VIOLÃO

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
CARLINHOS DA FLAUTA
Mensagens: 279
Registrado em: 11 Nov 2008 16:46
Localização: RIO DE JANEIRO

VIOLÃO

#1 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 02 Mar 2009 15:22

"O VIOLÃO é um instrumento originário da Espanha, de onde foi exportado para o nosso País. Na Itália e no Brasil era considerado o instrumento predileto do povo.

O violão teve seu apogeu na época do Romantismo. Era o instrumento preferido nos salões, onde servia de acompanhar o Fado, o Lundu e a Modinha. Também era utilizado para tocar "dalila", muito em voga no Brasil ao tempo de Castro Alves e outros poetas contemporâneos do autor do "Navio Negreiro", e que era uma espécie de fundo musical para acompanhar os versos.

O violão é comumente construído de madeira e possui, como o VIOLINO, uma forma característica. Consta de uma caixa de ressonância formada pelo fundo, lados e tampo harmônico, e continuada por um braço, onde são fixados os trastes e as cravelhas. A pestana e o cavalete marcam os limites da parte da corda que entra em vibração.

São seis as cordas do violão, afinadas do agudo para o grave, do seguinte modo: Mi - Si - Sol - Ré - Lá - Mi. Existem também violões com doze e sete cordas. No primeiro caso, cada nota é repetida em duas cordas que são dispostas lado a lado. No caso do violão de sete cordas, a sétima corda é geralmente afinada para Dó, facilitando a execução de músicas como o choro (chorinho).

Sua música é escrita na clave de Sol na 2.ª linha. É um instrumento muito delicado e se presta admiravelmente tanto para servir de acompanhamento como para solista na Música Individual.

Raras são as ocasiões em que é empregado na Música de Câmara, na Música Sinfônica e na Música Dramática. Na Música Individual, porém, é freqüente o seu emprego. O mesmo acontece nos conjuntos típicos e regionais."



FONTE: Música para a Juventude - José Siqueira - Editora Siqueira
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


"Como entender a flauta ? Simples ! Primeiro apenas ouça-a; em seguida, ouça com o coração."

CARLINHOS DA FLAUTA

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante