Mensagem
por ze.gmonteiro » 12 Ago 2009 00:22
Interessante o projeto... esses dias precisei verifica uns vazamentos aqui e tava com aquela preguiça de sair para comprar as coisas... resolvi fazer um meio diferente com o que eu tinha na mão: sucata
Eis a lista:
- um cabo de mouse velho
- 4 resistores de 100 ohm
- 4 leds (infelizmente só tinha um verde e um azul de alto brilho e dois vermelhos normais)
- um fio de telefone
- algumas pecinhas de metal (para dar peso)
- ferro de solda
- um pouco de solda
Bom, não foi tão difícil... soldei os 4 leds de forma a formarem um +, cada led apontando para uma direção, soldei todos Catodos (-) juntos a um dos fios, e cada anodo (+) a um fio separado e depois cortei as perninhas dos leds
Na outra extremidade soldei cada um dos 4 fios ligados aos anodos aos seus respectivos resistores de 100ohms e as outras 4 pontas dos resistores todas soldadas juntas (formado uma espécie de Y com mais pernas...rsssrs)
bom, para conseguir passar pelo sax sem muita dificuldade, amarrei aos leds um pedaço de um fio que eu tinha aqui e na ponta prendi uns pesinhos de metal, para passar pelo sax todo e depois ir puxando a luz
agora basta ligar 5v, o fio positivo às pernas dos resistores que foram soldadas juntas e o negativo ao fio que foi soldado a todos os catodos dos leds...
Escolhi 5v pois uso uma fonte de PC adaptada para uma especie de "Power Suply" na minha bancada de trabalho e nela tem uma saida 5v... o que tbm exigiria resistores menores do que se fosse ligado a 9v ou 12.
o resultado para mim foi uma discoteca verificadora de vazamentos
Bom eu fiz assim, depois se quiserem tiro algumas fotos e monto o diagrama...
quem quiser aproveitar a idéia, modificar, botar interruptores, leds de 10mm (isso eu ainda vou tentar), leds todos brancos e etc fica a vontade
edu, desculpa ai se invadi seu tópico, mas espero que ajude o pessoal com o meu improviso
José Guilherme
"...até aqui nos ajudou o Senhor..."
Soprano Eagle SP502 (Revisado)
Bari 66
Vandoren Tradicional #2,5