Melhor óleo lubrificante para trompetes

Mensagem
Autor
Overclock

Melhor óleo lubrificante para trompetes

#1 Mensagem por Overclock » 06 Jan 2009 14:22

Olá fãs desse maravilhoso instrumento musical que é esse no qual falaremos agora!

Sou novo no Trompete ( +/- 5 anos) e gostaria de saber qual o melhor óleo lubrificante para meu Trompete Weril Regium II Symphonic. Veio o lubrificante da Weril, mas me disseram que ele não é muito bom.
Tenho uma noção de que os melhores são os da Yamaha e da Vicent Bach. Mas estou meio em dúvida.
Também quero saber onde comprar já que não encontro lugar algum que venda um desses citados acima.

Desde já agradeço as respostas!!!

Trompete Weril Dó ET1011 Niquelado
Trompete Weril Sib Regium II Symphonic ET8170 Laqueado Escovado

Ed Alexandre

Re: Melhor óleo lubrificante para trompetes

#2 Mensagem por Ed Alexandre » 09 Fev 2009 19:34

Olá Overclock! Sou músico amador e toquei trompete por quase 10 anos, sou apaixonado por este instrumento, para mim uma orquestra sem trompete não é orquestra. O trompete bem tocado é como o raiar do sol de uma manhã ensolarada, mas por alguns motivos mudei para o sax alto. Respondendo sua pergunta, realmente eu não aconselho usar o óleo da Weril, pois quando eu aplicava nos pistos (cilindro interno) com o passar do tempo este óleo os "amarrava", realizando função contrária ao que é proposto, que é o de fazer deslizar os pistos diminuindo o atrito. Eu recomendo duas marcas de óleo spray anti-ferrugem, pois sempre as usei para lubrificar os pistos: White Lub, Super Lub. Compre a que tiver o preço mais acessível.

Espero ter ajudado, um abraço

Ed Alexandre.

Sax Alto Pearl River By Ivan Meyer
Boquilha Barkley Standart Whitebear 7M
Palheta Fibracell Premier 2

Fabio Ramos

#3 Mensagem por Fabio Ramos » 09 Jun 2009 01:51

Cara vou te falar. Eu comprei o oleo da vincent bach. Mas confesso que me decepcionei um pouco, ele parece que sai muito rapido, sei la. O da Weril tb é uma porcaria, não recomendo.

O primeiro pisto principalmente tava agarrando direto. Eu já tava até achando que era o pisto que tava empenado. Mas fiquei na duvida porquê se tivesse empenado ele não iria ficar funcionando bem e depois de uns 2 dias começar a prender de novo.

Finalmente achei a solução! Coloquei vaselina mesmo, aquela em pasta! Ficou otimo! Não tá mais agarrando e nem me deu mais problema os pistos. O segredo é sempre você colocar uma quantidade pequena, se possivel colocar só um pouquinho com um cotonete. Pronto. Agora ele não agarra mais e nem tá com residuos por causa da quantidade muito pequena.

Lembrando que é sempre bom pelo menos 1 vez por mês você limpar bem os pistos, lavá-los e reaplicar o oleo ou a vaselina.

Se os oleos falharem coloca a vaselina que resolve. alegre

Um abraço,

Fábio Ramos

Sax Alto Yamaha Yas-25 - Beechler M7S / CARB Fuks 9
Sax Soprano Curvo Dolphin - Bari 68 (Fuks)
Flauta Armstrong 104
Trompete Weril Symphony - JC 1

LEXMEN

#4 Mensagem por LEXMEN » 27 Jul 2009 22:57

Eu uso uma mistura de oleo bach e oleo desengripante, pois tem alguns trompetes que tem os pistos muito justos e se você colocar só desengripante(withe lub, superlub etc) eles trancam..
Um problema desse tipo de lubrificante, é que ele reage com a água da respiração e da saliva, principalmente no frio ( sou de Curitiba e já toquei com 3 graus...),
o pai de um amigo meu trabalhava como representante da lubrax e uma vez me conseguiu um litro do óleo mais fino, na época eu tinha um weril estudante e funcionava perfeito, mas o problema era o cheiro forte.
O mais indicado mesmo, é que não importando o óleo que você use, faça a limpeza regular do seu instrumento, eu dou um banho com aguá quente e xampu de bebe a cada 2 meses.
uma vez limpei o cornet de um conhecido que estava tão sujo que tive que usar solvente para soltar as sugeriras internas...

Abraços!

LEXMEN

#5 Mensagem por LEXMEN » 27 Jul 2009 23:01

Complementando: 30% de óleo desengripante e 70 de óleo para trompete!

Fabio Ramos

#6 Mensagem por Fabio Ramos » 11 Jan 2010 22:20

Só uma correção... Vaselina não é muito recomendável não... to fazendo assim... eu dou uma boa limpada nos pistos e na parte de dentro do trompete onde ficam os pistos. Usa um cotonete e vai limpando... Depois coloca o óleo nos pistos e pronto! Vai ficar muito bom. Agora tem que ver tb o estado que estão os feltros. (Aquele pedacinho redondo de tecido que fica no pisto embaixo do pino (onde coloca os botões de madreperola). Teve casos que o bicho agarrava toda hora, troquei aqueles feltros e nunca mais ele travou. Vai entender... rs... o luthier falou que isso é mais normal do que parece... :shock:

Um abraço,

Fábio Ramos

Sax Alto Yamaha Yas-25 - Beechler M7S / CARB Fuks 9
Sax Soprano Curvo Dolphin - Bari 68 (Fuks)
Flauta Armstrong 104
Trompete Weril Symphony - JC 1

fawate

#7 Mensagem por fawate » 12 Jan 2010 00:46

Vi em um site americano que eles gostam muito de algumas marcas de óleo que podem ser um pouco difíceis de se encontrar aqui no Brasil. O óleo mais tradicional é um chamado "Al Cass FAST". O pessoal fala muito bem dele. Tem outro chamado "Blue juice", azulado, e tem os óleos sintéticos, como os atuais Yamaha e outro da marca "Ultra Pure". Esses são os mais falados por lá. Confesso que não testei nenhum deles. Estou usando um óleo brasileiro, creio, de uma marca chamada Lunnon. Tem funcionado direito, mas meu trompete está bem velhinho e não tem os pistos justos.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico