Escalas para Improvisação

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JOUBERT

#31 Mensagem por JOUBERT » 01 Jul 2006 23:22

Guto escreveu:Ola pessoal !! Legal ver tantas caras conhecidas aqui neste forum. Legal estar com voces de novo :wink:
Olá Guto,

Que legal você estar de volta, pois o pessoal estava sentindo sua falta a algum tempo,com suas inserções sempre bem fundamentadas e muito centradas!!!!

Que seja duradouro este retorno!!!!

Seja muito bem vindo!

PS.: Depois daquele post em terras estrangeiras sobre os Conns, não é que virei mais um Connzeiro de carteirinha? Hehehe

abraços

Joubert



Edu Amaral

#32 Mensagem por Edu Amaral » 02 Jul 2006 02:43

hehehehehehehe

GUto como sempre matando acobra com uma porrada certeira na cabeça...


Parabens

Edu Amaral



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marden
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#33 Mensagem por marden » 02 Jul 2006 10:14

8) 8) 8) cada vez mais alto o nível por aqui!!! seja bem vindo guto é realmente um privílégio poder contar com sua ajuda!!!!!!!!!!!!realmente concordo com o alex e guto.porem eu penso que a maior dificuldade do nosso colega seja na identificação dos acordes e suas possíveis utilizações na harmonia.acho que ele deveria primeiro pegar vários acordes e saber sem pestanejar qual papel ele pode representar e a qual possibilidade harmonica ele se encaixa.posso estar errado pois minhas esperiencias com aulas são um pouco sofríveis,sou um pouco desorganizado para isso.mas a intenção é sempre ajudar abraços!e mais uma vez é um prazer ver o Guto por aqui.auxílio luxuoso o dele!!!!!!!!


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Alex Freitas
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#34 Mensagem por Alex Freitas » 02 Jul 2006 11:43

Guto escreveu:Ola pessoal !! Legal ver tantas caras conhecidas aqui neste forum. Legal estar com voces de novo :wink:
Bem Vindo,

Que bom que está aqui conosco reforçando o CLKUBE dos que gostam de ajudar!!!


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José Guilherme
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#35 Mensagem por José Guilherme » 02 Jul 2006 13:55

GGrraannnddee Guto... cara, fiquei muito feliz em ver suas postagens aqui... como os colegas acima falaram, você é um cara que não soma, mas multiplica aqui no fórum.
O nivel técnico daqui está ficando excelente... estou muito feliz por participar daqui...

Vou ler mais umas três vezes a sua mensagem, pois achei de extrema importancia...

grande abraço e seja bem vindo....


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#36 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 08 Jul 2006 16:01

Grande pessoal,

Estive fora por alguns dias mas estou de volta... Vou ler novamente a explicação e partir para o próximo exercício.

Grande abraço,

Fábio Machado


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Alex Freitas
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#37 Mensagem por Alex Freitas » 11 Jul 2006 00:30

Bem, prosseguindo deixo mais uma sequência harmônica para pensarmos e exercitar-mos um pouco:

Bb7M / Eb7M / Dm7 / G7 / Cm7 / Am7(b5) / Bb7M //
Agora respondam seguindo o molde do primeiro exercício proposto. Quais as opções (dentro dos Centros Tonais Maiores) para cada um dos acordes e quais poderiam ser abrangidos por uma escala (usando a menor quantidade de escalas)??

Bons estudos e fiquem com DEUS!!!


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#38 Mensagem por marden » 15 Jul 2006 03:21

8) 8) 8) 8) gente vamos voltar para os estudos .centro tonal,escalas acordes e vamos tentar resolver este exercício proposto pelo Alex.vamos aproveitar que temos entre nós gente sincera a fim de compartilhar conhecimento musical !!!!!!!!!!!! minha chamada é para esta sala vou esquecer todas as outras. :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D vamos estudar e tocar !!!!!!!!!música música música música música!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


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#39 Mensagem por marden » 15 Jul 2006 03:23

:( :( :( :( :( se ninguem responder este exercício eu vou responder olha lá héin? quero ver quem consegue!!!!!!!!!


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#40 Mensagem por Alex Freitas » 16 Jul 2006 18:20

Amigos,

Vamos por em prática o que estamos estudando aqui, por que assim assimilamos muito mais fácil, ok?

Então estou postando na nossa VITROLA, um exemplo simples do uso do Centro Tonal. Usei a sequência harmônica do nosso primeiro exercício:

4/4 Dm / Em / Am / D7 / G7 / C7M / Fm7 / C7M

Onde nesta etapa, usaremos apenas as três Escalas Maiores, como analisamos anteriormente - Dó Maior, Sol Maior e Mi bemol Maior. (Sem cromatismos e sem substituições harmônicas, isto veremos mais adiante).

O link para ouvir é:

viewtopic.php?p=3025#3025

Gostaria de agradecer ao EDU AMARAL por fazer esta bela base para nós. Valeu, irmão!!

Gostaria que vocês gravassem para podermos avaliar nosso progresso. O link com o playback é:

viewtopic.php?t=406

Fiquem com DEUS e bons estudos!


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#41 Mensagem por Alex Freitas » 16 Jul 2006 20:35

Guto escreveu:AF, como falei acima, a intencao do Fm7 é passar de Do Maior para Do menor. Entao neste acorde o 'correto' é voce pensar nestes termos e tocar uma ou todas as escalas menores de Do, nao pensar em Eb Maior.
Guto, sei que o correto seria pensar como Cm, mas esse ainda seria o próximo passo, porquê o assunto é CENTRO TONAL, mas ligando às Escalas Maiores.
Guto escreveu:As notas do Eb Maior funcionam mas nao tem o mesmo impacto, mas o importante aqui é acentuar o carater menor tocando a terca e sexta menores: Eb e Ab.

Experimente um arpegio simples tipo Do, Mi, La, Sol no CM7
Ai no Fm7 converta esta frase para menor: Do, Mib, Lab, Sol que voce vai ver o efeito.
Foi exatamente o que fiz e destaquei no exercício... repare no Fm7, que sempre destaquei o arpejo de Cm (0:43 seg, 1:03 seg, 2:00 seg) ou a Escala de Cm (1:22 seg), ou até como um G7alt (1:41 seg), mas sempre com as notas de Eb (porquê era o teor do Exercício proposto).
Editado pela última vez por Alex Freitas em 19 Jul 2006 21:59, em um total de 1 vez.


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#42 Mensagem por Alex Freitas » 16 Jul 2006 21:40

Guto escreveu:certo. como dizem nossos amigos fabricantes de sax Chines: ibu-ibu (passo a passo). :D
:D :D :D :D

Grande Prof. GUTO,

ainda bem postou a tradução... Achei que estava me xingando!!! :D :D :D

Quero abordar tb as outras opções de Modos, mas ibu-ibu. :D

Prof. Guto, agradeço pela sua atenção nos nossos posts.

Fique com DEUS!!
Editado pela última vez por Alex Freitas em 06 Ago 2006 17:24, em um total de 2 vezes.


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#43 Mensagem por Alex Freitas » 21 Jul 2006 12:53

Vou transcrever o meu solinho, acho que vai ser legal analizarmos a forma que as Escalas Maiores foram usadas. Assim vamos ver/ouvir como a mesma Escala Maior pode soar diferente em cada um dos acordes.


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#44 Mensagem por Alex Freitas » 21 Jul 2006 14:03

Transcrevi os dois primeiros Choruses, depois postarei os outros quatro restantes.

Agora vamos a analise...

Fiquem com DEUS!!


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Edwardo
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#45 Mensagem por Edwardo » 25 Jul 2006 18:03

Questionei o AF em Mensagem particular, ele me pediu que postasse no forum.

Ai embaixo esta minha duvida e resposta do AF:

Eduardo Nascimento escreveu:

Como faço para improvisar??

AF escreveu:
Improvisação é uma composição instantânea, onde não temos lápis e borracha, por isso temos que acertaar já de primeira. Por isso estudamos tanto as escalas e os acordes, para errarmos o menos quanto possivel.

Para improvisar usamos as notas das Escalas e seus arpejos. Não existe uma obrigação de usar a sequência de notas como na escala, por ex: C, D, E, F, G, A, B... nós usamos estas notas em ordem aleatória = B, F, D, A, G, E, C, C, F, F... ou seja, nós começamos a fazer o maior número de variações quanto possivel com estas notas.

Nós nos dedicamos aos estudos das escalas e arpejos porquê estes exercicios nos proporcionarão maior liberdade na hora de fazer estas livres combinações, entendeu?

Eduardo Nascimento escreveu:

Lá no forum voce postou essa harmonia:

4/4 Dm / Em / Am / D7 / G7 / C7M / Fm7 / C7M, Mas como vou montar a melodia baseado na Harmonia?

AF escreveu:
Montaremos a melodia exatamente com disse no Tópico: pela escolha das escalas ( nos compassos 1, 2, 3, 5, 6 e 8 usaremos a Escala de C, no 4 Escala de G, no compasso 7 a Escala de Eb. É só vizualizar pelas cores.

Então sabendo a Escala para cada tonalidade ( cada cor representa uma tonalidade ), usaremos a livre combinação de notas que me referi logo acima, ok?

Eduardo Nascimento escreveu:
Eu teria que pegar uma escala para cada acorde ou eu teria que pegar e tocar só com as notas que formão os acordes!

AF escreveu:
você tem que pegar a Escala que abrange a maior quantidade de acordes, porquê assim facilita nossa vida, pois não vamos precisar trocar de escala toda hora, certo?!? E nessa parte de nosso estudo, todas as notas da Escala estão disponiveis. Use e abuse de cada uma delas...



Edwardo
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#46 Mensagem por Edwardo » 25 Jul 2006 18:11

Obrigado AF por sua ajuda!

Vou abusar um pouquinho e pedir mais um tanto de sabedoria!

Se usamos mais de uma escala na composição dessa música, como poderia responder a essa pergunta? Em que tom esta escrito a música?

Em todos seria a resposta certa?



Deus lhe abenções



Alex Freitas
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#47 Mensagem por Alex Freitas » 25 Jul 2006 19:19

Eduardo Nascimento escreveu:Obrigado AF por sua ajuda!

Vou abusar um pouquinho e pedir mais um tanto de sabedoria!
Disponha, amigo!! Eu e os outros estamos aqui com o intuito de compartilhar e falar de muito sax e muita música!!
Eduardo Nascimento escreveu:Se usamos mais de uma escala na composição dessa música, como poderia responder a essa pergunta? Em que tom esta escrito a música?

Em todos seria a resposta certa?

Veja bem... Neste caso, usamos apenas como exemplo, e não temos uma melodia específica... A melodia será você que criará, será o seu Solo.

Mas, podemos analizar a Harmônia e ver que o Tom Principal está em DÓ MAIOR.

Primeiro, porquê temos a maior parte dos acordes provenientes do Centro Tonal de DÓ MAIOR.
Com apenas algumas inclinações para outras tonalidades. Ou podemos chamar de Acordes de Empréstimo Modal (Mas trataremos nisto em em outro tópico)

Qual seria a diferença entre Modulação e Inclinação?

Inclinação é quando o acorde vem de outro tom, ou seja, mudamos o Centro Tonal, mas não há tempo suficiente para caracterizar uma Modulação, ela apenas aparece, mas logo em seguida volta para o Tom inicial.

Modulação é quando mudamos o Tom inicial da melodia e confirmamos com vários acordes, e sentimos o movimento básico do Quinto Grau (V7) para o Primeiro (I) do novo tom, mesmo que este movimento não apareça explicitamente.

Então observe no nosso exemplo:

Os 3 primeiros compassos estão em Dó Maior, depois há uma Inclinação para Sol Maior, e depois voltamos para Dó Maior, inclinamos novamente, desta vez para Dó menor (Centro Tonal de Eb Maior) e voltamos para Dó Maior em seguida.

Ou seja, Modulação é apenas quando o novo tom se estabiliza.

Temos muitos temas Jazzisticos com várias modulações, isso é comum, mas neste caso do nosso exercício, a música está em Dó Maior.


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#48 Mensagem por Edwardo » 25 Jul 2006 22:46

Af... Voce é o cara! (reverencia)

Nossa quanta coisa para improvisar! E alguns aqui fazem com tanta facilidade!

Vou levar anos até conseguir improvisar alguma coisa!


Obrigado pela ajuda, na medida que for assimilando o conhecimento irei postando mais duvidas.



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#49 Mensagem por Alex Freitas » 25 Jul 2006 22:52

Eduardo Nascimento escreveu:Af... Voce é o cara! (reverencia)

Nossa quanta coisa para improvisar! E alguns aqui fazem com tanta facilidade!

Vou levar anos até conseguir improvisar alguma coisa!


Obrigado pela ajuda, na medida que for assimilando o conhecimento irei postando mais duvidas.
Eduardo, amigão...

A prática é muito mais simples do que parece! O conhecimento teórico serve para apoiar e dar fundamentos para a parte prática, mas muitos nem sabem disso tudo e também improvisam. O negócio é colocar o "bichinho" para falar... aí você vai ver o quanto é praseroso colocar suas idéias para fora de sua mente através do saxofone!!


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#50 Mensagem por José Guilherme » 26 Jul 2006 10:13

Eu não tenho nenhum dúvida que o AF improvisa para kct... o cara toca demais, mas infelizmente, nunca o vi tocar pessoalmente...
vi sim, o Edu Amaral tocando (improvisando) no domingo com uma banda.... Meu Deus.... é a unica palavra que uso para descrever o que esse cara toca...
gente, quando ele começou a tocar, a banda nào conhecia ele, todo mundo virou para ele para ver o cara tocar... tinha que vez o sorriso na cara da galera... puts... o cara toca muito...
imagina o AF e o Edu na mesma banda fazendo um nipe??? essa eu pagaria para ver...

abs,


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#51 Mensagem por Fabio Ramos » 26 Jul 2006 13:55

AF escreveu:Bem, prosseguindo deixo mais uma sequência harmônica para pensarmos e exercitar-mos um pouco:

Bb7M / Eb7M / Dm7 / G7 / Cm7 / Am7(b5) / Bb7M //
Agora respondam seguindo o molde do primeiro exercício proposto. Quais as opções (dentro dos Centros Tonais Maiores) para cada um dos acordes e quais poderiam ser abrangidos por uma escala (usando a menor quantidade de escalas)??

Bons estudos e fiquem com DEUS!!!

Fala Prof. AF!

Nesse caso poderiamos permanecer com a escala de Bb em toda a harmonia, com excessão do G7 que usariamos a escala de C para improvisar, tá certo? Eu cheguei a falar contigo por msn mas nem lembro se era isso.. hehehe

PS: Eu ainda não consegui gravar o exercicio e te mandar porquê meu cpu taa sem mic, mas como já tá funcionando vou fazer uma força para gravar nesse sábado, ok?

Um abração,

Fábio


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#52 Mensagem por José Guilherme » 26 Jul 2006 14:03

Segundo que o Oriv colocou, poderiamos mudar para a escala de dó no terceiro compasso? ai ficaria o terceiro e quarto compasso em C??

abs


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#53 Mensagem por Alex Freitas » 26 Jul 2006 20:04

Oriv escreveu:
AF escreveu:Bem, prosseguindo deixo mais uma sequência harmônica para pensarmos e exercitar-mos um pouco:

Bb7M / Eb7M / Dm7 / G7 / Cm7 / Am7(b5) / Bb7M //
Agora respondam seguindo o molde do primeiro exercício proposto. Quais as opções (dentro dos Centros Tonais Maiores) para cada um dos acordes e quais poderiam ser abrangidos por uma escala (usando a menor quantidade de escalas)??

Bons estudos e fiquem com DEUS!!!

Fala Prof. AF!

Nesse caso poderiamos permanecer com a escala de Bb em toda a harmonia, com excessão do G7 que usariamos a escala de C para improvisar, tá certo? Eu cheguei a falar contigo por msn mas nem lembro se era isso.. hehehe

PS: Eu ainda não consegui gravar o exercicio e te mandar porquê meu cpu taa sem mic, mas como já tá funcionando vou fazer uma força para gravar nesse sábado, ok?

Um abração,

Fábio
É isso aí, meu camarada!!

Grande resposta!! Viu como é simples?!?

Agora espero ouvir seu exercício prático, ok?

Parabéns!!


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#54 Mensagem por Alex Freitas » 26 Jul 2006 20:08

José Guilherme escreveu:Segundo que o Oriv colocou, poderiamos mudar para a escala de dó no terceiro compasso? ai ficaria o terceiro e quarto compasso em C??

abs
José Guilherme,

Sim, também poderiamos já fazer a mudança no Terceiro Compasso, sendo assim, em nossa análise, o Dm7 seria o IIm7 em C ( segundo grau em Dó Maior ), e permanecemos no Quarto Compasso
( G7 = V7 em C ).


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#55 Mensagem por José Guilherme » 26 Jul 2006 21:46

Maravilha AF... vlw... abraços,


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#56 Mensagem por marden » 26 Jul 2006 22:35

8) 8) 8) é importante salientar que o G7 esta preparando um tom menor!!!!aí a escala é de Cm harmonico certo????????


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#57 Mensagem por marden » 26 Jul 2006 22:39

8) 8) 8) obs; onde le-se tom menor é grau menor!!!!!!!


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#58 Mensagem por Alex Freitas » 27 Jul 2006 06:53

Guto escreveu: Nao concordo com a colocao de que o G7 da uma inclinacao para Sol Maior. O G7 é totalmente Do Maior. O Fa natural conflitaria com a setima maior da escala de Sol. A resolucao em Do menor que segue é uma pequena surpresa.

O V do grau menor teria a b9 que neste caso é Lab.
GUTO,

Não vi ninguém falando sobre o G7 inclinar para Sol Maior...

G7 é V7 em Dó, não há dúvidas!

Forte Abraço e Muito Som!


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#59 Mensagem por marden » 27 Jul 2006 08:32

:D :D Guto!!!!!analisei o G7 como V7/IIm.estou correto??porquê o Cm é diatonico de Bb e quando se prepara um tom menor a escala indicada no caso seria Cm harmonico.


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#60 Mensagem por marden » 27 Jul 2006 23:07

Bb7M / Eb7M / Dm7 / G7 / Cm7 / Am7(b5) / Bb7M //
só para visualizar melor


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