VIOLONCELO

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
CARLINHOS DA FLAUTA
Mensagens: 279
Registrado em: 11 Nov 2008 16:46
Localização: RIO DE JANEIRO

VIOLONCELO

#1 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 03 Mar 2009 13:48

"O VIOLONCELO deriva da antiga VIOLA DE GAMBA, instrumento pertencente à família das VIOLAS. O primeiro violoncelo foi fabricado por Maggini, Amati, Stradivarius, Guarneri e outros italianos ilustres. Sua evolução se processou paralelamente à do VIOLINO.

O violoncelo, consideravelmente maior que o violino e a viola, possui, contudo, o mesmo formato. Ainda como o violino e a viola, o VIOLONCELO tem quatro cordas afinadas por quintas justas, uma oitava abaixo da viola: Lá - Ré - Sol - Dó, também contadas do agudo para o grave.

São três as claves geralmente usadas na música para violoncelo: Fá na quarta linha, Dó na quarta linha e Sol na segunda linha.

O violoncelo limitava-se, nas obras clássicas, sinfônicas e dramáticas, como as de Bach, Mozart, Haydn e tantos outros, a dobrar a música destinada ao CONTRABAIXO ou, na Música de Câmara, a executar a parte grave. Coube a Beethoven, na Sinfonia Heróica, desligá-lo do contrabaixo, confiando-lhe música própria, contribuindo para o enriquecimento da orquestração, que ganhou mais uma voz melodiosa e patética de inconfundível beleza. Sabemos, porém, que somente na V Sinfonia do genial surdo de Bonn é que o violoncelo adquiriu plenitude absoluta.

É hoje considerado um dos instrumentos mais ricos e de maior variedade de nuanças, sendo largamente empregado tanto na Música Individual, como na Música de Câmara, Sinfônica e Dramática."



FONTE: Música para a Juventude - José Siqueira - Editora Siqueira




OBS.: Assim como o VIOLINO e a VIOLA, o VIOLONCELO utiliza de BREU friccionado na crina esticada do arco para proporcionar certa aderência e gerar, assim, atrito entre a crina e as cordas do instrumento. Caso não se execute este processo, não há geração de som no violoncelo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


"Como entender a flauta ? Simples ! Primeiro apenas ouça-a; em seguida, ouça com o coração."

CARLINHOS DA FLAUTA

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante