Sapatilhamento Definitivo

Sala destinada a discussão e troca de experiências sobre o reparo e Lutheria de sopros em gera, e afins, como boquilhas, palhetas, braçadeiras e etc...
Mensagem
Autor
Nelsonmz
instrumento: Saxofone

Sapatilhamento Definitivo

#1 Mensagem por Nelsonmz » 09 Abr 2017 10:34

Venho utilizando um material que no decorrer do tempo tem se mostrado extremamente durável e muito bom para uma vedação perfeita nas chaminés.
O Neoprene. Tenho utilizado este material nas chaves de registro, onde vazamentos são críticos para o desempenho do instrumento, principalmente em sax sopranos, no qual o assentamento de sapatilhas convencionais é bem critico.
Quando estes instrumentos retornam para troca de sapatilhas, após alguns anos de uso, as sapatilhas de neoprene parem novas como quando as coloquei sem aparente desgaste, mesmo comparando com sapatilhas muito boas como Prestine, JL Smith ou Pisoni.
Então decidi realizar um sapatilhamento completo com este material.
Já vinha pensando nisso a algum tempo, mas não encontrava no mercado as mantas de neoprene adequada para o trabalho, pois precisaria de medidas adequadas a cada chave, mas encontrava somente uma espessura de manta de 1/8".
Finalmente encontrei um fornecedor que tem o material nas medida que precisava 1/8", 1/16" e 1/32".
As sapatilhas tem de ser feitas artesanalmente, uma a uma, consegui um voluntário que vai testa-las com uso intensivo, e depois de um tempo normal de desgaste de um conjunto de sapatilhas tradicionais, vamos ver o desgaste e seu potencial de vedação.
Pela minha experiência com o material, acredito que será muito bom, pois as sapatilha de neoprene não precisam ser substituidas quando realizo a troca do conjunto em saxofones que utilizei as mesmos na chaves de registro.
Acredito mesmo que será um sapatilhamento definitivo ou pelo menos entre 10 e 15 anos de uso.
Abraço a todo.

Soprano Yamaha YSS 875EX - Vandoren V16 8 - NZ Metal 8 - Rico Jazz 2M -
Alto Yamaha YAS 875EX - Meyer 8 - NZ Metal 8 - Rico Jazz 2M -
Tenor Yamaha YTS 875EX - New Vintage Otto Link HR 7* - NZ Metal 8 - Rico Jazz 2M -

condealisson
instrumento: Sax Alto/Tenor/Sop

Re: Sapatilhamento Definitivo

#2 Mensagem por condealisson » 12 Abr 2017 11:43

Caramba amigo, que legal! Pretende comercializá-las?

Jesus te ama!

Eagle 500VG
Jupiter 587GL
Eagle 502N
Boquilhas: Barkley Pop Kustom #8 (alto/tenor) Bari 72 (sop)
Palhetas: Légère Studio Cut (alto/tenor) Légère Classic (sop) #2.5 | Fibrreed Onyx M (ten)
Abraçadeiras: FL Ultimate Brass XL
Mic: Arcano AM-S1

Nelsonmz

#3 Mensagem por Nelsonmz » 15 Abr 2017 09:54

Por enquanto estou realizando experimentos com o material, que tem se mostrado promissor, pois apresenta a mesma qualidade de som que o das sapatilhas tradicionais.
Só preciso encontrar um suporte resistente e impermeável para o neoprene para melhor fixação dos ressonadores e uma colagem a quente.
Com isso podendo produzir em quantidade para atender a mim e possíveis procuras.
Abraço.

Tenor Yamaha YTS 875EX - New Vintage Otto Link HR 7* - NZ Metal 8 - Rico Jazz 2M -

tomasello
instrumento: sax tenor

#4 Mensagem por tomasello » 02 Set 2017 22:37

Nelson enquanto nao comercializa essas para gente onde eu encontro essas que você disse como pisoni? Estou começando no ramo grato
Deus abençoe

Nelsonmz

#5 Mensagem por Nelsonmz » 24 Set 2017 19:13

Olá Tomasello!
Aqui na Europa é fácil encontrar as sapatilha Prestine e Pisoni.
Já a JL Smith é americana difícil por aqui.
Quando estava no Brasil e alguém queria uma dela eu importava.
Pois a qualidade das sapatilhas no Brasil não são boas, a maioria é feita na China.
Tem um produtor de sapatilhas com qualidade ai no Brasil JGG sapatilha, ele também tem todo o ferramental e suprimentos para lutheria.
O telefone é (11) 3208-4826 / 3208-1408.
Abraço.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico