Escalas para Improvisação

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Alex Freitas
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Escalas para Improvisação

#1 Mensagem por Alex Freitas » 23 Jun 2006 21:59

Olá Amigos...

Todos sabemos da importância de se estudar escalas... Elas s?o nosso alfabeto musical!

Temos uma diversidade muito grande de escalas, e agora??

Qual usar? Será que uma escala só serve para uma tonalidade? Ou um determinado acorde?

Pois bem, vamos a um exemplo prático...

Temos a seguinte harmonia:

4/4 Dm / Em / Am / D7 / G7 / C7M / Fm7 / C7M

para começar:

Teria alguma(s) escala(s) onde poderiamos abranger o maior número de acordes? Qual seria(m)?

Qual escala usar em cada um dos acordes?

Teriamos mais opç?es? ou apenas uma para cada acorde?

Vamos movimentar esta sala!! Galera!!

Fiquem com DEUS!!


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#2 Mensagem por marden » 25 Jun 2006 22:15

Dm(CM)Em(CM)Am(CM)D7 prepara G então sentaria um GM G7 prepara CM escala de CM,C7M escala de CM,Fm acorde de empréstimo modal do tom de Cm natural usaria Cm natural C7M de novo CM.


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#3 Mensagem por marden » 26 Jun 2006 09:38

8) 8) A Análise mais bem feita seria desta forma
//IIm7(escala CM) IIIm7(escala CM)VIm7(escala CM)V7/v (escala de GM) V7(escala de CM) I7M(escala CM) Ivm7(aem escala Cm) I7M(escala CM) respondendo as perguntas a escala mais usada foi a de C maior nos acordes dominantes teríamos algumas opções a mais .tipo escala menor melódica 5 justa abaixo ou menor melódica 4 acima.


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#4 Mensagem por marden » 26 Jun 2006 09:42

esta sala tambem eu goastaria de vê-la mais movimentada é de extrema importancia que os saxofonistas saibam análise harmonica/aplicaçao de escalas 8) 8) 8) 8) 8)


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#5 Mensagem por Guinho » 26 Jun 2006 09:43

Viajei... :roll: :roll: :roll:

Ainda chego lá, comecei acorde agora..risos Mas vou pensar mais um pouco!!!!


Guinho (Thiago)

DEUS É FIEL!!!

Alex Freitas
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#6 Mensagem por Alex Freitas » 26 Jun 2006 23:11

Olá Amigos...

Bem, o Comandante Marden, matou a pau!!

Vou dizer com outras palavras o que nosso amigo MARDEN disse brilhantemente...

Dm = IIm em C (Ré menor = segundo grau em Dó Maior)
Em = IIIm em C (Mi menor = terceiro grau em Dó Maior)
Am = VIm em C (Lá menor = sexto grau em Dó Maior)
D7 = V em G (Ré com sétima = quinto grau em Sol Maior)
G7 = V em C (Sol com sétima = quinto grau em Dó Maior)
C7M = I em C (Dó Maior = primeiro grau em Dó Maior)
Fm7 = IVm em Cm (Fá menor = quarto grau de Mi bemol Maior)

Ou seja, a escala que mais apareceu foi a de Dó Maior, certo? com cinco vezes (veja em negrito preto), em seguida da de Sol Maior, em Azul e Mi bemol Maior em vermelho.

Mas como chegamos a essa observação???

Analisando o Centro Tonal envolvido. Procurando no trecho as ligações que um acorde poderia ter com os demais. Assim, se conseguirmos englobar o maior número de acordes em um Centro Tonal, menos escalas precisaremos usar, certo?!? e assim nos preocupar mais com o fraseado e com o ritmo do que a escolha das notas!!

Em Dó Maior, como exemplo teremos:

I = C
IIm = Dm
IIIm = Em
IV = F
V7 = G7
VIm = Am
VIm7(b5) = Bm7(b5)

Reparando bem, podemos ver que encontramos acorde maiores nos graus a seguir: I, IV e um acorde maior com setima menor V7.

Encontramos acordes menores nos graus: II, III e VI.

E um acorde meio-diminuto no VII.

Então vamos facilitar nossa vida...

Se numa determinada Cifra temos um acorde de Bm (Si menor), e se olharmos nossa tabelinha acima veremos que o acorde menor só pode ser uma das três opções: II, III ou VI.

Então vamos proseguir:

Bm é segundo grau em Lá Maior,
Bm é terceiro grau em Sol Maior ou
Bm é sexto grau em Ré Maior.

Simples não?!?

Outro exemplo: Bm / E7

O Bm já analisamos, vamos passar para o E7... vendo a tabelinha que coloquei acima verificamos que a única opção para um acorde com setima é o quinto grau, logo:

E7 é quinto grau em Lá Maior.

Como nosso objetivo é encontrar a maior quantidade de acordes em um Centro Tonal, vamos ficar com a seguinte opção para o Bm: IIm em Lá Maior (porquê faremos a relação dele com o E7)

Então temos para a cifra: Bm / E7 a escala de Lá Maior.

Agora pensem e digam quais as opções para a cifragem:

1) Dm
2) Gm
3) C7
4) Am
5) Bb
6) F
7) Dm / Gm / C7 / Am / Bb / F

Espero as respostas...

Fiquem com DEUS e boa análise!!
Editado pela última vez por Alex Freitas em 15 Jul 2006 23:55, em um total de 1 vez.


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Re: Escalas para Improvisação

#7 Mensagem por Alex Freitas » 26 Jun 2006 23:14

AF escreveu:Qual escala usar em cada um dos acordes?

Teriamos mais opçoes? ou apenas uma para cada acorde?
Amigos, depois voltamos este assunto sobre outras opções... vamos destrinchar o Centro Tonal primeiro, depois avançamos mais um passo, certo?


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#8 Mensagem por marden » 27 Jun 2006 08:48

8) 8) o ideal é que eu tivesse posto tambem os modos as tensões e notas de passagem!!


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#9 Mensagem por Alex Freitas » 27 Jun 2006 12:22

marden escreveu:8) 8) o ideal é que eu tivesse posto tambem os modos as tensões e notas de passagem!!
Marden, amigão... Acho que é melhor aos poucos mesmo... assim o pessoal vai diluindo as informações, e postando suas dúvidas...

Este assunto é muito vasto e teremos uma longa mais gratificante jornada!!

Contamos com sua ajuda!!


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#10 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 27 Jun 2006 14:05

Grande pessoal,

Me interesso muito neste assunto, vou ler com atencao o explicado acima e, com certeza, participar enviando meus exercicios...

Mas assim, sem pensar muito, posso entender que o centro tonal da sequencia 4/4 Dm / Em / Am / D7 / G7 / C7M / Fm7 / C7M é CM e com a escala para as tres tonalidades extraidas no estudo, Dó Maior, Sol Maior e Dó menor faria um solo? Desculpem se so falei besteira...

Grande abraco,

Fabio Machado


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#11 Mensagem por Alex Freitas » 27 Jun 2006 15:25

Fabio Ricardo Machado escreveu:O centro tonal da sequencia
4/4 Dm / Em / Am / D7 / G7 / C7M / Fm7 / C7M é CM e com a escala para as tres tonalidades extraidas no estudo, Dó Maior, Sol Maior e Dó menor faria um solo?
Exatamente Fábio...
nos três primeiros compassos (Dm / Em / Am) você usaria C,
no quarto (D7) a escala de G,
no quinto e sexto (G7 / C7M) a escala de C,
no sétimo (Fm7) Eb, e
no oitavo (C7M) a escala de C.

Em um grafico de cores:

Escala de C = Preto
Escala de G = Vermelho
Escala de Eb = Azul

4/4 Dm / Em / Am / D7 / G7 / C7M / Fm7 / C7M
Editado pela última vez por Alex Freitas em 15 Jul 2006 14:50, em um total de 2 vezes.


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#12 Mensagem por Alex Freitas » 27 Jun 2006 15:27

AF escreveu: Agora pensem e digam quais as opções para a cifragem:

1) Dm
2) Gm
3) C7
4) Am
5) Bb
6) F
7) Dm / Gm / C7 / Am / Bb / F
Agora respondam as questões acima.


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#13 Mensagem por wesley araujo » 28 Jun 2006 13:35

acho que estou ficando doido....rs !!! agoro vi mesmo que não sei nada de harmonia !!!

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#14 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 28 Jun 2006 17:24

Salve pessoal,

Com base na sua explicacao AF, cheguei na seguinte conclusao:

Dm = VIm em F (Ré menor = sexto grau em Fa Maior)
Gm = IIm em F (Sol menor = segundo grau em Fa Maior)
C7 = V em F (Do com setima = quinto grau em Fa Maior)
Am = IIIm em F (La menor = terceiro grau em Fa Maior)
Bb = III em Gm (Si bemol = terceito grau em Sol menor) ???????
F = I em F (Fa Maior = primeiro grau em Fa Maior)

1) Dm
Dm é segundo grau em Do Maior,
Dm é terceiro grau em Si Maior ou
Dm é sexto grau em Fa Maior.

2) Gm
Gm é segundo grau em Fa Maior,
Gm é terceiro grau em Mi Maior ou
Gm é sexto grau em Si Maior.

3) C7
C7 é quinto grau em Fa Maior

4) Am
Am é segundo grau em Sol Maior,
Am é terceiro grau em Fa Maior ou
Am é sexto grau em Do Maior.

5) Bb
Bb é terceiro grau em Sol Menor ???????

6) F
F é primeiro grau em Fa Maior

Como nosso objetivo é encontrar a maior quantidade de acordes em um Centro Tonal, para a harmonia Dm / Gm / C7 / Am / Bb / F utilizaremos a escala de Fa Maior, com excessao do acorde de Bb, onde utilizaremos a escala de Sol menor (nao tenho certeza deste Sol menor !!!).

Grande abraco,

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#15 Mensagem por José Guilherme » 28 Jun 2006 17:41

Fabio, você foi perfeito, mas pense sobre o Bb.......................................................................

ele não seria a IV do FM? então não poderíamos usar o F para todos os acordes???? com certeza sim....

AF, parabéns pela postagem... EXCELENTE...

Fabio, parabéns pelas respostas....

Marden, matou a pau em meu amigo?!?!!?

abraços,


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#16 Mensagem por marden » 28 Jun 2006 17:41

8) 8)seu raciocínio esta certo porem tem que ir com calma por causa dos acidentes cuidado o segredo é ir com bastante calma.seu raciocínio esta correto.


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#17 Mensagem por marden » 28 Jun 2006 17:48

1=Dm III grau B maior???
2=Gm=III grau em ???e o VI grau????
de uma nova olhada com calma!!!!!!!


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#18 Mensagem por José Guilherme » 28 Jun 2006 18:03

nem tinha reparado... vi apenas o final da resposta... mas se olharmos todos os acorder que ele colocou, todos terão várias possibilidades, exemplo:

F
Primeiro grau em Fá maior
Quarto grau em CM
Quinto grau em Bb
Segundo Grau em Db
e assim vai...

Se formos analisar cada acorde separadamente, com todas as possibilidades de escalas, dá para colocar muito coisas, mas se estes acordes forem estudados em uma sequencia, como se estivessem em uma música, ai sim temos que descobrir qual é o centro tonal...
Fabio, reveja os itens 1, 2 e 5 ok!!! O Marden está corretissimo

abraços,


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#19 Mensagem por José Guilherme » 28 Jun 2006 18:14

Só acrescentando no F, pode ser o segundo grau do Dm

abraços,


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#20 Mensagem por Alex Freitas » 28 Jun 2006 19:11

Belíssima resposta, Fábio!!

Era tudo o que eu queria ler aqui como respostas!! (Até os erros, na verdade eu coloquei já para provocar esta diferenciação no pensamento).
Fabio Ricardo Machado escreveu: Com base na sua explicacao AF, cheguei na seguinte conclusao:

Bb = III em Gm (Si bemol = terceito grau em Sol menor) ???????
Bem, Fábio. Olhe novamente a minha explicação e vejo que não relacionei nenhum acorde a nenhum grau da escala menor, apenas os graus da Escala Maior, certo?

Sua resposta não está de todo errado, poderia até ser usado como outra opção de escala, mas não era o caso especifico do exercicio, que era encontrar o maior numero de acordes num Centro Tonal, e você está de Parabéns por isso!! Foi quase perfeito!!
Fabio Ricardo Machado escreveu:
1) Dm
Dm é segundo grau em Do Maior,
Dm é terceiro grau em Si Maior ou
Dm é sexto grau em Fa Maior.
Amigo, aqui você pecou apenas pela Armadura de Clave, lembre-se que a tonalidade de B (Si Maior) possui 5 sustenidos, assim o D seria um D#, certo? Então: o terceiro grau de B, é portanto D#m.

Sendo assim: Dm é terceiro em Bb (Sib Maior), ok?!?
Fabio Ricardo Machado escreveu: 2) Gm
Gm é segundo grau em Fa Maior,
Gm é terceiro grau em Mi Maior ou
Gm é sexto grau em Si Maior.
O mesmo ocorreu aqui:
Resposta correta:
Gm é terceiro em Eb (MiB Maior)
Gm é sexto em Bb (Sib Maior)
Fabio Ricardo Machado escreveu: 5) Bb
Bb é terceiro grau em Sol Menor ???????
Fabio, como falei lá em cima, estamos relacionando os acordes a graus da Escala Maior, certo?!?

Então conforme a tabelinha:

Bb é primeiro grau em Bb
Bb é quarto grau em F.
Fabio Ricardo Machado escreveu:
Como nosso objetivo é encontrar a maior quantidade de acordes em um Centro Tonal, para a harmonia Dm / Gm / C7 / Am / Bb / F utilizaremos a escala de Fa Maior, com excessao do acorde de Bb, onde utilizaremos a escala de Sol menor (nao tenho certeza deste Sol menor !!!).
Essa já respondida, ok?!?

Impressionante, Fábio!! Entendeu direitinho o raciocínio, assim você vai longe!!

PARABÉNS!!

Mas deixo uma pergunta: você domina o assunto "Armadura de Clave", ou seja, sabe quantos acidentes tm cada Tom?
José Guilherme escreveu:nem tinha reparado... vi apenas o final da resposta... mas se olharmos todos os acorder que ele colocou, todos terão várias possibilidades, exemplo:

F
Primeiro grau em Fá maior
Quarto grau em CM
Quinto grau em Bb
e assim vai...
José Guilherme, teremos sim muitas possibilidads, inclusive este assunto será abordado logo em seguida, é só dominarmos este começo que vamos "nos brindar" com outras opções... Mas apenas relacionei o Acorde Maior aos seguintes graus: Primeiro, Quarto e Quinto(se estiver com a presença da sétima)
José Guilherme escreveu: F
Primeiro grau em Fá maior
Quarto grau em CM
Quinto grau em Bb
Segundo Grau em Db
e assim vai...
Amigo, só não entendi este Segundo Grau em Db.

Amigos do Clube, Parabéns pelas respostas, Obrigado pelo interesse e pela ajuda de todos (MARDEN, ZE GUI, FABIO)

Fiquem com DEUS!!


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#21 Mensagem por José Guilherme » 28 Jun 2006 22:55

Sorry, digitei errado, segundo grau do Eb

vlw AF...

abraços,


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#22 Mensagem por saxmanrs » 28 Jun 2006 22:56

Kramba, que que isso ?????kkkkkkkkkkkkkkkkkk


Não sei nada de teoria mesmo hein....kkkk



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#23 Mensagem por José Guilherme » 28 Jun 2006 23:08

E ai Saxman... cara, entao aproveita porquê tem muita coisa boa por aqui...

abraços,


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#24 Mensagem por Alex Freitas » 29 Jun 2006 00:03

José Guilherme escreveu:Sorry, digitei errado, segundo grau do Eb

vlw AF...

abraços,
Zé Gui, para ser segundo grau em Eb, então o acorde teria que ser menor, sendo assim, Fm. Neste caso não se encaixa nesta categoria, porquê o acorde é F, ok?
saxmanrs escreveu:Kramba, que que isso ?????kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Não sei nada de teoria mesmo hein....kkkk
Pois é, Saxman...

Acabou a moleza, aqui o nivel está altíssimo!!

Venha conosco e vamos estudar!!!


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#25 Mensagem por Alex Freitas » 29 Jun 2006 00:19

Bem, prosseguindo deixo mais uma sequência harmônica para pensarmos e exercitar-mos um pouco:

1) D7M / E7 / Em7 / A7 / D7M //

2) Bb7M / Eb7M / Dm7 / G7 / Cm7 / Am7(b5) / Bb7M //

3) Bm7 / E7 / A7M / Am7 / D7 / G7M //

4) Dm7 / G7 / Cm7 / F7 / Bbm7 / Eb7 / Ab7M //

5) C7M / Gm7 / C7 / F7M / Dm7 / Bb7M / C7M //


Agora respondam seguindo o molde do primeiro exercício proposto. Quais as opções (dentro dos Centros Tonais Maiores) para cada um dos acordes e quais poderiam ser abrangidos por uma escala (usando a menor quantidade de escalas)??

Bons estudos e fiquem com DEUS!!


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#26 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 29 Jun 2006 09:40

AF, você esteve corretissimo na sua explicacao e realmente nao relacionou nenhum acorde a nenhum grau da escala menor, eu que me confundi!!!

A respeito da Armadura de Clave, ja tenho uma certa familiaridade sim mas, como este assunto de Analise de Harmonia é completamente novo para mim e minha base teoria é muito pequena, me esqueci completamente deles. Prometo que me atentarei para os proximos exercicios, blz ?

Marden,

Realmente, na ansia de responder e entender, me esqueci completamente dos semitons das escalas, onde B maior tem D#, E maior leva o G# e B maior leva um F#.... e assim foi!!! Se errei novamente, me corrijam, por favor !!! rsrsrs

Jose Guilherme, valeu carinha!!!

Bom pessoal, certeza que este topico rendera muitas informacoes e nao vejo a hora de poder parar para analisar os proximos exercicios ja propostos.

Obrigado pelo incentivo e vamos partir para cima do assunto pessoal.

Grande abraco,

Fabio Machado


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#27 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 30 Jun 2006 09:19

AF,

Para a primeira harmonia proposta fiz a seguinte analise:

D7M = V em G (Ré com setima = quinto grau em Sol Maior)
E7 = V em A (Mi com setima = quinto grau em La Maior)
Em7 = IVm em Bm (Mi menor = quarto grau de Si menor) AF, essa foi com base na conclusao Marden/AF do acorde de Fm7. Poderia explicar, por favor?
A7 = V em D (La com sétima = quinto grau em Re Maior)
D7M = V em G (Ré com setima = quinto grau em Sol Maior)

Concluimos que o centro tonal é Sol Maior ?

Vou aguardar sua resposta e esperar que os colegas facam os demais exercicios.

Grande abraco,

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#28 Mensagem por Maximo » 30 Jun 2006 10:23

socorro, vou ter que tomar meu Gardenalllll


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#29 Mensagem por marden » 30 Jun 2006 11:04

D7M=I grau de ré ou IV de G
E7= V7/A ou IV7/Bbm melódico
Em7=IIm7/D ou IIIm7/C ou VIm7/G ou Im7/Em ou IVm7/Em. Vm7/Em
natural
Fm7= IIm7/Eb maior ou IIIm7/Db maior ou VIm7/Ab maior ou IVm7/Cm natural e Cm harmonico
preste atenção em D7M não é D7 são acordes diferentes


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#30 Mensagem por Alex Freitas » 30 Jun 2006 21:16

marden escreveu:D7M=I grau de ré ou IV de G
E7= V7/A ou IV7/Bbm melódico
Em7=IIm7/D ou IIIm7/C ou VIm7/G ou Im7/Em ou IVm7/Em. Vm7/Em
natural
Fm7= IIm7/Eb maior ou IIIm7/Db maior ou VIm7/Ab maior ou IVm7/Cm natural e Cm harmonico
preste atenção em D7M não é D7 são acordes diferentes
Marden, comandante, corretissimo!!

Agora não entendi de onde saiu o Fm7...

Fábio, você esqueceu de começar pelo jeito mais fácil... pelo I grau...
Qdo analisamos um acorde 7M já vamos logo para o I grau de alguem, depois para o IV7M.

Como o Marden, disse, e você pode ler lá no inicio minha explicação, o quinto grau é um acorde com setima menor (V7 - dominante).

Novamente você relacionou o IIm7 com um tom menor - ou seja:
Em7 = IIm7 em D .

Dê uma revisada neste e vamos para os outros!!! PARABÈNS!!

E aê, galera? Só o Fábio vai participar?!?

Fiquem com DEUS!!


http://www.myspace.com/afsax
http://www.youtube.com/user/AFSAX
Alto Borgani Silver - Vandoren Java A35
Tenor Borgani Silver - Vandoren V5 T35
Clarineta Rossi Rosewood - Charles Bay
Flauta Muramatsu

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