Dicas para Gravação

Sala para tratar de temas técnicos de gravação, equipamentos de som, softwares de gravação e afins
Mensagem
Autor
ricardobp

Dicas para Gravação

#1 Mensagem por ricardobp » 11 Jan 2008 20:11

Pessoal gostaria de algumas dicas de como posicionar o microfone condensador para estudio na sala de gravação para captar o sax alto.
E qual o tipo de equalização fica melhor para o produto final na gravação, ou seja, qual gama de frequencia resaltar para dar presença no som do sax.
Na voz o pessoal costuma resaltar a região de 2000Hz, no sax o que seria melhor resaltar e o que é melhor diminuir o ganho?

Valew

Ricardo Barbosa

Alto Selmer Paris SA80 Série II
Claude Lakey 7*3 / Selmer S125 / Selmer S80 E (à venda)

Oboé Marigaux M2 - Cabeças S e M
Corne Inglês Lorée Royal - tudel 3H e 2*
Palheta de raspado Alemão - óbvio - hahahaha

Bernardes

Re: Dicas para Gravação

#2 Mensagem por Bernardes » 24 Mar 2008 23:08

Ricardo,
Eu costumo usar o microfone AKG C414 voltado para a boca do saxofone um pouco mais alto e dois palmos ou tres afastados do sax.
Se o seu microfone tem corte de graves, você pode experimentar isso tambem, para o sax você pode usar o roll-off,nao é uma ma ideia.
Dessa maneira você vai evitar um pouco sons nao desejados, como barulho de ar-condicionado e as vezes hummer de eletricidade.
Na mixagem, eu costumo dar um "tapinha" nas frequencias medio-altas e altas, a partir de 2Khz, ate uns 8Khz .
Eu costumo aumentar no maximo 3dB , usando um equalizador grafico. Se você quer enfatizar mais o som do seu sopro, va mais para agudo, entre 12Khz e 16Khz. Evite equalizacoes loucas, tentando colocar frequencias onde nao existem.
Na mixagem um compressor para engordar um pouco o som tb soa bem legal, sem falar no reverb e as vezes um pouco de delay tb!

Esse é o meu my space, fique a vontade para comentar as musicas!
http://www.myspace.com/iranbernard

Espero te-lo ajudado

Abraco

Baritono Selmer SA, Tenor YTS61, Alto Selmer SA-II, Soprano YSS475
Flauta YFF325, Harmonica Hohner CX12, Diatonica Special 20,
WX5

Bernardes

#3 Mensagem por Bernardes » 24 Mar 2008 23:12

Desculpe esqueci de falar sobre diminuir o ganho.
Assim como nos agudos, você nao deve fazer curvas drasticas no equalizador, evite os cortes assim.
Se o som esta muito nasalado, procure consertar antes de gravar. As vezes uma palheta nova, uma outra boquilha...
Mas se você gravou um som e nao soa tão bem para você, corte um pouco dos medios graves, entre 1Khz e 250hz, experimente fazer uma gravacao com o seu sax, e brinque com as frequencias aumentando e diminuindo os faders no seu equializador. Assim você vai educar os seu ouvido em relacao a frequencias e descobrira como timbrar o saxofone do jeito que você gosta!

ricardobp

#4 Mensagem por ricardobp » 25 Mar 2008 09:22

Valew a Dica Bernardes.

Uso normalmente um AKG 4000, e de vez em quando num outro studio o B2 da Behringer. Seguindo a receita fica próximo do esperado mas acho que o treinamento do ouvido é que vai ajudar mais. microfones diferentes soam bem diferentes.

Obrigado.

Ricardo Barbosa

Alto Selmer Paris SA80 Série II
Claude Lakey 7*3 / Selmer S125 / Selmer S80 E (à venda)

Oboé Marigaux M2 - Cabeças S e M
Corne Inglês Lorée Royal - tudel 3H e 2*
Palheta de raspado Alemão - óbvio - hahahaha

aleitao

#5 Mensagem por aleitao » 28 Out 2009 18:20

sempre bom cortar tudo abaixo de 60hz e acima de 20khz que sao zonas onde o som do sax nao chega... entao se você cortar você elimina ruido desnecessário.

Agora cada mixagem é uma mixagem.... nao da para dizer corta tal frequencia ou aumenta tal frequencia... porquê até ai você ta analisando o som do sax sozinho... na hora que você ta rolando td com o playback existe o efeito de mascaramento... onde um instrumento com range de frequencias sobreposto apaga o som do outro... entao equalização depende muito do que você ta tocando e de quem está tocando com você...

mas so para tentar dar o caminho das pedras seguem algumas dicas de EQ e delay (sempre que possivel uso delay ao inves de reverb... minha preferencia... ninguem precisa concordar comigo hahaha)
* Para um sax mais morno, e um delay ambiente 135ms, 0% feedback, 30% wet
* EQ banda 1: +2dB at 800Hz
* EQ banda 2: +1dB at 2.5kHz

* Sax mais quente com um delay imediato: 90ms, 0% feedback, 15% wet
* EQ banda 1: -2dB at 1.2kHz
* EQ banda 2: +4dB at 2.7kHz

* Para ajudar um sax ja bem gravado (sem necessidade de equalização) sentar na mix: 115ms, 0% feedback, 20% wet
* EQ banda 1: +3dB at 2.5kHz

espero ter ajudado

Alexandre Leitão
---------------------------------------------------------------
Alto: Eagle Boq: Dukoff ¨* Power/Ivan Meyer 7
Tenor: Arena Boq: Ivan Meyer 8
Soprano: Stagg Boq: Tom Krisley
Flauta: Michael

Joubert - II

#6 Mensagem por Joubert - II » 03 Nov 2009 03:41

Seria bom dar mostras do som que cada um ensina/indica a fazer, não?

brunofirme

#7 Mensagem por brunofirme » 05 Nov 2009 12:00

Isso aee Joubert !!!! E tb dicas de programas para nos mais humildes que soh tem o pc de casa para gravar!!! e como mexe neles e claro, efeitos equalizações e etc. Estou tentando :D usar o Adobe Audition 3, por indicação de um amigo, se puderem ajudar ficarei grato.
Té Mais e um otimo estudo a todos. palmas

Bruno Firme

Sax Tenor Yamaha YTS 23 / Boquilha EverTon Studio 8

aleitao

#8 Mensagem por aleitao » 11 Nov 2009 16:20

Fala galera,

Qt a postar minhas gravações como amostra até topo... porém, temos um problema... toco mau para burro ahahah.. gravo bem mas toco mau... rs... se alguem puder pergar um midi qualquer gravar o sax por cima e me mandar eu mixo equalizo de várias maneiras(equalizações, efeitos, etc diferentes) e ponho os exemplos para vocês mas tem que ser gravado com o playback em midi... porquê assim eu consigo samplear e manter as pistas abertas... agora comigo tocando no way :D... em td caso... segue abaixo o link de outro tópico onde dei algumas dicas de gravação e mixagem para outro colega...

viewtopic.php?f=30&t=8629

abcs

Alexandre Leitão
---------------------------------------------------------------
Alto: Eagle Boq: Dukoff ¨* Power/Ivan Meyer 7
Tenor: Arena Boq: Ivan Meyer 8
Soprano: Stagg Boq: Tom Krisley
Flauta: Michael

Welber

#9 Mensagem por Welber » 07 Jan 2010 14:35

Olá Galera