qual é a aquimica utilizada para desplacar sax niquelado?

Sala destinada a discussão e troca de experiências sobre o reparo e Lutheria de sopros em gera, e afins, como boquilhas, palhetas, braçadeiras e etc...
Mensagem
Autor
jose willyans

qual é a aquimica utilizada para desplacar sax niquelado?

#1 Mensagem por jose willyans » 30 Nov 2011 15:13

bom eu avia ganhado um tenor weril master bem velho que seria até para sucata e continua sem tocar,porem comprei um outro weril master e queria desplacar o novo só que ambos são niquelados sendo que o velho esta sem tocar e ele montado ou não, não faz falta e eu estou usando o tenor velho para fazer experiencias como desamassar soldar e queria usar ele como experiencia para poder desplacar um sax niquelado.
só quero fazer isso pois ouvi diser que é dificil desplacar um sax niquelado e o niquelado só sai em uma quimica braba só que não sei qual e essa quimica pode estragar o saxofone,po isso eu queria fazer essa experiencia com o weril master velho.
alguem sabe os ingredientes e sabe como eu faço?
grato:josé willyans

isaax

Re: qual é a aquimica utilizada para desplacar sax niquelado

#3 Mensagem por isaax » 06 Dez 2011 12:28

O banho mais resistente é o prateado, é complicado a remoção de qualquer banho, principalmente um niquelado. Primeiro existe o verniz que protege o banho, depois o banho propriamente. Já vi retirarem banho de chaves com lixas dágua, outra opção é o banho ácido, porém a diluição e o tempo de imersão precisam ser precisos ou você corroerá o próprio sax. Jato de bicarbonato ou sílica também podem ser usados e talvez sejam a opção mais segura, retirando somente o banho, mas nunca ouvi falar disso aqui no país. Se você não tem nada a perder, procure um jateador de vidro competente e converse com ele e explique sua idéia. É o que eu faria se tivesse um sucatax para testar.

jose willyans

#4 Mensagem por jose willyans » 14 Dez 2011 12:22

aqui na minha cidade não tem quem faz esses jatos.
voce sabe o tipo de acido utilizado e quanto tempo leva em media esse manho no acido?

Piter

#5 Mensagem por Piter » 14 Dez 2011 20:34

Oi José Willians
Se você pesquisar aqui no CS vai encontrar alguns tópicos nos quais os colegas se manifestam a respeito de desplacamento de saxofone.
Trata-se de serviço complexo e que somente os Luthier's tem a técnica.
Não aconselho você fazer isso, pois trata-se de produto químico e perigoso à saúde.
Forte abraço.

jose willyans

#6 Mensagem por jose willyans » 15 Dez 2011 00:37

valeu piter.
eu queria entrar nesse ramo de luthieria, só que por hobbe pois gosto muito de tocar só que eu gosto mais de consertar do que tocar.

jose willyans

#7 Mensagem por jose willyans » 16 Dez 2011 14:49

liguei para um cara que meche com o cromo e ele disse que se não da para tirar na eletrolise pois ele só fás o cromo e não faz o niquelado e disse que se não desse para tirar no processo de eletrolise ele tiraria no polimento.
qual processo é melhor?
se não de para retirar na eletrolise ele no polimento fica bom?
será que gasta muito o material?

Paulinho Macuco

#8 Mensagem por Paulinho Macuco » 19 Dez 2011 17:28

Caro colega,

Não quero te desanimar não, mas para decapar seja por qual processo, você estará mexendo com coisas "muito muito" perigosas.

Acredito que o processo mais correto seria a decapagem por galvanoplastia, pois neste processo retira-se somente as moléculas de níquel (é um processo seletivo).
Será o processo de niquelagem ao reverso, invertendo-se a polaridade os ions de niquel migrarão ao contrario, ou seja da peça para a barra de niquel metalico. Acredito que o sal usado no processo seria o sulfato de niquel.
O processo de galvanoplastia, é um processo fisicoquimico que teoricamente não é complicado, mas na prática a historia é outra.
O processo envolve diversos fatores tais como tensão, amperagem, concentração da solução eletrolítica, distancia entre os eletrodos, etc.
É um processo altamente poluente, com geração de gazes e resíduos altamente tóxicos, inclusive cancerígenos.

Muito cuidado, não é um processo para leigos muito menos para amadores.

Abraço
Paulinho

alto: Yamaha Yas23 boquilha selmer 80
Tenor: Yamaha Yts62 boquilha Selmer 80 e Otto Link Stm NY

marcos_itariri
instrumento: saxofone

#9 Mensagem por marcos_itariri » 23 Abr 2014 02:47

A eletrólise funciona,o problema são os gases que saem durante o processo além comer muito o metal,isto é pode não sair o banho por igual,se continuar a tentar pode comer o metal,e também pode conter chumbo no metal o que é extremamente prejudicial a saúde.

evertonsax1
instrumento: sax alto

Re: qual é a aquimica utilizada para desplacar sax niquelado?

#10 Mensagem por evertonsax1 » 23 Ago 2016 21:19

desplaquei com uma quimica chamada bombril :shock:

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico