Formação de Acordes

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Alex Freitas
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Formação de Acordes

#1 Mensagem por Alex Freitas » 27 Jun 2006 20:45

Olá Amigos...

Vamos tratar aqui de como se construir os acordes.

É fundamental que não tenhamos dúvida quanto a isso, pois usaremos durante o aprendizado da Harmonia e da Improvisação, por isso resolvi criar este tópico, para podermos avançar.

Os acordes são formados sobrepondo as notas em intervalos de terças.

Para isso teremos, que dominar outro assunto: INTERVALOS. (Abrirei outro Tópico para abordar este assunto e esclarecer possiveis dúvidas).

O Acorde Maior é formado pelos seguintes intervalos, a partir da fundamental do acorde:

Uma Terça Maior e uma Quinta Justa. Logo se tivermos como exemplo um acorde de C:

C para E, temos uma Terça Maior
C para G, temos uma Quinta Justa.

Assim: O acorde de C, é formado pelas notas C, E, G se estivermos falando em triade.

O Acorde menor é formado pelos segiuntes intervalos, a partir da fundamental do acorde:

Uma terça menor e uma Quinta Justa. Logo se tivermos como exemplo um acorde de Cm:

C para Eb, temos uma terça menor
C para G, temos uma Quinta Justa.

Assim: O Acorde de Cm, é formado pelas notas, C, Eb, G.

Agora pensem e formem os seguintes acordes:

1) Em
2) F#
3) B
4) Fm
5) Bbm


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#2 Mensagem por Guinho » 28 Jun 2006 09:09

Eita agora estou na minha praia... minha aula de teoria esta nesta banda daqui..hehehe

Posso responder?


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#3 Mensagem por wesley araujo » 28 Jun 2006 13:24

Agora sim !!! tenho de aprender muito de harmonia, estou gosta da primeira aula....rs...rs....rs

VAleu


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Alex Freitas
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#4 Mensagem por Alex Freitas » 28 Jun 2006 15:30

Guinho escreveu:Eita agora estou na minha praia... minha aula de teoria esta nesta banda daqui..hehehe

Posso responder?
wesley araujo escreveu:Agora sim !!! tenho de aprender muito de harmonia, estou gosta da primeira aula....rs...rs....rs
Poxa... Ainda não responderam?!? O que estão esperando?!?
Quem chegar atrasado pega a matéria com os outros!!! rsrs


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#5 Mensagem por wesley araujo » 28 Jun 2006 16:54

então vou arriscar...rs...rs..rs

Em - E/G/B
F# - F#/A#/C#
B - B/D#/F#
Fm - F/Ab/C
Bbm - Bb/Db/F

me corrijam hein !!!


abraços !!!


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#6 Mensagem por José Guilherme » 28 Jun 2006 17:45

Wesley, não sou o AF, mas posso responder...

PERFEITO

abraços,


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#7 Mensagem por wesley araujo » 28 Jun 2006 18:04

então estou no caminho !!!

valeu,


wesley


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Alex Freitas
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#8 Mensagem por Alex Freitas » 28 Jun 2006 19:15

José Guilherme escreveu:Wesley, não sou o AF, mas posso responder...

PERFEITO
José Guilherme, não só pode, como deve responder!! Aliás é isto que faz-nos unidos e amigos, esse compartilhar no mesmo propósito e no mesmo pensamento: O de ajudar a todos!!

Fiquem com DEUS!!


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#9 Mensagem por Alex Freitas » 28 Jun 2006 19:25

Aproveito e já deixo mais alguns e espero que aqueles que não responderam diretamente aqui no Tópico, possam ter entendido, e assim possamos proseguir... (De qualquer forma, sempre estaremos aqui para esclarecer quaisquer dúvida que outrora apareça!)

Formem os seguintes acordes:

1)G#m
2)Ebm
3)Gb
4)D#
5)Edim
6)C (#5) = Dó Maior com 5ª Aumentada
7)F#dim
8)Fdim
9)E (#5)
10)Abm

Bons estudos e espero as respostas!!

Fiquem com DEUS!!


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#10 Mensagem por José Guilherme » 28 Jun 2006 23:07

Bom, essa tá mais complexa hein AF, mas vamos tentar:

1)G#m - Sol# - Si - Ré#
2)Ebm - Mib - Solb - Sib
3)Gb - Solb - Sib - Reb
4)D# - Re# - Sol - La#
5)Edim - Mi - Sol# - Sib (estou em duvidas se a diminuta é na tonica, terça ou quinta)
6)C (#5) = Dó Maior com 5ª Aumentada - Dó - Mi - Sol#
7)F#dim - Fa# - La# - Dó (mesma duvida de cima)
8)Fdim - Fá - Lá - Si (mesma dúvida)
9)E (#5) - Mi - Sol# - Dó
10)Abm - Láb - Si - Mib

Acho que é isso...

abraços,


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#11 Mensagem por Alex Freitas » 28 Jun 2006 23:57

José Guilherme escreveu:Bom, essa tá mais complexa hein AF, mas vamos tentar:
É isso ai, amigo... a idéia é justamenten esta!! Vamos destrinchar este assunto ao máximo!!! (por falar em máximo... AMIGO MÁXIMO, onde anda você?!? Vejo que andas sumido!! Apareça!!)

José Guilherme, amigão, vou esperar mais um pouco para ver se alguém tb responde, ou até ajude na sua dúvida!!

Mas já adianto que gostei muito das respostas!!


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#12 Mensagem por Guinho » 29 Jun 2006 08:57

Poxa... perdi a oportunidade de responder..

Mas Af, como disse o Edu Amaral.. agora é colocar este acordes automáticos..risos fala o acordes.. vêm automaticamente as notas.. e depois sem pensar..risos já faz o arpejo.. Show

Tô treinando mais isto... eu não sabia trabalhar com os arcordes.. agora estou apredendo...

Valeu amigão... meu professor virtual!!!


Guinho (Thiago)

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#13 Mensagem por wesley araujo » 29 Jun 2006 09:48

EU TB JA ESTOU SACANDO ESSA FORMAÇÃO DE ACORDES....E TO GOSTANDO DAS AULAS !!!


ABRAÇO A TODOS !!!

WESLEY


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#14 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 29 Jun 2006 10:00

Salve pessoal,

Jose Guilherme, a diminuta é na quinta mas tambem fiquei em duvida se a terceira tambem deveria descer meio tom, ou seja, no acorde de Edim teriamos Mi - Sol - Sib?

Grande abraco,

Fabio Machado


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#15 Mensagem por José Guilherme » 29 Jun 2006 10:23

Vlw Fabio, por tirar minha dúvida...

Guinho, e quem falou que eu fiz certo?? olhe atentamente e veja onde eu errei e se errei..rsrs

abraços,


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#16 Mensagem por Alex Freitas » 30 Jun 2006 21:44

José Guilherme escreveu:Bom, essa tá mais complexa hein AF

5)Edim - Mi - Sol# - Sib (estou em duvidas se a diminuta é na tonica, terça ou quinta)

7)F#dim - Fa# - La# - Dó (mesma duvida de cima)
8)Fdim - Fá - Lá - Si (mesma dúvida)

10)Abm - Láb - Si - Mib
José, o acorde de quinta diminuta é formado por um acorde menor onde abaixamos a quinta.

Então:

5)Edim = E G Bb é o correto assim como:
7)F#dim = F# A C
8)Fdim = F Ab Cb
10) Abm = Ab Cb Eb

Entenderam??


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#17 Mensagem por José Guilherme » 30 Jun 2006 23:32

Perfeitamente...

muito obrigado AF...

abração,


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Formando acordes...

#18 Mensagem por Silent Note » 01 Jul 2006 08:09

Pessoal tem duas coisas a serem vista nesse tipo de assunto
a) os constituintes do acorde
b) a codificação (cifragem)

começando pelo ítem a) os contituintes... acordes são simplesmente mais que uma nota (grau) de uma escala qualquer tocados AO MESMO TEMPO...
1) BIADES (2 graus da escala tocados ao mesmo tempo)
2) TRIADES (3 notas/graus AO MESMO TEMPO)= PRIMEIRO GRAU (fundamental), TERCEIRO GRAU (terça), QUINTO GRAU (quinta)
3) TÉTRADES (4 notas/graus)= PRIMEIRO (fundamental), TERCEIRO (terça), QUINTO (quinta), SÉTIMO GRAU (sétima)
4) PENTADES = um TÉTRADE com o acréssimo da NONO GRAU
6) POLICORDES = uma PENTADE com o acréscimo da DÉCIMA-PRIMEIRA (no caso dos acordes maiores), ou DÉCIMA-TERCEIRA (no caso dos acordes menores)

Pro sax, fazer acordes sera possivel SOMENTE em 2 casos:
a) havendo mas gente tocando (como numa orquestra), pois aí cada toca uma nota do arcode diferente e TODOS JUNTOS formam o acorde
b) fazendo a gravação com as DOBRAS (overdubs)

e por aí vai... tem muuuuuuuuuuuuuuito + a respeito de acordes


Hope 2 keep in touch !!!!!!!!
Vejo cês no céu caso não o faça antes !!!!!!!!
Silent Note

Alex Freitas
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#19 Mensagem por Alex Freitas » 09 Jul 2006 13:02

Continuando nossos exercicios e passatempos tb, né?!? rsrs

1) C7M
2) Eb7(#5)
3) Am7(9)
4) D7(b9)
5) Eb7(b9)
6) G7(#9)
7) Ab7(b9)
8. Fm7M(9)
9) F#7M

Aos poucos vamos aumentando nosso grau de dificuldade.

Fiquem com DEUS!!


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#20 Mensagem por Alex Freitas » 11 Jul 2006 00:26

AF escreveu:Continuando nossos exercicios e passatempos tb, né?!? rsrs

1) C7M
2) Eb7(#5)
3) Am7(9)
4) D7(b9)
5) Eb7(b9)
6) G7(#9)
7) Ab7(b9)
8. Fm7M(9)
9) F#7M

Aos poucos vamos aumentando nosso grau de dificuldade.

Fiquem com DEUS!!
Ninguém???


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#21 Mensagem por José Guilherme » 11 Jul 2006 12:23

Vou tentar de novo:

1) C7M - dó-mi-sol-si
2) Eb7(#5) - Mib-sol-si-reb
3) Am7(9) - la-do-mi-sol-si
4) D7(b9) - re-fa#-lá-mib
5) Eb7(b9) - mib-sol-sib-mi
6) G7(#9) - sol-si-re-fa-sol#
7) Ab7(b9) - láb-dó-mib-solb-lá
8. Fm7M(9) - fá-láb-dó-mi-sol
9) F#7M - fá#-lá#-dó#-fá

Espero que seja isso, pois é isso que faço no teclado... claro que com sequencias diferentes...

abraços,


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#22 Mensagem por Alex Freitas » 16 Jul 2006 16:14

José Guilherme escreveu:Vou tentar de novo:

1) C7M - dó-mi-sol-si
2) Eb7(#5) - Mib-sol-si-reb
3) Am7(9) - la-do-mi-sol-si
4) D7(b9) - re-fa#-lá-mib
5) Eb7(b9) - mib-sol-sib-mi
6) G7(#9) - sol-si-re-fa-sol#
7) Ab7(b9) - láb-dó-mib-solb-lá
8. Fm7M(9) - fá-láb-dó-mi-sol
9) F#7M - fá#-lá#-dó#-fá

Espero que seja isso, pois é isso que faço no teclado... claro que com sequencias diferentes...

abraços,
Beleza, José Guilherme

Alguns deslizes, mas td bem, PARABÉNS!!

4) D7(b9) = D, F#, A, C, Eb - faltou o C (sétima)

5) Eb7(b9) = Eb, G, Bb, Db, Fb Aqui tb faltou a Sétima (Db) e a nona menor de Eb = Fb - Coisa chata, né?!?

6) G7(#9) = G, B, D, F, Ab você usou enarmonia, tudo bem, mas o correto é que a nona de G é A, ok?

7) Ab7(b9) = Ab, C, Eb, Gb, Bbb(Si Dobrado Bemol) Chata essa, né? De novo o uso da enarmonia... peguei pesado, né?

9) F#7M = F#, A#, C#, E# Aqui tb, a Sétima de F# é um E.

O QUE TENHO A DIZER É: PARABÉNS!!

Vejo que faz bem as posições no piano, o negócio agora é aplicar este conhecimento no Saxofone.

Fique com DEUS!!


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#23 Mensagem por José Guilherme » 17 Jul 2006 11:32

Vlw AF... essa Enarmonia tá me matando... Preciso aprender mais sobre o E#, Bbb, Fb....

abraços,


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#24 Mensagem por Alex Freitas » 17 Jul 2006 15:21

José Guilherme escreveu:Vlw AF... essa Enarmonia tá me matando... Preciso aprender mais sobre o E#, Bbb, Fb....

abraços,
Amigão,

é só se ligar na Armadura de Clave e lembrar sempre da sequencia de notas.

Fique com DEUS!!


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#25 Mensagem por joseluiz39 » 19 Jul 2006 03:09

Saudaçoes! muito legal você se propor a ensinar harmonia, desculpe se pego o bonde andando e você ja ensinou isto, mas prefiro pecar pelo excesso que pela falta: você podia antes de falar da montagem dos acordes, dar uns toques sobre intervalos e sobre Cifras...quem começa direto em um instrumento melódico as vezes "passa batido" por esses conceitos e tem muita dificuldade em entender a montagem ods acordes. Um gde abraço e mais uma vez parabens pela iniciativa.



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#26 Mensagem por José Guilherme » 19 Jul 2006 10:44

E ai Jose Luiz, td bem!! então, esses dois assuntos foram tratados em tópicos diferentes... se ver ai na sala de teoria música, eles estarão lá ok!!

grande abraço,


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#27 Mensagem por joseluiz39 » 19 Jul 2006 11:43

Entao tá blz! Toca em frente com a materia que esse tema é apaixonante. gde abraço!



Alex Freitas
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#28 Mensagem por Alex Freitas » 03 Set 2006 12:24

Reforçando:

ACORDE MAIOR:

Formado por intervalo de TERÇA MAIOR entre a Fundamental do Acorde e a Terça do Acorde, QUINTA JUSTA entre a Fundamental e a QUINTA do Acorde.

Exemplo em Dó Maior,

Dó para Mi = Terça Maior,
Dó para Sol = Quinta Justa, então, Acorde de Dó Maior é formado por Dó, Mi e SOL.

ACORDE menor:

Formado por intervalo de TERÇA Menor entre a Fundamental do Acorde e a Terça do Acorde, QUINTA JUSTA entre a Fundamental e a QUINTA do Acorde.

Exemplo em Dó menor,

Dó para Mib = Terça menor,
Dó para Sol = Quinta Justa, então, Acorde de Dó menor é formado por Dó, Mib e SOL.

Observem que para mudarmos de um Acorde Maior para um menor mudamos apenas a TERÇA (em Dó = Mi para Mib).


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COMO TOCAR ESSES ACORDES NO SAX....?

#29 Mensagem por maurelio » 17 Out 2006 11:55

Bem pessoal, Paz do senhor para todos irmãos e futuros irmãos em Cristo Jesus, sou novo no forum estou curtindo bastante a galera, são muito inteligentes e prestativos, eu toco violão e teclado estou começando a soprar o nosso famoso Sax bem essa coisa de acordes como funciona? No teclado é claro que eu toco todas as notas que compoem o acorde de uma vez, e tambem as arpejo isso me refiro a mão direita a mão esquerda normalmente faz o baixo ou um arpejo simples, mas a pergunta que não quer calar, se eu estiver com uma música na minha frente cifrada, como é o processo para toca-la?

Estou no aguarde.


Saxofone Alto Envelhecido boquilha massa palheta 2 1/2
Violão Walden Eletrico Aço 550
Teclado Korg N364

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Re: COMO TOCAR ESSES ACORDES NO SAX....?

#30 Mensagem por Alex Freitas » 22 Out 2006 17:01

maurelio escreveu: se eu estiver com uma música na minha frente cifrada, como é o processo para toca-la?
Maurelio,

Dificilmente você pegará uma partitura para sax onde venha somente Cifras. O que pode acontecer é numa partitura para Sax você tem uma melodia e num determinado momento do arranjo você tenha cifras para se improvisar sobre a harmonia dada.

Bem, neste caso temos muitas tecnicas a serem seguidas... arpejos, escalas dos acordes, escalas por centro tonal.. etc... muitos destes assuntos estão sendo tatados em outros Tópicos aqui na Sala de Teoria.

Abraços.


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