Projeto Lampada checa vazamentos - (pilha)

Sala destinada a discussão e troca de experiências sobre o reparo e Lutheria de sopros em gera, e afins, como boquilhas, palhetas, braçadeiras e etc...
Mensagem
Autor
dan_camsky

Re: Projeto Lampada checa vazamentos - (pilha)

#1 Mensagem por dan_camsky » 26 Abr 2009 07:05

Recomendo cuidado com o uso de lâmpadas incandescentes em verificadors de vazamentos. Essas lâmpadas podem esquentar bastante e derreter ressonadores plásticos ou queimar o couro de sapatilhas. Os leds de alto brilho podem servir de substitutos com a vantagem de não aquecer muito, mas com a desvantagem de apresentar um padrão de iluminação direcional. A outra opção é a mangueira de natal de lâmpadas incandescentes ou de LEDs, que ajudam principalmente na regulagem de chaves inter-relacionadas à distância, mas que podem não ser tão eficientes em verificar vazamentos em uma chave individual, devido à iluminação que vaza das chaves vizinhas e da pouca intensidade luminosa.

Sds

Dan

EDY

#2 Mensagem por EDY » 26 Abr 2009 12:13

A lâmpada usada na segunda opção gentilmente postada pelo Edú, não oferece qualquer perigo de aquecimento para as sapatilhas e ressonadores, como também não causa choques, pois é alimentada com duas pilhas de 1,5V cada, o aquecimento dela é mínimo. Bastante prática, pode ser usada dentro do ônibus e até mesmo no elevador rsrsrs.
Fabriquei há tempos uma igual a essa, e a uso com sucesso no tenor, alto, soprano e flauta.

Edy

ze.gmonteiro

#3 Mensagem por ze.gmonteiro » 27 Abr 2009 11:12

é um projeto bastante simples, mas parece ser muito eficiente... é interessante como pequenas coisas podem nos ajudar tanto no dia a dia, evitando tantos problemas...

José Guilherme
"...até aqui nos ajudou o Senhor..."
Soprano Eagle SP502 (Revisado)
Bari 66
Vandoren Tradicional #2,5

guidosax

#4 Mensagem por guidosax » 21 Mai 2009 13:05

Muito bom seu projeto Edu parabens vou coloca-lo em pratica assim auxilio no diagnostico pro luthier kkk. Valeu palmas palmas palmas

O sucesso de sua meta depende unica e exclusivamente de sua determinação em alcançá-la

Nitamoto

#5 Mensagem por Nitamoto » 22 Mai 2009 16:23

Fuçando no ML encontrei este tubo com leds de 22 cm. que vem montado com 4 leds.
Re-instalei 2 leds de modo que a placa ficasse com 4 leds sequenciais(lembre-se que os leds tem polaridade) e a cortei nesse ponto, ficando com 10 cm. Cortei também o tubo de acrílico para que contivesse essa placa e inseri a placa(com o fio) dentro desse pedaço de tubo e o fechei com as tampinhas de borracha que fazem parte do tubo original.
Pronto ! É só ligar numa fonte de 12V e utilizá-lo. E um detalhe: ainda não o testei, ok? Mas para que fique iluminando melhor, poderão soldar 2 leds de um lado e 2 lado oposto, iluminando, assim, dos dois lados.

Note que os leds vêm aparados e soldados nessa placa eletrônica, de modo que entrem no tubo.
Anexei fotos tiradas por celular e as imagens não ficaram nítidas.

Além desse, ele também vende leds soltos e de várias cores, inclusive "luz negra", rss!! Assim poderão escolher a cor que mais lhe agrade.
Outro detalhe: deverão informar ao vendedor qual será a fonte de origem. Pode ser pilha de 1,5V, 3V, 9V ou fontes com voltagem diferente, mas deverá ser informado ao vendedor para que ele coloque o resistor de acordo com a fonte de energia.
Creio que deverá funcionar a contento, e apesar de o resistor esquentar bastante, a ponto que queimar o dedo, o tubo dará essa proteção.

No ML é só pesquisar por LEDS.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

celo

#6 Mensagem por celo » 22 Mai 2009 23:43

Olá a todos: existem diversas maneiras de lâmpadas "checa vazamentos". Eu utilizo três tipos:
- lâmpada fluorescente - o meu dia-a-dia
- lâmpada incandescente, bem semelhante ao projeto do Edu. Ela não esquenta em nada o ressonador e muito menos queima os couros visto sua pequena potência - Esta eu utilizo quando tenho que verificar vazamentos em algumas chaves do barítono. Por ser pequena, posso tirar uma chave lateral e inserí-la pelo orifício.
- mangueira de Natal: Apesar de ser de fácil manuseio, eu pouco a utilizo. Tenho mais como reserva.
Abraços a todos

celo

#7 Mensagem por celo » 23 Mai 2009 00:02

Olá a todos: o mais importante não disse na mensagem anterior. Procurem utilizar as lâmpadas "compridas", tais como as fluorescentes ou sequências de lâmpadas incandescentes. Explico: existem as chaves "escravas" que fecham em função do fechamento de uma outra. O ideal é verificar ambas chaves ao mesmo tempo e para isto, a luz deverá atingí-las simultaneamente. É fato que podemos ficar subindo e descendo a lâmpadas (puxando e empurrando o fio), mas este movimento tira um pouco a atenção do observador e um pequeno movimento no aperto da chave pode camuflar um vazamento. Esta verificação tem que ser feita com muita sutileza e de preferência sem qualquer ação das molas.
Abraços a todos

wilson mendes

#8 Mensagem por wilson mendes » 20 Set 2009 12:46

Olá Edu.....

Fiz o ILUMINADOR do jeito que você explicou, ficou muito bom, comprei a caixinha na propria loja de eletronicos e a lampada de lanterna do 1,99.

Como nosso colega acima disse, coisas simples resolve os problemas do dia a dia. Valeu.... alegre alegre

Sax alto: Jupiter JAS 567 GL
Boquilhas:Jupiter C4, Tom Krisley A7, Vandoren A35

Aldemiro Brandão

#9 Mensagem por Aldemiro Brandão » 01 Jan 2010 22:15

Gostaria por gentileza de saber se alguem sabe a respeito de um curso sobre manutenção e reparo de sax e flauta. Agradeço imensamente qualquer informação.

Aldemiro Brandão

Aldemiro Brandão

#10 Mensagem por Aldemiro Brandão » 08 Fev 2010 18:28

Edu Amaral, meu nome é Aldemiro Brandão. Sou de Salvador-Bahia e por gentileza gostaria de falar com você sobre Lutheria. Você tem algum fone fixo para que eu possa entrar em contato? Agradeço imensamente sua colaboração.

Brandão

nunox_br

#11 Mensagem por nunox_br » 23 Jan 2014 15:03

Pessoal, fiz o meu assim:

- 01 Fonte 12V
- 1mt de mangueira transparente
- 10 cm de fita de LED. (a cor vai do gosto de cada um).

Boa sorte.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico