boquilhas Lawton

Categoria para avaliarmos marcas e modelos específicos, bem como comparações entre instrumentos de marcas e modelos diferentes.
Mensagem
Autor
jovijr
instrumento: sax tenor Mark VI

boquilhas Lawton

#1 Mensagem por jovijr » 06 Set 2010 13:07

Estou fazendo uns test drives com uma boquilha de metal Lawton para tenor. Impressiona o bom acabamento e o peso da mesma.
Muito volume de som, mas muito mesmo, sem brilho excessivo. Farei mais uns testes com palhetas diferentes, mas queria saber se alguém já teve o prazer de testar alguma.
Sei que o Wellison tem uma para barítono e suas opiniões serão, como sempre, bem-vindas.
Abração,
Jovi

sirlei

Re: boquilhas Lawton

#2 Mensagem por sirlei » 06 Set 2010 16:11

Tenho uma de barítono ( comprei do Wellison), acho uma boquilha maravilhosa, bastante volume, brilho dosado e relativo bom controle, fora o acabamento impecável, o único defeito dela é que ela não é tão fácil tirar som como algumas outras que se acha no mercado, mas mesmo assim hoje essa Lawton que eu tenho é minha principal no baritão. Tenho vontade de testar as de tenor e de alto para ver como é.

Um Abraço!!!

4 SAX: SOPRANO, ALTO, TENOR AND BARI
"MUITO MAIS TEM DEUS PARA DAR, GLÓRIAS AO SEU NOME!!!
Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

carpejazz

#3 Mensagem por carpejazz » 07 Set 2010 10:44

Também tenho em mente incluí-la em meu setup. Estou a procura de uma Lawton Gold Brass 7*. Alguns colegas que tiveram a oportunidade de relatar suas experiências , informaram que além do volume e um belo timbre elas tem uma afinação incrível!!!

Para tenor tenho essa vontade de conseguir adquirir além dessa Lawton.
01 Dave Guardala MB I Handmade;
01 Lebayle LR II 7*;
01 Freddie Gregory Mark II 7** de massa igual a do Bob Mintzer.

O que vale é sonhar e conquistando aos poucos, eheheeh..

Abrzzz..

Sax tenor SX90R SHADOW/MPC Guardala MB I Handmade. Ligature Selmer Prata/FL Ultimate
Neck: Stephan Boesken Silver Handmade a caminho.
Reeds: Alexander Superial DC 3/New York 2 1/2/Vandoren J Red 3

AJB Ágape Jazz Band/OPC Orquestra Popular do Cerrado

F.O.X.
instrumento: Sax tenor

#4 Mensagem por F.O.X. » 07 Set 2010 11:08

Puxa vida, estou vendo que esse negocio de boquilha não tem fim...nunca.... :lol: :lol: :lol:

Há sempre um novo "objeto do desejo".

A proposito: Sirlei, mas que boquilha é essa Guardala!!!!!!!!!!!!!!!!

Meu Deus, é uma boquilha muito "leve"!!!!!! A gente toca sem fazer força alguma e sai um sonzão!!!!!!!!!

Testei com varias palhetas diferentes e cada uma fica com o som melhor que a outra!!!!

ALTO-Yamaha YAS-82Z-Custom e Selmer Super Action 80

TENOR-Selmer Mark VI, King Super 20 e Selmer Super Action 80

SOPRANO-Yamaha YSS-675 e Yanagisawa 902

SAX-MIDI - Akai EWI 4000s

jovijr

#5 Mensagem por jovijr » 07 Set 2010 11:48

Fox,
É o famoso boquillius angustiatus que acomete alguns saxofonistas. Uma patologia irresistível de sair testando boquilhas.
Pensei que já estivesse curado, mas dei uma recaída, confesso.
Para aproveitar o feriado vai aí um link do James Carter, que usa Lawton 7*BB http://www.youtube.com/watch?v=1SHhcpbWvIU
Lógico que um cara desse até com uma Rico Royal quebrada humilhará 99,9999% dos saxofonistas.
Grande abraço,
Jovi

carpejazz

#6 Mensagem por carpejazz » 07 Set 2010 12:10

Ehehe... Com certeza essa patologia está presente em nosso cotidiano.

Mas vai se curando à medida que vai adquirindo rsrsrsr...

Sax éh mais difícil ficar adquirindo, devido ao preço, apesar de que algumas dessas boquilhas não são nada baratas. Aki onde moro é muito complicado para se experimentar essas belezuras.

Queria muito experimentar um Tenor Borgani, Rampone & Cazzani R1 Jazz, um JK, um Selmer Firebird dentre outros, mas tem modelos que nem sei se tem aki no Brasil, como o Rampone R1 Jazz Tenor, esse firebird tb´vai demorar chegar às lojas, se chegar rsrsrs.. Só para quem tem muito $$$$$$..

Agora vamos falar a verdade quem não queria ter um setup repleto de instrumentos e acessórios TOP??

Sax tenor SX90R SHADOW/MPC Guardala MB I Handmade. Ligature Selmer Prata/FL Ultimate

Percival

#7 Mensagem por Percival » 07 Set 2010 12:28

Jovijr, eu tenho uma Lawton 8BB stainless steel como mina boquilha principal no tenor. É uma grande boquilha, som gordo "focado", agudos penetrantes sem ser estridentes, afinação impressionante, timbre limpo, mas flexível para nuances sonoras, é marcante a possibilidade de emissão das notas graves com uma mínima coluna de ar.É dito que algumas Lawtons requerem colocação precisa da palheta e da abraçadeira para que a sonoridade ganhe vida. No exemplar que tenho, a colocação da palheta no lugar certo é crucial para ela se tornar mais leve (menos resistente) mais responsiva, eu demorei para achar este lugar, mas posso colocar a abraçadeira em qualquer lugar se notar alterações. Talvez seja está a dificuldade encontrada pelo Sirlei quando diz :
sirlei escreveu:o único defeito dela é que ela não é tão fácil tirar som como algumas outras que se acha no mercado

Uma coluna de ar concentrada também é uma alegação recorrente. Isto no meu exemplar é contraditório, pois a emissão sonora surge com o mínimo de esforço, entretando há mais personalidade com uma coluna de ar com maior apoio. Palheta também é uma escolha que produz variações interessantes, entre gordura, magreza, estridência, escuridão, brilho, a Lavoz é a mais recomenda nos sites internacionais, Plasticover é outra recomendada... para mim a Lavoz ainda é a melhor das que testei (Java, V16, Rico, Rico Royal, Plasticover, Gonzales-boa palheta escura... etc), pois tem um bom compromisso entre gordura - que adoro, brilho e percussão; quando eu uso uma numeração maior e faço uma raspagem na proximidade da ponta obtenho um timbre muito percusivo (método ainda em teste).

Como qualquer boquilha há variações entre os exemplares, a crítica mais recorrente é de apitos, eu particularmente enfrento dificuldades com a coluna de ar concentrada, pois não tenho uma constância adequada com o sax. Pegue a gravação de Houston Person - The way we were, ou Blue Velvet.... ou dê uma olhada no James Carter um usuário de carteirinha da Lawton com uma gama enorme de timbres.

Uma coisa é dito, não e uma boquilha para todo mundo.... mas qual é ? :mrgreen:

Abraços

Percival
Sax tenor

jovijr

#8 Mensagem por jovijr » 07 Set 2010 12:36

Percival,
Muito elucidativa sua mensagem. Estou com pouca variedade de palhetas por aqui e por conta disso não deu para fazer tantos testes.
Tive uns probleminhas com apitos também, mas foi com uma palheta só. Também estou ainda fazendo variações no posicionamento das palhetas até encontrar a posição ideal para mim.
O modelo que estou testando é B e é menos ardida que a BB, como você bem sabe.
Hoje à tarde, se me deixarem, vou testar mais um pouco.
Grande abraço,
Jovi

GIGTRENDS

#9 Mensagem por GIGTRENDS » 07 Set 2010 12:54

Grande jovilr,

Boquillius angustiatus , isso e contagioso, especialmente o do tipo geoffilus lawtonus tenorius, ja peguei quatro, o 6*, 7*B, 7*BB e 8*BB. Meu amigo, "que boquilha". Num Conn Chu ou num 10M sao de arrebentar. Uma pena que ja nao se propagam mais.

E este Sax do Carter, um enigma. Parece um Conn Chu com tudel do 30M e mesa de grave moderna. So queria saber quem fez esta beldade, mais saxxy do que a Katy Perry.

Um abraco,

Gig

jovijr

#10 Mensagem por jovijr » 07 Set 2010 13:34

Gig,
Você está no auge do boquillius angustiatus, na variedade geoffilus lawtonus tenorius.
Certamente não há cura disso.
Das boquilhas que possuo a maior quantidade é da Lebayle: uma de massa, duas de madeira e uma de metal. Dessas prefiro o modelo Jazz de massa e madeira.

A coleção é magnífica, mas qual a que você utiliza com mais frequência ou a numeração predileta?
Comparando as 7*B e 7*BB a diferença é bem significante?
Muita diferença do stainless steel para o brass?

É isso aí.
Jovi

gustavofgt

#11 Mensagem por gustavofgt » 07 Set 2010 13:37

Acho que quem fez esse Conn alieningena :lol: foi esse cara aqui:
http://www.blashaus.ch/de/vintage_sax/c ... arl_1.html

Abraço.

carpejazz

#12 Mensagem por carpejazz » 07 Set 2010 13:50

Putzzz, já achei a minha 7*BB, ahahaha...
Pode me vender uma aí, rsrsr..

Vlw...

GIGTRENDS

#13 Mensagem por GIGTRENDS » 07 Set 2010 20:56

Impressionante, acho que o Gustavofgt matou a charada do construtor do Sax do James Carter. Valeu ! Eu nunca iria descobrir esse cara na Suica fazendo estes saxophones com esteroides.

Achei o trabalho deles interessante e vou pesquisar mais sobre eles.

Quanto a pergunta do jovijr sobre as Lawtons, eu uso mais a 7*B e depois a 7*BB. Ha pouca diferenca entre elas e nao sei como descrever pois e muito sutil. Entre o SS e o Brass tambem e dificil escolher pois sao duas pecas excelentes mas eu diria que a de SS e mais estavel quanto a variacoes de temperatura, mas isso pode ate ser subjetivo.
Nao usei muito a A 6* e a 8*BB,portanto nao posso dizer muito sobre elas.

Espero ter ajudado,

Um abraco,

Gig

Wellison

#14 Mensagem por Wellison » 08 Set 2010 18:03

Olá amigos,

já usei lawton no baritono e no soprano, no baritono 7*B e 7B stainless e 7* de massa, no soprano 6*B stainless.

Sao excelentes em afinação, sonoridade cheia e penetrante, tudo como o Sirlei falou e o nosso amigo Percival.

Também abhei muita variaçào até descobrir o ponto da abraçadeira e palhetas que funcionassem 100% com elas. Para mim a la voz foi a melhor palheta em todas. Na de soprano a vandoren tradicional também ficou otima.

Usei muita a 7*B de baritono com abraçadeira de metal FL ultimate e ficou um show!

Na questão sonoridade acho muit encorpado e cheio o som, sem ser brilhante mas com muita projeção e foco, meio gordo mesmo, mas com versatilidade e potencia.

Só vendi minha lawton de baritono pro Sirlei porquê ando numa campanha de uma boquilha para cada sax, menos no tenor, he, he, he ... Ela realmente é muito boa, só perde para a guardala handmade no baritono para mim (opinião pessoal), mas tenho minhas duvidas se perde mesmo.

Não acho uma boquilha facil de tocar e tirar um bom timbre no inicio. Tem de acostumar com ela, tem uma projeção diferente e não é muito amistosa com todas as marcas de palheta, na minha experiencia, mas depois de um tempo, com dominio é realmente incrivel em todos os aspectos, do ppp ao fff com a mesma qualidade sonora.

Prefiro os modelos B, pois sao mais versateis a BB é mais para pop e rock e a plain (já tive uma), tem som bem vintage, mas acho meio sem graça.

Essa minha humilde opinião.

Abraço a todos,

Wellison

Setup: Selmer Mark VI tenor, ottolink florida NO USA 8* metal, abraçadeira winslow, palhetas alexander Superial 2 1/2. Aulas presenciais ou on line de sax via skype, contato: wellmol@terra.com.br
AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

jovijr

#15 Mensagem por jovijr » 08 Set 2010 21:32

Wellison e amigos,
Fui falando de uma boquilhazinha e vocês vem logo com a experiência de um batalhão de boquilhas Lawton...
Isso é que é experiência.

Essa boquilha inglesa tem muito prestígio internacional e não é à toa que esta galera a utiliza: Johnny Dankworth, Ron Hollowday, John Williams, Frank Foster, Alberto Pinton, Dave Bishop, Vinny Golia, Tim Price, James Carter, Greg Banaszak, Ernie Watts, Rickey Woodard, Gary Barnacle, Don Braden e Sonny Rollins. Tem que respeitar.

A primeira impressão é que ela é uma boquilha para abafar mesmo. Numa big band cairá como uma luva. Gostei dela por não ser estridente. Ainda não a domei, mas fiquei com a impressão que é uma boquilha que responde à altura quando exigida.

Agradeço as opiniões expostas.
Jovi

jovijr

#16 Mensagem por jovijr » 09 Set 2010 00:55

Gigtrends,
Querendo negociar a 6* é só avisar. Tem gente aqui no DF querendo e posso intermediar a venda.
Jovi

GIGTRENDS

#17 Mensagem por GIGTRENDS » 11 Set 2010 02:46

Lido e entendido Jovijr.
Me sensibilizou e trouxe antigas lembrancas o fato se ser Brasilia, que aindo nao conheco, mas sempre me impressionou muito . Me recordou do Oscar , do Jk e das imagens em preto e branco daquela velha revista "O Cruzeiro" que por alguma razao permaneceu muitos anos na minha gaveta http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/ , etc.
Quem sabe um dia as 6 estrelas possam brilhar por ai?
Abraco,
Gig.

jovijr

#18 Mensagem por jovijr » 12 Set 2010 00:32

Gigtrends,
Vindo a Brasília é só me contatar.
Estarei no aguardo para um ótimo bate papo.
Grande abraço,
Jovi

GIGTRENDS

#19 Mensagem por GIGTRENDS » 14 Set 2010 02:46

Ola Jovijr,

Grato pelo convite, sera uma honra!

Abraco,

Gig

Marcos Henrique

#20 Mensagem por Marcos Henrique » 15 Dez 2010 10:45

Olá Gig, também sou de Brasília. Onde você comprou as suas Lawtons? Estou procurando por uma Lawton 10 (como a do Houston Person - som encorpado, gordo, extremamente suave e ao mesmo tempo com uma projeção fantástica).

lucasfv.sax
instrumento: sax tenor

#21 Mensagem por lucasfv.sax » 18 Nov 2013 15:01

Amigos,

Tenho uma Guardala Crescent de tenor (numeração equivalente a 8)... Queria algo diferente.
Estou procurando uma Lawton 8*B ou 9 para sax tenor.

Alguem teria interesse na troca?

Valor avaliado de minha boquilha R$1100,00.

Grato!

marden

#22 Mensagem por marden » 30 Nov 2013 07:51

Quem ta com uma de tenor e é só elogios é o Rodrigo Bento ,me mandou algumas gravações e tocou pelo skype a danada tem um sonzão tanto no Marck Vi quanto no Julius.k,me parece que o Norberto deu uma mexida na rampa da dele.

A imaginação consola os homens do que não podem ser; o sentido de humor consola-os do que são.
Tenor SAI boq dukoff hollywood 7
Soprano gatemouth boquilha norberto cópia da selmer super session

GIGTRENDS

#23 Mensagem por GIGTRENDS » 03 Jan 2014 00:38

Poxa Marden,

Assim tem que mudar de nome. A gente tem que chamar de Lawberto ou Norton.

Abraco,

Gig

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico