Sax alto CONN Mexico

Categoria para avaliarmos marcas e modelos específicos, bem como comparações entre instrumentos de marcas e modelos diferentes.
Mensagem
Autor
Jaco Sampaio

Sax alto CONN Mexico

#1 Mensagem por Jaco Sampaio » 24 Jan 2009 10:48

Olá Amigos,

Estou fazendo um test-drive com um sax CONN feito no méxico(acho que 1921).

O sax é bem antigo, não sei precisar quando foi fabricado, está todo envelhecido pelo tempo, mas a mecânica está impecável. O mecanismo da mesa é bem diferente dos saxes atuais mas o som do sax na minha opinião é maravilhoso.

Ele foi restaurado e regulado por um luthier muito conhecido aqui em Floripa, o Adevilson Cerqueira, por sinal muito bom luthier e alé disso, gente finíssima. Ele me mostrou o sax CONN, quando eu soprei, amei o sax na hora, ele me ofereceu o sax para testar por uns dias para avaliar se eu gosto ou não.

Eu levei Condor novo para ele verificar e dar uma bixada nas chaves e deixar as molas mais suaves ele regulou o sax na minha frente e ainda me deu as dicas de como fazer me lembrou até Ivan.

Gostaria de saber a opinião dos que conhecem esse sax, pois estou querendo ficar com ele, inclusive trouxe para Curitiba para não perder tempo. Se puderem me ajudar nessa decisão ficarei muito agradecido.

Abraço a todos,

dan_camsky

Re: Sax alto CONN Mexico

#2 Mensagem por dan_camsky » 24 Jan 2009 12:14

Jaco:

Qual é o modelo desse Conn?

Sds

Dan

marden

#3 Mensagem por marden » 24 Jan 2009 19:02

Neste fórum existe uma ferramenta bem bacana chamada busca,tem uma verdadeira aula do Joubert sobre conns,é um tratado praticamente.
Bom espero ter ajudado.

A imaginação consola os homens do que não podem ser; o sentido de humor consola-os do que são.
Tenor SAI boq dukoff hollywood 7
Soprano gatemouth boquilha norberto cópia da selmer super session

Jaco Sampaio

#4 Mensagem por Jaco Sampaio » 25 Jan 2009 02:07

Tentei usar a busca, mas há muitos tópicos sobre esse sax, se você puder postar o link para esse tratado do Jou eu ficarei muito agradecido.

Abração,

JOUBERT

#5 Mensagem por JOUBERT » 25 Jan 2009 03:17

Jaco Sampaio escreveu:Tentei usar a busca, mas há muitos tópicos sobre esse sax, se você puder postar o link para esse tratado do Jou eu ficarei muito agradecido.

Abração,

Olá Jaco,

PAra facilitar (pois tem muita informação esparsa no fórum sobre Conn que postei outrora) mando estes links, pois que terás um bom apanhado sobre a marca e sua História. Claro que tem muito mais informação por ai, mais acredito que seja um bom começo, ja que a informação é farta, ok?

http://www.xs4all.nl/~cderksen/

http://www.saxpics.com/?v=man&manID=3

Quanto ao Conn México que citas, certamente deverá possuir o prefixo alfabético na frente da numeração, se não me engano em 1970 e os modelos produzidos na fábrica de Nogales/México foram os 14M, 16M (estes dois modelos também tem exemplares fabricados nos USA anteriores a esta data, onde para saber se é USA ou não, se detenha na sigla "USA" abaixo da marca Conn sobre engraving), 18M (timbrados com México abaixo da numeração) e 20M (este último é uma informação sujeita a confirmação). Os saxs Conn Mexicanos, sofrem de certo preconceito quanto a sua nacionalidade e devido a uma certa fragilidade de seu corpo, porém mais preconceito que outra coisa, visto ser o mesmo projeto dos modelos americanos com a mesma designação, onde por sua vez estes são baseados no mesmo chassi dos Lady Faces (14M e 16M).

Quanto a qualidade sonora, você terá os melhores exemplares de Conn, nos que foram produzido até 1966/68, ano em que a Conn enfrente sua mais séria crise financeira, e culmina na sua venda para o Grupo U.M.I (United Musical Instruments), que também acabou nesta época açambarcando a Selmer U.S.A, Armstrong, Artley, Martin (se não me engano) e outras..

Quanto a informação sobre a marca:

São saxs extremamente versáteis quanto a sonoridade, podendo responder tão bem com uma boquilha de metal aberta, onde mostrará um timbre mais moderno (brilhante), como também um som mais jazzy com uma boquilha de massa em numeração intermediária.

O grande diferencial da marca, é seu timbre inconfundível e sua projeção (já ouve relatos em que um de nossos colegas tocando em um baile de carnaval, chegou a ouvir reclamação dos metais que compunham o naipe devido a projeção de som, que brigava com o trombone e trompete!).

Abraços

Jou

Jaco Sampaio

#6 Mensagem por Jaco Sampaio » 25 Jan 2009 10:13

Olá Jou,

Obrigado pela atenção epelas informaçoes.

Abração,

JOUBERT

#7 Mensagem por JOUBERT » 27 Jan 2009 16:07

Quando precisar estamos ai.

Para referendar o som dos Conns, mando uma gravação recém feita com a finalidade de ajuste de um mixer que estou fixando aqui no PC, mais não repare o som (ainda em fase de ajustes), nem na performance e sonoridade e desconte o excesso de bends (rsrsrsrs, a música faz este apelo)., pois foi feito só para teste mesmo.

Sax: Alto Conn PAn american década 40 corpo em latão
Boquilha: A75 Leo Fuks
PAlheta: Rico Royal 3
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Jaco Sampaio

#8 Mensagem por Jaco Sampaio » 27 Jan 2009 18:23

Olá Dan e Jou,

Esse CONN que estou testando tem gravado ''N 70712 MEXICO'', vocês têm alguma idéia de quando foi fabricado?

Jou, não consegui baixar o mp3.

Abração,

Jaco Sampaio

#9 Mensagem por Jaco Sampaio » 27 Jan 2009 18:32

Ooops, dei uma olhada nos links e aparentemente esse sax é de 1970 (prefixo N).

Abração,

JOUBERT

#10 Mensagem por JOUBERT » 27 Jan 2009 18:33

Jaco Sampaio escreveu:Olá Dan e Jou,

Esse CONN que estou testando tem gravado ''N 70712 MEXICO'', vocês têm alguma idéia de quando foi fabricado?

Jou, não consegui baixar o mp3.

Abração,
Jacó.

Prefixo "N" é designativo de 1970, ok? Seu sax com toda certeza é de 1970, logo tecnicamente é considerado um vintage que para os saxofones são aqueles produzidos antes de 1980, de acordo com o consenso geral pelo que vi até hoje.

Quanto ao mp3 é só clicar em cima com o botão esquerdo esmo e escolher se quer baixar ou ouvir!

Abração

Jou

DanielCostaSax
instrumento: sax

#11 Mensagem por DanielCostaSax » 03 Ago 2019 22:21

Olá. Gostaria de descobrir o modelo do meu. Conn n14358. Alguém ajuda?

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico