gaitista novo na area

Mensagem
Autor
hurricane07
instrumento: tenor

gaitista novo na area

#1 Mensagem por hurricane07 » 19 Set 2008 23:42

Ola pessoal
eu sempre gostei do som da gaita porem por falta de oportunidades nunca tive uma
porem agora eu ganhei uma gaita uma hering free blues em Mi

só que ainda sou muito iniciante e estou estudando sozinho com os cursos que encontrei na net
mas como eu gostei bastante da gaita ( ô trem bão de toca sô) pretendo comprar no final do ano uma cromática pretendo ficar com essa gaita apenas para eu aprender a embocadura
e é exatamente por isso que eu vim aqui no forum tirar algumas duvidas que eu ainda tenho
pois eu já li sobre as 3 embocaduras e to usando a de bico por enquanto pois pelo que li é a mais fácil
porem o certo é tocar com som limpo só uma nota por vez mas eu to me matando de estudar porem sempre tem uma notinha a mais que sai junto :(
eu gostaria de saber algum exercício para melhorar a minha embocadura porquê nos livro que peguei só tem explicação
alguem poderia me dar alguma dica? de como melhorar a minha embocadaura
na gaita também tenho que estudar notas longas?

abraços

Sax Tenor Martin Committee III
Mouthpiece Berg Larsen 105 1 M
Reed Alexander DC 2 1/5

Sax Alto Conn Shooting Start
Mouthpiece Beechler S8s
Reed Alexander DC 2 1/5

MarceloAugustus

Re: gaitista novo na area

#2 Mensagem por MarceloAugustus » 11 Fev 2009 00:42

Bela foto brother, hehehe!
Já passei por isso e te digo uma coisa, é exercício para se ter no bolso, sabe? Aquele que temos que fazer sempre, pois bobeou, já está "sujando" a nota.
A memória muscular para tocar uma só nota deve ser bastante praticada, pois, salvo engano, a gaita é o único instrumento que não se vê o que está tocando. Alguns dizem que é intuição, mas te digo que é praticar e praticar mesmo.
Se tiver muita dificuldade, só para ajudar a escutar a nota limpa, tampe os orifícios do lado com os dedos indicadores e sopre e aspire até ter certeza de qual som tem que sair e que está saindo só uma nota, entendeu?
Vá do orifício 4 ao 7 tocando a escala toda. Ex: tom DÓ:
4 -4 5 -5 6 -6 -7 7
dó ré mi fá sol lá si dó
Vai e volta, até cansar. Quando cansar, pegue alguma música que goste e toque, sai tocando, sem compromisso, isso te ajudará a ficar mais íntimo com os "furinhos". Pelo menos comigo foi assim... hoje se fico muito tempo sem tocar perco um pouco a embocadura, por isso é prática mesmo. Espero ter ajudao. Abraço!

Marcelo Augustus
"... sin amor yo nada seré..." I Co13:2
T: Handcraft, Otto Link NY 8, V16
Harmônicas: Hohner Special 20
Mics: JTS CX506, Shure Green Bullet

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico