Centro Tonal Menor

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Alex Freitas
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Centro Tonal Menor

#1 Mensagem por Alex Freitas » 20 Fev 2007 20:57

Olá Amigos,

Já debatemos aqui sobre o Centro Tonal Maior e vimos algumas possibilidades de se usar uma única escala em vários acordes do mesmo Centro Tonal.

Agora venho falar sobre o CENTRO TONAL MENOR.

Sabemos que temos três tipos de Escala Menor:

Menor Natural,
Menor Harmônica e
Menor Melódica.

Menor Natural - Igual a Escala Maior começando pelo sexto grau deste:
A, B, C, D, E, F, G

Menor Harmônica - Eleva-se o sétimo grau:
A, B, C, D, E, F, G#

Menor Melódica - Eleva-se o sexto e o sétimo grau:
A, B, C, D, E, F#, G#.
______________________________________________________________________

Então, se formarmos acordes sobrepondo terças em cada nota, teremos:

Menor Harmônica:
Am7M = A, C, E, G#
Bm7b5 = B, D, F, A
C7M(#5) = C, E, G#, B
Dm7 = D, F, A, C
E7 = E, G#, B, D
F7M = F, A, C, E
G#° = G#, B, D, F

Menor Melódica:
Am7M = A, C, E, G#
Bm7 = B, D, F#, A
C7M(#5) = C, E, G#, B
D7 = D, F#, A, C
E7 = E, G#, B, D
F#m7b5 = F#, A, C, E
G#m7b5 = G#, B, D, F#

Não citei os formados pela Menor Natural pois, obviamente serão os mesmos da Escala Maior.

Abraços.


http://www.myspace.com/afsax
http://www.youtube.com/user/AFSAX
Alto Borgani Silver - Vandoren Java A35
Tenor Borgani Silver - Vandoren V5 T35
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Alex Freitas
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#2 Mensagem por Alex Freitas » 23 Fev 2007 00:22

Sobre a Harmonia abaixo:

Am / Am / Dm7 / Dm7 /
Bm7b5 / E7 / Am / Am /
Dm / Dm / Gm7 / Gm7 /
Am7b5 / D7 / Gm / Gm //


Qual (ou quais) Escala(s) Menor(es) poderíamos usar?
Lembrando que quanto maior a quantidade de acordes abrangermos com uma Escala melhor para esta fase do exercício.

Forte Abraço a todos!


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LeoGigeck

#3 Mensagem por LeoGigeck » 19 Abr 2007 10:48

Alex Freitas escreveu:Sobre a Harmonia abaixo:

Am / Am / Dm7 / Dm7 /
Bm7b5 / E7 / Am / Am /
Dm / Dm / Gm7 / Gm7 /
Am7b5 / D7 / Gm / Gm //


Qual (ou quais) Escala(s) Menor(es) poderíamos usar?
Lembrando que quanto maior a quantidade de acordes abrangermos com uma Escala melhor para esta fase do exercício.

Forte Abraço a todos!
AF,

Só vi o tópico agora depois de ler sobre tópicos não respondidos na sala de saxofone.

Am - VI de CM - Sairia como eólio.
Dm7 - II de CM - Dórico
Bm7b5 - VII de CM - Lócrio
E7 - V de AM - Mixolidio
Am - III de FM - Frigio
Dm - VI de FM - Eólio
Gm7 - II de FM - Dórico
Am7b5 - VII de GM - Lócrio
D7 - V de GM - Mixolidio
Gm - II de FM - Dórico ou Gm - VI de BbM - Eólio.

Não entendi bem o que você queria no exercício, mas trataria assim com algumas alterações nos eólios, elevando o 7 grau por exemplo.

Pelo que entendi no seu exercício, seria isso... é isso?

Mal responder assim, mas é o que a correria permite...

Abraços.

Léo.



vitor
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#4 Mensagem por vitor » 21 Abr 2007 13:55

vo te que parar e analisar isso ai um poquim rsrs..que bom que é isso que eu to aprendendo com meu professor,segunda eu tenho aula ai vo analisar com ele, bota otra harmonia ai AF,essa num valeu o leo respondeu muito rapido! hehe


VITOR LAGUARDIA

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Edu Amaral

#5 Mensagem por Edu Amaral » 22 Abr 2007 00:36

LeoGigeck escreveu:Não entendi bem o que você queria no exercício, mas trataria assim com algumas alterações nos eólios, elevando o 7 grau por exemplo.

Pelo que entendi no seu exercício, seria isso... é isso?

Mal responder assim, mas é o que a correria permite...

Abraços.

Léo.
OLha só Léo , achoque entendi o qeu o Alex colocou, na verdade ele ate´ja entrega o pulo do gato quando diz qeu quanto masi acordes uam escala abranger melhor...... ou seja.....


no exemplo citado , analisando rapidamente e sem aprofundar ,

Na primeira linha ele cita o acorde de "Am, Dm7 , e Bm7b5( meio diminuto) "qeu podem ser resolvidos com uma unica escala que é a de C Maior ou se preferirem a de Am natural.

depois cita um dominante qeu pede uam escala diferente pois tem alteração drastticas tanto no som quanto na estrutura do acorde. entao tocamos o "E7 " co a escala de E7 ou A Maior OK.

Em seguida ele volta para a sequencia Am e Dm voltando a usar a escala de C ( pode se usr outras coisas mas vamos nos ater ao simples.)

Entao ele entra em uma nova cadencia cujos acordes sao "Gm7 e Am7b5 " o qeu pode ser resolvido usando uma escala simples de G menor natural por exemplo.

cai para um D7 dominante .escala de D dominante ou Sol maior.e finaliza em Gm.

isso grosseiramente analisando...ou seja resolvemos a cadencia toda com 4 escalas........Ok


e da para diminuir masi hehehe

Abraços

Edu Amaral

se nao for isso oq eu você quis passar alex me corrige ai irmao......



LeoGigeck

#6 Mensagem por LeoGigeck » 24 Abr 2007 09:49

Edu,

Pelo que pude ver, nossa analise não ficou tão distante.
O que escrevi foi o que achei de mais simples, com certeza tem outras.

Ainda achei a minha um pouco mais fácil de inicio, mas num contexto geral, ficaram parecidas.

Valeu.

Léo.



William Hayama
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Re:

#7 Mensagem por William Hayama » 30 Set 2008 11:19

LeoGigeck escreveu:
Alex Freitas escreveu: Am - VI de CM - Sairia como eólio.
Dm7 - II de CM - Dórico
Bm7b5 - VII de CM - Lócrio
E7 - V de AM - Mixolidio
Am - III de FM - Frigio
Dm - VI de FM - Eólio
Gm7 - II de FM - Dórico
Am7b5 - VII de GM - Lócrio
D7 - V de GM - Mixolidio
Gm - II de FM - Dórico ou Gm - VI de BbM - Eólio.


Léo.
Olá amigos,

esta análise foi feita com base na escala maior, poderíamos fazer uma análise na escala menor? como ficaria isso?

Abraços



William Hayama

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William Hayama
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Re: Re:

#8 Mensagem por William Hayama » 30 Set 2008 11:42

Am - Im de Am
Dm7 - IVm7 de Am
Bm7b5 - IIm7(b5) de Am
E7 - V7 de Am
Am - Im de Am
Dm - IIm de Am
Gm7 - Im7 de Gm
Am7b5 - IIm7(b5) de Gm
D7 - V7 de Gm
Gm - Im de Gm

Dêem uma olhada para ver se eu fiz a análise correta em centro tonal menor (mais simples possível rs)?


Abraços



William Hayama

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Alex Freitas
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Re: Re:

#9 Mensagem por Alex Freitas » 01 Out 2008 09:07

Olá, Amigos.

Na verdade minha intenção era fazer uso das Escalas menores em suas três formas (natural, melódica e harmônica), desculpe se não fui tão claro no início do tópico.

William, a análise dos graus está correta, com exceçao:
_Will_ escreveu:Dm - IIm de Am
Mas eu queria que você me indicasse qual escala menor usar. Por exemplo:

Nos 4 primeiros compassos (Am / Am / Dm7 / Dm7 /) - Am natural (como o meu irmão Edu disse),

nos outros 4 (Bm7b5 / E7 / Am / Am /) - Am harmônica, e assim por diante.

Abraços.


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Re: Centro Tonal Menor

#10 Mensagem por William Hayama » 11 Nov 2008 10:27

como ninguém respondeu... vou tentar...

Am / Am / Dm7 / Dm7 / - Am natural (como o Alex e o Edu falou)
Bm7b5 / E7 / Am / Am / - Am harmônica (esse o AF tbm falou)

Dm / Dm / Gm7 / Gm7 / - Dm natural

Am7b5 / D7 / Gm / Gm // - Gm harmônica


Eu ainda tenho algumas dúvidas...

- podemos falar que todas as escalas melódicas e harmonicas têm estas características??

Menor Harmônica:
Im7M
IIm7b5
III7M(#5)
IVm7
V7
VI7M
VII#°

Menor Melódica:
Im7M
IIm7
III7M(#5)
IV7
V7
VI#m7b5
VII#m7b5

- Qual a diferença na improvisação no centro tonal maior e no centro tonal menor??

Abraços



William Hayama

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Re: Centro Tonal Menor

#11 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 27 Nov 2009 12:49

Hummmm... Li... re-li... li novamente mas ainda não ficou claro como analisar a harmonia e escolher entre as escalas!

Vou continuar pensando no assunto mas se puderem dar uma mastigada ainda maior eu agradeço.

Abraço,

Fábio Machado


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Re: Centro Tonal Menor

#12 Mensagem por Fabio Ricardo Machado » 26 Mar 2011 23:14

E ai pessoal, quanto tempo não?

Ao bem da verdade, nem sei quanto dos amigos antigos continuam por aqui... que bom se todos estivessem... De qq forma, sei que tem muita gente por aqui que conhece teoria então... alguem poderia dar continuidade nesse topico?

Se alguem que conhece se habilitar, tenho várias duvidas na análise de campo harmonico menor.

Abraço,

Fabio Machado


Redescobrindo o saxofone

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