LIÇÕES DO MÉTODO H.KLOSÉ

Mensagem
Autor
Piter

LIÇÕES DO MÉTODO H.KLOSÉ

#1 Mensagem por Piter » 01 Jul 2012 12:32

O método (saxofone) H.Klosé é um companheiro inseparável para muitos músicos.
Sempre a gente está aperfeiçoando uma lição, corrigindo-se em outras etc.
Qual a lição que você mais gosta ou acha interessante ??
Quantas vezes você já completou o estudo até o final desse método ??
Depois disso adotou outros mais avançados ? Quais ?
Existem muitos outros métodos bons, mas, por ora neste tópico estamos falando somente do H.Klosé e dos considerados de maior dificuldade.

Abraço a todos.

Wellison

Re: LIÇÕES DO MÉTODO H.KLOSÉ

#3 Mensagem por Wellison » 11 Jul 2012 14:28

Olá Piter,

já dei uma passada em várias lições do Klose, mas não é meu metodo preferido e não o uso com frequenia, e vez em quando abro numa parte mais complicada e treino leitura a 1a. vista nele.

Acho que o ideal é voce ter um metodo básico inicial de trabalho, e ir complementando com repertório e metodos especificos para desenvolver certas necessidades direcionadas.

Voce pode usar o Klose ou o Alfabeto do saxofone para um inicio dos estudos e junto vai estudando lições do Pozolli para ritmo e se quiser alguma coisa de solfejo báscio. Depois voce direciona para sonoridade por exemplo e pega um metodo especifico, ou escalas e pega o do Marcell Mulle, outro geral The Sax Player do Bob Mintzer, depois fraseado e concepçãp de jazz com Niehaus (milhares de possibilidades), improvisação básico com Aebersold e aprender a tocar com acompanhametno (coece no livro 1 do Aebersold e nos de baladas) e por ai vai.

Vamos conversando, bom tópico.

Abraço,

Wellison

Setup: Selmer Mark VI tenor, ottolink florida NO USA 8* metal, abraçadeira winslow, palhetas alexander Superial 2 1/2. Aulas presenciais ou on line de sax via skype, contato: wellmol@terra.com.br
AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

regi_pr10

#4 Mensagem por regi_pr10 » 11 Jul 2012 16:05

O que os companheiros acham do metodo de saxofone (Cesar Albino e Amadeu Russo), sou iniciante e gostaria de saber se estou no caminho certo, Klose pelo que vi esta em ingles e para mim, pouco dificil de estudar com ele
Gostaria de estudar alguma coisa relacionado a ritmo tb, identificação de altura das musicas, como identifcar uma canção de ouvido e por ai vai;
Na verdade minha vontade era conseguir tocar de ouvido qualquer canção, ou seja ouvir e acompanhar ou ate mesmo fazer a melodia

Piter

#5 Mensagem por Piter » 11 Jul 2012 21:31

A intenção deste tópico é dar uma impulsionada nos iniciantes.
Acho bem interessante um "bate papo" sobre, principalmente
quantas vezes você já completou o estudo de um método, até a última lição ????
Depois disso adotou outros mais avançados ? Quais ?
Eu por exemplo gosto muito do Klosé, tendo "passado-o" por inúmeras vezes.
Lição por lição. (saxofone) E sempre a gente descobre alguma coisa nova.
Tenho muitos métodos difíceis. O Pozolli é interessante em se falando de rítmo e um melhor aperfeiçoamento nas diversas combinações da divisão.
Dias atrás eu fiz uma "arrumação" nos meus armários.
Quanto material de estudo, (clarinete e sax).
Foi aí que nasceu a idéia do presente tópico, com a intenção de lembrar que um método, qualquer que seja ele, sempre vai dar suporte a estudos mais avançados.
Durante longos anos dediquei-me ao clarinete (numa sinfônica), mas era meio relápso. Nem terminava um método e logo já me distraía com outras lições ou partituras difíceis do repertório da orquestra e aí o método ficava no esquecimento.
Vamos conversando.
Grande abraço a todos

Wellison

#6 Mensagem por Wellison » 12 Jul 2012 13:27

Olá Piter,

é imprescindível voce terminar pelo menos 1 metodo básico de saxofone e um de ritmo e ler um bom livro de teoria musical, depois disso voce esta habilitado a escolher seu caminho principal na música referente ao estilo que voce mais gosta e explora-lo, seja samba, bossa nova, choro, jazz, mpb, blues, funk, bebop, gospel, erudito, etc.

Cada vertente te exigirá alguma coisa especifica, seja em concepção musical, ritmo, tecnica e sentimento, voce pode pegar um metodo direcionado progressivo e principalmente fazer aulas com alguém que domine perfeitamente o estilo que voce procura e sempre, sempre ouvir muito um músico de referncia, que pode ser de qualquer instrumento ou cantor mesmo.

Acho que esse é o caminho mais seguro e produtivo para quem quer realmente estudar e se desenvolver.

Regi-pr10,

Os metodos citados são bons e permitem bom desenvolvimento, mas o melhor é voce ter um bom professor ou músico mais experiente para poder te acompanhar e ver como anda sua evolução.

Metodos de ritmo tem o pozolli acima citado que é muito bom. Sobre alturas das músicas, se voce quis dizer tonalidades, voce deve estudar um bom metodo de escalas para compreende-las.

Tirar música de ouvido é treino e conhecimento básico das tonalidades facilita muito, a gente começa com muscias simples e bem conhecidas e depois vai tirando coisas mais elaboradas. Existe um tópico do Alex Freitas nessa pagina excelente, te convido adar uma olhada nele e se tiver dúvidas perguntar por lá ou abrir outra discussão.

Boa sorte,

Abraço,

Wellison

Setup: Selmer Mark VI tenor, ottolink florida NO USA 8* metal, abraçadeira winslow, palhetas alexander Superial 2 1/2. Aulas presenciais ou on line de sax via skype, contato: wellmol@terra.com.br
AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

Lucas Soares
instrumento: Saxofone alto

#7 Mensagem por Lucas Soares » 20 Abr 2013 13:38

Boa tarde caro colegas.
Aproveitando a discussão sobre o Klosé...
Queria saber se o H.Klosé é para quem quer desenvolver uma sonoridade erudita ou serve para qualquer tipo som?

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico