VIOLINO

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
CARLINHOS DA FLAUTA
Mensagens: 279
Registrado em: 11 Nov 2008 16:46
Localização: RIO DE JANEIRO

VIOLINO

#1 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 02 Mar 2009 14:19

"O VIOLINO é considerado um dos mais modernos e perfeiros instrumentos musicais (juntamente do TROMBONE DE VARA). Seu aparecimento data de 1600. Os mais famosos fabricantes de violino foram os italianos Amati (1596-1684), Antonius Stradivarius (1644-1737) e Giuseppe Guarneri (1683-1745).

O violino possui uma forma característica. Seu corpo de madeira compõe-se de uma caixa de ressonância formada pelo fundo, costilhas e tampo harmônico.

São quatro as cordas do violino, afinadas, por intervalos de quintas justas: Mi - - - Sol, respectivamente, primeira, segunda, terceira e quarta corda.

A música para violino é escrita na clave de Sol na 2.ª linha.

As cordas do violino são postas em vibração por meio de um arco. Este consiste numa haste de madeira, (...) à qual é presa uma crina branca ajustada por um parafuso.

É colocado na mão direita do executante. À mão esquerda é confiada a digitação, a qual tem por base a escala diatônica.

O violino é considerado o rei das orquestras. Tal é a sua importância que o solista dos primeiros violinos têm o cognome italiano de spalla, que se pode traduzir por músico que carrega a orquestra nas espáduas. Seu timbre é rico e penetrante e a sonoridadeque emite presta-se a todas as graduações de intensidade.

O ataque do arco, seja para cima ou para baixo, dá ao som do instrumento uma articulação distinta. Tem grande importância e influi sobremaneira na sonoridade.

Os instrumentos de arco não se restringem, como os de sopro, a um limitado número de caracteres sonoros. Seu timbre é infinitamente variado. Cada uma das cordas tem sonoridade própria e pode modificar-se segundo a parte da corda por onde passa o arco.

A surdina é uma pequena peça de madeira, marfim ou metal, que, se coloca sobre o cavalete, e cujo fim é interceptar as vibrações da caixa sonora do instrumento, diminuindo-lhe a sonoridade. Com esta operação o timbre se modifica e se torna eminentemente suave.

Não cabe aqui enumerar os efeitos que podem ser obtidos com o violino, mas eles são inúmeros e os mais variados.

É um instrumento usado na Música de Câmara, na Música Sinfônica e na Música Dramática, e mais, raramente, na Música Individual."



FONTE: Música para a Juventude - José Siqueira - Editora Siqueira


OBS.: É utilizada também uma pequena barra de breu, que, ao passar-se nas crina esticada do arco, proporciona-lhe certa aderência, fazendo com que haja atrito entre a crina do arco e as cordas do violino. Caso não se utilize o breu, a crina desliza pelas cordas sem atrito, não produzindo som.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


"Como entender a flauta ? Simples ! Primeiro apenas ouça-a; em seguida, ouça com o coração."

CARLINHOS DA FLAUTA

Avatar do usuário
gabriela.ccbitajai
Mensagens: 11
Registrado em: 06 Nov 2013 17:46
instrumento: Violino
Localização: Santa Catarina

Re: VIOLINO

#2 Mensagem por gabriela.ccbitajai » 06 Nov 2013 23:31

Gente que legal uma surdina de verdade! Incrível que eu nunca tinha visto, sempre tive curiosidade de saber como era. Os meninos aqui fabricam em casa de cortiça, e eu tenho a cara de pau de pôr um prendedor de papel no lado "de cá" do cavalete!


Violino Cremona
Flauta Transversal Benson
Trompete Shelter Sib
Flauta Doce Alto Yamaha
Orgão Phinker
Sax Alto Weril Master
(Tudo baratinho mas tenho vários mwuahahaha!)

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante