Escalas para Improvisação

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marden
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#61 Mensagem por marden » 27 Jul 2006 23:18

Bb7M / Eb7M / Dm7 / G7 / Cm7 / Am7(b5) / Bb7M //
analisei da seguinte forma sei que ocês entenderam mas quem ta estudando e acompanhando pode se confundir então lá vai.
I7M /IV7M /IIIm7 /(V7/IIm7)VIIm7(b5) /I7M
mas pode ser interessante olhar esta sequencia como II/V/Im mesmo assim a escala ideal no caso ao meu ver continua sendo pro G7 um Cm harmonico pois o G7 ta preparando um grau menor.
agora endoidei de vez huahuahuahuahua!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


A imaginação consola os homens do que não podem ser; o sentido de humor consola-os do que são.
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#62 Mensagem por marden » 27 Jul 2006 23:22

8) 8) 8) GUTO!!acho que entendí seu raciocínio,vai se criar um clima interessante no meio aí da sequencia é isso???


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Alex Freitas
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#63 Mensagem por Alex Freitas » 28 Jul 2006 19:42

Guto escreveu: AF, talvez eu entendi errado entao a colocacao acima "Os 3 primeiros compassos estão em Dó Maior, depois há uma Inclinação para Sol Maior".
Guto, realmente disse isso, mas referente a harmonia a seguir:

4/4 Dm / Em / Am / D7 / G7 / C7M / Fm7 / C7M

porquê nosso amigo Fábio estava em dúvida quanto ao primeiro exercício.

Forte Abraço.
Editado pela última vez por Alex Freitas em 30 Jul 2006 16:54, em um total de 1 vez.


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#64 Mensagem por marden » 28 Jul 2006 20:18

:D :D :D :D uai!!!!!!to analisando trecho errado???????????????


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Alex Freitas
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#65 Mensagem por Alex Freitas » 28 Jul 2006 20:34

marden escreveu:Bb7M / Eb7M / Dm7 / G7 / Cm7 / Am7(b5) / Bb7M //
analisei da seguinte forma sei que vocês entenderam mas quem ta estudando e acompanhando pode se confundir então lá vai.
I7M /IV7M /IIIm7 /(V7/IIm7)/VIIm7(b5) /I7M
mas pode ser interessante olhar esta sequencia como II/V/Im mesmo assim a escala ideal no caso ao meu ver continua sendo pro G7 um Cm harmonico pois o G7 ta preparando um grau menor.
AMIGOS,

A minha intensão era examente esta, I7M /IV7M /IIIm7 /(V7/IIm7)/VIIm7(b5) /I7M , onde o Dm7 seria o IIIm7 e o G7 o V7 de Cm7 (IIm7).

Concordo com o MARDEN, a opção ideal seria o G7 como Quinto grau de Cm, com o Eb e Ab (G7 b9 b13), mas como tratei apenas de tétrades e não quiz colocar uma nona, julguei que o Centro Tonal em Dó Maior está correto tb.

Não deixa de está certo o GUTO tb, porquê poderíamos antecipar desde o Dm7 / G7 como sendo IIm7 e V7 de Dó Maior... mas uma das formas que quiz abordar era a de maior número de acordes por Escala Maior... sendo assim, fica melhor compactado o Dm7 sendo IIIm7 de Bb e mais dentro do assunto básico.

Acho que a partir de agora devemos avançar mais alguns passos... até porquê ninguém postou suas dúvidas, então acho que todos entenderam este início.

Portanto temos aqui várias formas de analizar, onde entra, além de gosto pessoal, entra o conhecimento teórico no assunto. Então: TODOS ACERTAMOS segundo o ponto de vista de cada um!!

Fórum é isso!! Liberdade e respeito por pensamentos diferentes!! Estou feliz por estar aqui com vocês!!


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#66 Mensagem por Alex Freitas » 28 Jul 2006 20:36

marden escreveu::D :D :D :D uai!!!!!!to analisando trecho errado???????????????
Marden,

você está analisando o trecho certo... o GUTO que se confundiu, com a respota que eu dei ao FÁBIO (porquê o Fábio estava fora algum tempo e não teve como resonder a tempo) para uma dúvida da primeira harmonia que deciframos.


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#67 Mensagem por marden » 28 Jul 2006 20:52

O guto faz a coisa mais sofisticada!!mas para "os pessoais" entenderem fica mais fácil analisar o arroz com feijão mesmo até se chegar a análise de musicas inteiras!concordo com você alex devemos ir devagar e sempre!!e para min é um prazer imenso poder compartilhar o pouco conhecimento que eu tenho!estamos a construir um espaço realmente muito especial no meu humilde modo de ver!!!me sinto muito lisongeado de ter vocês como companheiros de "viagem".abraços Marden!!!!!!
Editado pela última vez por marden em 27 Mar 2007 18:26, em um total de 1 vez.


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#68 Mensagem por Alex Freitas » 28 Jul 2006 22:53

MARDEN,

Com certeza Companheiros de "Longas Viagens!!"

Forte Abraço e Muito Som!!


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#69 Mensagem por Alex Freitas » 30 Jul 2006 15:39

Amigos, deixo mais uma harmonia de 16 compassos para analisarmos... é um tema de Jazz bem famoso.


Em7 / A7 / D7M / D7M /
Dm7 / G7 / C7M / C7M /
Cm7 / F7 / Bb7M / Eb7M /
Em7 / A7 / Bb7M / Em7 A7 //


Forte Abraço e Muito Som!!


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#70 Mensagem por Alex Freitas » 30 Jul 2006 19:14

Preciosas informações, Guto.


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#71 Mensagem por marden » 31 Jul 2006 10:30

preciosíssimas informações !!!Putz!!!estudar harmonia ainda contextualizar no jazz é muito luxo!!!!!!!!


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José Guilherme
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#72 Mensagem por José Guilherme » 01 Ago 2006 11:07

E ai AF... bom, vou tentar, mas acho que estou viajando um pouco... vamos lá

Em7 / A7 / D7M / D7M /
Dm7 / G7 / C7M / C7M /
Cm7 / F7 / Bb7M / Eb7M /
Em7 / A7 / Bb7M / Em7 A7 //


Do primeiro ao quarto, mandaria uma escala de Ré maior (sendo o Em7 a IIm7, o A7 a V7, e o D7M a I7M). do quinto ao oitavo compasso, mandaria o dó maior (sendo o Dm7 o IIm7, G7 a V7, e o C7M a I7M).
Do nono ao décimo segundo compasso, mandaria um Si bemol (sendo o Cm7 a IIm7, o F7 a V7, Bb7M a I7M e Eb7M a IV7M).
No compasso 13 e 14, voltava para o Ré maior, no compasso 15 um Si bemol e voltaria para o Ré novamente.

Viajei muito ou pouco??? ehehehe

abraços,


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#73 Mensagem por Alex Freitas » 01 Ago 2006 11:21

José Guilherme escreveu: Viajei muito ou pouco??? hehehehe
PERFEITO!!!

Este é Tune-Up, de Miles Davis (ou não... como disse o GUTO.. rsrs)

Agora Amigo, grava para gente ouvir como soa... Escolhe um andamento confortável, escolhe a levada que mais gostar e mãos à obra!!

Vou esperar, hein?!?


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#74 Mensagem por José Guilherme » 01 Ago 2006 17:17

Po AF... essa eu pensei que fosse ir mal... ehehehe... mas o importante é que fiz com convicção e sem chutes...

vlw mesmo... assim que eu arrumar o computador para gravar eu vou postar o exercicio ok!!! prometo..

abraços,


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Felippe
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dúvida

#75 Mensagem por Felippe » 01 Ago 2006 18:37

AF, eu entendi numa boa quase tudo que você escreveu...soh não entendi uma coisa:
porquê você disse que o acorde com sétima, no exemplo você citou o E7, soh pode ser o V grau?


"Se é bom ouvir, imagina tocar..."
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Re: dúvida

#76 Mensagem por Alex Freitas » 01 Ago 2006 23:36

Felippe escreveu:AF, eu entendi numa boa quase tudo que você escreveu...soh não entendi uma coisa:
porquê você disse que o acorde com sétima, no exemplo você citou o E7, soh pode ser o V grau?
Felippe,

O V grau de uma tonalidade Maior, é um acorde da categoria Dominante (Acorde Maior com Sétima menor), e só encontramos este tipo de acorde no quinto grau do tom Maior.

No caso, o E7 é o quinto grau de Lá Maior, portanto, Dominante de Lá Maior.

Ok? Qualquer coisa estamos aí!!


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Fabio Ramos
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#77 Mensagem por Fabio Ramos » 03 Ago 2006 14:24

Em7 / A7 / D7M / D7M - D maior
Dm7 / G7 / C7M / C7M / - C maior
Cm7 / F7 / Bb7M / Eb7M / - Bb maior
Em7 / A7 / Bb7M / Em7 A7 // D maior, com excessão do Bb7M que poderia ser a escala de Bb maior e depois volta pro D maior novamente.

É isso? Só um detalhe, na hora de fazer a escala de Bb maior eu poderia usar a escala de G menor penta blues? A de D maior o Bm penta blue e o C maior a Am penta blue

Ou essas escalas não ficam legal em jazz?

um abraço,

Fábio


Fábio Ramos


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Alex Freitas
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#78 Mensagem por Alex Freitas » 03 Ago 2006 15:44

Oriv escreveu:Em7 / A7 / D7M / D7M - D maior
Dm7 / G7 / C7M / C7M / - C maior
Cm7 / F7 / Bb7M / Eb7M / - Bb maior
Em7 / A7 / Bb7M / Em7 A7 // D maior, com excessão do Bb7M que poderia ser a escala de Bb maior e depois volta pro D maior novamente.

É isso?
Beleza, Fábio!! Tudo Certinho!!
Oriv escreveu:Só um detalhe, na hora de fazer a escala de Bb maior eu poderia usar a escala de G menor penta blues? A de D maior o Bm penta blue e o C maior a Am penta blue

Ou essas escalas não ficam legal em jazz?
Fábio, pode usar estas que você citou sim.

Se observarmos com atenção, as notas das 3 Penta Blues que você sugeriu estão contidas dentro das 3 Escalas Maiores, certo?

Então é só escolher as várias combinações com estas notas disponíveis e "mandar bala"!!

Temos muitas outras opções de Escalas a serem usadas neste acordes, mas isso é matéria posterior
.


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Alex Freitas
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#79 Mensagem por Alex Freitas » 08 Ago 2006 20:14

Amigos,

Estou postando outra demosntração de como usar as Escalas Maiores, sobre a seguinte harmonia:

Bb7M / Eb7M / Dm7 / G7 / Cm7 / Am7(b5) / Bb7M / Cm7 F7 //

A análise já foi feita anteriormente, e verificamos o uso da Escala de Bb e a Escala de C, nos respectivos Centros Tonais.

Agradeço ao meu Irmãozão, EDU AMARAL pela tremenda boa vontade em fazer esta base para gente! Valeu, amigo!!


Galera, agora não gravarei mais estes exercícios até ouvir o de vocês!! rsrs


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#80 Mensagem por Alex Freitas » 01 Out 2006 02:51

Amigos,

Dando continuidade, gostaria de abordar agora o estudo do Centro Tonal Menor.

Da mesma forma como fizemos no maior, vamos inicialmente, sobrepor em terças as notas da Escala Menor Harmônica.

Relembrando:

Escala Menor Harmônica: C, D, Eb, F, G, Ab, B.

Assim em tétrades sobrepostas teremos,

Cm7M = C, Eb, G, B.
Dm7(b5) = D, F, Ab, C.
Eb7M(#5)= Eb, G, B, D
Fm7 = F, Ab, C, Eb.
G7 = G, B, D, F.
Ab7M = Ab, C, Eb, G.
Bdim = B, D, F, Ab.

Então numa Harmonia como esta abaixo:

Cm / % / Fm / % / Dm7(b5) / G7(b9) / Cm //

Temos,
Cm = Im,
Fm = IVm,
Dm7(b5) = IIm7(b5),
G7(b9) = V7.


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Formação dos acordes!!!

#81 Mensagem por marquinhos27sp » 13 Out 2006 16:02

AF,não nos conhecemos,mas o Joubert fala muito bem de voçê!
Gostaria de parabeniza-lo pelo trabalho que vem desenvolvendo junto ao Edu Amaral e o Joubert.
Muito legal esses estudos de formação de acordes e harmonia.

abraços,



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Re: Formação dos acordes!!!

#82 Mensagem por Alex Freitas » 13 Out 2006 22:12

marquinhos27sp escreveu:AF,não nos conhecemos,mas o Joubert fala muito bem de voçê!
Gostaria de parabeniza-lo pelo trabalho que vem desenvolvendo junto ao Edu Amaral e o Joubert.
Muito legal esses estudos de formação de acordes e harmonia.

abraços,
Marquinhos, é sempre um prazer enorme ser útil e saber que juntos estamos fazendo um lugar onde a informação e amizade convivem juntas lado-a-lado.

Sinta-se à vontade para contribuir com suas sugestões e dúvidas.

Abração.


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#83 Mensagem por vitor » 26 Out 2006 15:07

AF, voltando um poco ali atras, eu num intendi uma coisa, dada a harmonia la, no meio dela eu troca de escla? eu to tocando a música eu C por exemplo, no meio dela eu posso trocar para G?


VITOR LAGUARDIA

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Alex Freitas
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#84 Mensagem por Alex Freitas » 28 Out 2006 00:27

vitor escreveu:AF, voltando um poco ali atras, eu num intendi uma coisa, dada a harmonia la, no meio dela eu troca de escla? eu to tocando a música eu C por exemplo, no meio dela eu posso trocar para G?
Sim é isso mesmo, VITOR.

De acordo com uma harmonia, em um momento estamos em C e daqui a 4 compassos estamos em Eb. Portanto, usaremos outras escalas para este momento.

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Duvidas!!!

#85 Mensagem por marquinhos27sp » 07 Nov 2006 15:52

Bb7M/Eb7M/Dm7/G7/Cm7/Am7(b5)/Bb7M
pessoal tô com a seguinte duvida!!!!
esse acorde de Am7(b5)o que siginifica b5?Eu entendi que ele é menor,ele é sétimo grau da escala de Sib?
os graus menores de uma escala são II,III e o VI,isso siginifica que quando aparecerem graus menores eu tenho que usar escalas menores?
viajei demais nas perguntas?



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Re: Duvidas!!!

#86 Mensagem por Alex Freitas » 18 Nov 2006 09:24

marquinhos27sp escreveu:Bb7M/Eb7M/Dm7/G7/Cm7/Am7(b5)/Bb7M

Esse acorde de Am7(b5)o que siginifica b5?
o " b5 " significa Quinta diminuta, e por isso tem função diferente dos acordes menores.
marquinhos27sp escreveu:Eu entendi que ele é menor,ele é sétimo grau da escala de Sib?
Sim, ele é o VII grau da Escala de Sib Maior, e ele é um Acorde menor com b5 (quinta diminuta) também chamado de Acorde meio-diminuto.
marquinhos27sp escreveu:Os graus menores de uma escala são II,III e o VI,isso siginifica que quando aparecerem graus menores eu tenho que usar escalas menores?
Marquinhos, neste caso usaremos a Escala de Sib Maior para todos os acordes.

Abração.


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Re: Duvidas!!!

#87 Mensagem por marquinhos27sp » 23 Nov 2006 10:23

marquinhos27sp escreveu:Os graus menores de uma escala são II,III e o VI,isso siginifica que quando aparecerem graus menores eu tenho que usar escalas menores?
AF escreveu:Marquinhos, neste caso usaremos a Escala de Sib Maior para todos os acordes.

Abração.
AF,eu entendi que pode ser usada a escada de Sib maior para todos os casos!
Mas o que eu gostaria de saber é se em uma harmonia onde aparecem os respectivos graus menores eu poderia tocar a escala no caso abaixo,ao invés de tocar a escala de Sib maior em todos os casos se eu poderia tocar a escalade de Ré menor com a Sétima e e a escala de Dó menor com a Sétima.
Bb7M/Eb7M/ Dm7 /G7/ Cm7 /Am7(b5)/Bb7M



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Re: Duvidas!!!

#88 Mensagem por Alex Freitas » 17 Dez 2006 10:23

marquinhos27sp escreveu:Eu gostaria de saber é se em uma harmonia onde aparecem os respectivos graus menores eu poderia tocar a escala.

No caso abaixo,ao invés de tocar a escala de Sib maior em todos os casos, se eu poderia tocar a escalade de Ré menor com a Sétima e a escala de Dó menor com a Sétima.

Bb7M/Eb7M/ Dm7 /G7/ Cm7 /Am7(b5)/Bb7M
Marquinhos, com certeza pode sim.

Existem muuuuuuuuuuitas escalas que podem ser usadas em diferentes tipos de acordes, o que vai indicar o uso de cada uma delas e a sonoridade que o intérprete busca no momento.

Forte Abraço e Bons Estudos.


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#89 Mensagem por saulo roberto » 21 Mar 2007 18:05

E aí Professores, tudo blz?
AF, eu já tô lendo esse tópico desde que você postou, mas rapaz, não entendi nadica de nada, só agora, depois de 4 pgs eu consegui vislumbrar um pouquinho da luz no fim do túnel, aí surgiram algumas dúvidas (porquê antes eu nem sabia o que perguntar :oops: ), mas lá vai:
Se alguem me diz que o tom da música é CM ou Am ou qualquer que seja, e eu usar a escala do tom não daria para improvisar?
Outra;
O Marden disse lá no início que D7M é diferente de D7. Como é essa diferença?
porquê o D7M é o IV de G e não o V?
Valeu obrigado pelas aulas (apesar de eu ainda estar rastejando....)


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#90 Mensagem por Alex Freitas » 26 Mar 2007 14:32

saulo roberto escreveu:Se alguem me diz que o tom da música é C ou Am ou qualquer que seja, e eu usar a escala do tom não daria para improvisar?
A princípio sim, você poderia usar a escala do Tom, naquelas músicas mais simples, harmonicamente falando.

Agora em músicas com uma harmonia mais elaborada, com a presença de outros Centros Tonais, você precisará de outras escalas, que só analizando os acordes para dizer quais seriam.
saulo roberto escreveu:O Marden disse lá no início que D7M é diferente de D7. Como é essa diferença?
Bem, o Tópico que aborda e esclarece este assunto é o de "Intervalos" e "Formação de Acordes".

O D7M tem o intervalo do Sétima Maior entre a Fundamental (D) e a Sétima do Acorde(C#) - como o nome já diz.

D7M - Ré com Sétima Maior: D, F#, A, C#

O D7 tem o intervalo de Sétima menor entre a Fundamental (D) e a Sétima do Acorde (C), portanto:

D7 - Ré com Sétima (menor): D, F#, A, C.
saulo roberto escreveu:porquê o D7M é o IV de G e não o V?
Na verdade, D7M é IV de A (Lá Maior)

Se fosse V de G (Sol Maior) ele seria D7 e não D7M, pois na armadura de clave do tom de G, só tem a presença de 1 #, certo?

Qualquer dúvida pergunte, ninguém nasce sabendo.

Abraços.


http://www.myspace.com/afsax
http://www.youtube.com/user/AFSAX
Alto Borgani Silver - Vandoren Java A35
Tenor Borgani Silver - Vandoren V5 T35
Clarineta Rossi Rosewood - Charles Bay
Flauta Muramatsu

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