Escalas para Improvisação

Mensagem
Autor
Fabio Ricardo Machado

Re: Escalas para Improvisação

#121 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 14 Jan 2010 18:42

Elielson escreveu:Tópico excelente! UP
Com certeza absoluta caro Elielson, pena que meus instrumentos, sax e acordeon estão no luthier para um trato, para começarem bem 2010..rsrsrs!!!

Não vejo a hora de busca-los para colocar o aprendido acima em pratica.... pena que nosso amigo Alex anda com o tempo curto para continuarmos os estudos... Um sugestão seria alguem que tivesse conhecimento teórico dar continuidade no tópico, ajudando o Alex e revesando nas respostas de dúvidas e tal... você não se candidata?

Abraço,

Fábio Machado

Redescobrindo o saxofone

Alex Freitas

#122 Mensagem por Alex Freitas » 14 Jan 2010 19:01

Fabio Ricardo Machado escreveu:... pena que nosso amigo Alex anda com o tempo curto para continuarmos os estudos...
Realmente anda curto o tempo, mas sempre entro... mas você quem está devendo para dar-mos continuidade... não, é? rs
Fabio Ricardo Machado escreveu:Um sugestão seria alguem que tivesse conhecimento teórico dar continuidade no tópico, ajudando o Alex e revesando nas respostas de dúvidas e tal... você não se candidata?
Isso seria genial...

http://www.myspace.com/afsax
http://www.youtube.com/user/AFSAX
Alto Borgani Silver - Vandoren Java A35
Tenor Borgani Silver - Vandoren V5 T35
Clarineta Rossi Rosewood - Charles Bay
Flauta Muramatsu

Fabio Ricardo Machado

#123 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 15 Jan 2010 08:43

Alex Freitas escreveu:
Fabio Ricardo Machado escreveu:... pena que nosso amigo Alex anda com o tempo curto para continuarmos os estudos...
Realmente anda curto o tempo, mas sempre entro... mas você quem está devendo para dar-mos continuidade... não, é? rs
Fabio Ricardo Machado escreveu:Um sugestão seria alguem que tivesse conhecimento teórico dar continuidade no tópico, ajudando o Alex e revesando nas respostas de dúvidas e tal... você não se candidata?
Isso seria genial...

você tem razão Alex, estou devendo mesmo mas falei com o Cesar ontem e meu alto esta pronto alegre alegre alegre ... Farei um grande esforço para busca-lo neste final de semana pois estou terminando uma reforma para mudar de casa e com a esposa se recuperando de cirurgia... mas vamos nessa... ando estudando neste período, mesmo que só na teoria!

Redescobrindo o saxofone

f.vecchia

#124 Mensagem por f.vecchia » 24 Jan 2010 22:41

Olá pessoal!
Como estou iniciando os estudos sobre o assunto tratado neste tópico, comecei desde o principio (rs!), lá na página 1. Respondi ao nosso amigo AF cinco sequências que ele tinha postado... e aqui estão as respostas e comentários!

Vamos lá...

1) D7M / E7 / Em7 / A7 / D7M //

D7M – I grau de D
E7 – V grau de A
Em7 – II grau de D
A7 – V grau de D

Logo, para esta sequência, utilizaremos a escala de D maior para o 1º, 3º, 4º e 5º compassos, e a escala de A para o 2º compasso.

Está certinho, maaaaaas veja bem, vamos usar os acidentes da escala de D e os acidentes da escala de A; não a escala propriamente dita... é diferente você usar uma escala de Em7 (E,F#,G,A,B,C#,D) apesar de conter os mesmos acidentes de D; a mesma coisa com A.

2) Bb7M / Eb7M / Dm7 / G7 / Cm7 / Am7(b5) / Bb7M //

Neste exercício concordo com as respostas dos colegas de Clube, quando dizem que pode-se utilizar a escala de Bb para todos os compassos, com exceção do G7, em que se deveria utilizar a escala de C.
Mas e quanto ao Am7(b5)? Para utilizar a escala de Bb em um acorde de A, este não teria que ser um A meio diminuto? Por causa dessa dúvida que no meu exercício eu coloquei que o Am7(b5) seria o VI grau de C. Está errado?

Am7(b5) é um acorde meio-diminuto.

3) Bm7 / E7 / A7M / Am7 / D7 / G7M //

Bm7 – III grau de G, fica melhor: II de A - assim os 3 primeiros compassos com os mesmos acidentes.
E7 – V grau de A
A7M – I grau de A
Am7 – II grau de G
D7 – V grau de G
G7M – I grau de G

4) Dm7 / G7 / Cm7 / F7 / Bbm7 / Eb7 / Ab7M //

Dm7 – II grau de C III grau de Bb
G7 – V grau de C
Cm7 – III grau de Ab - ficaria melhor, IIm7 de Bb já que o trecho contém mais partes em Bb
F7 – V grau de Bb
Bbm7 – II grau de Ab
Eb7 – V grau de Ab
Ab7M – I grau de Ab

5) C7M / Gm7 / C7 / F7M / Dm7 / Bb7M / C7M //

C7M – I grau de C
Gm7 – II grau de F
C7 – V grau de F
F7M – IV grau de C - melhor assim: I de F
Dm7 – II de C - melhor assim: VI de F
Bb7M – IV de F
Assim, todos os acordes ficam com acidentes de F, com exceção do C7M.

Felipe

"Entrega teu caminho ao Senhor; confia nEle, e ele tudo fará" (Salmo 37:5)

f.vecchia

#125 Mensagem por f.vecchia » 24 Jan 2010 22:47

Dando sequência...

Primeiramente gostaria de agradecer ao AF pela atenção dispensada!
Pude perceber que preciso ouvir mais o que o Marden disse, quanto a ir devagar! :)

Mas me chamou a atenção este comentário:
AF escreveu: Está certinho, maaaaaas veja bem, vamos usar os acidentes da escala de D e os acidentes da escala de A; não a escala propriamente dita... é diferente você usar uma escala de Em7 (E,F#,G,A,B,C#,D) apesar de conter os mesmos acidentes de D; a mesma coisa com A.
Tal diferença não ficou tão clara para mim! Você pode explicá-la, por favor?

Muito obrigado!
Felipe Dalla Vecchia

Felipe

tadeualves

#126 Mensagem por tadeualves » 02 Jun 2010 14:04

Pessoal boa tarde!!!!!
Eu acabei de comprar meu sax alto!! um BUNDY 2 que vocês até devem conhecer... do Péricles... e eu tou querendo aprender um pouco de teoria musical, quero aprender as escalas!!! Mas eu preciso saber como começar. Qual escala devo aprender primeiro??? sinceramente num sei nada!! sempre toquei clarinete de ouvido, e estou fazendo um som legal com esse sax!! muito massa!! quantomais eu toco mais me da vontade de tocar!!! preciso que vocês me ajudem galera!!! quero ficar fera igual a vocês!!!!!! valew abraço a todos!!

Wellison

#127 Mensagem por Wellison » 02 Jun 2010 18:10

Olá Tadeu,

bem vindo ao maravilhoso mundo do sax!

primeiro voce deve aprender as 12 escalas maiores e seus arpejos de 7a. (tocar a 1a.-3a.-5a-7a notas de cada escala).

Baixe as posições das notas do sax na net e a sequencia das notas das escalas maiores e vá praticando, se tiver dúvida poste aqui e nós ajudamos no que pudermos, ok?

Grande aabraço e bons estudos,

Wellison

Setup: Selmer Mark VI tenor, ottolink florida NO USA 8* metal, abraçadeira winslow, palhetas alexander Superial 2 1/2. Aulas presenciais ou on line de sax via skype, contato: wellmol@terra.com.br
AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

tadeualves

#128 Mensagem por tadeualves » 03 Jun 2010 11:55

Valeu Welison!!! muito obrigado!!!

IrwinSaxAlto

#129 Mensagem por IrwinSaxAlto » 20 Jul 2010 00:08

NESSE FINAL DE SEMANA TIVE UMA 'AULASSA' COM O WAGNER BARBOSA APRENDI MUITO SOBRE IMPROVISAÇÃO. O CARA MANDA MUITO BEM NO SAX!!!

f.vecchia

#130 Mensagem por f.vecchia » 26 Dez 2010 16:27

Amigos... esse tópico tem sido muito valioso para mim... e acho que a melhor maneira de eu agradecer a inciativa seria contribuir com ela, certo? Por isso, tendo em vista que o conhecimento prévio das escalas maiores é fundamental para o entedimento do assunto tratado neste tópico e motivado pela dúvida do tadeualves, decidi anexar um arquivo com uma série de estudos de escalas (enviado a mim pelo guidosax, a quem agradeço novamente). Sugiro, também, uma visita ao tópico criado pelo nosso colega blonski (viewtopic.php?f=25&t=11039) em que ele publica um macete para a memorização e para acelerar o raciocínio acerca das escalas. A intenção é facilitar o estudo do tema abordado neste tópico e espero que seja de grande utilidade. Um grande abraço e vamos aos estudos! :)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Felipe

Carlos Hagio

#131 Mensagem por Carlos Hagio » 05 Nov 2011 13:35

Esse negócio de decidir a escala que vai usar mais, posso entender como saber o tom da música?

Vlw

angelosilva

#132 Mensagem por angelosilva » 25 Mai 2012 16:16

[quote="Alex Freitas"][quote="AF"]Qual escala usar em cada um dos acordes?
Amigo, a escala mais correta e mais simples ai nesta sequencia de acordes ser a de F.

hicaro♫

#133 Mensagem por hicaro♫ » 01 Jun 2012 20:10

Xéééé pessoal,não entendo nada disso,
mas quero fazer umas aulas de teoria ai vou entender tudinho.
Algum sabe onde tem alguma aula de teoria na NET?
Abraços a todos

Hicaro rodrigues
Itapeva-SP
sax soprano bentley
palheta vandorem tradicional

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico