boquilha meyer

Categoria para avaliarmos marcas e modelos específicos, bem como comparações entre instrumentos de marcas e modelos diferentes.
Mensagem
Autor
sidneiomuniz

boquilha meyer

#1 Mensagem por sidneiomuniz » 01 Dez 2011 21:42

boa noite!, estou querendo trocar minha boquilha e adquirir uma MEYER USA 7, queria uma dica se seria uma boa escolha pois toco na igreja e uso uma claude lakey 7*3, mas ouvi falar muito bem da MEYER USA. se alguem tiver alguma experiencia e me puder passar aguadeco.

doni_limeira

Re: boquilha meyer

#2 Mensagem por doni_limeira » 02 Dez 2011 16:24

Eu tive as duas para sax alto, a meyer é um som mais erudito, na minha opinião se for para alto eu prefiro a Cl, não que a meyer seja ruim, acho o som um pouco apagado.
Para tenor não gostei de nenhuma das duas.
Que fica claro que é a minha opinião.

hugo7897

#3 Mensagem por hugo7897 » 02 Dez 2011 16:59

sidneiomuniz escreveu:boa noite!, estou querendo trocar minha boquilha e adquirir uma MEYER USA 7, queria uma dica se seria uma boa escolha pois toco na igreja e uso uma claude lakey 7*3, mas ouvi falar muito bem da MEYER USA. se alguem tiver alguma experiencia e me puder passar aguadeco.

que igreja você toca?

hugo7897

itapeva sp

sax tenor galasso

Piter

#4 Mensagem por Piter » 02 Dez 2011 20:42

Oi Sidineiomuniz
Se for para o alto é muito boa.
Tenho uma, número 6 e não vendo por dinheiro algum.
Abç.

sidneiomuniz

#5 Mensagem por sidneiomuniz » 02 Dez 2011 22:50

estou querendo uma numero 5 em hard ruber.

igreja ccb

sirlei

#6 Mensagem por sirlei » 03 Dez 2011 00:50

sidneiomuniz escreveu:boa noite!, estou querendo trocar minha boquilha e adquirir uma MEYER USA 7, queria uma dica se seria uma boa escolha pois toco na igreja e uso uma claude lakey 7*3, mas ouvi falar muito bem da MEYER USA. se alguem tiver alguma experiencia e me puder passar aguadeco.
A Meyer USA de massa para alto, assim como é a Otto Link metal para tenor, é consideradaa boquilha standard de jazz, ou seja quase todo mundo que toca jazz tem uma ou usa baseada no projeto dela ( normalmente cópias com pequenas alterações), logo se trata de uma boquilha muito consagrada no mercado do jazz, logo ela não é adequada para clássico.
Peguei a pouco tempo uma Meyer das antigas numa troca e estou muito satisfeito com a sonoridade dela, a Meyer permite fazer muita coisa com ela em termo de sonoridade e é uma boquilha fácil de se tocar e dominar bem.
Como alternativa a Meyer posso indicar a vandoren V16 que é baseada nas melhores meyers feitas até hoje que são as dos anos 50/60, e por coinciência tenho uma V16 aqui para vender , número 7S. Na minha opinião a V16 perde muito pouco para a minha meyer antiga e é bem melhor que as meyers fabricadas atualmente.
O Norberto também fabrica cópias da Meyer e alguns músicos Brasileiros famosos usam no alto, como o Nilton Guedes e o Leo Gandelman, mais nesse caso ambos usam Cópias da Meyer com modificaçoes feitas pelo próprio Norberto.
Além desses músicos que citei acima o Victor Assis Brasil, Julian "Cannonball" Adderley e o Phil Woods usam Meyar Vintage.
O Steve Coleman está usando atualmente uma V16, só dá uma passada no you tube que da para sentir a sonoridade.

Um Abraço

4 SAX: SOPRANO, ALTO, TENOR AND BARI
"MUITO MAIS TEM DEUS PARA DAR, GLÓRIAS AO SEU NOME!!!
Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

Piter

#7 Mensagem por Piter » 03 Dez 2011 11:20

Oi Sirlei, eu tenho também uma boquilha de barítono, Meyer Bros, Medium Chamber, 6 M.
O que você acha dela ??
Abraço.

sirlei

#8 Mensagem por sirlei » 03 Dez 2011 18:22

Tenho uma dessa também no barítono, só que 8. Eu a uso quando quero um som um pouco mais tranquilho, nesse caso indo mais para o clássico mesmo ou invez de jazz, acho uma ótima boquilha custo benefício para barítono, é claro que para quem curte um som mais centrado, nem escuro nem brilhante demais, se gostar de "rasgadeira" ela não é uma boa opção, melhor uma Dukoff D, Yanagisawa, Berg Larsen ou Lawton BB, sendo todas metal.

Um Abraço!!!

Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

sidneiomuniz

#9 Mensagem por sidneiomuniz » 03 Dez 2011 21:30

sirlei, acha entao que nao seriauma boa aquisiçao essa meyer 5 ou 7 ?

sirlei

#10 Mensagem por sirlei » 04 Dez 2011 17:43

sidneiomuniz escreveu:sirlei, acha entao que nao seriauma boa aquisiçao essa meyer 5 ou 7 ?
Não é que não seja uma boa aquisição, é uma boa boquilha sim, mais se compararmos com a Meyer antiga e com as concorrentes atuais como a V16 da Vandoren e a do Norberto baseada na Meyer acho que perde para elas, a do Barkley baseada na meyer não gostei nadinha, parece com a yamaha, que tb é cópia da Meyer, logo na minha opinião se quer uma boquilha com som de Meyer das antigas mesmo a melhor opção hoje é uma V16 no caso se preferir uma boquilha de uma marca conceituada no mercado como é o caso da vandoren, ou pegar uma Norberto, só que os preços do Norberto acho um pouco caro em se tratando de cópias, então ainda prefio a V16, na minha opinião particular.
Existem outros fabricantes de nome no mercado que tem boquilhas de massa para alto baseadas nas melhores meyers do passado, tudo é questão de pesquisa mesmo, mais no geral aqui no Brasil essas boquilhas são difíces de se achar em lojas, só importando mesmo por conta própria.

Um Abraço!!!

Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

hugo7897

#11 Mensagem por hugo7897 » 05 Dez 2011 14:49

sidneiomuniz escreveu:estou querendo uma numero 5 em hard ruber.

igreja ccb
APdD

também toco na CCB aqui em Itapeva interiorrr de São Paulo

toco sax tenor

hugo7897

itapeva sp

sax tenor galasso

sirlei

#12 Mensagem por sirlei » 05 Dez 2011 17:25

Boquilha não adianta, é sempre algo muito pessoal mesmo, eu toquei por muito tempo com boquilha de metal no alto, usei várias, mais faz uns 2 anos que não usava mais, só massa,fui mudando até chegar a V16 no final do anoa passado e quando achei que ficaria com ela surguiu essa Meyer. Engraçado que peguei recentemente uma ARB Custom, uma boquilha que eu conheço bem pois usei ARB por quase 3 anos na época que eu usava sax Yamaha, mas sei lá boquilhas com sonoridade brilhante demais como a ARB não me conquistam mais, prefiro mil vezes a meyer que tem um som bem certinho, indo pro jazz mesmo dos anos 50/60, que essas boaquilhas com sonoridade moderna, mas como falei, isso é um gosto pessoal meu.

Um Abraço!!!

Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

negomac

#13 Mensagem por negomac » 08 Dez 2011 02:58

sirlei escreveu:Boquilha não adianta, é sempre algo muito pessoal mesmo, eu toquei por muito tempo com boquilha de metal no alto, usei várias, mais faz uns 2 anos que não usava mais, só massa,fui mudando até chegar a V16 no final do anoa passado e quando achei que ficaria com ela surguiu essa Meyer. Engraçado que peguei recentemente uma ARB Custom, uma boquilha que eu conheço bem pois usei ARB por quase 3 anos na época que eu usava sax Yamaha, mas sei lá boquilhas com sonoridade brilhante demais como a ARB não me conquistam mais, prefiro mil vezes a meyer que tem um som bem certinho, indo pro jazz mesmo dos anos 50/60, que essas boaquilhas com sonoridade moderna, mas como falei, isso é um gosto pessoal meu.

Um Abraço!!!
Permita-me discordar do colega,mas Boquilhas e palhetas são tudo ou quase tudo srrsrs ,a pesquisa é constante mesmo os grandes "monstros" do jazz ou mesmo da Música brasileira estão sempre pesquisando,obviamente durante um tempo você se acomoda satisfeito com o som que está tirando,até evoluir ou até descobrir uma palheta nova ,ou tentar mesmo novas sonoridades.tem um boquilha barata que é bem flexivel e ampla a Claude Lakey voce deveria considera-la de massa mas com grande som
abraços

"Batendo duas mãos uma na outra temos um som; qual é o som de uma mão?"
Soprano Yanagisawa 880
Alto Selmer Mark VI
Tenores Conn 10M Lady Face e Phil Barone Vintage
Barítono YBS 61 Yamaha

sirlei

#14 Mensagem por sirlei » 08 Dez 2011 09:18

negomac escreveu:...tem um boquilha barata que é bem flexivel e ampla a Claude Lakey voce deveria considera-la de massa mas com grande som
abraços

Eu particurlamente não gosta das Lakes, acho a sonoridade brilhante demais, são boquilhas difíceis de se dominar, para iniciante não é o indicado e tem problemas de afinação em algumas notas.

Um Abraço!!!

Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

Piter

#15 Mensagem por Piter » 08 Dez 2011 12:31

Concordo plenamente com o Sirlei.
Já possui boquilhas claude lake. Tanto de alto como de tenor.
São boquilhas difíceis de dominar. Som muito......muito brilhante e afinação um tanto complicada.
Não aconselho aos iniciantes, com relação a afinação, todavia, com referência ao som brilhante é gosto de cada um. .
Abraço a todos.

fernandowilson

#16 Mensagem por fernandowilson » 08 Dez 2011 14:09

Carissimo,

Se voce toca em uma oquestra envangelica e mais um dos motivos para usar a Meyer, pois o som deve sair mais aveludado. Embora as Meyer sejam boquilhas consagradas por grandes Jazzistas.

Abração
Fernando Fernandes

sirlei

#17 Mensagem por sirlei » 09 Dez 2011 20:19

fernandowilson escreveu:Carissimo,

Se voce toca em uma oquestra envangelica e mais um dos motivos para usar a Meyer, pois o som deve sair mais aveludado. Embora as Meyer sejam boquilhas consagradas por grandes Jazzistas.

Abração
Fernando Fernandes
Também concordo plenamente, quando se toca em náipe se deve evitar sonoridade "rasgadeira" como o a maioria das boquilhas de metal e algumas de massa como a CL e a Jumbo Java possuem, pois acaba destoando muito dos outros, ou seja aparece demais, mesmo numa big band isso nunca é o indicado, o que dira numa Banda ou orquestra com flautas e clarinetes.

Um Abraço!!!

Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

sidneiomuniz

#18 Mensagem por sidneiomuniz » 13 Dez 2011 10:55

CAROS COLEGAS, CHEGOU MINHA MEYER 7 MEDIUM , MUITO BOM O SOM SUPER AFINADO LEVISSIMA TANTO NOS GRAVES QTO NOS AGUDOS, SÓ ACHEI QUE SERIA UM SOM UM POUCO MAIS ESCURO, POIS ESTOU USANDO PAHETA FIBRACELL 1 1/2 BRAÇADEIRA COURO, MAS COMPARANDO ACOM A CLAUDE, NOSSA UMA BELEZA.

AGRADEÇO OS COMENTARIOS, E SE TIVEREM MAIS DICAS ESTAMOS AI PARA APRENDER.

OBRIGADO.

Piter

#19 Mensagem por Piter » 13 Dez 2011 11:08

Oi Sidnei, uma opinião particular minha.
Se você quer um som mais escuro, evite usar palheta Fibracel.
Forte abraço

sirlei

#20 Mensagem por sirlei » 14 Dez 2011 10:01

Reforçando o que disse o piter, acho bem melhor na Meyer as palhetas da Vandoren ( Tradicional, V16, ZZ e Java red), a Frederick Hemke, a Alexander Superial ( só que dura pouco), a La voz também fica legal, mais depende da palheta em si, tem que dá sorte ou saber escolher bem caso de compra avulsa, as rico no geral não gosto muito no alto, só no barítono.

Acabei me lembrando esses dias de um artigo que li já faz um tempo sobre boquilhas de massa no caso específico das de sax alto. Ele dizia que existem apenas 3 projetos de modelos de boquilhas de massa para alto, os demais modelos são variedades ou cópias desses 3, que seriam ele:

Selmer: Voltado inicialmente para clássico, por "imitar" a câmara das boquilhas de clarinete, sonoridade mais escura, voltado mesmo para tocar música de câmara e em Bandas de Música.

Meyer: Tem como público o jazz, inicialmente para conjuntos, como as Big Bands, e posteriormente para Jazz de maneira geral e baladas.

Arnold Brilhart: Também voltada para jazz, no caso especial para o Bebop, só lembrar da sonoridade do "Bird", Chalie Parker, que costumava usar Brilhant, embora usasse outras boquilhas, inclusive de metal. Tem como caracteristica sonoridade mais brilhante e aperfeiçoa o uso das rampas em boquilhas, que a grosso modo é o que dá a ela sua sonoridade brilhante. Ela vêm para quem buscava uma sonoridade deferenciada e era mito indicada para conjuntos pequenos, como quartetos e quintetos , muito populares na época do Bebop.

Quero deixar claro que isso que escrevi acima só se aplica a boquilhas de massa para alto, as de metal só passaram a ser mais populares no alto no final dos anos 60 com a entrado do Fusion, e a difusão do Soul e Funk, antes disso é raro se ver saxofonistas usando boquilha de metal no alto, nos demais sax em especial no tenor é outra história. As marcas mais modernas de boquilhas como a Vandoren por exemplo tem vários modelos de boquilhas, mais todas seguem as 3 linhas a cima, claro que com as devidas modificações que foram surgindo ao longo dos anos, como a V16 seguindo a meyer a jumpo java a brilhant e por ai vai.

Então no geral sobre boquilhas de massa para alto basicamente se resume a isso, é claro que existem exeções, a própria selmer solist que em tese é uma boquilha feita para clássico é popular dentro do jazz, Kenny Garrett mesmo usa uma, porém sua boquilha é modificada, a Berg Larsen segue a linha parecida com a Brillhant, com melhorias é claro, assim como a Beechler segue a linha da meyer com as devidas modificações, sendo assim ao se escolher uma boquilha de massa para alto é bom tem mais ou menos em mente isso para fazer uma boa escolha.

Um Abraço!!!

Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

ALEMÃO MP

#21 Mensagem por ALEMÃO MP » 08 Jan 2012 08:52

[quote="Piter"]Oi Sirlei, eu tenho também uma boquilha de barítono, Meyer Bros, Medium Chamber, 6 M.
O que você acha dela ??
Abraço.[/quot

AMIGO QUAL É A DIFERENÇA ENTRE AS BOQUILHA MEYER QUE TEM ESTE ( BROS ) E AS QUE NÃO TEM.

Alto = Jupiter 769-767
Boquilha = Meyer 5M
Tenor = Yamaha YTS 32
Boquilha = Vandoren V16 T6
Palhetas = experimentando

ALEMÃO MP

#22 Mensagem por ALEMÃO MP » 08 Jan 2012 08:54

Piter escreveu:Oi Sirlei, eu tenho também uma boquilha de barítono, Meyer Bros, Medium Chamber, 6 M.
O que você acha dela ??
Abraço.
Qual a diferença da Meyer comum 5M e a que tem esse ( Bros ).

Alto = Jupiter 769-767
Boquilha = Meyer 5M
Tenor = Yamaha YTS 32
Boquilha = Vandoren V16 T6
Palhetas = experimentando

fernandowilson1968
instrumento: saxofone

#23 Mensagem por fernandowilson1968 » 08 Mai 2013 23:12

...Caro Sirlei sua receita de palhetas para a Meyer esta show....Principalmente no que diz respeito as Vandoren V16 e Vandoren ZZ nao deixando de fora as Javas ( Palhetas que mesmo com numerações altas são extremamente macias.

E para o amigo que toca na CCB meu conselho e que quanto mais firme for a palheta mais aveludado sera o som.

Meu Setup

Alto Jupiter XO
Meyer NY Vintage 7m
Palhetas Vandoren Java 3
Vandoren V16 2 1/ 2

Márcio Roldan de Araujo
instrumento: sax

#24 Mensagem por Márcio Roldan de Araujo » 08 Mai 2013 23:41

Para entender a diferença entre as boquilhas Meyer Bros e a Meyer produção corrente, vale a pena dar uma analisada neste link:

http://theowanne.com/knowledge/mouthpiece-museum/meyer

Se precisar de uma ajuda com o inglês, o google tradutor pode dar uma força.

Abraços !!!

Marcio Araujo

Tenor Conn New Wonder Chu Berry Silver Plate- Marmaduke TL Jazz 7* HR; François Louis FL Basic ligature; Rovner Light Ligature
Alto Conn Shotting Star M - Vandoren V16 A9S; François Louis FL Basic Ligature

cesaraugustomv

#25 Mensagem por cesaraugustomv » 12 Set 2013 21:32

ola pessoal,
Sobre este assunto nesse tópico mencionado, estou adquirindo uma meyer 5, toco sax alto jupiter 769 e uso palheta vandoren zz 2; pois bem gostaria da ajuda de todos com relação a braçadeira, comprei minha boquilha que virá com uma de metal aquela de dois parafusos sera que devo trocar? lembrando que sou músico da CCB.

Desde já (reverencia) Grato pela ajuda

sirlei

#26 Mensagem por sirlei » 12 Set 2013 22:21

Existe muita discussão a respeito de braçadeira, e hoje no mercado, em especial no exterior, existem dezenas de modelos e dos mais variados preços. A experiencia que eu tenho me diz que braçadeira pode sim mudar muito no conjunto boquilha palheta, não em sonoridade em sim embora tb influencie, mas principalmente da facilidade de se tocar, pois afinal é a abraçadeira que vai prender a palheta que conforme ela se prende ao conjunto pode fazer vibrar mais ou menos. De alto as que eu conheço e recomendo são as seguintes: Ultimate François Louis, Vandoren Optimum, Selmer, Olegature e Rico H.
De todas essas que eu citei a Rico é a mais barata, em torno de 120 reais você acha, e ela atende muito bem, mais a que mais gosto de todas e a Vandoren, porém é uma das mais caras.

Um Abraço.

Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

cesaraugustomv

#27 Mensagem por cesaraugustomv » 12 Set 2013 23:20

amigo, se eu manter a que vira como citei (metal com dois parafusos) pelo menos por enquanto o que você me diz? perco muito com isso? :?: :?:

cesaraugustomv

#28 Mensagem por cesaraugustomv » 12 Set 2013 23:41

sirlei escreveu:Existe muita discussão a respeito de braçadeira, e hoje no mercado, em especial no exterior, existem dezenas de modelos e dos mais variados preços. A experiencia que eu tenho me diz que braçadeira pode sim mudar muito no conjunto boquilha palheta, não em sonoridade em sim embora tb influencie, mas principalmente da facilidade de se tocar, pois afinal é a abraçadeira que vai prender a palheta que conforme ela se prende ao conjunto pode fazer vibrar mais ou menos. De alto as que eu conheço e recomendo são as seguintes: Ultimate François Louis, Vandoren Optimum, Selmer, Olegature e Rico H.
De todas essas que eu citei a Rico é a mais barata, em torno de 120 reais você acha, e ela atende muito bem, mais a que mais gosto de todas e a Vandoren, porém é uma das mais caras.

Um Abraço.

amigo, se eu manter a que vira como citei (metal com dois parafusos) pelo menos por enquanto o que você me diz? perco muito com isso? :?: :?:

mrcelosaxccb
instrumento: sax alto

#29 Mensagem por mrcelosaxccb » 29 Out 2016 10:38

Eu pretendo comprar uma V16 A5S para tocar erudito. A pergunta é a seguinte: É possível uma V16 A5S para essa finalidade ou é melhor a V16 A5M?

Márcio Roldan de Araujo
instrumento: sax

#30 Mensagem por Márcio Roldan de Araujo » 29 Out 2016 15:47

Para o erudito sugiro a câmara medium A5M ao invés da câmara small A5S, pois esta última eleva os harmônicos do instrumento o que foge da proposta de uma sonoridade erudita, com harmônicos mais definidos no equilíbrio de suas regiões e podendo soar mais "madeira" de fato.
Fica a sugestão !!

Marcio Araujo

Tenor Conn New Wonder Chu Berry Silver Plate- Marmaduke TL Jazz 7* HR; François Louis FL Basic ligature; Rovner Light Ligature
Alto Conn Shotting Star M - Vandoren V16 A9S; François Louis FL Basic Ligature

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico