Como equalizar o sax alto ?

Sala para guardar os tutoriais técnicos de todos os instrumentos e áreas relacionadas.
Mensagem
Autor
Lusax
instrumento: sax

Como equalizar o sax alto ?

#1 Mensagem por Lusax » 30 Out 2009 23:09

Sei que uma eqalizacão depende de uma série de fatores, (acústica do ambiente, posicionamento das caixas, etc..) mas como regra geral como normalmente deve ser a regulagem de um sax alto ? Quais as frequencias que mais devem se cortadas ou as mais valorizadas ?
Conto com a ajuda e experiencia de todos, obrigado.

Deus quer que você se pareça com você e haja como ele.

joelcerq
Contato:

Re: Como equalizar o sax alto ?

#2 Mensagem por joelcerq » 14 Mai 2010 20:28

Olá Lucas. Eu busquei me informar com um sonoplasta de estúdio e ele me disse que para você explorar melhor o timbre do seu sax seu alterar por efeitos de equalizer o melhor mesmo é manter a posição em FLAT. Pois daí você mexe pouco com o timbre de seu saxofone e no entanto poderá mostrar em aproximidades o verdadeiro som de seu instrumento.
Os amigos do fórum concordam, acrescentam ou ignoram o coments do sono?

Um forte abraço. :|

Joel de Cerqueira Filho
Alto Sax Yamaha 23
Mouthpiece Beechler Bellite Custom E.M #7[/color]

puffsax

#3 Mensagem por puffsax » 17 Ago 2010 13:28

Faaala galera, belezinha? Espero que sim...rs
Bom, sou recém chegado ao fórum mas já sou membro de outros fóruns por aí! rs
Bom o que eu tenho para dizer é o seguinte: Toco saxofone a bastante tempo e assim como muita gente, já quebrei muito a cabeça tentando achar a melhor forma de equalizar o sax.
A verdade é que, nosso amigo sonoplasta estava certo. Deixando em FLAT realmente você busca o som real do seu sax. Porém, tem gente que gosta de seu som com efeito. Eu particularmente, prefiro deixar tudo em FLAT!
Aqui em Brasília, tem uma galerinha que gosta de adicionar um pouco mais grave dependendo do sax, por exemplo, se estiver tocando com o soprano, coloca um pouco mais de grave e assim vaai...
No mais é isso. Eu uso tudo em FLAT, pois realmente fica mais perto do som real do sax!
Um abraço a todos e bons estudos para todos nós! :D

Soprano Condor Envelhecido - Boquilha Barkley Jazz 7 - Palheta Fibracell Premier 2
Alto Condor - Boquilha Barkley Pop 8 - Palheta Fibracell Premier 3
Tenor Condor - Boquilha Jaff T9 - Palheta Fibracell Premier 2,5

Ricardo Mendes

#4 Mensagem por Ricardo Mendes » 07 Dez 2010 03:43

Olá.

No posicionamento do microfone você já conseguirá puxar mais o som que você quer no sax... por exemplo, se o instrumento for muito médio posicione o mic não na posição central da campana, mas inclinando para a lateral (fugindo do som direto e médio) e mais para baixo (onde tem mais graves). Ou ao contrário, colocando a campana bem direcionada no mic para um som mais vivo. A sala tbm ajudará muito, escolha uma posição da sala que você ache agradável o som do instrumento. Outras técnicas de microfonação com 2 mics tbm dão excelentes resultados, mas dificultam a edição em estúdio.

Quanto a equalização, é normal fazer um corte de graves até 100 +- (caso queira tirar um pouco do som das chaves fechando) e puxar um pouco das altas caso queira um pouco mais de ar e respiração no som. No caso de sax alto, é legal da uma puxada de leve nos graves para amaciar um pouco o som. Mas isso tudo depende, com um bom mic, pré e sala, muitas vezes o som flat já sai perfeito !

Tenor Selmer Super Action II
Alto Selmer SSS Cigar Cutter 1934
Boquilhas: Tenor Guardala (by norberto), Alto B&N
Flauta Transversal Selmer
Didgeridoo
Glass Marimba
Grande Pan (PVC)
http://www.spyzer.com
http://www.myspace.com/spyzerproject

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico