Microfone - diferente para apresentação e gravação?

Sala para tratar de temas técnicos de gravação, equipamentos de som, softwares de gravação e afins
Mensagem
Autor
F.O.X.
instrumento: Sax tenor

Microfone - diferente para apresentação e gravação?

#1 Mensagem por F.O.X. » 19 Out 2009 19:15

Gente, uma pergunta meio boba:

Os microfones utilizados em gravação são diferentes dos utilizados em apresentações?

Pelo que entendi nos topicos e buscando na net, acredito que o mais indicado seria o condensador, pela melhor capacidade em captar sons mais agudos (creio que, por ter a membrana "flutuante" e portanto com menor resistencia, seria mais propicios a captar sons com essas caracteristicas)

Porem, tambem tenho lido alguns topicos em que são utilizados microfones sem fio para apresentações e, pelo que deu a entender, para conseguir um condensador sem fio, seria algo um pouco mais complexo (e caro).

Assim, surgiu a duvida: o condensador é necessario para as gravações apenas ou tambem para as apresentações?

grande abraço

FOX

ALTO-Yamaha YAS-82Z-Custom e Selmer Super Action 80

TENOR-Selmer Mark VI, King Super 20 e Selmer Super Action 80

SOPRANO-Yamaha YSS-675 e Yanagisawa 902

SAX-MIDI - Akai EWI 4000s

aleitao

Re: Microfone - diferente para apresentação e gravação?

#2 Mensagem por aleitao » 28 Out 2009 17:23

Fala cara,
F.O.X. escreveu:Gente, uma pergunta meio boba:

Os microfones utilizados em gravação são diferentes dos utilizados em apresentações?

FOX
Microfone de condensador é uma tecnologia. Existe microfones de condenser tanto para apresentações quanto para gravações.
Normalmente os microfones utilizados em estudio (para captação de voz e instrumentos de sopro) são os microfones de condenser com capsula grande (nada impede de você usar um SM-58 da shure para gravar porém nao vai conseguir a mesma qualidade).
F.O.X. escreveu: Pelo que entendi nos topicos e buscando na net, acredito que o mais indicado seria o condensador, pela melhor capacidade em captar sons mais agudos (creio que, por ter a membrana "flutuante" e portanto com menor resistencia, seria mais propicios a captar sons com essas caracteristicas)
FOX
Agora você já ta falando de frequencia de resposta. De acordo com a fabricação do microfone a frequencia e o pattern de resposta é diferente. Novamente aqui isso depende do microfone por exemplo tenho 3 microfones de condenser (Samson C15, Samson C03U, Marshall Mxl-770) cada um deles tem uma curva de resposta diferente para cada frequencia. Por exemplo o C15 capta bem agudos porém os médios são uma porcaria. O espectro de frequencia do saxofone se encontra nas frequencias médias altas por isso se o microfone é ruim de médias você nao vai ter um som muito legal. Ja o Mxl 770 responde bem nas médias, médias altas e agudas ja da uma resposta um pouco melhor.
F.O.X. escreveu: Porem, tambem tenho lido alguns topicos em que são utilizados microfones sem fio para apresentações e, pelo que deu a entender, para conseguir um condensador sem fio, seria algo um pouco mais complexo (e caro).

Assim, surgiu a duvida: o condensador é necessario para as gravações apenas ou tambem para as apresentações?

grande abraço
FOX
eu particularmente utilizo um sem fio lesson especifico para sax. Ele não é condenser e me da o que eu quero numa apresentação ao vivo. Mas isso td é muito subjetivo não existem regras a gente tem no momento o melhor que o nosso dinheiro pode pagar. Por muito tempo gravei em casa com um lesson sm48 nao tinha a qualidade que eu queria mas era o que eu podia pagar aos poucos fui melhorando meu setup hj to razoavel. para ao vivo muito tempo usei o mesmo sm48 (e na época o som me agradava).

Conselho:
-Compre o melhor que você puder pagar sem se meter em problemas
-Compre produtos com valor de mercado (ou seja nao perde muita grana na venda) pois na hora do upgrade isso vai pesar... é sempre mais facil vender um shure ou até mesmo um lesson do que um Ioga
-Compre produtos que você possa usar com seu setup e que te permitam uma evoluçao futura porquê senao vai ficar com o equipamento encalhado (meu caso comprei um samson c03u usb agora ele nao serve no meu setup - pois prefiro usar na entrada da mesa para poder monitorar - e to com um mic de R$1000 encalhado)

Espero ter ajudado,
qualquer coisa grita
abcs

Alexandre Leitão
---------------------------------------------------------------
Alto: Eagle Boq: Dukoff ¨* Power/Ivan Meyer 7
Tenor: Arena Boq: Ivan Meyer 8
Soprano: Stagg Boq: Tom Krisley
Flauta: Michael

F.O.X.
instrumento: Sax tenor

Re: Microfone - diferente para apresentação e gravação?

#3 Mensagem por F.O.X. » 29 Out 2009 08:49

Aleitao, muito obrigado!!!!!!!

Como suspeitava, o assunto é muuuuiiiiittttttoooooo mais complexo do que havia imaginado anteriormente.

Acredito tambem no que comentou: melhor comprar um equipamento melhor (o melhor que puder pagar).

grande abraço

FOX

ALTO-Yamaha YAS-82Z-Custom e Selmer Super Action 80

TENOR-Selmer Mark VI, King Super 20 e Selmer Super Action 80

SOPRANO-Yamaha YSS-675 e Yanagisawa 902

SAX-MIDI - Akai EWI 4000s

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico