Modos Gregos

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Alex Freitas
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Re: Modos Gregos

#31 Mensagem por Alex Freitas » 04 Nov 2009 17:08

Não são obvias, são de quem tem sede do assunto... isso é bom!

Já leu o tópico desde o início?


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Alex Freitas
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Re: Modos Gregos

#32 Mensagem por Alex Freitas » 13 Nov 2009 17:07

Para ativar o tópico...


Quais os modos poderíamos usar nos acordes da seguinte harmonia?

F#m7 / Dm7 / B7M / Bb7 /

Am7 / Gm7 / E7 / Eb //

Respostas:

F#m7:
Dm7:
B7M:
Bb7:
Am7:
Gm7:
E7:
Eb:


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Re: Modos Gregos

#33 Mensagem por sirlei » 14 Nov 2009 08:43

Alex Freitas escreveu:Para ativar o tópico...


Quais os modos poderíamos usar nos acordes da seguinte harmonia?

F#m7 / Dm7 / B7M / Bb7 /

Am7 / Gm7 / E7 / Eb //

Respostas:

F#m7: dórico em E
Dm7: dórico em C
B7M: jónico em B
Bb7: mixolidio em Eb
Am7:dórico em G
Gm7: dórico em F
E7:lídio em A
Eb: xiii num si não....


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Re: Modos Gregos

#34 Mensagem por Alex Freitas » 14 Nov 2009 12:39

Sirlei, seu pensamento está correto, mas...

Veja bem, Dórico em E é E dórico, ou seja: E,F#,G,A,B,C#,D,E.

C dórico = C,D,Eb,F,G,A,Bb
Bb Mixo = Bb,C,D,Eb,F,G,A

Etc...

Sei que já entendeu a nomenclatura.


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Re: Modos Gregos

#35 Mensagem por Alex Freitas » 19 Nov 2009 10:42

Relembrando,

Modos Maiores:(in C)

Jônio = C, D, E, F, G, A, B
Lídio = C, D, E, F#, G, A, B

Os Modos acima são da categoria Acorde Maior com 7ªMaior, _7M, podendo na cifragem vir explícita ou não a 7M. Ex: C7M, C, Bb, Ab7M.

Modos Menores:(in C)

Dórico = C, D, Eb, F, G, A, Bb
Frígio = C, Db, Eb, F, G, Ab, Bb
Eólio = C, D, Eb, F, G, Ab, Bb

Os modos acima são da categoria Acorde menor com 7ª, _m7, porém com suas diferenças nas tensões nonas e sextas. Ex: Cm7, Am, Fm7.

Modo Dominante:(in C)

Mixolídio = C, D, E, F, G, A, Bb

O modo acima é da categoria Acorde Maior com 7ª, _7. Ex: C7, A7/9, G9.

Modo Meio Diminuto ou menor com 7ª e 5ª dim:(in C)

Lócrio = C, Db, Eb, F, G, Ab, Bb

O modo acima é da categoria Acorde menor com 7ª e 5ª dim. Ex: Cm7(b5), Fm7(b5).


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Re: Modos Gregos

#36 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 20 Nov 2009 09:35

Alex,

Analisando a Harmonia proposta em busca do Centro Tonal, cheguei no seguinte resultado:

F#m7
F#m7 é segundo grau em Mi Maior ( IIm em E )
F#m7 é terceiro grau em Ré Maior ( IIIm em D )
F#m7 é sexto grau em Lá Maior ( VIm em A )

Dm7
Dm7 é segundo grau em Do Maior ( IIm em C )
Dm7 é terceiro grau em Sib Maior ( IIIm em Bb )
Dm7 é sexto grau em Fá Maior ( VIm em F )

B7M
B7M é primeiro grau em B Maior ( I em B )
B7M é quarto grau em Fa# Maior ( IV em F# )

Bb7
Bb7 é quinto grau em Eb Maior ( V7 em Eb )

Am7
Am7 é segundo grau em Sol Maior ( IIm em G )
Am7 é terceiro grau em Fa Maior ( IIIm em F )
Am7 é sexto grau em Do Maior ( VIm em C )

Gm7
Gm7 é segundo grau em Fá Maior ( IIm em F )
Gm7 é terceiro grau em Mib Maior ( IIIm em Eb )
Gm7 é sexto grau em Sib Maior ( VIm em Bb )

E7
E7 é quinto grau em A Maior ( V7 em A )

Eb
Eb é primeiro grau em Eb Maior ( I em Eb )
Eb é quarto grau em Sib Maior ( IV em Bb )

Sei que a idéia deste exercício não é buscar o Centro Tonal e sim os Modos, mas se entendi direito, para definir os Modos a análise acima dever ser feita, correto?

Ae surgiu uma dúvida. Como os acordes da Harmonia não convergiram para um único Centro Tonal, onde manteríamos a tonalidade encontrada e variaríamos nos Modos, o que se tenta fazer é manter o Modo variando as tonalidades?

Com base na análise de Centro Tonal e se a resposta da pergunta acima for “Sim”, teríamos:

F#m7= E Dórico
Dm7 = C Dórico
B7M = B Jônio
Bb7 = Eb Mixolídio
Am7 = G Dórico
Gm7 = F Dórico
E7 = A Mixolídio
Eb = Eb Jônio

Abraço,

Fábio Machado


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Re: Modos Gregos

#37 Mensagem por Alex Freitas » 20 Nov 2009 10:16

Fábio, aqui a escolha se dará apenas pela categoria dos acordes, ou seja, se pertence ao _m7, _7M, _7 ou _m7(b5). Inicialmente, esta análise sobre relação com centro tonal não se faz necessário.



Um equívoco que normalmente ocorre entre quem inicia no estudo dos modos é a troca da fundamental do modo pela fundamental da escala maior relacionada, em outras palavras:

Você respondeu, F#m7 = E dórico, e na verdade é F# dórico, E (Mi) é a escala relacionada de onde você tirou a armadura de clave, isso serve para os demais modos, a fundamental será sempre a do modo. Se voltar um pouco acima eu já tinha respondido isto ao Sirlei.
<em>Alex Freitas</em> escreveu:Sirlei, seu pensamento está correto, mas...

Veja bem, Dórico em E é E dórico, ou seja: E,F#,G,A,B,C#,D,E.

C dórico = C,D,Eb,F,G,A,Bb
Bb Mixo = Bb,C,D,Eb,F,G,A

Etc...
Respostas corretas:

F#m7= Dórico, Frígio e Eólio
Dm7 = Dórico, Frígio e Eólio
B7M = Jônio e Lídio
Bb7 = Mixolídio
Am7 = ~Dórico, Frígio e Eólio
Gm7 = Dórico, Frígio e Eólio
E7 = Mixolídio
Eb = Jônio e Lídio


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Re: Modos Gregos

#38 Mensagem por Alex Freitas » 20 Nov 2009 11:04

Alex Freitas escreveu:Respostas corretas:

F#m7= Dórico, Frígio e Eólio
Dm7 = Dórico, Frígio e Eólio
B7M = Jônio e Lídio
Bb7 = Mixolídio
Am7 = ~Dórico, Frígio e Eólio
Gm7 = Dórico, Frígio e Eólio
E7 = Mixolídio
Eb = Jônio e Lídio
Quais as notas de cada modo acima?

F# Dorico =
F# Frigio =
F# Eólio =
D Dorico =
...


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Re: Modos Gregos

#39 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 20 Nov 2009 14:19

Alex,

Não sei se entendi direito a pergunta. O que entendi é que deve-se alterar as notas da escala em questão (ex. F#) para o modo também em questão, no exemplo o modo Dórico. Se não for isso, desconsidere o que fiz abaixo...

Outro ponto, se o raciocínio abaixo estiver correto, para as _7m desceremos 1/2 tom também?

F# Dorico
Modo Dórico: ----------------> T - 2 - 3b - 4 - 5 - 6 - 7m – T
Escala F# = F#, G#, A#, B, C#, D#, E#, F#
Escala F# Dórico = F#, G#, A, B, C#, D#, E, F#

F# Frigio
Modo Frígio: ------------------> T - 2b - 3b - 4 - 5 - 6b - 7m - T
Escala F# = F#, G#, A#, B, C#, D#, E#, F#
Escala F# Frígio = F#, G, A, B, C#, D, E, F#

F# Eólio
Modo Eólio (Escala Menor) --> T - 2 - 3b - 4 - 5 - 6b - 7m - T
Escala F# = F#, G#, A#, B, C#, D#, E#, F#
Escala F# Eólio = F#, G#, A, B, C#, D, E, F#

D Dorico
Modo Dórico: ----------------> T - 2 - 3b - 4 - 5 - 6 - 7m - T
Escala D = D, E, F#, G, A, B, C#, D
Escala D Dórico = D, E, F, G, A, B, C, D

Conforme disse, realmente fiquei em dúvida se foi isso o pedido!

Abraço,

Fábio Machado


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Re: Modos Gregos

#40 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 20 Nov 2009 14:20

Vou aguardar a resposta e se o raciocínio estiver correto, continuarei para as demais escalas/modos.

Abraço,

Fábio Machado


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Re: Modos Gregos

#41 Mensagem por Alex Freitas » 20 Nov 2009 15:51

Está um pouco confuso... veja bem,

A escala de F# dórico não tem relação com a escala de F# Maior, a relação dela é com a de E Maior, ou seja, II grau de E. O mesmo para os demais modos.

F# dórico = F#, G#, A, B, C#, D#, E
Fabio Ricardo Machado escreveu:Outro ponto, se o raciocínio abaixo estiver correto, para as _7m desceremos 1/2 tom também?
Não entendi.

As suas respostas para os modos estão corretas, apenas o modo de pensar está equivocado.

Um observação, por convenção quando for sétima menor, não se usa o "m" após o 7, apenas o 7 mesmo. Ex: D7 (Ré com 7ª menor), Am7 (Lá menor com sétima menor). Diferente de quando for Sétima Maior, neste caso usa-se o "M" (sempre maiúsulo) após o 7. Ex: Ab7M (Lá bemol com sétima Maior).


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Re: Modos Gregos

#42 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 20 Nov 2009 17:19

Opa, valeu pela observação da sétima menor...

Agora quanto as notas dos modos, fiz uma salada na mente...

Vamos la, sendo o correto pensar que o F# dórico não tem relação com a escala de F# Maior, ou seja, a relação dela é com a de E Maior, então na prática o que faremos é montar a escala iniciando pela Fundamental de F# com os "acidentes" da tonalidade de E?

Se este pensamente estiver correto, para o F# Frígio que é terceiro grau em Ré Maior ( IIIm em D ), usaríamos o mesmo conceito, montando a escala com a Fundamental de F# com os "acidentes" da tonalidade de D, conforme abaixo?

F# Frígio = F#, G, A, B, C#, D, E

Seria isso ou fiz mais confusão ainda?


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Re: Modos Gregos

#43 Mensagem por Alex Freitas » 20 Nov 2009 22:51

Aêêêêêê...
Exatamente isso.
Siga o conceito para os demais modos.

Forte abraço!


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Re: Modos Gregos

#44 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 23 Nov 2009 09:30

Epaaaaa, agora vai...rsrsrs

para responder o tópico rapidinho, agora que acabei de ler, coloquei abaixo apenas os modos para o F# enquanto analiso os demais para postar posteriormente:

F# Dórico = F#, G#, A, B, C#, D#, E
F# Frígio = F#, G, A, B, C#, D, E
F# Eólio = F#, G#, A, B, C#, D, E

Abraço,

Fábio Machado


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Re: Modos Gregos

#45 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 23 Nov 2009 10:28

Resposta completa:

F#m7= Dórico, Frígio e Eólio
F# Dórico = F#, G#, A, B, C#, D#, E
F# Frígio = F#, G, A, B, C#, D, E
F# Eólio = F#, G#, A, B, C#, D, E

Dm7 = Dórico, Frígio e Eólio
Dm Dórico = D, E, F, G, A, B, C
Dm Frígio = D, Eb, F, G, A, Bb, C
Dm Eólio = D, E, F, G, A, Bb, C

B7M = Jônio e Lídio
B7M Jônio = B, C#, D#, E, F#, G#, A#
B7M Lídio = B, C#, D#, E#, F#, G#, A#

Bb7 = Mixolídio
Bb7 Mixolídio = Bb, C, D, Eb, F, G, Ab

Am7 = Dórico, Frígio e Eólio
Am Dórico = A, B, C, D, E, F#, G
Am Frígio = A, Bb, C, D, E, F, G
Am Eólio = A, B, C, D, E, F, G

Gm7 = Dórico, Frígio e Eólio
Gm Dórico = G, A, Bb, C, D, E, F
Gm Frígio = G, Ab, Bb, C, D, Eb, F
Gm Eólio = G, A, Bb, C, D, Eb, F

E7 = Mixolídio
E7 Mixolídio = E, F#, G#, A, B, C#, D

Eb = Jônio e Lídio
Eb Jônio = Eb, F, G, Ab, Bb, C, D
Eb Lídio = Eb, F, G, A, Bb, C, D

Abraço,

Fábio Machado


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Re: Modos Gregos

#46 Mensagem por Alex Freitas » 23 Nov 2009 11:19

Maravilha, Fábio.

Vou apertando aos poucos... rs

C#m7(b5) / F#7 / Am7 / D7 / Dm7 / G7 / C7M / F7 /

G7M / C#m7(b5) F#7 / Bm7 / Gm7 C7 / D7M / C#m7(b5) F#7 / F#m7(b5) / D7 //

Esta harmonia é de um Standard de Jazz, depois posto a segunda parte.

Forte Abraço.

**Lembrando que o objetivo é a PRÁTICA.


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Re: Modos Gregos

#47 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 23 Nov 2009 13:57

Alex,

Qual o nome deste Stardand? para ja ir ouvindo, de repente faço uma gravação depois que analisar a harmonia e coloco no Clube... para colocar a prática em ação!


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Re: Modos Gregos

#48 Mensagem por Alex Freitas » 23 Nov 2009 14:38

Prefiro não revelar ainda, vai te forçar a usar o conhecimento adquirido até agora sem interferências externas.
Agora que prometeu, aguardo a gravação.


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Re: Modos Gregos

#49 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 23 Nov 2009 15:51

rsrsrsrs... blz, vou gravar sim... mas apenas como estudo dos modos porquê como não sei o tema, o improviso não terá relação, blz?

Ah, então blz, nem fale o tema para não me influenciar tb... vamos ver o que dará fazendo apenas com base na harmonia do improviso...rsrsrs !!!

Abraço,


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Re: Modos Gregos

#50 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 24 Nov 2009 10:33

Bom, vamo la...

C#m7(b5)
C#m7(b5) Lócrio = C#, D, E, F#, G, A, B

F#7
F#7 Mixolídio = F#, G#, A#, B, C#, D#, E

Am7
Am7 Dórico = A, B, C, D, E, F#, G
Am7 Frígio = A, Bb, C, D, E, F, G
Am7 Eólio = A, B, C, D, E, F, G

D7
D7 Mixolídio = D, E, F#, G, A, B, C

Dm7
Dm7 Dórico = D, E, F, G, A, B, C
Dm7 Frígio = D, Eb, F, G, A, Bb, C
Dm7 Eólio = D, E, F, G, A, Bb, C

G7
G7 Mixolídio = G, A, B, C, D, E, F

C7M
C7M Jônio = C, D, E, F, G, A, B
C7M Lídio = C, D, E, F#, G, A, B

F7
F7 Mixolídio = F, G, A, Bb, C, D, Eb

G7M
G7M Jônio = G, A, B, C, D, E, F#
G7M Lídio = G, A, B, C#, D, E, F#

C#m7(b5)
C#m7(b5) Lócrio = C#, D, E, F#, G, A, B

F#7
F#7 Mixolídio = F#, G#, A#, B, C#, D#, E

Bm7
Bm7 Dórico = B, C#, D, E, F#, G#, A
Bm7 Frígio = B, C, D, E, F#, G, A
Bm7 Eólio = B, C#, D, E, F#, G, A

Gm7
Gm7 Dórico = G, A, Bb, C, D, E, F
Gm7 Frígio = G, Ab, Bb, C, D, Eb, F
Gm7 Eólio = G, A, Bb, C, D, Eb, F

C7
C7 Mixolídio = C, D, E, F, G, A, Bb

D7M
D7M Jônio = D, E, F#, G, A, B, C#
D7M Lídio = D, E, F#, G#, A, B, C#

C#m7(b5)
C#m7(b5) Lócrio = C#, D, E, F#, G, A, B

F#7
F#7 Mixolídio = F#, G#, A#, B, C#, D#, E

F#m7(b5)
F#m7(b5) Lócrio = F#, G, A, B, C, D, E

D7
D7 Mixolídio = D, E, F#, G, A, B, C


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Re: Modos Gregos

#51 Mensagem por Alex Freitas » 25 Nov 2009 16:56

Maravilha, pode-se ver que está bem esclarecida esta parte do assunto.
Vou deixar mais algumas harmonias e passaremos para os modos das escalas menores.

C7 / Bm / C7 / Bm / C7 / Bm / c#m7(b5) F#7 / Bm ://

F#m7(b5) / B7 / Em / A7 / Em7(b5) / A7 / D6 / C#m7(b5) F#7 /

C7 / Bm / C7 / Bm / C7 / Bm / C#m7(b5) F#7 / Bm //

Não custa nada lembrar... Pratique todos os conceitos teóricos vistos até aqui.

Forte Abraço.


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Re: Modos Gregos

#52 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 27 Nov 2009 11:43

Ótimo Alex,

Vou analisar para mim estas harmonias mas não vou postar no clube para o pessoal que interessar postar tb, ok? Se daqui um tempo ninguem postar eu posto :D

Legal, vamos para os Menores... vou reler o tópico todo por lá...

Ainda não gravei, conforme prometido mas vou gravar.... Vendi meu sax Yamaha e estou esperando chegar meu Julius Keilwert, mas neste meio tempo tenho treinado no acordeon...

Abraço,

Fábio Machado


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Re: Modos Gregos

#53 Mensagem por Alex Freitas » 27 Nov 2009 13:47

Fabio Ricardo Machado escreveu:Vou analisar para mim estas harmonias mas não vou postar no clube para o pessoal que interessar postar tb, ok? Se daqui um tempo ninguem postar eu posto :D
Seria bem legal o pessoal postar, Fábio, mas por aqui o interesse é mais nos HighNotes, Slap disso, Slap daquilo...
Vamos continuando com a aula particular que quem se interessar por música vai se juntar a nós...
então, tendo as respostas, mande ver por aqui.


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Re: Modos Gregos

#54 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 27 Nov 2009 15:21

Opa... sendo assim... terminando as analises ja coloco por aqui !

Abraco,

Fabio Machado


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Re: Modos Gregos

#55 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 30 Nov 2009 13:52

Vamos lá...

C7 / Bm / C7 / Bm / C7 / Bm / c#m7(b5) F#7 / Bm

C7
C7 Mixolídio = C, D, E, F, G, A, Bb

Bm
Bm Dórico = B, C#, D, E, F#, G#, A
Bm Frígio = B, C, D, E, F#, G, A
Bm Eólio = B, C#, D, E, F#, G, A

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F#7
F#7 Mixolídio = F#, G#, A#, B, C#, D#, E


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Re: Modos Gregos

#56 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 30 Nov 2009 14:16

F#m7(b5) / B7 / Em / A7 / Em7(b5) / A7 / D6 / C#m7(b5) F#7 /

F#m7(b5)
F#m7(b5) Lócrio = F#, G, A, B, C, D, E

B7
B7 Mixolídio = B, C#, D#, E, F#, G#, A

Em
Em Dórico = E, F#, G, A, B, C#, D
Em Frígio = E, F, G, A, B, C, D
Em Eólio = E, F#, G, A, B, C, D

A7
A7 Mixolídio = A, B, C#, D, E, F#, G

Em7(b5)
Em7(b5) Lócrio = E, F, G, A, Bb, C, D

D6 (analisei como acorde maior acrescido da 6) ???!!!
D6 Jônio = D, E, F#, G, A, B, C#
D6 Lídio = D, E, F#, G#, A, B, C#

C#m7(b5)
C#m7(b5) Lócrio = C#, D, E, F#, G, A, B

F#7
F#7 Mixolídio = F#, G#, A#, B, C#, D#, E


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Fabio Ricardo Machado
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Re: Modos Gregos

#57 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 30 Nov 2009 14:24

Opa, a terceira harmonia é igual a primeira, analisada no tópico anterior, blz?

Acabei analisando meio rápido agora, na hora de almoço do trabalho... com chances de ter escapado algo, ter cometido algum erro.

Hoje chega meu Julius Keilwerth alegre alegre alegre alegre

Abraço,

Fábio Machado


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Re: Modos Gregos

#58 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 02 Dez 2009 17:44

Grande Alex... poderia me falar de qual jazz standard é a harmonia que você falou?

Abraço,

Fábio Machado


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Alex Freitas
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Re: Modos Gregos

#59 Mensagem por Alex Freitas » 02 Dez 2009 18:31

Fabio Ricardo Machado escreveu:Grande Alex... poderia me falar de qual jazz standard é a harmonia que você falou?
A outra harmonia é a primeira parte de Stella by Starlight in Eb.
Esta que analisou agora é A Night in Tunisia in Eb.

Fábio,
Ainda não tive tempo para ler com calma suas respostas para podermos avançar, mas verei algo bem bacana para darmos continuidade.

Forte Abraço.


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http://www.youtube.com/user/AFSAX
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Tenor Borgani Silver - Vandoren V5 T35
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Flauta Muramatsu

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Re: Modos Gregos

#60 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 02 Dez 2009 22:01

Otimo Alex... so tenho a agradecer a aula particular que estou tendo contigo atraves do forum...

Neste momento estou fazendo download do Band in a Box e treinando escalas com o sax que chegou... mas vou envia-lo para re-sapatilhar no final de semana pois as sapatilhas estao pessimas... vazamento para tudo quanto é lado... para você ter uma ideia, rolou ate fita ilosante no registro do agudo para mante-lo fechado...rsrsrs

Nao esqueci que prometi a gravacao, mas preciso de no minimo que o setup esteja ok senao, o músico ja e fraquinho, com sax vazando... nao rola!

Tenho escutado muito jazz e tem sido otimo...o lance de articulacao, que antes era um misterio para mim, ja esta bem mais tranquilo agora...

Nao vejo a hora de estar com tudo pronto por aqui para estudar o que temos visto na teoria ate agora...

Agradeco mais uma vez,

Abracao,

Fabio Machado


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