Buescher 400

Categoria para avaliarmos marcas e modelos específicos, bem como comparações entre instrumentos de marcas e modelos diferentes.
Mensagem
Autor
Bruno Ferrari

Buescher 400

#1 Mensagem por Bruno Ferrari » 21 Fev 2010 10:15

Olá a todos!
Sou novo aqui no Fórum e relativamente novo no mundo do saxofone. Comecei a tocar há 2 anos e tenho muito ainda a aprender. Parabenizo a todos pelo conteúde deste fórum.
Estou pensando em adquirir um sax Buescher 400 número de série 655.XXX. Gostaria de informações sobre este sax, se é um bom instrumento ou se devo procurar algo melhor.
Agradeço desde já a ajuda dos colegas.
Um abraço!

Bruno Ferrari

Re: Buescher 400

#2 Mensagem por Bruno Ferrari » 25 Fev 2010 11:14

Andei pesquisando na www.saxpics.com e vi que este modelo, pelo número de série, foi produzido na década de 70, após aquisição da Buescher pela Selmer, não sendo considerado um instrumento profissional. Pergunto: Isto desqualifica o instrumento, ou mesmo os instrumentos para estudantes antigos tem uma qualidade razoável, no que se refere a timbre e durabilidade? Como se comparariam a instrumentos chineses e a modelos para estudantes modernos, como os fabricados pela Yamaha por exemplo? Se alguém puder ajudar...
Abraços!

Percival

#3 Mensagem por Percival » 28 Fev 2010 08:21

Fonte O GUIA DO COMPRADOR DE SAXOFONE
( The Saxophone Buyer's Guide ) 2ª Revisão (C)1999 Jason DuMars
Tradução do livro : TOCA DO SAX ® - http://www.terravista.pt/copacabana/4229 Leonardo T. Almada

BUESCHER
O Buescher é o segredo mais bem guardado dos saxofones vintage. Bueschers oferecem um toque mais delicado e refinado que os Conns. Não é nenhuma surpresa que Selmer escolheu a companhia Buescher para produzir as contrapartes americanas dele. O modelo profissional Buescher dos anos 40, the Aristocrat (o Aristocrata), é um sax inacreditavelmente bem projetado e bem produzido.
Eu tive um alto Aristocrat que eu usava como meu sax reserva. Foi meu primeiro sax profissional! Estes instrumentos são normalmente bastante baratos e razoavelmente fáceis achar.
O Buescher 400 também é um sax excelente e foi tocado por Johnny Hodges (sim, aquela doçura de som era um Buescher). Para o saxofonista iniciante à procura de um bom sax por não muito dinheiro, este sax é uma escolha lógica. O único lado fraco destes instrumentos é o acionamento, que pode ser um pouco incômodo comparado a um sax moderno, especialmente a chave Bb.

Bruno Ferrari escreveu:vi que este modelo, pelo número de série, foi produzido na década de 70
Bruno.... provavelmente não se está falando do mesmo Buescher 400 pois Johnny Hodges não é desta época (tenho um Cd dele com solos de 1928 a 1942). Os Buescher antigos são conceituados saxofones, não sei qual ou quais modelos são os mais conceituados, entretanto este dos anos 70 não sei lhe dizer, apesar de ser um 400..... eu pesquisaria com muita atenção e carinho.... pode ser uma excelente compra se comparado com as outras opções citadas; caso você não se importe com o acionamento das chaves.... é dito muitas vezes.... "é só questão de adaptação"... aqui eu só posso repetir o que é dito pois nunca tive que fazer este processo de adaptação. Boa compra. :mrgreen:

Percival
Sax tenor

Percival

#4 Mensagem por Percival » 28 Fev 2010 09:20

Talvez isto possa lançar alguma luz (parece que pelos anos 60 a Selmer assumiu a Buescher, como Selmer EUA) :

Em algum momento antes de 1970, a linha Aristocrat e a linha Bundy tornou-se o mesmo. E parece que a maioria dos saxofones feitos nesta época na fábrica Buescher utilizaram o mesmo sistema de numeração de série não importando o nome da marca no sax; Elkharts e alguns stencils excluídos.

Você verá algumas informações confusas sobre isto porquê as mudanças para a linha de Buescher Aristocrat não ocorreu imediatamente após Selmer assumir em 1963. E desde que a Selmer E.U.A. vendia Buescher Aristocrat e / ou sax Elkhart stenciled como Bundys alguns anos antes de 1963, é ainda mais confusa.

Mas em 1970, o Bundy e linhas Aristocrat eram permutáveis. No entanto, a linha 400 Buescher parece ter permanecido praticamente inalterado desde 1963 até cerca de 1978-1979 ....

Recomendo que você leia os artigos do site (fórum) : Sax on the Web, lá há uma sala (saxofones por marcas) específica da marca Buescher com "talvez" milhares de artigos... o texto acima foi retirado de lá..... :)

Percival
Sax tenor

Bruno Ferrari

#5 Mensagem por Bruno Ferrari » 28 Fev 2010 11:24

Percival, muito obrigado pelas informações! Me ajudaram muito! Principalmente o fato da linha 400 ter permanecido inalterada até o final dos anos 70. Tinha pequisado e não havia encontrado esta informação. Acho que vou concretizar a compra. Experimentei o sax e gostei muito. O acionamento da chave Bb é um pouco incômodo mesmo, mas acho que é só questão de adaptação. O timbre é muito bonito, escuro, como eu vinha procurando. Um grande abraço!

Percival

#6 Mensagem por Percival » 28 Fev 2010 14:40

Bruno Ferrari escreveu:Principalmente o fato da linha 400 ter permanecido inalterada até o final dos anos 70.
Bruno acho que é temerário decidir tendo como base só este depoimento curto... o texto que copiei não está completo.... e lá, na continuidade, também consta que as informações deste período são nebulosas..... aposto minhas fichas que uma leitura no site que indiquei vai lhe dar uma certeza melhor que as palavras copiadas que postei. A ansiedade neste fase é o pior inimigo..... :wink:

Percival
Sax tenor

Bruno Ferrari

#7 Mensagem por Bruno Ferrari » 28 Fev 2010 14:53

Você está certo, Percival. Vou ler o artigo sim! Mas de qualquer forma, gostei bastante do som do sax. Muito obrigado pela sua contribuição! Grande abraço!

vandair
instrumento: saxofone

#8 Mensagem por vandair » 07 Ago 2017 12:35

ola bom dia alguem de vocês sabem de um sax tenor conn chu berry silver prata para vender estou a procura

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico