Como improvisar?

Mensagem
Autor
renato nogueira

Re: Como improvisar?

#31 Mensagem por renato nogueira » 16 Fev 2011 10:54

Prezado Marden,
Declaro que estou aberto a todo o tipo de conciliação.
Acredito bastante na sua capacidade de análise e no seu bom senso de todos os participantes deste fórum, para perceber que em momento algum eu me dirigi diretamente ao autor dos ataques contra minha pessoa.
Espero, sinceramente, que este caso termine sem maiores complicações e que possamos todos nos harmonizar novamente.
Grande abraço,
Renato Nogueira

alex
instrumento: Piano
Contato:

#32 Mensagem por alex » 16 Fev 2011 11:39

Recado a todos: Se começarem com discussãozinha boba vai ter a conta bloqueada a postar e a responder tópicos e só poderá ler o fórum.
Não vou repetir de novo.

abs,

Alex

Sax tenor Eagle com Otto Link Super tone master 5, Pianos Steinway e Rhodes Mark I 73, Sintetizadores Roland JP8080, Fanton G8 e Juno D LE, Juno 106, Kurzweil K2VX, Yamaha DX7S e Access Virus B

renato nogueira

#33 Mensagem por renato nogueira » 16 Fev 2011 11:48

Caro Alex,
Sou inteiramente favorável às suas colocações.
Não podemos ficar perdendo tempo precioso com discussões bobas.
O nosso intuito aqui é sempre colaborar e interagir da melhor forma possível e não nos desgastando.
De minha paret, reafirmo minha intenção de interromper de uma vez por todas essa infeliz "pendenga", esquecendo-a definitivamente.
Muito obrigado,
Renato Nogueira

CARLINHOS DA FLAUTA

#34 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 16 Fev 2011 11:50

Enviei uma M.P. ao administrador e aos moderadores. Favor consultarem vossas caixas de entrada.

Obrigado !

"Como entender a flauta ? Simples ! Primeiro apenas ouça-a; em seguida, ouça com o coração."

CARLINHOS DA FLAUTA

negomac

#35 Mensagem por negomac » 21 Fev 2012 21:49

Renato Gusmão escreveu:Olá, bom 2011 para todos. já toco a muito tempo, mais tocava teclado, a algum tempo mudei para um sax, gostaria de umas dicas, pois tenho um noção de partituras, conheço muitas escalas e formo qualquer acorde, tiro musicas de ouvido, solos eu tiro com facilidades e até crio melodias arranjos, pesos. Mais falar em improvisar ao tocar com os amigos no caso em tempo real não consigo desenvolver, Alguem poderia me dar um ajudar, Umas dicas por favor do que jogas nos acordes de uma nota para outra, só para eu pegar o geito depois dou os meus pulos. Desde já muito obrigado.
Li esse tópico com bastante carinho!! pois a arte de improvisar é fascinante e divertida,podemos retoma-lo ,se houver interesse e ajuda ,eu gostaria que tivessemos uma outra abordagem ,bem mais simples do que as que já vi por aqui(não vamos nos ater a análises e escalas,por enquanto,precisaremos somente das triades ou mesmo de uma escala só pode ser dó maior do sax (Mi Bemol no piano),não estou dizendo que é a melhor abordagem ,mais se houver interesse eu gostaria de compartilhar com os srs algum conhecimento que tenho.

Não sei se não encontrei na Busca,mas eu gostaria de recomeçar o tópico falando de

A)MOTIVO ; os srs sabem o que é um motivo musical? ou alguem poderia descrever o que é um motivo ? de uma maneira simples para que até mesmo os iniciantes possam entender ?

Abraços

"Batendo duas mãos uma na outra temos um som; qual é o som de uma mão?"
Soprano Yanagisawa 880
Alto Selmer Mark VI
Tenores Conn 10M Lady Face e Phil Barone Vintage
Barítono YBS 61 Yamaha

Wellison

#36 Mensagem por Wellison » 06 Jul 2012 15:01

Motivo musical é uma pequena frase ou conjunto de frases utilizados como base para criar um improviso.

Pode ter até 2 notas sem qualquer problema, a questão é a qualidade e não a quantidade.

Voce fica sempre improvisando em volta do motivo definido, dai voce sai criando cm coerencia, mas com o motivo na cabeça sempre.

Voce pode estender o motivo, quebra-lo em partes, repetir várias vezes igual ou em outros registros do instrumento, mas tem de ficar clara a relação dele com o resto do improviso, é uma forma simples, mas dificil no início. É um exercício de contenção, vocetem de criar com algo fixo ou tendo por base algo fixo, isso obriga criatividade, pois se voce tem poucos elementos voce tem de ser criativo.

Depois que voce domina isso, pode improvisar em qualquer música ao redor da melodia, que é a improvisação mais no sentido melódico que harmonico.

Acho que é algo assim.

Bem, vamos continuar a conversa.

Abraço a todos,

Wellison

Setup: Selmer Mark VI tenor, ottolink florida NO USA 8* metal, abraçadeira winslow, palhetas alexander Superial 2 1/2. Aulas presenciais ou on line de sax via skype, contato: wellmol@terra.com.br
AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

f.vecchia

#37 Mensagem por f.vecchia » 07 Nov 2012 00:25

Quem domina as escalas e as tonalidades até consegue improvisar algum floreio, alguma coisa que acrescente e fique bonita na música. Mas como fazer para aumentar (ainda que não seja fundamental ao solo) o número de notas? Como faço para que o estudo de intervalos, arpejos, etc. contribua para o meu solo improvisado? Vejo por ai alguns solos que considero geniais e não precisamos nem ir aos grandes jazzistas. Abraços!

Felipe

"Entrega teu caminho ao Senhor; confia nEle, e ele tudo fará" (Salmo 37:5)

Wellison

#38 Mensagem por Wellison » 09 Nov 2012 11:49

Voce tem de pensar que tudo é mudica e conseguir criar frases com as escalsa, arpejos e intervalos que voce estuda.

Pegue um arpejo 1-3-5 e toque com valores ritmicos diferentes. Agora repita pensando em fazer frases com as mesmas notas. Depois inverta a seuqneciad as notas faça1-5-3, 3-5-1, 5-3-1, 5-1-3, 1-5-3, vá sempre experimentando novas divisões ritmicas e pensando em fraes e escolha as que voce gosta mais. Lembre de usar pausa antes, durante e depois das frases, criou algo interessante?

Acrescente agora a 7a. no acorde/arpejo maior e veja como a cor muda e as possibilidades aumentam.

Faça o mesmo com um acorde de dominante e um acorde em dórico, e veja como as cores do som mudam.

Pronto? Faça o mesmo com a escala pentaonica maior e menor do V grau da escala maior e veja como existem 1.000 possibilidades com muitas e com poucas notas. Agora use uma escala de blues e depois umaescala bebop.

Se quiser ainda tem a escla maior inteira para improvisar (evite o 4o grau) e as menores natural, melódoca e harmonica, faça o mesmo exercicio mas para enores se voce usar o 4 em vez do 5 fica mais interessante, de vez em quando use o 6 para ver o que acontece.

Abraço e bons estudos.

Wellison

Setup: Selmer Mark VI tenor, ottolink florida NO USA 8* metal, abraçadeira winslow, palhetas alexander Superial 2 1/2. Aulas presenciais ou on line de sax via skype, contato: wellmol@terra.com.br
AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

lcjunior
Contato:

#39 Mensagem por lcjunior » 07 Out 2013 18:09

Já ouvi muito esse papo de que "nasce com o dom de improvisar ou !@#$%&", alguns tem mais facilidades que outros ponto!!! Se você quer começar a improvisar são necessários alguns conhecimentos básicos, no mínimo escalas e formação de acordes, agora, para não ficar um negócio massante, domine as escalas maiores e comece a tentar improvisar em cima de múscas em tons mais simples, pegue uma música fácil, ouça várias vezes, veja seus acordes (cifras), tente tocar a música toda, isso, toque por exemplo: asa branca, depois que estiver enjoado de tocar a música, tiver conhecendo cada passagem de uma nota para outra, bote a música para tocar e vai tentando criar arranjos mentalmente, depois tente tocar aquilo que sua mente criou, pronto!!!! Isso é o começo da improvisação!!! Existem uns superdotados aqui no fórum que desestimulam os novos músicos a se aventurarem nesse mundo. Existem várias partituras sendo vendidas com plaubacks no mercado livre, é um bom começo!!!

abs à todos!!!

Sax Alto Conn/Boquilha Meyer
Sax Tenor Buescher True Tone/ Boquilha metal Selmer Paris - Jazz
"Deus é meu refúgio e minha fortaleza"

daniel b. ferreira

#40 Mensagem por daniel b. ferreira » 11 Out 2013 23:14

e como

Felicidade a todos colegas.

Sax Baritono Amati ABS 31
Alto Yamaha 62
Boquilha Ever-ton anel 6 Yamaha 05*