Métodos de lavagem do Trompete

Mensagem
Autor
Overclock

Métodos de lavagem do Trompete

#1 Mensagem por Overclock » 01 Fev 2010 16:53

Olá galera do Clube do Sax!
Resolvi criar esse tópico para que postem suas maneiras de lavar o trompete. O que usam para retirar a sujeira interior e desoxidar os encaixes. Dicas e truques para esse maravilhoso instrumento. Valeu!

Trompete Weril Dó ET1011 Niquelado
Trompete Weril Sib Regium II Symphonic ET8170 Laqueado Escovado

fawate

Re: Métodos de lavagem do Trompete

#2 Mensagem por fawate » 18 Fev 2010 16:43

Eu comprei um daqueles kits de manutenção, que trazem:
1 flanela
1 escova de bocal
1 escova de pisto
1 escova do tipo "snake"
1 graxa
1 óleo de pisto.

Para a limpeza eu deixo a água correr pelo trompete ainda montado. Depois, vou desmontando as partes e usando a escova "snake" para limpar as voltas. Uso a escova de pisto para limpar os tubos dos pistos (tem gente que não faz isso por receio de gastar o interior das câmaras) e também escovo o bocal (isso eu faço com mais freqüência). Esfrego as voltas com a escova "snake" e depois monto o instrumento. Seco tudo e, mais tarde, lubrifico os pistos e engraxo as voltas.
Nada muito sofisticado.
Antigamente, tinha um sujeito que falava em lavar o trompete com leite, mas eu nunca fiz isso, até mesmo por achar tudo muito estranho. Nem sei se isso é correto...
Só uso água morna ou fria mesmo. Aliás, ouvi dizer que água quente pode estragar o instrumento.
A vontade é de lavar o instrumento completamente 1 vez por mês, mas não tenho tido paciência.
O que eu tenho feito é não evitar economias com o óleo.
Saudações,
Fábio

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico