Staccato simples, duplo e triplo no clarinete

Mensagem
Autor
Joelmerson
instrumento: Saxofone

Staccato simples, duplo e triplo no clarinete

#1 Mensagem por Joelmerson » 29 Mar 2014 00:25

Olá galera, já toco a uns 13 anos, toquei em banda de música, orquestra todos esses anos e estudei em conservatório, mas tenho dificuldades em executar o staccato no clarinete em andamentos rápidos, em peças clássicas ou exercícios, pois a língua cansa muito, a musculatura da boca e lingua dói, os lábios doem, as bochechas doem e o movimento da língua retarda. O estudo do staccato deve ser feito separado? Alguém pode me disponibilizar alguns métodos de estudo do staccato por favor? Levarei quanto tempo em média para dominar um staccato simples, rápido e preciso? E o Staccato duplo? Quanto tempo em média demora para dominar essa articulação, que é mais difícil ainda? O staccato simples, sendo rápido e preciso pode substituir o staccato duplo?

Mauro Oliveira
instrumento: clarinete

Re: Staccato simples, duplo e triplo no clarinete

#2 Mensagem por Mauro Oliveira » 04 Jun 2014 00:22

Meu amigo assim por msn não fácil explicar ,mas eu faço o Staccato simples e duplo ,vou passar uma dica para o duplo diga Tang sem colocar a boquilha na boca ,perceba que no tan você ataca com o Ar e no g você retrai o Ar ,faça na região entre o Dó 3 ao fá 3 ,até pegar velocidade .tenho exercícios ótimos para chegar mas eu teria que te mostrar frente a frente .

Joelmerson
instrumento: Saxofone

Re: Staccato simples, duplo e triplo no clarinete

#3 Mensagem por Joelmerson » 04 Jun 2014 01:09

Valeu pela dica. MUITO OBRIGADO

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico