Setup de sax

Sala para tratar de temas técnicos de gravação, equipamentos de som, softwares de gravação e afins
Mensagem
Autor
mateusdias

Setup de sax

#1 Mensagem por mateusdias » 05 Out 2009 14:37

Pessoal,

Tudo jóia com vocês?

Quero montar um setup para apresentações e queria saber o que preciso ter:

Pensei em um note (para ser o equipamento para playback) + interface M-Audio (USB) + Efeitos, mas não sei como ligar tudo isso, como devo organizar.

Alguém com mais experiência poderia me ajudar a entender melhor essa parte? Até então, não é só plugar o mic na mesa... mas criar um sistema pequeno para apresentações...

Abraços a todos,
Mateus

aleitao

Re: Setup de sax

#2 Mensagem por aleitao » 28 Out 2009 17:41

fala cara, td bem?

Durante muito tempo eu fui um arduo defensor dos setups com base em nootebooks (deve ter até um dois posts aqui neste forum sobre isso). Tenho um note IBM Thinkpad T61(trabalho na IBM) com 3 Gb de ram 300 Gb de Hd uma ediroll ua25 ex e uma porrada de software e processadores de efeitos instalados. Apreendi a duras penas que nao vale a pena... nao para apresentaçoes ao vivo pelo menos. sou analista de sistemas... tenho um conhecimento fora da média sobre computadores e ainda assim (inclusive com um note dedicado so para música) tive que passar pelas seguintes frases:
-Po, o driver da asio da placa ta dando pau
-Caramba o driver sumiu
-O VST deu pau
-O sonar nao quer abrir
-Travou a placa de som
-ta dando atraso no som... acho que tem que regular o driver asio de novo
-etc
O setup que uso atualmente (e considero muito bom se bem que assim que possivel troco meu microfone e meus efeitos) é um setup relativamente barato:
- IPod (qualquer modelo com tela - classic, touch) plugado na mesa
- Microfone Lesson sem fio para sax (deus sabe o modelo) plugado na
- Zoom G1 (ja passei pela 505 tbm funciona bem) pedaleira para guitarra plugada na
- mesa de som berhinger

mas se você quiser realmente insistir segue abaixo:
Pluga a placa na usb do micro (vai ter que utilizar driver ASIO senao nao rola efeito em tempo real configura o asio para nao prender o driver isso depende do software e da placa que você for usar... qd decidir me da mais detalhes que eu te ajudo a configurar)
Liga a saida de linha da placa (se tiver senao a saida comum mesmo) na mesa de som
Instala o guitar rig 3 (nao é o melhor mas para comecar a entender como funciona é a melhor opção)
Pluga o microfone na placa
Abre o media player para mandar o playback
escolhe o efeito no guitar rig e manda som no sax.

Qq duvida grita ai
Espero ter ajudado
Abc's

Alexandre Leitão
---------------------------------------------------------------
Alto: Eagle Boq: Dukoff ¨* Power/Ivan Meyer 7
Tenor: Arena Boq: Ivan Meyer 8
Soprano: Stagg Boq: Tom Krisley
Flauta: Michael

Estevão Villalba

#3 Mensagem por Estevão Villalba » 04 Dez 2009 18:10

:( Caramba!... Não entendi nada! rsssssss

( culpa minha, que não entendo nada destas linguagens de computador rsss).

Sou um médico cinquentão e, tudo isso para mim é grego rssss

Pior é que terei que arranjar um setup desses, para me apresentar em eventos...uau !

Mas valeu muito a postagem, pelo menos para eu saber que existe tudo isso aí! :)

Sax Tenor : Yamaha YTS 62, Michael, Werill Master
Sax Alto : Yamaha YAS 62, P. River, Bentley 90

Boquilhas : Ivan Meyer, C. Lakey, Selmer, Yamaha

Flauta Trans.: Yamaha , Michael

Violão Flat : Tagima

atsalgado

#4 Mensagem por atsalgado » 04 Dez 2009 20:43

Aleitão
Acho que o problema de seu setup é o Ruindows!!!!kkkk (brincadeirinha, inclusive porquê trabalhei com Windows por longa data).

Estevão
Fica tranquilo quanto a isso. Por isso existe o CS... para trocarmos idéias quando não sabemos algo...
O único conhecimento que tenho em medicina é o que eu assisto em House MD...kkkk

Abs

Abraços

Alexandre Salgado

Estevão Villalba

#5 Mensagem por Estevão Villalba » 04 Dez 2009 23:12

Tudo bem.. tudo bem ! rsss
Um a bração ! :)

Sax Tenor : Yamaha YTS 62, Michael, Werill Master
Sax Alto : Yamaha YAS 62, P. River, Bentley 90

Boquilhas : Ivan Meyer, C. Lakey, Selmer, Yamaha

Flauta Trans.: Yamaha , Michael

Violão Flat : Tagima

F.O.X.
instrumento: Sax tenor

#6 Mensagem por F.O.X. » 06 Dez 2009 22:36

Putz, é medico tambem?

rs....sofre do mesmo mal que eu.

O meu setup montei a pouco, e aparentemente funcona bem.

Adquiri uma mesa da behringer vom microfones para sopro da yoga (que são condensadores relativamente baratos), ligados a mesa (que ja possui o phanton power para alimentar o microfone).
Liguei ambos em duas caixas amplificadas e um pedal de efeito da Yamaha, igado a mesa pelo insert.

Como montei o sistema na escola de música onde estudo, para uso proprio, porem compartilhado com os outros alunos, acabamos usando teclado, bateria e baixo tocados pelos alunos mesmo, assim, ainda nao testei ligar nada disso com toca CD nem ipod.

Estevão Villalba escreveu::( Caramba!... Não entendi nada! rsssssss

( culpa minha, que não entendo nada destas linguagens de computador rsss).

Sou um médico cinquentão e, tudo isso para mim é grego rssss

Pior é que terei que arranjar um setup desses, para me apresentar em eventos...uau !

Mas valeu muito a postagem, pelo menos para eu saber que existe tudo isso aí! :)

ALTO-Yamaha YAS-82Z-Custom e Selmer Super Action 80

TENOR-Selmer Mark VI, King Super 20 e Selmer Super Action 80

SOPRANO-Yamaha YSS-675 e Yanagisawa 902

SAX-MIDI - Akai EWI 4000s

F.O.X.
instrumento: Sax tenor

#7 Mensagem por F.O.X. » 06 Dez 2009 22:41

Algo que gostei foram as caixas amplificadas, que podem ser colocadas em pedestais (dobraveis e portateis) e que para transporte possuem alça e rodinhas, que nem malas de viagem, com 450 W cada uma.

Haviam algumas variantes da caixa, como por exemplo, modelos com entrada USB, que permitiam ligar diretamente um pendrive com musicas diretamente na caixa.

Tambem gostei da possibilidade de, caso precisasse distribuir melhor o som, poder ligar mais umas caixas passivas nas caixas amplificadas.

Creio que para mim, ficou de muito bom tamanho.

Havia a possibilidade de usar uma mesa de efeitos, como a nanoverb, mas acabei achando que a pedaleira ficava mais pratica para mim.
alem do que, o modelo da mes da behringer que adquiri já possui um modulo de feitos incorporado, que ainda nao testei.

ALTO-Yamaha YAS-82Z-Custom e Selmer Super Action 80

TENOR-Selmer Mark VI, King Super 20 e Selmer Super Action 80

SOPRANO-Yamaha YSS-675 e Yanagisawa 902

SAX-MIDI - Akai EWI 4000s

negomac

#8 Mensagem por negomac » 03 Jun 2010 15:28

mateusdias escreveu:Pessoal,

Tudo jóia com vocês?

Quero montar um setup para apresentações e queria saber o que preciso ter:

Pensei em um note (para ser o equipamento para playback) + interface M-Audio (USB) + Efeitos, mas não sei como ligar tudo isso, como devo organizar.

Alguém com mais experiência poderia me ajudar a entender melhor essa parte? Até então, não é só plugar o mic na mesa... mas criar um sistema pequeno para apresentações...

Abraços a todos,
Mateus
se voce pensa num setup profissional segue a receita

Macbook (tem que ser o Pro ou o antigo Macbook com PORTA FIREWIRE) minimo de 4G de ram,se tiver possibilidade de 8G melhor mas 4 G de ram é mais do que suficiente
Snow leopard 64 bits (totalmente atualizado)
Reason para os efeitos
Placa de audio externa FIREWIRE,sugestao 610 da m audio ou alguma edirol
Microsofone sm57
Prontinho o se setup .se voce tiver uma controladora midi(vulgo SAX MIDI)pode utilizar tranquilamente na sua placa de audio,esqueça VST use o REASON ou o DARBURKA Wizoo para outros efeitos,VST são geralmente Bugadissimos e nao trabalham bem em real time,nao sao confiaveis,se voce quiser trabalhar com eles grave antes a pista renderize os efeitos e utilize o Pro tools ou o Pro logic, enfim é isso.
abraços

"Batendo duas mãos uma na outra temos um som; qual é o som de uma mão?"
Soprano Yanagisawa 880
Alto Selmer Mark VI
Tenores Conn 10M Lady Face e Phil Barone Vintage
Barítono YBS 61 Yamaha

blonski
instrumento: Saxofone
Contato:

#9 Mensagem por blonski » 17 Jul 2010 12:24

aleitao escreveu: O setup que uso atualmente (e considero muito bom se bem que assim que possivel troco meu microfone e meus efeitos) é um setup relativamente barato:
- IPod (qualquer modelo com tela - classic, touch) plugado na mesa
- Microfone Lesson sem fio para sax (deus sabe o modelo) plugado na
- Zoom G1 (ja passei pela 505 tbm funciona bem) pedaleira para guitarra plugada na
- mesa de som berhinger
Tem umas fotos, ou links das imagens dos aparelhos, quem sabe um esqueminha ?
Eu particularmente, também não confio em computadores. Acredito mais no seu setup, menos coisa para enguiçar.
E a pedaleira, é para ligar e parar os playbacks ? É no que tenho pensado ultimamente, um sistema para ligar, parar, avançar, e trocar os playbacks, com o pé. Ou seja, os controles básicos de um aparelho de cd, tocador de mp3, etc...
=====
Aproveitando o ensejo, alguém já usou, ou usa aqueles Kindle DX : http://www.amazon.com/Wireless-Reading- ... d_i=kindle

Para ler as partituras na hora do ensaio, digo ensaio, por que na hora "H" é na partitura tradicional, no papel mesmo, que não dá pau. Aí vem a mesma coisa, como virar as partituras com o pé no Kindle ? Pensei no Kindle, para não carregar uma montanha de papel nos estudos.

Tenor Yamaha YTS 62 Mark II-Tudel G1 — Soprano Vintage Vito Stencil
Violinos que eu mesmo fiz — Zaphon — Harmonica 64 vozes...
Dave Guardala Crescent Gold—Otto Link STM 8 NY—Selmer Super Session I—S80 C*
Tocando o Lado Grave e Altivo da Força!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico