FLAUTA TYRANSVERSA - Parte II

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
CARLINHOS DA FLAUTA
Mensagens: 279
Registrado em: 11 Nov 2008 16:46
Localização: RIO DE JANEIRO

FLAUTA TYRANSVERSA - Parte II

#1 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 21 Nov 2008 23:51

- continuação -

Outra parte que constitui a cabeça da flauta é o PORTA-LÁBIO, uma espécie de saliência que envolve a cabeça, onde repousa o lábio inferior. É onde encontra-se o orifício que nos permite emitir os sons. Esta parte da cabeça é de suma importância pois além de acomodar o lábio inferior na flauta, ela apresenta algumas características de emissão sonora. O porta-lábio é uma peça soldada na cabeça da flauta.
Se reparamos bem, as diversas flautas que encontramos à disposição possuem espessuras diferentes em seus tubos. Da mesma forma ocoore com os porta-lábios, que além da estética que varia de marca para marca, ainda pode facilitar ou não a emissão sonora. Como ? Reparemos no orifício do porta-lábio: ao passarmos o dedo neste orifício sentiremos sua borda. Esta borda pode estar AFIADA ou não. Caso ela seja afiada, haverá muito mais facilidade na emissão sonora pois não haverá resistência de ar ao soprar-se no orifício. Muitos não sabem mas o som da flauta é emitido e expulso na própria cabeça da flauta ! O som não sai pelo pé da flauta e, sim, pelo próprio orifício do porta-lábio ! Se a flauta não possuir uma borda afiada, ela apresentará resistência ao soprar-se no orifício do porta-lábio, tornando mais difícil a emissão sonora. Embora bordas não afiadas permitam tirar graves bem pronunciados, bem encorpados, o mesmo não ocorrerá nas regiões aguda e superaguda. Já no caso inverso, com bordas afiadas, a emissão tanto da região grave quanto das regiões agudas e superagudas serão mauito mais fácies de serem executadas pois não encontra-se-á resistência ao ar.
Mas como é produzido o som na flauta ? É o mesmo princípio do papelzinho de bala ! Lembra quando pegávamos aquele plástico que envolvia aquelas balas mastigáveis, esticávamos e colocávamos entre os dois lábios esticados e assoprávamos ? Saía som, não saía ? Então ! É extamaente o mesmo princípio ! O jato de ar é cortado pela "lâmina" do plástico esticado: uma parte é direcionada à emissão sonora e a outra parte do ar é perdida. O atrito causado entre o ar e a "lâmina" de plástico resulta no fenômeno sonoro, causado pelas vibrações da "lâmina" pelo ar aplicado nela.
A "parede" que há no interior do orifício do porta-lábio recebe o nome de RISER. É ele que encontra com a parte externa do porta-lábio formando o corte, ou seja, a borda. Há no mercado flautas com risers em ouro, o que lhe confere uma resposta muito mais rápida do que num riser comum. A espessura do riser e sua confecção interferem diretamente na qualidade sonora. Se houver algum tipo de aspereza no riser haverá comprometimento do som em sua emissão.
Há também vários tamanhos e formatos de orifícios de porta-lábios: os mais abertos facilitam aos iniciantes; já os mais fechados são voltados para músicos mais experientes, que já possuem uma embocadura mais firme, mais alicerçada. Existem hoje profissionais voltados exclusivamente para a construção de bocais avulso, dos quais podemos destacar os excelentes bocais do brasileiro Luiz C. Tudrey e dos Salvatore Faulisi. Bocais confeccionados em metais nobres (platina, ouro, prata) conferem toda uma melhora na qualidade sonora e na emissão também.
Lembrando que a flauta não é um instrumento estático, que deva ser tocado de forma parada. De acordo com as regiões trabalhadas (graves, médias, agudas e superagudas), deve-se girar a flauta mais para dentro ou mais para fora. O ângulo do jato de ar determina a altura e a qualidade do som.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


"Como entender a flauta ? Simples ! Primeiro apenas ouça-a; em seguida, ouça com o coração."

CARLINHOS DA FLAUTA

Avatar do usuário
CARLINHOS DA FLAUTA
Mensagens: 279
Registrado em: 11 Nov 2008 16:46
Localização: RIO DE JANEIRO

Re: FLAUTA TYRANSVERSA - Parte II

#2 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 17 Fev 2009 12:55

Outras imagens de porta-lábios:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


"Como entender a flauta ? Simples ! Primeiro apenas ouça-a; em seguida, ouça com o coração."

CARLINHOS DA FLAUTA

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes