Partitura em Sib no lugar de Fá... Pode?

Mensagem
Autor
Joshua

Partitura em Sib no lugar de Fá... Pode?

#1 Mensagem por Joshua » 21 Jan 2008 09:24

E aew pessoal,

Estou começando a tocar trombone.

Sei que a clave deste instrumento é Fá. Porém não vi os hinos que tocamos na igreja nesta clave. Me disseram que posso usar a essas partituras em Sib:

http://www.minasdeleitura.com.br/harpas/025.php

Será possivel tocar trombone com essa partitura?

Parabéns pelo forum :wink:

salvesax

Re: Partitura em Sib no lugar de Fá... Pode?

#2 Mensagem por salvesax » 21 Jan 2008 14:51

Olá Joshua tudo bem?

Nesse seu caso, Fá é a clave, e Si Bemol é afinação. Nessa harpa a afinação é para instrumentos em Si bemol (provavelmente esta seja a afinação do seu trombone). Porém todos os hinas sãoe scritos a duas vozes, e na clave de sol, portanto é mais apropriada para instrumentos de timbre mais agudos (trumpet, flauta, oboé, etc...)

Se quiser, pode tocar, mas vai ter que saber ler clave de sol, além de não ficar muito original, mas aí já entra uma questão de gosto e opção.

Espero que tenha ajudado. Um abraço.

Imagem

Joshua

#3 Mensagem por Joshua » 22 Jan 2008 11:49

Opa beleza,

Estou pensando em tocar na segunda voz.

Valeu!

salvesax

#4 Mensagem por salvesax » 22 Jan 2008 14:23

Se for tocar a segunda voz, pode comprar essa tranquilo, porém a voz mais apropriada para o trombone é a 3ª.

Imagem

Joshua

#5 Mensagem por Joshua » 23 Jan 2008 07:45

E é possível fazer a 3ª usando uma partitura que tem só a 1ª e a 2ª? Seria aquilo que alguns chamam de "transportar para outra clave"?

salvesax

#6 Mensagem por salvesax » 23 Jan 2008 11:00

Não, não.... Até dá para fazer terceira, mas nesse caso está arranjando a música ok, e vai dar um pouco de trabalho. Também exige certo conhecimento e técnica, principalmente se for fazer isso "ao vivo".