EXERCÍCIOS SIMPLES DE FISIOTERAPIA

Sala para guardar os tutoriais técnicos de todos os instrumentos e áreas relacionadas.
Mensagem
Autor
Celso Werneck

EXERCÍCIOS SIMPLES DE FISIOTERAPIA

#1 Mensagem por Celso Werneck » 30 Abr 2008 15:30

Esperando contribuir com minhas experiencias e compartilhar com as vossas, inauguro aqui um espaço específico para gente narrar e descrever alguns exercícios para aquecimento e preparação física dos(as) músicos(as) instrumentistas de sôpro. Não sou nem desejo ser terapêuta ou médico de ninguém, mesmo assim, como PACIENTE, mineiro que sou, desconfio que
este tópico é urgente e inevitável aqui no clube. Já vivi experiencias que apesar de desagradáveis por um tempo, me ensinaram muito. Chamo-as irônicamente, de meu setap indesejável: hérnia inguinal, síndrome de Bell(paralisia facial) e hipertensão.
Nos tratamentos e na recuperação desses "males" aprendi alguns "macetes". Vou explicar um só por enquanto e no decorrer da prosa descreverei outros.
Exercício para a musculatura labial e embocadura:
Colocar uma rolha de cortiça entre os dentes, mordendo de leve e ficar falando ou cantando. Adaptei este exercício assim: quando estou lendo algum livro ou texto, coloco o lápis na boca, segurando-o com os dentes e fico lendo em voz alta ou baixa. Uns 10 minutinhos apenas, conforme o cansaço. Cês vão ver a melhora da embocadura, vale a pena.
Estou preparando umas fotos de outros exercícios.Aguardem.

TENOR ARIA(véião)- BARÍTONO PAN-AMERICAN(1929)- CLARONE CONTRAALTO SELMER PARIS

"O suficiente é a abundância dos sábios"

Kidjaba

Re: EXERCÍCIOS SIMPLES DE FISIOTERAPIA

#2 Mensagem por Kidjaba » 30 Abr 2008 16:23

Boa iniciativa Celso. palmas
Quem teve um problema ou passou por alguma situação, pode passar os seus "MACETES" em linguagem clara para que outros se previnam.

Abraços.

Osvaldo

#3 Mensagem por Osvaldo » 30 Abr 2008 17:15

Tive uma experiência traumática na minha primeira aula de saxofone. Depois de uma hora estudando, tenso, com vontade de aprender rápido em sem aquecer a musculatura das mãos ou fazer algum tipo de alongamento, resultado fiquei com um problema chamado "dedo em gatilho". Só resolvido após uma cirurgia.
Meu conselho: alongue-se a cada dez minutos, faz bem, relaxa e melhora até o aprendizado.
Abraços!

Weril spectra II tenor boquilha Bari metal palheta 3.
weril spetra alto boquilha fuks beecler m6s palheta
2

Johnny Mota

#4 Mensagem por Johnny Mota » 30 Abr 2008 18:36

Osvaldo escreveu:...fiquei com um problema chamado "dedo em gatilho"...
Osvaldo,

Que raio é isto??????

sergio bardari

#5 Mensagem por sergio bardari » 30 Abr 2008 21:40

Valeu a dica Celso

Já estou praticando.

Abraços

sergiobardari@terra.com.br

celo

#6 Mensagem por celo » 30 Abr 2008 22:45

Olá Celso: temos algo em comun. Também já tive paralisia facial. Foram quase dois anos em recuperação. Lembro-me que eu tentava tocar o sax diariamente e nada...era ar para tudo que é lado, mas para dentro do sax...nada.... até um dia que consegui dar um "apito" ......pulei de alegria. Daí em diante a evolução foi rápida e atualmente toco sem problemas e não fiquei com qualquer sequela. Eu aconselho a todos que tocam saxofones (sejam profissionais ou amadores) todo dia, nem que seja por 15 minutos, tocar um pouquinho. Isto evita a flacidez dos músculos faciais necessários à embocadura. O curioso é que, depois que estes músculos estão firmes, a embocadura fica mais suave. Conforme eles vão perdendo força (pelo tempo parado), a embocadura fica mais agressiva.
Abraços a todos

WJMachado

#7 Mensagem por WJMachado » 01 Mai 2008 09:15

Vai ai a minha contribuição....... eu quando comecei para exercitar os músculos faciais, colocava um pregador de roupas na boca, na realidade segurava um pregador somente com os lábios.....

Osvaldo

#8 Mensagem por Osvaldo » 03 Mai 2008 16:07

Johnny Mota escreveu:
Osvaldo escreveu:...fiquei com um problema chamado "dedo em gatilho"...
Osvaldo,

Que raio é isto??????
Dedo em gatilho é quando o dedo trava e você não consegue mecher, no meu caso foi o polegar da mão esquerda que só mechia com a ajuda da outra mão, mas eu nem arriscava pois a dor era insuportável...

Weril spectra II tenor boquilha Bari metal palheta 3.
weril spetra alto boquilha fuks beecler m6s palheta
2

osmiguel

#9 Mensagem por osmiguel » 05 Jun 2008 13:29

Salve Amigos

Gostaria de opiniões!

Minha boquilha é uma JAF A8 com palheta Vandorem Java 2,5.
Recentemente fui ao medico para fazer um checkup, e graças a Deus meu pulmão esta beleza, apezar de eu ter 60 anos de idade.O que esta acontecendo ja não estou sentindo conforto nos exercicios que faço e tenho que fazer esforço, para conseguir manter as notas longas, o que me deixa muito cansado. Será que é pela idade ou ta na hora de trocar minha boquilha e palheta.

Opinem

Abraços
Oswaldo

TENOR WERIL SPECTRA
VANDOREN T-20
PALHETAS: VARIAS

Johnny Mota

#10 Mensagem por Johnny Mota » 05 Jun 2008 15:00

osmiguel escreveu:...Minha boquilha é uma JAF A8 com palheta Vandorem Java 2,5... O que esta acontecendo ja não estou sentindo conforto nos exercicios que faço e tenho que fazer esforço, para conseguir manter as notas longas, o que me deixa muito cansado...
Parece que o casal boquilha palheta está adequado, mas tente uma palheta de menor numeração.

samuelwduarte

#11 Mensagem por samuelwduarte » 15 Jun 2008 11:34

Valeu celso. vou fazer essa experiêcia, pois to percebendo que minha embocadura está se relaxando. pois pegei uma boquilha mt pesada e quando eu to tocando eu sinto muita dor na parte de tras do queixo.

****______________________****
**** SAMUKA BAIANO****
SETUP
SAX ALTO YAMAHA YAS-62 BOQUILHA DUKOFF D8

samuelwduarte

#12 Mensagem por samuelwduarte » 15 Jun 2008 11:40

aproveitando o que o nosso amigo osmiguel disse a respeito do casal boquilha e palheta. eu tb to com umproblema de casal. eu to om uma boquilha jazz 7* da barkley . mais quando eu comprei a boquilha usei uma 1,5 e achei msm assim mt pesada, mais como sou meio "cabeça dura" fui lutando ate conseguir pegar, mais agora to sentindo dores no queixo, por causa da boquilha mt pesada. o que devo fazer para que minha boquilha fique mais leve..??

****______________________****
**** SAMUKA BAIANO****
SETUP
SAX ALTO YAMAHA YAS-62 BOQUILHA DUKOFF D8

osmiguel

#13 Mensagem por osmiguel » 15 Jun 2008 12:12

Johnny Mota

Valeu a dica, Coloquei um palheta mais macia e estou sentindo melhoras tanto nos agudos como nos graves, e necessario não precionar muito a palheta, senão ela apita, mas ta legal.

Obrigado

TENOR WERIL SPECTRA
VANDOREN T-20
PALHETAS: VARIAS

sergio bardari

#14 Mensagem por sergio bardari » 15 Jun 2008 12:40

amuel

Na minha opinião você precisa fortalecer sua musculatura facial pois pelo que diz , já esta usando uma boquilha 1 1/2 que é uma numeração bem leve.

Sugiro mais um tipo de exercício além do que o Celso ensinou, sorria de boca fechada forçando ao máximo possivel a largura do sorriso, logo em seguida contraia o lábio fazendo um "bico" como se fosse beijar sua namorada.

Faça um série de cinquenta vezes, se sentir dor na região, com certeza esta com a musculatura fraca.

Pratique duas séries por dia até que não sinta mais a dor, verá como muda sua embocadura.

Se nada disso funcionar talvez seja melhor trocar sua boquilha para uma de menor abertura.

Espero ter ajudado.

sergiobardari@terra.com.br

Peres

#15 Mensagem por Peres » 13 Jul 2008 10:39

Celso, otima dica.Obrigado...vou conferir.

Capitão Sax

#16 Mensagem por Capitão Sax » 14 Jul 2008 16:58

opa vlw ai pela dica de todos
depois postarei resultados
Abraços

Sax Alto Dolphin
Boquilha Dukoff D5

guidosax

#17 Mensagem por guidosax » 24 Fev 2009 15:38

Valeu grande Celso, otima dica, já estou praticando, com sua permissão vou repassar sua dica aqui no RS a alguns amigos. Forte Abraço

O sucesso de sua meta depende unica e exclusivamente de sua determinação em alcançá-la

blonski
instrumento: Saxofone
Contato:

#18 Mensagem por blonski » 01 Jul 2010 12:31

Esta do dedo de gatilho, fiquei com isto por umas semanas no dedão da mão direita, passei pomada para cavalo, Calminex, é eu sei, acontece que a pomada de uso veterinário é tão boa, que já fizeram para uso "humano", usava uma bolinha de fisioterapia, fazia alongamentos, e de tudo que fiz, o que resolveu em definitivo, foi alongamentos dos dedões, ao máximo de distensão possível sem dor e principalmente quando caiu a ficha que minha correia estava um pouco baixa, e que eu segurava o peso do sax tenor com o dedão da mão direita, e fazia força com o dedão da mão direita para afastar o sax do corpo, então regulando a correia um pouco mais para cima que o habitual, e relaxando tudo, comecei a tocar melhor, apoiando a correia bem na base do pescoço, uma camisa pólo é melhor para isto. De brinde ainda, não mordo mais até machucar o lábio inferior, pois, como a correia estava um pouco baixa, quando o dedão da mão direita cansava, era o lábio inferior que segurava o peso do sax, e cada vez ficava mais difícil a embocadura. Diga-se de passagem que meus ensaios e estudos muitas vezes, são de 4 a 5 horas em média. Daí a necessidade de estar o mais confortável possível.
Então meu conselho é: Ajustar a correia um pouco acima do habitual, relaxar e alongar ! O Som melhora e muito ! 8)

Tenor Yamaha YTS 62 Mark II-Tudel G1 — Soprano Vintage Vito Stencil
Violinos que eu mesmo fiz — Zaphon — Harmonica 64 vozes...
Dave Guardala Crescent Gold—Otto Link STM 8 NY—Selmer Super Session I—S80 C*
Tocando o Lado Grave e Altivo da Força!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico