Essência do som

Categoria para avaliarmos marcas e modelos específicos, bem como comparações entre instrumentos de marcas e modelos diferentes.
Mensagem
Autor
pedroernani
instrumento: Sax

Essência do som

#1 Mensagem por pedroernani » 08 Jun 2013 14:41

Amigos, boa tarde.
Sou aprendiz de saxofone e estou no famoso dilema de qual boquilha comprar. Ouvi e me encantei com o som destas três boquilhas. Porém meu ouvido novato não me disse o porquê de gostar de cada uma. Alguém pode me explicar quais são os prós e contras a e ainda qual é a essência de real de cada uma delas? Sei que tem sons diferentes, bonitos mas não sei exatamente como descrevê-las e depois decidir. Se, saber a diferença não deu para decidir qual escolher. São elas:
1) Ivan Meyer (metal)
2) Vandoren Jumbo Java A95 (massa)
3) Ever-ton Full Pop 7 (massa)

Já me disseram que esta segunda não daria para mim pois é "muito aberta".

Alguém me ajuda?

daniel b. ferreira

Re: Essência do som

#2 Mensagem por daniel b. ferreira » 08 Jun 2013 17:44

O ideal seria voçe amadurecer mais a sua embocadura mas entre as 3 se fosse no seu caso iria de Evert-ton

Felicidade a todos colegas.

Sax Baritono Amati ABS 31
Alto Yamaha 62
Boquilha Ever-ton anel 6 Yamaha 05*
Palheta Vandoren 2 Platicover 2/5

pedroernani

#3 Mensagem por pedroernani » 08 Jun 2013 18:03

Pode me dizer o porquê da Ever-ton Daniel?

daniel b. ferreira

#4 Mensagem por daniel b. ferreira » 09 Jun 2013 14:24

Eu tenho uma Barkely que eu gosto muito e tambem tenho a everton com anel de metal, e ela se da muito bem com a palheta vandoren 2/5 e o som para mim não é escuro e nem brilhante e para mim o principal é uma boquilha leve de se tocar, agora a IM é uma boquilha personalizada a prota entrega pode ser muito boa ou não e a vandore é uma boquilha exelente mas para quem esta começando ainda não compesa pelo preço.
esta é minha opinião

Alto Yamaha 62

pedroernani

#5 Mensagem por pedroernani » 09 Jun 2013 15:26

Não entendi bm o que quis dizer sobre a Ivan Meyer. Mas, me corrija se entendi errado, se o problema não fosse o preço a Vandoren seria melhor que a Ever-ton?

Otavio Lucas
Contato:

#6 Mensagem por Otavio Lucas » 09 Jun 2013 15:51

Se você quiser a Jumbo Java, tente escolher uma numeração menor, tipo A35 e no máximo A45 (Warren Hill usa uma dessa numeração). A A95 é muuuito aberta, seria uma 11 da Meyer, eu acredito. A A35 tem uma abertura bem confortável, recomendado usar uma palheta de numeração 2,5 ou 3.

Sax Alto - King 660 (década 1970)
Boquilha JAF A37
Vandoren Java/Fibracell 3

Sax Tenor - Conn 10M (Lady Face, 1951)
Boquilha JAF T7
Rico Royal/Vandoren Java 3

Mic Yoga EM-715
Pré-amp Behringer Mic100 c/ Phantom Power
Mod. de Efeitos Alesis Nanoverb

pedroernani

#7 Mensagem por pedroernani » 09 Jun 2013 16:23

Só para deixar claro: a questão entre a Vandoren e a Everton é o preço? Ou a Everton é melhor mesmo?

E quanto a IM? Não recomenda? Qual o problema dela?

daniel b. ferreira

#8 Mensagem por daniel b. ferreira » 10 Jun 2013 15:40

Vamos la, a minha opinião é a seguinte a Vandoren que vç mencionou é muito boa, o que eu quero dizer é que ela é uma boquilha muito aberta, par quem esta começando fica muito pesado para tocar agora a IVAN MEYER eu nunca tive mas é uma boquilha personalizada, digo você encomenda de acordo com o som que vç quer tirar.

Alto Yamaha 62

Otavio Lucas
Contato:

#9 Mensagem por Otavio Lucas » 11 Jun 2013 14:37

Entre Vandoren a a Everton, a primeira ganha em qualidade. As Vandoren são caras, mas acredito não ser tanto quanto as IM. Eu escolheria uma Vandoren, sem dúvida. Mas optaria por uma abertura da A45 ou no máximo da A55.

Boquilha JAF A37

Boquilha JAF T7

Mic Yoga EM-715

pedroernani

#10 Mensagem por pedroernani » 11 Jun 2013 20:31

Quanto à abertura estou convencido que a A95 está fora de questão. Estou quase decidido pela Vandoren. Hoje me falaram que a Beecheler tambem é muito boa. Mas esta nunca ouvi. O som dela é muito diferente? Quanto ao valor separei R$600,00 para compra da nova boquilha. Por este valor qual sugerem? Alguma outra?

FLAMAGO
instrumento: SAX

#11 Mensagem por FLAMAGO » 11 Jun 2013 23:33

Oi, amigo, como vai?
A escolha da boquilha depende do seu gosto (mais pop/brilhante ou mais jazz/escuro) e do seu sax (se é brilhante, vale a pena quebrar um pouco o brilho; se escuro, uma boquilha mais brilhante o equilibra).
O mais importante no início é o conforto. Escolha aberturas pequenas.
Minhas sugestões:

1. Para um som brilhante: claude lakey 5
http://www.leimarmusical.com.br/produto ... roduto=994

2. Para um som mais escuro: meyer 5
http://www.plander.com.br/P-000007470_0 ... TO-5M.aspx

3. Para um som de timbre médio: meyer G 5
http://ecorde.com.br/boquilha-meyer-ser ... -2360.html

Entre no youtube para ouvi-las antes de se decidir.

Há sempre a possibilidade de importar, se tiver paciência de esperar a chegada do produto:
http://www.saxplus.com/sitemap.html
http://shop.weinermusic.com/Alto-Sax-Mo ... ucts/1281/
http://www.wwbw.com/Alto-Saxophone-Mout ... ieces.wwbw

E nunca dispense uma boa pesquisa aqui:
http://forum.saxontheweb.net/forumdispl ... 4-Alto-mpc

para terminar, na sua equação, não se esqueça das palhetas, que podem ter todo um leque de timbres e fazem toda a diferença. Mas, no começo, acima de tudo, o conforto.

Abraço e boa pesquisa.

Otavio Lucas
Contato:

#12 Mensagem por Otavio Lucas » 12 Jun 2013 12:35

As beechler diamond são ótimas boquilhas. Não tem rampa, mas sim um rollover, que deixa o timbre brilhante. A quantidade de brilho e projeção vai depender também da câmara que você escolher, se for a small, medium ou large. Eu, particularmente, optaria pela S ou pela M, pelo estilo de timbre que gosto no alto. Se quiser escutar o timbre dessas boquilhas no alto, sugiro que você escute Zé Canuto, o Idriss, Kenny G no alto, Gerald Albright, Nenê Santos, Alex Han entre outros ótimos instrumentistas que optaram por essa boquilha.

Boquilha JAF A37

Boquilha JAF T7

Mic Yoga EM-715

carlos silva
Contato:

#13 Mensagem por carlos silva » 20 Jun 2013 18:28

tenho uma opinião sobre boquilha por encomenda sempre que ligamos para um fabricante ele tem á solução
qual tipo de som você gosta brilhanta escuro etc. tenho comprado algumas boquilhas de acabamento ruim outras com bom acabamento mas material de péssima qualidade quando perguntamos sobre o material que é fabricada. ah é uma resina importada sendo que é um plastico de péssima qualidade. acho que material e suma importância na fabricação de uma boquilha . outras com material melhor mas acabamento muito ruim. as de metal tem algumas com boa qualidade mas muito caras as do Norberto por exemplo tanto de massa ou metal são caras. sendo que todas boquilhas fabricadas aqui no brasil são copia . tem copia mas caras que as originais. eu comprei uma copia da meyer no usa por 64,00 dólares aqui uma copia em alguns fabricante é R$300,00.. R$220,00 eu concordo com Sirlei compro uma original pela net pelo mesmo preço de uma copia aqui no brasil ou ate mais barata. boquilha não faz milagre a exemplo de músico que usa mesmo setup com sonoridade bem diferentes eu gastei muito com boquilha já cheguei a gastar três mil reais em um ano hoje não faço mais isso de jeito nenhum. mais a busca por á boquilha do sonho é incansável

GIGTRENDS

#14 Mensagem por GIGTRENDS » 25 Jun 2013 00:28

Ola Pedroernani,

Como voce ja viu como iniciante, boquilha e tema complicado. Depois com experiencia em alguns anos de janela, vai ver que o leque de opcoes aumenta.
Mas nas tres que voce se encantou, faca um bom esforco para desencantar e procure algo basico no inicio que seja facil de tocar em que voce possa
desenvolver a tecnica e com o tempo faca uso de seu ouvido para ver qual a melhor combinacao que torne possivel que voce obtenha o melhor tom.
Nao adianta ler, ouvir outro tocando. Voce vai ter que tocar e sentir se o som e o que voce quer sai no final do tubo do seu Sax.
Cuidado com boquilha de metal em Sax Alto no inicio.

Abraco,

Gig

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico