Modos Gregos

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Alex Freitas
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Modos Gregos

#1 Mensagem por Alex Freitas » 25 Jun 2006 15:09

Olá Amigos

Vamos nos enriquecer com a Teoria para podermos aplicar melhor e de forma mais consciente na Prática.

O que vocês sabem sobre os Modos Gregos?


http://www.myspace.com/afsax
http://www.youtube.com/user/AFSAX
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Alex Freitas
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#2 Mensagem por Alex Freitas » 27 Jun 2006 00:01

:?: :?: :?: :?: :?:

Ninguém?!?!?!?!

:?: :?: :?: :?: :?:


http://www.myspace.com/afsax
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Edu Amaral

#3 Mensagem por Edu Amaral » 27 Jun 2006 02:53

Vamos lá pessoal........

Vou dar dicas hein


1 cada modo corresponde a um acorde do campo harmonico

ex,.

JOnico..= IM7
LIdio ---- IVM7
MIxolidio.....V7

Quem continua????????

??????????????????????



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Fabio Ricardo Machado
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#4 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 27 Jun 2006 14:39

Galera, to longe de saber todos os modos decor mas, acreditando que a ideia e estudar, pesquisei e estou continuando a lista:

Modo Jônio (Escala Maior): -> T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7M - T ----------> I7M
Modo Dórico: ----------------> T - 2 - 3b - 4 - 5 - 6 - 7m - T ---------> Im7
Modo Frígio: ------------------> T - 2b - 3b - 4 - 5 - 6b - 7m - T ------> Im7
Modo Lídio: -------------------> T - 2 - 3 - 4# - 5 - 6 - 7M - T ---------> I7M
Modo Mixolídio ----------------> T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7m - T ----------> I7
Modo Eólio (Escala Menor) --> T - 2 - 3b - 4 - 5 - 6b - 7m - T -------> Im7
Modo Lócrio -------------------> T - 2b - 3b - 4 - 5b - 6b - 7m - T ----> Im7(b5)

Poderiamos afirmar que diferentes generos musicais utilizam determinados Modos? Como levar para a pratica?

Grande abraco,

Fabio Machado


Redescobrindo o saxofone

Alex Freitas
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#5 Mensagem por Alex Freitas » 27 Jun 2006 15:10

Fabio Ricardo Machado escreveu:Galera, to longe de saber todos os modos decor mas, acreditando que a ideia e estudar, pesquisei e estou continuando a lista:

Modo Jônio (Escala Maior): -> T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7M - T ----------> I7M

Modo Dórico: ----------------> T - 2 - 3b - 4 - 5 - 6 - 7m - T ---------> Im7 seria IIm7

Modo Frígio: ------------------> T - 2b - 3b - 4 - 5 - 6b - 7m - T ------> Im7 seria IIIm7

Modo Lídio: -------------------> T - 2 - 3 - 4# - 5 - 6 - 7M - T ---------> I7M seria IV7M

Modo Mixolídio ----------------> T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7m - T ----------> I7 seria V7

Modo Eólio (Escala Menor) --> T - 2 - 3b - 4 - 5 - 6b - 7m - T -------> Im7 seria VIm7

Modo Lócrio -------------------> T - 2b - 3b - 4 - 5b - 6b - 7m - T ----> Im7(b5) seria VIIm7(b5)
Fábio, em geral está certinho, a formação dos modos está corretissimo, só nos graus que houve um equivoco.

Por exemplo: O Modo Dorico sempre será o segundo grau de algum... assim como o Frigio o terceiro...
Fabio Ricardo Machado escreveu:Poderiamos afirmar que diferentes generos musicais utilizam determinados Modos? Como levar para a pratica?
É verdade, Fábio, determinado Gêneros se utilizam de alguns Modos específicos, em geral quando a mùsica é Modal...

Fiquem com DEUS!!


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José Guilherme
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#6 Mensagem por José Guilherme » 28 Jun 2006 23:16

eu tenho algumas dificuldades com escalas gregas... por exemplo, para improviso, como podemos identificar qual escala usar?

abraços,


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Alex Freitas
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#7 Mensagem por Alex Freitas » 29 Jun 2006 00:54

José Guilherme escreveu: Para improviso, como podemos identificar qual escala usar?
Amigão,

Como foi postado acima:

Jonio = I7M
Dorico = IIm7
Frigio = IIIm7
Lidio = IV7M
Mixolidio = V7
Eolio = VIm7
Locrio = VIm7(b5)

Bem, vamos a uma aplicação prática:

Primeiro vamos fazer uma análise harmônica das seguintes cifras:

(veja que este assunto complementa e interage com este outro -

viewtopic.php?t=142 )

Dm7 / G7 / Cm7 / F7 / Bb7 / Em7 / A7 / D7M //

Abaixo a analise já descartando as outras opções e ficando no segundo passo - no Centro Tonal. (Lembro que para um melhor aproveitamento deve-se fazer a analise completa, tendo todas as outras opções para Escala Maior, pulei para dar uma melhor dinâmica à exlpicação)

Dm7 = IIm7 em C
G7 = V7 em C
Cm7 = IIm7 em Bb
F7 = V7 em Bb
Bb7 = V7 em Eb
Em7 = IIm7 em D
A7 = V7 em D
D7M = I7M em D

Pois bem,

Nos acordes IIm7, usaremos (inicialmente) o Modo Dórico

Nos V7, usaremos o Mixolidio

No I7M usaremos o Modo Jonio.

Agora a Cifragem ficaria assim:

Dm7 / G7 / Cm7 / F7 / Bb7 / Em7 / A7 / D7M //

Espero ter sido claro, caso não, estamos ai!!

Acho que este sistema de cores que gosto de usar facilita a visualização e o aprendizado!

Fiquem com Deus e bons estudos!!


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Silent Note
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A saga dos MODELOS GREGOS - parte 1

#8 Mensagem por Silent Note » 29 Jun 2006 06:46

Opa !!!!!!!!!!!!
MODOS GREGOS !!!!!!!!!!!!!!
Agora vai !!!!!!!!!!!

Modos Gregos são parte da HARMONIA TONAL, é daí que a MAIORIA das coisas partem, em matéria de HARMONIA TONAL é claro... o JÔNIO é o centro TONAL... e ao sabermos em que nota começa o JÔNIO da música em questão poderemos já sair SOLANDO na música...

isso é o básico, saber o JÔNIO... mas os 7 MODELOS GREGOS (ou MODOS GREGOS) são importantíssimos na hora de tocar, pois nos dão mais possibilidades melódicas né... bom... vâmos começar assim, SACA SÓ

MODELOS GREGOS:
São 7, a saber, Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio, Lócrio
Os 7 tem 7 GRAUS (notas)
Na hora de ESTUDAR, estude na seguinte ordem: Lídio, Jônio, Mixolídio, Dórico, Eólio, Frígio, Lócrio... e todos começando na mesma NOTA !!!! (para poder sacar a diferença entre elas, tipo assim, o tal do "vibe" que cada uma pode ter)...

Depois NA PRÓXIMA semana a gente bota aqui uma analise BEM RESUMIDA dos INTERVALOS contidos nesses MODELOS GREGOS, afim de sabermos em que acordes CADA UM DELES podem ser aplicados NA PRÁTICA !!!!!!!!!!!

Tâmos aí a partir de agora... Té semana que vem na SEGUNDA PARTE dessa SAGA !!!!!!!!!!!!!!


Hope 2 keep in touch !!!!!!!!
Vejo cês no céu caso não o faça antes !!!!!!!!
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Guinho
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#9 Mensagem por Guinho » 29 Jun 2006 09:20

Amigos .. este modelo continuou GREGO para mim.. :lol: :lol:
Vou parar para refletir neste tópico... tenso!!!
Valeu


Guinho (Thiago)

DEUS É FIEL!!!

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marden
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#10 Mensagem por marden » 29 Jun 2006 09:25

8) 8) não seria harmonia modal???? silent note??


A imaginação consola os homens do que não podem ser; o sentido de humor consola-os do que são.
Tenor SAI boq dukoff hollywood 7
Soprano gatemouth boquilha norberto cópia da selmer super session

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José Guilherme
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#11 Mensagem por José Guilherme » 29 Jun 2006 09:58

aauhauhuahuahuah, muito boa Guinho... para mim tb esses modelos gregos encrencam, mas to sacando a parada...

abraços,


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Alex Freitas
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Re: A saga dos MODELOS GREGOS - parte 1

#12 Mensagem por Alex Freitas » 30 Jun 2006 21:50

Silent Note escreveu:Opa !!!!!!!!!!!!
MODOS GREGOS !!!!!!!!!!!!!!
Agora vai !!!!!!!!!!!

Modos Gregos são parte da HARMONIA TONAL, é daí que a MAIORIA das coisas partem, em matéria de HARMONIA TONAL é claro... o JÔNIO é o centro TONAL... e ao sabermos em que nota começa o JÔNIO da música em questão poderemos já sair SOLANDO na música...

isso é o básico, saber o JÔNIO... mas os 7 MODELOS GREGOS (ou MODOS GREGOS) são importantíssimos na hora de tocar, pois nos dão mais possibilidades melódicas né... bom... vâmos começar assim, SACA SÓ

MODELOS GREGOS:
São 7, a saber, Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio, Lócrio
Os 7 tem 7 GRAUS (notas)
Na hora de ESTUDAR, estude na seguinte ordem: Lídio, Jônio, Mixolídio, Dórico, Eólio, Frígio, Lócrio... e todos começando na mesma NOTA !!!! (para poder sacar a diferença entre elas, tipo assim, o tal do "vibe" que cada uma pode ter)...

Depois NA PRÓXIMA semana a gente bota aqui uma analise BEM RESUMIDA dos INTERVALOS contidos nesses MODELOS GREGOS, afim de sabermos em que acordes CADA UM DELES podem ser aplicados NA PRÁTICA !!!!!!!!!!!

Tâmos aí a partir de agora... Té semana que vem na SEGUNDA PARTE dessa SAGA !!!!!!!!!!!!!!
SILENT NOTE, primeiro lugar: Seja Muito Bem Vindo...

você disse que os Modos Gregos fazem parte da Harmonia Tonal, quando são na verdade HARMONIA MODAL, porquê vem de MODOS...


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HARMONIA

#13 Mensagem por Silent Note » 01 Jul 2006 08:25

Galerinha !!!!!!!!!!
saca só, a música tem alguns SISTEMAS HARMONICOS, o sistema ao qual os MODELOS GREGOS fazem parte se chama SISTEMA TONAL, portanto a harmonia que o SISTEMA TONAL gera é a HARMONIA TONAL...

Tem outros sistemas, como por exemplo o ATONAL, SERIAL... e por aí vai... mas os modelos gregos fazem parte do SISTEMA TONAL...


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SISTEMA TONAL

#14 Mensagem por Silent Note » 01 Jul 2006 08:26

Sistema TONAL vendo de TONALIDADE, e não exatamente de TONS e/ou SEMITONS tá...


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Alex Freitas
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#15 Mensagem por Alex Freitas » 09 Jul 2006 12:27

Bem, continuando os estudos...

Respondam com base no que foi postado acima e de acordo com nossos conhecimentos:

Quais modos poderiamos usar na seguinte cifragem?

G7M / Am7 / Bm7 / C7M / D7 / B7 / Em7 A7 / Am7 D7 / G7M //


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Fabio Ramos
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#16 Mensagem por Fabio Ramos » 04 Ago 2006 02:02

AF escreveu:Bem, continuando os estudos...

Respondam com base no que foi postado acima e de acordo com nossos conhecimentos:

Quais modos poderiamos usar na seguinte cifragem?

G7M / Am7 / Bm7 / C7M / D7 / B7 / Em7 A7 / Am7 D7 / G7M //

Bem vou continuar esse tópico que ficou meio paradão..heheh

Bem vou tentar analisar

G7M - G Jonico

Am7 - A Dorico

Bm7 - B dorico

C7M - C jonico ou C mixolidio?

D7 - D mixolidio

B7 - B mixolidio

Em7 - E dorico ou E frigio, poderia?

A7 - A mixolideo

no caso de Am7 D7 poderia ser usada uma única escala, A dorico ou G jonico?


Usei a dedução, de repente eu errei tudo.. heheh

Mas confesso que só conheço essas jonico, dorico e mixolidio. As restantes não sei a aplicação..

Um abraço,

Fábio


Fábio Ramos


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Sax Soprano Curvo Dolphin - Bari 68 (Fuks)
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Alex Freitas
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#17 Mensagem por Alex Freitas » 06 Ago 2006 16:41

GUTO,

Parabéns pelo Post!!

Concordo, as mais importantes foram citadas: Ionico, Dorico, Mixolidio e Locrio.

Mas a meu ver, ficou de fora um modo muito importante: LIDIO. Adoro a sonoridade do Acorde com 7M e #11. E mesmo a que a Cifra não esteja explícita, eu costumo usá-lo. Além de não ter notas evitadas.

Sobre os Modos da Menor Melódica: Possuem realmente uma sonoridade mais rica.

Os Modos que eu mais uso provenientes da Menor Melódica são:

Im7M: Escala Menor Melódica
IV7(#11): Lidio b7
VIm7b5(9): Locrio 9
VII7alt: Escala Alterada

Da Escala Menor Harmônica, gostaria de ressaltar o V grau:

V7b9b13: Mixo b9 b13

Estes são os 10 Modos de minha preferência, somadas com a Escala Diminuta (nas duas formas) e a Escala de Blues.


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#18 Mensagem por eliasjapa » 27 Abr 2007 17:37

ola pessoal!!...

muito tempo que nao apareço por aki!! mas vai uma dúvida...

dessas formulas abaixo.. estamos falando em acordes ou notas da escala??

exemplo. Se fosse escala de GM

Jonico= G-A-B-C-D-E-F#-G
Dórico= G-A-Bb-C-D-E-F-G

é isso???




Modo Jônio (Escala Maior): -> T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7M - T ---------->

Modo Dórico: ----------------> T - 2 - 3b - 4 - 5 - 6 - 7m - T --------->

Modo Frígio: ------------------> T - 2b - 3b - 4 - 5 - 6b - 7m - T ------>

Modo Lídio: -------------------> T - 2 - 3 - 4# - 5 - 6 - 7M - T --------->

Modo Mixolídio ----------------> T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7m - T ---------->

Modo Eólio (Escala Menor) --> T - 2 - 3b - 4 - 5 - 6b - 7m - T ------->

Modo Lócrio -------------------> T - 2b - 3b - 4 - 5b - 6b - 7m - T ---->


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LeoGigeck

#19 Mensagem por LeoGigeck » 27 Abr 2007 17:45

Correto. Seria um G dórico (Gm7)

Falamos em escalas, pois acorde consiste de terças sobrepostas, nesse caso.

Escala Gm7 - Dórico - G . A . Bb . C . D . E . F . G
Acorde Gm7 - Dórico - G . Bb . D . F (depois vem tensões e notas avoides) A . C . E.

Soa bacana o A e o C. o E muda a caracteristica do acorde, mas dependendo do efeito que você quer, usa ou não.

Abraços.

Léo.



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#20 Mensagem por eliasjapa » 27 Abr 2007 19:39

entendi!

durante o improviso, o ideal é usar uma articulaçao d jazz???

ou tem uma maneira mais pop para usa-las???

porquê.. escuto muito o ronaldinho gaucho do sax!rsrsr Gerald Albright...

ele usa em seus improvisos mtas escalas modais.. ou to errado?!!rsrs

se for... ele usa um tipo d pegada pop com jazz!!!hehehe... sei la...

ele toca diferente d todos/.... esta parte é mais por causa do estilo proprio?? ou é uma caracteristica dele??


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Rodolfo Ferreira
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Dúvida

#21 Mensagem por Rodolfo Ferreira » 12 Set 2009 15:48

Olá, pessoal!

Sou novo aqui no fórum. Comecei a tocar a pouco tempo, mas sinto que tá rolando, tô começando a entender a sensibilidade do instrumento (tenho um tenor). Minha dúvida é com relação às nomenclaturas que vejo serem usadas para designar escalas, como foi citado acima:

"JOnico..= IM7
LIdio ---- IVM7
MIxolidio.....V7"

conheço essas escalas, mas o que significa necessariamente esses "simbolos" à direita, se é que posso dizer assim, que indicam as escalas?
Leio partura, mas é aquela coisa de quem começa, muito devagar ainda.

Tô fazendo aulas, mas a minha vontade de apreender é maior do que as próprias aulas, por isso vim participar desse fórum.

Um abraço a todos!



Alex Freitas
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Re: Modos Gregos

#22 Mensagem por Alex Freitas » 12 Set 2009 18:55

Rodolfo, seja bem vindo.

Esta análise partiu do Centro Tonal.

Abaixo um link com uma explicação sobre escalas e centro tonal, leia com atenção.

http://clubedosax.com.br/viewtopic.php?f=25&t=142

Forte Abraço e Muito Som!


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heber carlos
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Re: Modos Gregos

#23 Mensagem por heber carlos » 21 Set 2009 19:44

Ola pessoal ....
Achei enteressante o assunto, p quem esta começando a tocar agora sax existe um metodo muito que eu estou estudando que chama-se ESCALAS PARA IMPROVISAÇOES DO Luciano Alves.Neste metodo tem varios tipos de escalas e execicios muito bom para aprendizado vai ai a dica........................


Michael wasm 47
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Rodolfo Ferreira
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Re: Modos Gregos

#24 Mensagem por Rodolfo Ferreira » 28 Set 2009 22:19

Alex Freitas escreveu:Rodolfo, seja bem vindo.

Esta análise partiu do Centro Tonal.

Abaixo um link com uma explicação sobre escalas e centro tonal, leia com atenção.

http://clubedosax.com.br/viewtopic.php?f=25&t=142

Forte Abraço e Muito Som!

Obrigado pelo link Alex!

Abraço!



Alex Freitas
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Re: Modos Gregos

#25 Mensagem por Alex Freitas » 28 Set 2009 22:22

Rodolfo Ferreira escreveu:Obrigado pelo link Alex!

Abraço!
Disponha e se precisar de alguma coisa... estamos aí!

Forte Abraço e Muito Som!


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Alexandr3
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Re: Modos Gregos

#26 Mensagem por Alexandr3 » 28 Out 2009 11:23

Olá.. é um prazer participar do Fórum.

Estou tentando entender como utilizo os modos gregos para improvisar gostaria de tirar algumas duvidas a respeito do assunto..
Tenho um tema qualquer, como por exemplo parabéns para você, não tenho cifras só a melodia e está em Dó Maior, eu posso utilizar qualquer dos modos para improvisar em qualquer trecho do tema? E dentro dos modos, no Jônio devo utilizar apenas as notas: Dó Mi Sol Si, no Dórico Ré Fá Lá e Dó e assim por diante?

Obrigado.



Alex Freitas
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Re: Modos Gregos

#27 Mensagem por Alex Freitas » 03 Nov 2009 14:11

Opções melódicas para acorde menor

Olá, amigos.

Gravei um pequeno vídeo para uns amigos, testando as diversas sonoridades sobre um acorde menor, queria compartilhar com a comunidade.

http://www.youtube.com/watch?v=-GxiENFEI5U

Modos e escalas usados:
Dorico
Eolio
Frigio
Pentatônica meio tom acima
Menor Harmônica
Menor Natural
Diminuta meio tom acima.

Qualquer comentário/crítica/sugestão estamos aí.

Forte Abraço e Muito Som!


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Re: Modos Gregos

#28 Mensagem por Alexandr3 » 04 Nov 2009 08:49

entendi...

Alguém poderia me tirar outra duvida?
Gostaria de um exemplo de um improviso simples sobre as seguintes progressões?


2/4
F maior
||:IIm7 | IIIm7 | IV7m |V7 |
||:Gm7 | Am7 | Bm7 | C7 |

Bbmaior
|IIm7 |V7 | I7M | IV7M : ||
|Cm7 |F7 |Bb7M |Eb7M : ||





Obrigado.



Alex Freitas
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Re: Modos Gregos

#29 Mensagem por Alex Freitas » 04 Nov 2009 14:24

Alexandr3 escreveu:2/4
F maior
||:IIm7 | IIIm7 | IV7m |V7 |
||:Gm7 | Am7 | Bm7 | C7 |
Não seria Bb7M (IV7M)? Se sim...

Bem, a resposta já está na sua pergunta...

Nos 4 primeiros compassos use a escala de F, nos outros 4, a escala de Bb.

Anexei um exemplo simples.

Forme conbinações simples com as notas de cada escala acima e assim estará fazendo um improviso simples. Se possível poste para a gente.
Forte abraço e muito som!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


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Alexandr3
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Re: Modos Gregos

#30 Mensagem por Alexandr3 » 04 Nov 2009 16:04

Obrigado Alex Freitas e desculpe-me se minhas perguntas são óbvias, é que não entendo dada do assunto... (sua correção esta correta)

Aproveitando sua boa vontade...

No caso eu trabalho com as escalas e não com os acordes? ex: Em Fmaior, IIm7 posso utilizar Lá, Dó, Mi além de Sol, Sib, Ré e Fá
E se eu não tivesse especificado as tonalidades?



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