Partitura em Sib no lugar de Fá... Pode?

Mensagem
Autor
Joshua

Partitura em Sib no lugar de Fá... Pode?

#1 Mensagem por Joshua » 21 Jan 2008 09:24

E aew pessoal,

Estou começando a tocar trombone.

Sei que a clave deste instrumento é Fá. Porém não vi os hinos que tocamos na igreja nesta clave. Me disseram que posso usar a essas partituras em Sib:

http://www.minasdeleitura.com.br/harpas/025.php

Será possivel tocar trombone com essa partitura?

Parabéns pelo forum :wink:

salvesax

Re: Partitura em Sib no lugar de Fá... Pode?

#2 Mensagem por salvesax » 21 Jan 2008 14:51

Olá Joshua tudo bem?

Nesse seu caso, Fá é a clave, e Si Bemol é afinação. Nessa harpa a afinação é para instrumentos em Si bemol (provavelmente esta seja a afinação do seu trombone). Porém todos os hinas sãoe scritos a duas vozes, e na clave de sol, portanto é mais apropriada para instrumentos de timbre mais agudos (trumpet, flauta, oboé, etc...)

Se quiser, pode tocar, mas vai ter que saber ler clave de sol, além de não ficar muito original, mas aí já entra uma questão de gosto e opção.

Espero que tenha ajudado. Um abraço.

Imagem

Joshua

#3 Mensagem por Joshua » 22 Jan 2008 11:49

Opa beleza,

Estou pensando em tocar na segunda voz.

Valeu!

salvesax

#4 Mensagem por salvesax » 22 Jan 2008 14:23

Se for tocar a segunda voz, pode comprar essa tranquilo, porém a voz mais apropriada para o trombone é a 3ª.

Imagem

Joshua

#5 Mensagem por Joshua » 23 Jan 2008 07:45

E é possível fazer a 3ª usando uma partitura que tem só a 1ª e a 2ª? Seria aquilo que alguns chamam de "transportar para outra clave"?

salvesax

#6 Mensagem por salvesax » 23 Jan 2008 11:00

Não, não.... Até dá para fazer terceira, mas nesse caso está arranjando a música ok, e vai dar um pouco de trabalho. Também exige certo conhecimento e técnica, principalmente se for fazer isso "ao vivo".

Transportar para outra cllave, você apenas colocaria a voz no trombone sem transposição. A voz continuaria a mesma, e no caso de transportar para a clave de fá, apenas ficaria uma oitava abaixo (o trombone leria sem transposição)

Joshua

#7 Mensagem por Joshua » 23 Jan 2008 11:46

Dexa ver se entendi, além de tocar normal na 2ª voz (que tem neste livro acima), posso tbm ler a partitura apenas trocando o valor da nota para que fique como clave de fá? Acho melhor não inventar moda :oops: ...

salvesax

#8 Mensagem por salvesax » 24 Jan 2008 09:43

Não, não é bem por aí. Seguinte. Vamos supor um hino da harpa na primeira voz. Você lê o primeiro dó da clave de sol e faz ele no trombone. Na verdade você está emitindo o dó uma oitava abaixo.

A clave de sol é própria para instrumentos um pouco mais agudos, por isso ele não alcança todas as notas escritas nessa clave, por isso a gente oitava para baixo. Veja nesse artigo que você vai entender melhor:

http://outrosventos.com.br/blog/2007/06 ... trumentos/

Em tese, essa transposição de clave que você disse seria a adaptação (baixar oitava), para se tocar no trombone. Acredito que automaticamente você já esteja fazendo isso.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico