Sala "Gaita Diatônica e cromática" que tal

Mensagem
Autor
Claudio Sax

Sala "Gaita Diatônica e cromática" que tal

#1 Mensagem por Claudio Sax » 01 Jan 2008 18:42

Salve thurma

Que tal uma sala para tratarmos de assuntos sobre gaita (harmônica) de boca.

Forte abraço a todos

alex
instrumento: Piano
Contato:

Re: Sala "Gaita Diatônica e cromática" que tal

#2 Mensagem por alex » 05 Jan 2008 14:07

Atendido!
Abraços!

Sax tenor Eagle com Otto Link Super tone master 5, Pianos Steinway e Rhodes Mark I 73, Sintetizadores Roland JP8080, Fanton G8 e Juno D LE, Juno 106, Kurzweil K2VX, Yamaha DX7S e Access Virus B

Claudio Sax

#3 Mensagem por Claudio Sax » 05 Jan 2008 20:14

Salve thurma

Valeu Dr. Alex, obrigado pelo pronto atendimento.

Forte abraço a todos

kleber_marques
Contato:

#4 Mensagem por kleber_marques » 06 Jun 2008 23:02

amigão....

aceito dicas!!!

tenho dúvidas de embocadura na cromática, bem como sobre acordes, etc....

ou seja, num sei nada, rs.......

Abç

Kleber Marques (Samurai :wink: )
SN - Yanagisawa
S - Selmer SA80 ii
A - Selmer SA80 ii
M - Buescher Prata
T - Selmer MK-6 e MK-7
B - Conn 12M

"O importante não é o que se leva da vida, mas sim a vida que se leva!!!"
kleber_marques@yahoo.com.br

Claudio Sax

#5 Mensagem por Claudio Sax » 07 Jun 2008 14:53

Grande Samurai

Amigo, eu tenho várias dificuldades ok, estou bem no começo e ainda o que conheço é sobre a diatônica ok. Tenho uma afinada em Dó e, por enquanto, o máximo que consigo das técnicas da diatônica são os bends he he.

Forte abraço

kleber_marques
Contato:

#6 Mensagem por kleber_marques » 08 Jun 2008 01:14

Grande Cláudio,

eu tenho uma dessas tb, e vários métodos. Mas me encantei com a cromática e consegui uma em 2.a mão e estou aqui pelejando, para tentar aprender... rs...

tenho uns dvds e métodos de diatônica que comprei e nunca usei para valer, assisti os dvds uma vezz e nunca mais...

Abração

SN - Yanagisawa
S - Selmer SA80 ii
A - Selmer SA80 ii
M - Buescher Prata
T - Selmer MK-6 e MK-7
B - Conn 12M

thiago.brecci
instrumento: Sax Alto

#7 Mensagem por thiago.brecci » 28 Ago 2008 11:34

Pessoal,

no quesito gaita, vale a pena fazer aula ???

Meu amigo já tem um bom conhecimento musical, e esta pela net vasculhando buscando tutoriais e video-aulas de gaita, e o bom é que ele está com desenvolvimento ótimo !!

Em pouco tempo já está manjando bends e 2 tipos de embocadura...achei bastante interessante e comentei com ele para ele fazer aula e aprender o instrumento da maneira correta. Porém a resposta dele também foi interessante... ele disse que uma aula de gaita por aki está em torno de R$ 100,00 (é caro...) e sinceramente não viu muita vantagem em fazer aula de gaita. Que apesar da beleza, segundo ele é um instrumento simples.

Minha pergunta é, Vale a pena fazer aula de gaita ??? Ou o desenvolvimento solo é suficiente ???

Obrigado galera !
Sax Soprano - SA 502 - Eagle -
Boquilha Barkey POP 8
Palhetas Vandoren 1/5-Vandoren Java 2/5

kleber_marques
Contato:

#8 Mensagem por kleber_marques » 30 Ago 2008 15:39

Amigão,

acho que isso é pessoal, de cara para cara.

mas é um instrumento bem mais livre realmente, no qual creio que se permite mais auto-didatas do que num instrumento erudito como violino, oboé, etc... onde os vícios errados podem ser fatais...

Abração

SN - Yanagisawa
S - Selmer SA80 ii
A - Selmer SA80 ii
M - Buescher Prata
T - Selmer MK-6 e MK-7
B - Conn 12M

Celso Werneck

#9 Mensagem por Celso Werneck » 30 Ago 2008 16:09

Meus chapas, o clube dos bicões-da-gaita tá aumentando. Otrodia soprei e chupei a minha cromática, que adquiri do Fábioramos, numa gravação que fizemos (Banda JamJazZen-ver aqui no fórum "Música-de-Ficção") e senti o mor prazer e todos que ouviram gostaram me pedindo para intercalar + com o sax. Como é uma misturada só ficou parecendo com algum som do teclado, fora os abençoados bendsss.(moderadamente :wink: )
Tentarei reduzir uma parte da gravação(a parte da gaita :mrgreen: )para mp3 pro6 ouvirem.
Lá no blog do Rodrigobrasileiro, muito bem feito, vi muita informação bacanas.

TENOR ARIA(véião)- BARÍTONO PAN-AMERICAN(1929)- CLARONE CONTRAALTO SELMER PARIS

"O suficiente é a abundância dos sábios"

MarceloAugustus

#10 Mensagem por MarceloAugustus » 11 Fev 2009 00:59

Aula com professor acho importante, desde que ele seja bom ensinador.
Já fiz aula com um excelente gaitista, mas que não tinha didática nenhuma. Na primeira aula ele já entrou nos modos gregos... sendo que eu nunca havia estudado música antes... doidera.
Quem tiver interesse, me mande um e-mail pois conheço bons professores em SP e ABC. (marcelo.augustus@hotmail.com)
Agora, quanto à simplicidade da gaita, acho que só vale pelo tamanho. Considero um instrumento tão complexo quanto o saxofone, seus recursos ainda não estão esgotados e sua literatura ainda não está posta.
É uma cultura errada achar que é um instrumento fácil de se tocar, só porquê parece com um brinquedo. Temos que mudar esse paradigma e buscar conhecer todos os recursos dela, ou o máximo possível. Não é só assoprar e aspirar com as pessoas pensam, em um orifícil, p. ex., só aspirando, pode-se tocar 4 notas!!!
Espero ter ajudado! Vamos nos falando!
Grande abraço!
tenho links de coisas muito legais sogre gaita, é só pedir!!!

Marcelo Augustus
"... sin amor yo nada seré..." I Co13:2
T: Handcraft, Otto Link NY 8, V16
Harmônicas: Hohner Special 20
Mics: JTS CX506, Shure Green Bullet

FabioMichaelys

#11 Mensagem por FabioMichaelys » 11 Fev 2009 08:23

to no clube,

eu tb tenho um diatônica, mas por enquanto tô numa de aprender sozinho,

e acho que esse espaço irá comtribuir bastante

valeu galera

has

#12 Mensagem por has » 23 Fev 2009 20:44

Desculpem-me pelo tamanho deste segundo post.

Chamo-me Heráclito. Sou novato no CS, este é o meu segundo post, e, encontrando este tópico sobre GAITA, com pessoas interessadas neste interessante instrumento musical, resolvi participar e acompanhar toda e qualquer discussão à respeito do mencionado tema que a mim muito interessa.

Tenho um sax alto "e amarra" da weril :lol: , e uma gaita cromática Hering 64 vozes. Adoro fazer 'barulho', até hoje ainda não tirei o som que sonho :( mas sou persistente, insistente e amo música.

Estou ansioso alegre para receber os seguintes produtos recentemente adquiridos:

Segurador Suporte Hering S150 para Harmônicas Gaitas Cromáticas
Segurador Suporte Hering S250 para Harmônicas Gaitas Diatônicas Blues & Country

Harmônica Gaita Diatônica Hering Black Blues em A.
Harmônica Gaita Diatônica Hering Black Blues em D.
Harmônica Gaita Diatônica Hering Black Blues em G.
Harmônica Gaita Diatônica Hering Mad Cat Signature em C.

Gostaria de dizer aos colegas do CS que, não sou profissional e sou um eterno aprendiz... também não sou tão iniciante, já passei por uma fases iniciais, embora não domine bem os citados instrumentos, contudo, havendo alguma dúvida de colegas realmente iniciantes e que eu possa auxiliá-los, certamente o farei, já que, acompanhava este bem conceituado fórum antes da decisão de tornar-me um membro, e tal decisão se deu exatamente porquê observei a forma respeitosa com que os demais participantes dispensam aos iniciantes. Senti-me à vontade!

Enfim... troquemos figurinhas, seja no Sax ou na Gaita.

Parabéns ao CS palmas

Obrigado! Deus Abençoe a todos!

has

#13 Mensagem por has » 24 Fev 2009 11:35

Estava imaginando :idea: EDU DA GAITA executando "Moto Perpétuo" de Nicolo Paganini... não achei esta interpretação como EDU em lugar algum, mas ouvi a música executada com outros instrumentos e instrumentistas, dapi, fico só imaginando ele, EDU, interpretando esta música no tempo recorde de 3 minutos e 21 segundos, cerca de mil e duzentas notas. Meu Deus, e a respiração :?:

Se alguém encontrar algum áudio ou video de Edu a executando, avise-me, por favor!

Saquem só a música executada ao violão e imaginem um gaitista ou harmonicista executando-a:

http://www.youtube.com/watch?v=ba714t1f ... re=related

Caracas, velho, deve ser uma doideira mesmo :!:

has

#14 Mensagem por has » 24 Fev 2009 12:39

Flautista, obrigado pelo link aí e por sua contribuição! É bom que muitos conheçam o grande artista que foi EDU e a contribuição que ele deixou ao mundo, com toda a sua dedicação a este belíssimo instrumento musical (que não é nenhum brinquedinho!) rsrs

Aproveito aqui, para deixar algumas dicas para o iniciante. Para quem curte BLUES, especialmente, podemos afirmar que, a gaita cromática também executa qualquer BLUES, e muito mais, qualquer estilo.

Falando de diatônicas e Blues, deixo aqui uma dica que eu acredito ser bem legal:

Para executar BLUES, um violão estando executando canções no acorde/tom de G (sol), a gaita que é um instrumento transpositor, fica melhor sendo usada uma com 2 ½ acima do tom Sol, isto é, utilize uma gaita C (gaita em dó), assim, esta é a tonalidade mais adequada para o Blues, pois, se fosse usada uma gaita no mesmo tom do violão, no caso do exemplo, um gaita em G (sol), não propiciaria uma escala tão bluseira (chorada) na execução.

REGRA (resumo): 2 tons e meio do tom do violão ou teclado = gaita bluseira.

A partir desta dica, fiz a seguinte TABELA:

VIOLÃO - GAITA (adequada)
C F
C# F#
D G
D# G#
E A
F A# ou Bb
F# B
G C
G# C#
A D
A# D#
B E

OUTRA DICA :idea: :
Lembram da banda AC/DC (banda de heavy metal) :?: Pois bem, para os tons mais usados em gaitas, ou para adquirir as mais utilizadas, lembrem-se do nome desta banda, e aí, dará em AC/DG (troque o último C por G), assim, você não esquecerá sobre quais as gaitas (harmonica) mais utilizadas e para serem adquiridas (compradas)! :lol:

olivercandido
instrumento: Saxofone
Contato:

#15 Mensagem por olivercandido » 16 Set 2009 12:35

has escreveu:Flautista, obrigado pelo link aí e por sua contribuição! É bom que muitos conheçam o grande artista que foi EDU e a contribuição que ele deixou ao mundo, com toda a sua dedicação a este belíssimo instrumento musical (que não é nenhum brinquedinho!) rsrs

Aproveito aqui, para deixar algumas dicas para o iniciante. Para quem curte BLUES, especialmente, podemos afirmar que, a gaita cromática também executa qualquer BLUES, e muito mais, qualquer estilo.

Falando de diatônicas e Blues, deixo aqui uma dica que eu acredito ser bem legal:

Para executar BLUES, um violão estando executando canções no acorde/tom de G (sol), a gaita que é um instrumento transpositor, fica melhor sendo usada uma com 2 ½ acima do tom Sol, isto é, utilize uma gaita C (gaita em dó), assim, esta é a tonalidade mais adequada para o Blues, pois, se fosse usada uma gaita no mesmo tom do violão, no caso do exemplo, um gaita em G (sol), não propiciaria uma escala tão bluseira (chorada) na execução.

C F
C# F#
D G
D# G#
E A
F A# ou Bb
F# B
G C
G# C#
A D
A# D#
B E

Lembram da banda AC/DC (banda de heavy metal) :?: Pois bem, para os tons mais usados em gaitas, ou para adquirir as mais utilizadas, lembrem-se do nome desta banda, e aí, dará em AC/DG (troque o último C por G), assim, você não esquecerá sobre quais as gaitas (harmonica) mais utilizadas e para serem adquiridas (compradas)! :lol:
deixe-me ver se entendi: então se eu quiser tocar um blues em G TENHO QUE ADIQUIRIR A GAITA C BLUES? qual a gaita indicada para o blues, diatonica tom de C ou há uma , ou será a gaita blues no tom de C, PARA O violão G? VALEU!!

Sax Alto Cannonball Raven Ice
Boquilha Jumbo Java A45
boquilha Claude Lackey 7 *3
Palheta fibracel: nº3; medium, La Voz Medium, Java Red 3, Vandorem Azul 2,5.

olivercandido
instrumento: Saxofone
Contato:

#16 Mensagem por olivercandido » 16 Set 2009 12:37

has escreveu:Flautista, obrigado pelo link aí e por sua contribuição! É bom que muitos conheçam o grande artista que foi EDU e a contribuição que ele deixou ao mundo, com toda a sua dedicação a este belíssimo instrumento musical (que não é nenhum brinquedinho!) rsrs

C F
C# F#
D G
D# G#
E A
F A# ou Bb
F# B
G C
G# C#
A D
A# D#
B E

ESTAVA ME ESQUECENDO: QUAL O TOM MAIS USADO PREFERIDO NO BLUES, EM QUE TOM DEVERIA COMPRAR PRIMEIRO?

Sax Alto Cannonball Raven Ice
Boquilha Jumbo Java A45
boquilha Claude Lackey 7 *3
Palheta fibracel: nº3; medium, La Voz Medium, Java Red 3, Vandorem Azul 2,5.

Paulo Ronin

#17 Mensagem por Paulo Ronin » 23 Nov 2010 10:41

Olá este é meu 1° post no CS
estou muito feliz em estar participando do club
estou me iniciando no sax e vim buscar aqui esclarecimento de minhas duvidas
quanto a gaita ou harmônica venho me dando já a algum tempo rs
e gostaria de contribuir um pouco

embocadura:
no inicio dos estudos é recomendável utilizar a embocadura de bico sem auxilio da língua para direcionar a coluna de ar(língua em "U") ela deve permanecer quieta em repouso pois seu movimento distorce o som, quanto aos orifícios deve-se imaginar estar soprando um canudo, iniciando os estudos por soprar e aspirar o orifício 4, quando sentir-se que as notas estão claras deve-se partir para o estudos das escalas 1°a natural da gaita na região que se encontra completa e é mais confortável do 4 ao 7 ou seja 4 -4 5 -5 6 -6 -7 7(números positivos soprados, negativos(-) aspirados);

sopro:
a gaita utiliza um sopro mais leve que o sax, ainda se utilizando do apoio no diafragma devemos nos imaginar brincando com a chama de uma vela. A região media da gaita é a mais confortavel onde devesse iniciar os estudos seguindo para os graves e agudos. A pratica leva ao estudante encontrar-se na maneira mais confortavel e segura para executar toda a extensão da gaita. Como nos estudos de outros instrumentos da familia do sopro devesse utilizar sopros longos até adquirir estabilidade no som

Quanto o tom para se iniciar os estudos é mais utilizado a gaita diatônica em C, pelas seguintes questões: possui notas naturais o que facilita a compreensão da parte teórica e estruturalmente
a gaita em do é mais confortável, encontrasse entre as gaitas agudas mais leves de palheta curta e as graves mais pesadas de palheta longa.

O estudo da gaita é dado em posições
1°posição- natural, executasse canções no tom da gaita (tom C para gaita C)
2°posição- gaita cruzada, executasse partindo do 5°grau da escala(tom G para gaita C), posição esta mais popularizada presente no blues(pela escala blues), rock(mixolidio)...
3°posição- executasse a partir do 2°grau da escala(tom D para gaita C), apresenta uma sonoridade mais jazz por ser menor
... e estas posições se seguem até se completar os 12 tons, as escalas vão se completando a partir das técnicas de bends e overbends que geram as notas faltantes no instrumento.
Estas 3 posições citadas são as mias utilizadas hoje

bem estas são algumas primeiras noções em gaita diatônica, quanto a cromática o sopro e embocadura se assimilam, tendo-se que manter mais atenção a postura da língua e a digitação das notas assim que possível buscarei postar algum material.
Para os senhores que já são músicos não encontraram grandes dificuldades.
Espero estar ajudado
Obrigado e parabéns ao club do sax
Muito som e bons sopros para todos

Paulo Eduardo - Ronin

Gaitas Diatônica
Gaitas Cromáticas Bends Tonica 48/64 vozes
Sax Alto Weril

http://www.myspace.com/pauloronin
http://www.triade.mus.br/
https://www.facebook.com/pages/Paulo-Ed ... 6150237656

Katatau
Contato:

#18 Mensagem por Katatau » 21 Ago 2011 22:57

alegre Buenas galera
Gostei da idéia pois tem muita coisa para aprender, sempre.
Parabéns ALEX!!! ... Abraço

"Spes Mea in Deo Est" - "Sirvam as nossas façanhas, de modelo a toda a terra" T.A.F.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico