresas no Brasil importam. Todos são praticamente iguais , pois procedem do mesmo lugar, as diferenças sao minimas e normalmente seguem as diferenças encontradas em intrumentos de nome, como uma comparação no modelo da selmer e no modelo da yamaha. O que as empresas fazem, é encomendar um lote de +- 100 saxofones , mandam sua estampa para a china , onde elas serão colocadas na campana do sax.Chegando ao Brasil, estes intrumentos vem de carregação, ou seja , todo desregulado , algumas empresas sérias como a RMV, instalaram em sua fabrica um setor com uma oficina de regulagem para regular estes intrumentos. NO caso da RMV ela importa o "ARENA" que sai regulado pela Ebano music.
OUtra empresa que tem o sax vindo da China, mas com qualidade sim, superior ao chinese conhecidos como , michael, conductor, eagle, arena,peral river, etc, é a Jupiter.Os intrumentos da jupiter sao fabricados na china mas com qualidade superior aos chineses citados . A jupiter foi buscar o desenvolvimento de sua linha nos EUA;tem Brasileiro que diz que foi desenvolvido aqui por ele mas nao foi, foi desenvolvido nos EUA com tecnologia Americana. Estes instrumentos da Jupiter estão em outra categoria, na de transição para um sax do nivel Selmer, Yamaha, etc...
Falaram-me que os Weril estao muito legais e entram nesta categoria tambem , nao pude experimentar nenhum ainda.

Devemos tomar cuidado ao dizer que um sax chines faz milagres como vemos na internet pessoal falando que sax chines é melhor que yamaha...... Sabemos que isso nao é verdade e isto só convence inicantes e desinformados . Falar que um sax chines é igual ou superior a um intrumento Selmer, conn, yamaha, etc... é charlatanismo e má fé.
Sax chineses sao bons, com uma mecanica muito legal moderna e confortavel, com material bacana e atendem o inicante que esta procurando um intrumento barato e bom para entrar no mundo do sax. POrem, com o passar dos anos, ele sentirá a necessidade de evoluir a um sax com qualidade superior.

Saxofones Chineses eu recomendaria para iniciantes ( desde que escolha marcas que seja afinadas como o Arena por exemplo) ja que o inicante precisa é de um sax com mecanica moderna e boa afinação. Recomendaria tambem ao saxofonista que possui um intrumento muito caro como um desses que citei acima que custam por volta de 7.000.00
e que irá fazer um trabalho onde nao se exija muito do sax, evitando assim riscos com o seu intrumento caro.

Devemos também entender as diferentes categorias para se fazer uma afirmação ou analise de um instrumento .

nos saxofones temos os chineses

Categoria = Custo benefício, intrumentos baratos , indicados para iniciantes que nao dispoem de um grande quantia para adquirir um modelo consagrado. Indicado ao músico que nao quer expor seu sax caro a riscos.

Categoria= transição , intrumentos que possuem melhor material e tecnologia que os chineses, possuem regulagem perfeita feita na fabrica e com sonoridade superior aos chineses da categoria 1, embora alguns sejam produzidos tambem na china.

Categoria= profissionais , intrumentos ja consagrados de qualidade e sonoridade indiscutivel, com preço muito acima ds chineses, indicados para profissionais.

Dentro da categorai dos chineses custo beneficio , pode se dizer que sao muito bons os saxofones chineses, mas se dermos a conotação de excelentes a eles o que daremos a um selmer???

extra ,super , hiper -mega , plus , advantage , excelente.????

rsrsrsrsr

Um enorme abraços a todos e nao percam revista sax e metais do proximo mes, haverá uma materia sobre este assunto.

Edu Amaral
Editado pela última vez por Edu Amaral em 07 Ago 2006 03:29, em um total de 1 vez.

Alex Freitas

#7 Mensagem por Alex Freitas » 07 Ago 2006 00:27

EDU,

Maravilhoso comentário!!!

Não tem como comparar num mesmo plano instrumentos consagrados com estes chineses... Estão a Km de distância...

Como você disse: Se chamar estes chineses de Excelente, vai faltar adjetivo para chamar um SELMER, CONN... E dizer que estes saxs são melhores que um YAMAHA é falta de caráter, é querer enganar os iniciantes e desinformados!!!

http://www.myspace.com/afsax
http://www.youtube.com/user/AFSAX
Alto Borgani Silver - Vandoren Java A35
Tenor Borgani Silver - Vandoren V5 T35
Clarineta Rossi Rosewood - Charles Bay
Flauta Muramatsu

brjazz

#8 Mensagem por brjazz » 07 Ago 2006 01:37

DESCULPA SE EU DISSE BOBAGEM,
você,PROF.EDU,É PROFISSIONAL...
TADIM DI MIM......
PENSEI que SAX CHINÊS FOSSE BOM,MAS
DEPOIS DESTE ESPETACULAR COMENTÁRIO,
VOU REVER MEUS CONCEITOS SOBRE ELES,OK??
FICA COM DEUS PROF.EDU!!

Em tudo,louvai a DEUS!!
sax tenor weril spectra II

Edu Amaral

#9 Mensagem por Edu Amaral » 07 Ago 2006 02:35

Imagina amigo Brjazz , cara , olha só , nao menosprezei teu comentário, pelo amor de Deus hein , muito pelo contrário usei as suas palavras para exemplificar uma outra questao que era a de de como classificar os saxofones chineses.Ok...

E olha só ,vamos combinar de esquecer esses status Prof, mestre, veneravel, etc... aqui somos todos iguais, lliberdade igualdade e fraternidade :. ....Nao adotamos esses adjetivos prof , mestre etc... justamente por acreditar e pregar nestes ideais.. Aqui ninguem é melhor que ninguem, por isso nao temos adjetivos deixa isto para os necessitam de masagem no ego rsrsrs, aqui alguns tem mais experiencia para contar outros trazem mais informações e todos compartilhamos desse universo da música.

UM enorme abraço para você

Edu Amaral

JOUBERT

#10 Mensagem por JOUBERT » 07 Ago 2006 03:25

Olá a todos!!

A título de comparação, vejam a linha de fabricação de um sax chinês e um Yamaha por exemplo!!!!

Sax chinês ( com sua tecnologia de ponta!!!):

http://www.jinyinusa.com/SaxWorks.htm

Yamaha (tecnologia tradicional!!! Infelizmente está em um vídeo de aproximadamente 19 minutos):

http://www.yamaha-europe.com/yamaha_eur ... 0k_wmv.wmv

Abraços a todos

Joubert

Edu Amaral

#11 Mensagem por Edu Amaral » 07 Ago 2006 03:35

rsrsrsr O melhor sao os videos...........

Assistam, aos 3 ,alto soprano e tenor..........DEMAIS>>>>>>> to até estudando umas frases .rsrsrs

Abraços

EdU Amaral

JOUBERT

#12 Mensagem por JOUBERT » 07 Ago 2006 04:06

Edu Amaral escreveu:rsrsrsr O melhor sao os videos...........

Assistam, aos 3 ,alto soprano e tenor..........DEMAIS>>>>>>> to até estudando umas frases .rsrsrs

Abraços

EdU Amaral
Pô Edu, vai dizer que tu agora vai querer tocar que nem os chineses dos videos? Heehehhe

mariosette

#13 Mensagem por mariosette » 07 Ago 2006 12:59

Concordo em parte com o que foi dito pelo Edu, só que acho vários dos sax chineses muito bons principalmente pelo confronto custoxbenefício. Um chines bem regulado com uma boa boquilha (conforme gosto de cada um) é sax para tudo, mas é claro que não dá para confrontá-lo com um Yamaha top ou Selmer, mas dá até para nivelá-lo com alguns modelos mais básicos dessas marcas.

Se a questão for Chinês ou Weril por exemplo, para mim, viva a china porquê os nossos Weril tem muito pouco a mais a oferecer, além do preço.

Se a questão for Chinês ou Yamaha 62 por exemplo, se o dinheiro não importa, claro que o 62 é mais sax sempre.

Sax Tenor - Yamaha YTS 62 - I. Meyer Extremos 7 - 2,70mm
Sax Soprano - Yamaha YSS 675 - I. Meyer Custon 1,90mm
Sax Barítono - Jupiter - Otto link super tone master 6

Edu Amaral

#14 Mensagem por Edu Amaral » 07 Ago 2006 15:16

BOm neste assunto discordamos amigo Mario. Como eu disse e você salientou, os sax chineses entram na categoria custo beneficio. Dizer que servem para td napo é verdade, existem pelo menos 6 marcas melhores em timbre que os chineses para se fazer uma gravação por exemplo. Quem trampa em estudio sabe qiue o que se preza é o timbre e a afinação dentro de uma gravação. Tambem discordo e jamais nivelaria um sax chines a uma modelo basico da yamaha como o 21.
È como nivelar uma Pajero a um fiat uno.

salientei que um sax chines é o ideal para quem esta começando e nao dispoem de uma quantia alta para adquirir um intrumento de alto nivel. JA que esles possuem a mecanica moderna e a afinação estabilizada( nem todos )
Temos de tomar cuidado pois existem muitos iniciante e pessoas que querem entrar para o mundo do saxofone que nao possuem conhecimento suficiente para avaliar ou analisar o intrumento que ira comprar. Dizer a eles que um chines é perfeito , excelente e que serve para td , nao seria ético e nem seria verdade. Devemos como msuicos mais exeprientes expor os dois lados da moeda como fiz e deixar os fatos bem claro par aque o iniciante possa avaliar o melhor para ele e ter uma ideia bem concreta do que esta fazendo.

Abraços

Edu amaral

kleber_marques
Contato:

#15 Mensagem por kleber_marques » 07 Ago 2006 15:54

Moçada,

Minha opinião é que há bons produtos em todo lugar! E também de que o conceito de bom, excelente, ótimo, super, mega, plus depende do gosto, aspiração, vivência e poder aquisitivo de cada um!!!

Creio que esse tópico resgata certa discordia do passado, logo nem precisaria ter sido criado.

É como comparar Ferrari e carros populares! Cada um é ótimo, para o que e quem se destinam!

Abçs,

Kleber Marques (Samurai :wink: )
SN - Yanagisawa
S - Selmer SA80 ii
A - Selmer SA80 ii
M - Buescher Prata
T - Selmer MK-6 e MK-7
B - Conn 12M

"O importante não é o que se leva da vida, mas sim a vida que se leva!!!"
kleber_marques@yahoo.com.br

Edu Amaral

#16 Mensagem por Edu Amaral » 07 Ago 2006 16:10

KLeber , você citou :

"E também de que o conceito de bom, excelente, ótimo, super, mega, plus depende do gosto, aspiração, vivência e poder aquisitivo de cada um!!!

Conceito de Excecelente, bom etc,,, depende do gosto???????????????????????????

?????????????????????

Eu nao acho o selmer bom, Eu sei que ele é excelente.
Eu nao acho o chines inferior ao selmer, eu sei que ele é inferior.

Nao entendi esta afirmação tua , de que depende de gosto?
Agora a ultima é boa , sax bom é aquele que atende minhas necessidades. Isso é verdademas aqui, estamos tentando traçar um paramentro de comparação e analise sobre estes saxofones do ponto de vista profissional, usando fatos para argumentar.
UM uno é legal para caramba e por exemplo atenderia todas as minha necessidades, mas dai eu dizer que ele é superior a uma ferrari? por exemplo, A ferrari tem um motor melhor, tem uma lataria mais bonita e melhor acabada, tem painel mais moderno, mais recursos, etc... POrtanto com base nestes fatos, a ferrari é melhor ou nao concorda ?

A ideia aqui nao é desmerecer saxofones chines e acredito que ninguem aqui esta relembrando nehum passado que muitos ainda insistem em agulhar, o assunto foi saxofones chineses e estamos argumentando sobre isso. Alguns com fatos , outros com psicologia, outros com amizade, e assim vai.

Acho o tema deste topico altamente relevante vendo que existem inumeras inverdades sobre intrumentos oriundos da China. Quanto mais fatos pudermos colocar para termos comparação melhor.

Um super abraço

Edu Amaral

LeoGigeck

#17 Mensagem por LeoGigeck » 07 Ago 2006 16:36

Senhores!!! Calm Down...rs

Seguinte! Cada um tem uma opinião, cada um apoia uma coisa e cada um entende uma coisa. Esse assunto tem uns 30 tópicos, acho que o deixando fixo como o Alex fez, parará de criar novos com o mesmo assunto... Sax Eagle é bom? Sax Dolphin é bom? Itapipoca Saxophon... Alguém conhece?

Temos provas consistentes e completamente relevantes que toda a mão de obra chinesa é barata! Mas também temos provas mais consistentes que ela é TOTALMENTE DESQUALIFICADA.
Alguém já ouviu falar das donas de casa que pegam vários sacos de peças plásticas em sua casa para tirar a rebarba, e ganham uma quantia para cada 1.000 destacados? É comum em periferia (Classe Média Baixa), sem desmerecer.

Na China eles perguntam para a pessoa, quer ser Luthier, dão um treinamento de 5 min e começam a fazer. Isso é Fato. Procure na Net, pergunte do Fórum.
Numa empresa renomada, mesmo na WERIL, que insistem em denegrir uma empresa nacional, tem Luthiers formados e músicos profissionais que colocam suas experiências musicais nos instrumentos, utilizando não só a cópia de um modelo renomado, mas também a ciência e a arte da Lutheria.

Quem é casado?

Alguém comprou uma aliança de latão?

Existe a relação de materiais! Não são iguais de forma alguma.
Você trocaria um Diamande por um Pedaço de Cristal? ou um pedaço 3x maior de Vidro?
Trocaria seu Vectra novo no Fusca Itamar? Ou que tal num Uno modelo 2007?

CustoXBenefício? Tudo bem, é mais barato. Mas não serve para tudo, por isso se nomeia instrumento estudante. E principalmente, não é igual a um profissional, nem ao MK VII, nem ao YAS 62... Que fique bem claro.

Se alguém me afirmar isso, eu troco um fusca no carro que ele tiver... Se é tudo igual...rsrs... que ande de fusca...rsrs

Tive alguns alunos que compraram e se desanimaram pelo som, e um dos alunos em especial pegou um Eagle... com a furação mal feita! Não tinha ninguém que afinasse aquilo. Ele só desenvolveu o ouvido após comprar um Weril Master.

Vamos deixar bem claro que:

Não são iguais, e nem se parecem. Paremos de comparar com os modelos e aí começaremos a discutir os prós e contras!
E gostaria de entender porquê denigrem os saxes Weril e "idolatram" pessoas que vendem chineses e seus saxes. Industria nacional é emprego e além do +... Não os acho ruins, pelo contrário! Prefiro mais um Weril do que um Chinês qualquer.

Desculpe a forma de expressão, mas é que quis opinar mesmo sem tempo de pensar em como escrever!!!

Abraços...

kleber_marques
Contato:

#18 Mensagem por kleber_marques » 07 Ago 2006 16:39

Senhores,

Uma Ferrari ou um Porsche é o que há de melhor no mundo, mas isso não impede que o seu Joca da padaria da esquina seja muito feliz e ache excelente o seu Palio Adventure. E se o mesmo não tem pretensão de participar de campeonatos, nada impede que ele seja feliz com sua ferramenta!

Gosto muito de muita gente aqui e as postagens são muito engrandecedoras!

O conhecimento de pessoas como Edu Amaral, AF, Guto, Joubert é grandioso!

Mas esse tópico nasceu como tópico FIXO resgatando rixas que são negativas ao ambiente de convívio!

Reflitam sobre isso!

Vocês disseram que esse era para ser um fórum em que opiniões fossem respeitadas!

Exprimi a minha! Numa boa!

Espero que respeitem!

Abraços fraternais!!!

PS: Não postarei mais réplicas nesse post. Grato!!!

SN - Yanagisawa
S - Selmer SA80 ii
A - Selmer SA80 ii
M - Buescher Prata
T - Selmer MK-6 e MK-7
B - Conn 12M

José Guilherme

#19 Mensagem por José Guilherme » 07 Ago 2006 16:58

eu acho que todos foram felizes em seus argumentos.
O Sax chines, assim como muitas outras coisas fabricadas por lá, tem suas qualidades. Mas devemos posicioná-los de forma correta no mercado, e não ficar dizendo que o chines é identico a sax como yamahas e etc... isso eu nao concordo...
O custo beneficio de sax chineses realmente é muito legal, principalmente para os iniciantes, que não precisam ter sax altamente fieis no quesito afinação, etc...
Acho que se a pessoa quer se aprofundar no sax, ela mesmo vai sentir necessidade de trocar e partir para um com um som mais legal, afinação boa etc...

Kleber, não podemos mais expor opiniões? esse tópico foi colocado fixo, ao meu ver, porquê várias pessoas estavam com duvidas em relação ao sax chines, ou que sax comprar... e como tem pessoas aqui de profundo conhecimento, fica aqui um tópico para tirar suas dúvidas e não precisa ficar procurando.

Concordo com você sobre o Joca ser feliz com seu Palio, mas você mesmo falou onde o palio deixa a desejar... quando precisamos do carro para competir, ele nos deixa na mão... é a mesma coisa para o sax... os amigos acima colocaram suas opiniões muito bem quanto disseram ao custo beneficio...

Não estamos citando nomes e se a pessoa que estiver lendo estas mensagens não se preocupar com isso, não terão rixas... Não vi nenhum colega metendo o pau em ninguem... mas sim dando opiniões construtivas sobre os diferentes sax...

To falando numa boa ok!!! mas não vamos deixar de expressar nossas opiniões...

grande abraço irmão...

Microfone Yoga c/ Fio.

Edu Amaral

#20 Mensagem por Edu Amaral » 07 Ago 2006 17:18

Calma Kleber,rsrsrs, tanto foi respeitada que houve comentários em cima dela, ela poderia por exemplo ter sido ignorada....mas nao, é justamente pelo respeito que temos uns com os outros que continuamos a debater sobre o assunto.
Nao podemos nos ofender apenas porquê discordaram de nossas opinioes.

O que eu quis salientar foi por exemplo nesta expressão:
"Uma Ferrari ou um Porsche é o que há de melhor no mundo, mas isso não impede que o seu Joca da padaria da esquina seja muito feliz e ache excelente o seu Palio Adventure. E se o mesmo não tem pretensão de participar de campeonatos, nada impede que ele seja feliz com sua ferramenta!"

Corretissimo, porem o Seu Joca jamas poderá dizer que o carro dele é superior a uma ferrari. MAs nao foi a forma que você se expressou no topico anterior dizendo que a questao ser melhor ou nao éra dada apenas por gosto pessoal e por poder aquisitivo. Entendeu meu ponto de vista?

Kleber fica frio meu camarada e olha só , ninguem aqui faltou com respeito a você somente porquê discordou do que você comentou. você tem uma posição e eu tenho outra, nao acho que houve falta de respeito nem minha nem do leo, nem de ninguem.
Leia novamente sobre um novo espectro o topico todo.

Agora uma coisa sim eu nao entendi.....

o porquê você insiste em bater nesta tecla,.

"Mas esse tópico nasceu como tópico FIXO resgatando rixas que são negativas ao ambiente de convívio!

Reflitam sobre isso!

Vocês disseram que esse era para ser um fórum em que opiniões fossem respeitadas! "

Respeitar opiniões nao é ter de conscentir com elas. Tenho o meu direito de contextar, possuo argumentos que defendo para isso e farei, td respeitosamente, jamais te ofendendo e nem te menosprezando. Afinal como ja disse somos todos iguais por aqui. LIberdade, igualdade e fraternidade :.

UM enorme abraço a ti e continuarei a comentar sobre o assunto saxofones chineses, pois tenho respeito a meus colegas e as posições deles, acho que elas merecem comentarios, sejam para concordar ou discordar, afinal este é o objetivo de um forum, o debate, a argumentação, o contexto e as amizades...

Edu Amaral

Lilian Castro
Contato:

#21 Mensagem por Lilian Castro » 07 Ago 2006 17:26

LeoGigeck escreveu:...Numa empresa renomada, mesmo na WERIL, que insistem em denegrir uma empresa nacional, tem Luthiers formados e músicos profissionais que colocam suas experiências musicais nos instrumentos, utilizando não só a cópia de um modelo renomado, mas também a ciência e a arte da Lutheria...

...E gostaria de entender porquê denigrem os saxes Weril e "idolatram" pessoas que vendem chineses e seus saxes. Industria nacional é emprego e além do +... Não os acho ruins, pelo contrário! Prefiro mais um Weril do que um Chinês qualquer.

Desculpe a forma de expressão, mas é que quis opinar mesmo sem tempo de pensar em como escrever!!!

Abraços...
LeoGigeck, olha, fico muito feliz quando leio comentários como esse.
Eu "tento" tocar sax há muito tempo, comecei com clarinete e isso já faz mais de 15 anos...quando comecei, os instrumentos musicais se dividiam em Weril e Importados...
Quem podia, tinha um importado.
Quem não podia, tinha um Weril.
Tenho certeza que a maioria dos músicos, como eu, começou com um Weril, aprendeu, se formou, se profissionalizou e aí buscou instrumentos melhores.
Eu ainda tenho um Weril. E gosto muito dele!
Tem suas limitações? Pode ser...mas ele me atende!
Se tivesse condições, trocaria por um Yamaha. Mas nunca por um chinês!!!
Já me propuseram isso, acredita?

Concordo com o Edu, o José Guilherme, com o AF.
Dizer que esses instrumentos são bons? OK
Mas dizer que são iguais ou melhores que os já consagrados (incluindo o Weril)??? Aí é enganar, mesmo...

Até +

Lilian

Sax Alto Weril Spectra I
Boquilha Vandoren Jumbo Java A35
Palheta Fibracell Soft

kleber_marques
Contato:

#22 Mensagem por kleber_marques » 07 Ago 2006 17:32

Moçada!

Disse que não ia postar mais nesse post, mas já que criei polêmica façamos o seguinte: polêmica desfeita!!!

Eu devo ter entendido mal!!!

Abraços a todos!!!!

SN - Yanagisawa
S - Selmer SA80 ii
A - Selmer SA80 ii
M - Buescher Prata
T - Selmer MK-6 e MK-7
B - Conn 12M

LeoGigeck

#23 Mensagem por LeoGigeck » 07 Ago 2006 17:45

Lilian!

Quando GANHEI meu primeiro instrumento tinha 12 anos. E a Weril só fabricava o Master!!!!
Meu tio (Charlie Parker na veia o Vélhinho), que foi professor do conservatório Vila Lobos em SP me dava aulas particulares, e veio falar comigo que estava bem em teoria e deveria partir para prática. Meu pai meio sem grana conseguiu comprar com o amigo do meu tio em Novembro de 1997 um Weril Spectra I modelo exportação da Weril, bem no mês do lançamento.

Toquei um bom tempo com esse sax! Eu aprendi muito com ele, mesmo com a boquilha Rico (que também sofre preconceito).
Com o tempo senti dificuldades que ele me trouxe em algumas articulações, harmonicos e coisa e tal. Então fui testando saxes que cumprisse o que eu queria.

O weril me deu a firmeza de hoje, com um som afinadissimo e um timbre bem legal, ele me fez um músico....

Hoje toco com Conn e Vito... Gosto muito de vintages e tenho até certo preconceito com quem diz que instrumento profissional é só Yamaha e Selmer, mas isso é outra história.rsrs.

AH... O Kléber foi em casa no sabadão, uma pessoa muito legal. Comprou o Martin de um aluno meu (tem 1 tópico sobre ele)! Ele tocou no meu Conn, no meu Vito.... mas não deixei de mostrar o meu Weril que ainda tenho!

Sem preconceitos sobre nada.

Mesmo os chineses afinados (porquê se for para comprar algo desafinado, vai tocar apito) são instrumento bons para amadores e iniciantes.

Vamos que vamos, sem desanimar.... Existe 1 célebre frase. Música é vida interior, e quem tem vida interior nunca padecerá de solidão.

Abraços.

alex
Contato:

#24 Mensagem por alex » 07 Ago 2006 18:07

Oi Kleber, tudo bem? O objetivo deste tema não tem relação com rixa ou preconceito, foi mais para desmitificar o mito que há sobre algumas procedências.
Meu sax tem um som muito bom mas acho que ninguém ouviu falar dessa marca.. :)

Abraços!

Alex

Sax tenor Eagle com Otto Link Super tone master 5, Pianos Steinway e Rhodes Mark I 73, Sintetizadores Roland JP8080, Fanton G8 e Juno D LE, Juno 106, Kurzweil K2VX, Yamaha DX7S e Access Virus B

mariosette

#25 Mensagem por mariosette » 07 Ago 2006 19:19

Deixo claro que também já tive sax weril como outros milhares de brasileiros e que os Weril são os instrumentos principais das Bandas de música por exemplo que existem aos montes aqui em Minas, e na polícia militar também.

Acho contudo que os chineses ao copiarem as marcas consagradas e seus mecanismos se transformaram em saxofones que atendem ao mercado geral (ainda que nçao todos os modelos) assim como os Weril atendem ao mercado nacional.

A briga ficou dura por causa do valor da mão de obra que faz com que eles cheguem aqui a um preço melhor que os nossos nacionais. Já tive um alto master weril da década de 80 e hoje até arrependo de tê-lo vendido em 1998 pois poderia usá-lo para algumas coisas, contudo tive um tenor rex weril do qual não tenho nem lembrança.

Entre esse weril rex e um tenor chinês eu, se tivesse a opção, disponibilidade e oportunidade da escolha na época, não teria dúvidas - chinês!!!

Como eu disse - chines não é igual ao Yamaha mas tem marcas que chegam perto, bem mais que os nossos nacionais - O QUE É UMA PENA para nós. Eu gostaria que a Weril fizesse instrumentos que competissem com os top.

Sax Tenor - Yamaha YTS 62 - I. Meyer Extremos 7 - 2,70mm
Sax Soprano - Yamaha YSS 675 - I. Meyer Custon 1,90mm
Sax Barítono - Jupiter - Otto link super tone master 6

alex
Contato:

#26 Mensagem por alex » 07 Ago 2006 19:35

Oi Mario, outra questão é que não são todos os chineses ruins. O seu Jupiter é um exemplo de um intrumento chinês de ótima qualidade, pelo que ouço por aqui.. Nem todos os Werils são bons também. Se bem que essa última série da Weril está concorrendo diretamente com os Yamahas, mas ficaram impraticáveis pelo alto preço...
Ouvi um alto do Vadim e achei muito bacana. Essa discussão é boa pois temos diversas opiniões e o debate só melhora o nosso nível de conhecimento..
Abraços!
alex

alex
Contato:

#27 Mensagem por alex » 07 Ago 2006 20:36

Ah, então está explicado :)
Abraços,
Alex

Zedosax

#28 Mensagem por Zedosax » 07 Ago 2006 21:12

Olá a todos !
Sou novo no forum e queria dizer que o sax é o que menos importa e sim a regulagem dele !
Não interessa se o sax é chines ou Piknês . Eu vi o james Carter no Brasil usando um sax alto da Michel e deu um show de som ,técnica e afinação .

Acho que deveriam preocupar mais com o estudo do sax e não com o comércio do sax ,pois estão parecendo lojista preocupado com a invazão dos sax asiáticos no mercado e estão esquecendo o principal que é TOCAR !
Podem falar mal o quanto quiserem de um sax Chines, frances ou Japonês que eu continuarei a achar o de sempre :
O que faz a diferença neles é o mecanico que faz a regulagem e o piloto que faz as curvas.
Pois no fundo são todos iguais LATÃO

Vamos estudar e falar de como tocar sax e deixa este assunto para os lojistas e comerciantes de sax .Aquí está parecendo uma loja de vintages e cia .

Zé do sax

Edu Amaral

#29 Mensagem por Edu Amaral » 07 Ago 2006 21:34

Bom conheci o James carter tambem , porem na Ebano music e vi ele tocando varios modelos, é bom deixar claro que ele nao usa um michael.
A mecanica é muito parecida mesmo, porem amigo, o timbre dele soou bem diferente do que você esta falando quando ele tocou com outros intrumentos conhecidos.

realmente a regulagem ( como ja foi dito a varios topicos atras) é que faz a diferença, por isso citei o Arena que é comercializado pela RMV e regulado por uma empresa seria e que possui 23 anos no mercado no BRasil, talvez a unica com o mesmo tempo e renome, seja o Bove em sampa..

Quanto ao estudo de sax, tem topico especializado para isso a questao neste que você entrou e comentou é .SAX CHINES rsrsrsrsrs
Nao entendi apenas a tua frase:
" Vamos estudar e falar de como tocar sax e deixa este assunto para os lojistas e comerciantes de sax"

Nao entendo o porquê ja que o maior interessado nisso somos NOS os consumidores e nao os lojistas e marqueterios que querem apenas vender.....rsrss
Abraços e seja bem vindo

Edu Amaral

alex
Contato:

#30 Mensagem por alex » 07 Ago 2006 22:04

Guto, quem é que está muito preocupado por estarmos abrindo os olhos dos novatos sobre os sax chineses e quem escreve português tão mal? Pois é! Vamos mostrar a todos o que é bom e o que não é...

Abraços!
Alex

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico