Chaves abertas

Mensagem
Autor
marao

Chaves abertas

#1 Mensagem por marao » 30 Nov 2010 13:30

Boa tarde

Sou novo nesta sala de flauta e gostaria de fazer uma pergunta. qual o diferencial da uma flauta com chaves abertas? fico imaginando que deve haver algo especial quanto ao timbre ou som, e a chave aberta habitualmente remete a qualidade profissional do flautista ou da propria flauta. Mas o que me intriga é pensar sobre uma mudanca que foi feita, onde o maior beneficio sonoro sera alcancado se houver uma oclusao perfeita do orificio da chave...ora, isto ja nao ocorria com ela toda fechada? sei que devo estar equivocado em alguma linha de raciocinio, mas nao consegui entender onde...por favor, alguem me explica?

Grato

CARLINHOS DA FLAUTA

Re: Chaves abertas

#2 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 06 Dez 2010 14:12

Muito boa tarde, MARAO !

Não me recordo em que tópico cito sobre esta característica mas vamos lá, num breve dèjavu:

# as flautas "abertas" (com suas chaminés não totalmente fechadas pelas chaves, mas com um pequeno orifício a ser vedado com a polpa dos dedos) são as chamadas modelo francês pois a antiga escola francesa utilizava esta peculiaridade em suas flautas, que já saíam de fábrica assim. Isso não significa que seja uma flauta profissional, apenas exige mais do flautista. Embora alguns não reconheçam, há, sim, uma diferença mínima, quase imperceptível em relação ao som de uma flauta "fechada". Outrossim é que alguns efeitos e oitavas são conseguidos melhor, mais fácil e até apenas em flautas de modelo francês. Isso não quer dizer que seja uma flauta profissional pois temos à disposição flautas de nível estudante com esta caracterísrica, ok ?

# as flautas "fechadas" (de chaminés totalmente fechadas pelas chaves) são chamadas ainda de modelo alemão, por se tratar de uma particularidade da escola alemã. Não quer dizer que seja uma flauta estudante: caso deseje, pode encomendar uma MIYAZAWA em platina ou ouro 24 k (profissional) com as chaves fechadas ! Ressalto, como supracitado, que alguns efeitos e oitavas não são conseguidos por este modelo, dadas as diferenças acústicas devido à uma vedação não metálica, mas com a polpa dos dedos, certo ?

É comum, ainda, algumas pessoas pensarem que as flautas IN LINE (chaves alinhadas) são de nível estudante, enquanto que as dOFFSET (ou OFFLINE = chaves desalinhadas, são profissionais, o que não é verdade !!!!

Bem, espero ter esclarecido sua dúvida ! Qualquer outra, estamos por aqui, ok ?

Grande e forte abraço !

"Como entender a flauta ? Simples ! Primeiro apenas ouça-a; em seguida, ouça com o coração."

CARLINHOS DA FLAUTA

marao

#3 Mensagem por marao » 06 Dez 2010 20:40

Obrigado aos colegas, foi realmente muito esclarecedor.

Valeu, tinha uma idea equivocada.

Mario

CARLINHOS DA FLAUTA

#4 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 12 Fev 2011 09:59

Retificando: é comum algumas pessoas pensarem que flautas IN LINE (chaves ALINHADAS) sejam profissionais e que flautas OFFLINE (chaves DESALINHADAS) sejam de nível estudante ou intermediárias, o que NÃO é verdade em ambos os casos !

Perdoem-me, mais uma vez, a distração !

Abraços !

"Como entender a flauta ? Simples ! Primeiro apenas ouça-a; em seguida, ouça com o coração."

CARLINHOS DA FLAUTA

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico