Vaselina sólida + flauta prateada = mancha escura ???

Mensagem
Autor
Reinaldo Reiv

Vaselina sólida + flauta prateada = mancha escura ???

#1 Mensagem por Reinaldo Reiv » 07 Fev 2011 21:49

Olá amigos.
Comprei uma flauta nova ontem, com banho prateado.
Tentei tocá-la ontem, mas como estava meio difícil de encaixar o bocal no corpo (muita aderência), então apliquei um pouco de vaselina sólida para lubrificar. Notei que minutos depois, a região onde tinha vaselina estava escurecida e, mesmo limpando com uma flanela a mancha permaneceu.

Na opinião dos amigos, por que acham que isso aconteceu, digo, é normal?

A propósito, no rótulo da vaselina está escrito: Composição= Petrolatum (somente isso)

Abraços

blonski
instrumento: Saxofone
Contato:

Re: Vaselina sólida + flauta prateada = mancha escura ???

#2 Mensagem por blonski » 08 Fev 2011 10:19

Reação química, não vou entrar em detalhes, que a conversa é longa.
Coloca a flauta só com a parte escurecida, mal enrolada em um pedaço de papel alumínio, de ponta num copo com água quente. Coloca uma colherinha de bicarbonato de sódio, e vai dormir. Na manhã seguinte, estará limpa.
Atente para não mergulhar nenhuma sapatilha ou chave na água.
É somente a ponta que está escura.
Apóie a flauta num canto de parede.

Sucesso !

Tenor Yamaha YTS 62 Mark II-Tudel G1 — Soprano Vintage Vito Stencil
Violinos que eu mesmo fiz — Zaphon — Harmonica 64 vozes...
Dave Guardala Crescent Gold—Otto Link STM 8 NY—Selmer Super Session I—S80 C*
Tocando o Lado Grave e Altivo da Força!

Reinaldo Reiv

#3 Mensagem por Reinaldo Reiv » 08 Fev 2011 13:24

Olá blonski. Obrigado pela dica.

Estive pesquisando na internet e verifiquei que a vaselina é uma "parafina líquida", e a parafina geralmente desbota as coisas.

As perguntas agora são:

* Existe alguma vaselina que NÃO desbote o banho da flauta?
* Existe algum produto especializado para lubrificar o encaixe das partes da flauta transversa?
* Há algum risco para o metal ao encaixar as partes sem lubrificação??? (acredito que sem lubrificação, o atrito metal com metal vai limando / lixando ao ponto de perder o encaixe)

EDY

#4 Mensagem por EDY » 08 Fev 2011 19:48

Voce pode usar a mesma graxa usada na cortiça dos tudéis de saxofone, as Cork Greese, mas antes de mais nada, faça uma revisão na sua flauta para sanar o problema do encaixe difícil, o que não é normal.

Edy

CARLINHOS DA FLAUTA

#5 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 08 Fev 2011 22:43

Bem citado pelo amigo EDY ! Grandes dificuldades na conexão da cabeça com o corpo, não é algo normal ! De fato, um ajuste realizado por um profissional solucionaria, a princípio, o problema !
Mas deixem-me tirar uma dúvida: qual é a flauta em questão ? Qual o fabricante ? Qual o modelo ? Após estas questões serem respondidas, eu poderia diagnosticar qual o real motivo para tal problema !

Abraços !

"Como entender a flauta ? Simples ! Primeiro apenas ouça-a; em seguida, ouça com o coração."

CARLINHOS DA FLAUTA

Reinaldo Reiv

#6 Mensagem por Reinaldo Reiv » 09 Fev 2011 21:56

Olá EDY.
Obrigado pela dica. Vou testar para ver se essa Cork Grease (é aquele de tubinho, tipo cola bastão certo!?) realmente não desbota o laque. O problema é que deve estar custando uns R$15,00.

Olá CARLINHOS DA FLAUTA.
Agradeço a preocupaão. A flauta transversal citada é uma Eagle. Mas o problema de encaixe já foi resolvido.
Era porquê estava nova mesmo. Hoje eu toquei-a novamente e encaixei sem lubrificação (depois do susto neh) e encaixou sem dificuldade.

Mas as perguntas ainda continuam:

* Existe algum produto especializado para lubrificar o encaixe das partes da flauta transversa? (Isto é, vocês flautistas costumam utilizar alguma coisa deste tipo? Confesso que essa Cork Grease estava bem cara do outra vez que pesquisei)

* Há algum risco para o metal ao encaixar as partes sem lubrificação??? (acredito que sem lubrificação, o atrito metal com metal vai limando / lixando ao ponto de perder o encaixe, correto!?)

Abraços

EDY

#7 Mensagem por EDY » 10 Fev 2011 11:26

Não é preiciso usar nada para lubrificar as partes de encaixe, apenas as mantenha limpas.

Edy

CARLINHOS DA FLAUTA

#8 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 10 Fev 2011 14:20

Pois então, como o amigo EDY citou, NÃO é algpo normal essa dificuldade de encaixe entre as partes !

Não se utiliza nenhum produto para essa finalidade ! O cork grease citado é para lubrificação das cortiças em instrumentos como o flautim (piccolo), clarinetes, clarones, requintas, saxofones e outros que possuam cortiças em seus encaixes, para extinguir seu ressecamento ! Flautas não necessitam !

Quando indaguei sobre qual era a flauta em questão, era exatamente por isso ! Perdoe-me a franqueza, mas isso não ocorre com flautas de qualidade ! Isso é comum a flautas de terceira linha !

Quanto à questão do atrito entre as partes, isso é normal pois se não houvesse, faria com que as partes despencassem umas das outras ! Note que até a superfície destas extremidades possui uma textura levemente diferente, mais áspera ! Isso, para haver certo atrito e a conseqüente aderência após o encaixe total ! É normal também estas extremidades apresentarem coloração diferente do restante da parte (geralmente mais escura) devido aos atritos que sofrem para os encaixes e desencaixes !

Problemas de folgas devido a diâmetros internos nos encaixes das partes são comuns a flautas chinesas e nacionais ! Cito esta deficiência em outro tópico !

Portanto, esqueça produtos que prometem milagres para essa finalidade ! Certa pressão, resistência e atrito para enciaxar e desencaixar são normais, desde que não exijam intensidades demasiadas !

Abraços !

"Como entender a flauta ? Simples ! Primeiro apenas ouça-a; em seguida, ouça com o coração."

CARLINHOS DA FLAUTA

Reinaldo Reiv

#9 Mensagem por Reinaldo Reiv » 10 Fev 2011 15:04

EDY e CARLINHOS DA FLAUTA,
obrigado pelas dicas.

Mas outras dúvidas ficaram:

* O processo que o nosso amigo blonski sugeriu funcionaria somente para flautas prateadas? Se minha flauta fosse dourada o que eu faria?

* Existe algo que o luthier possa fazer na flauta depois que perde totalmente o encaixe, digo, quando as partes perdem totalmente a aderência?

Abraços

CARLINHOS DA FLAUTA

#10 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 10 Fev 2011 18:04

Sinceramente ??? Praticamente quase impossível isso acontecer ! Mesmo que você monte e desmonte sua flauta constantemente, isso raríssimamente aconteceria ! Uma das propriedades dos metais é serem materiais maleáveis, de certa forma, flexíveis, meio que elásticos, por mais estranho que isso possa soar ! Com o tempo, você deve notar que os encaixes oferecem menos resistência em dias de clima quente, enquanto que nos dias frios, evidenciam maior resistência nas conexőes ! Isso ocorre também com a emissão sonora: mais fácil emitir sons no calor do que no frio ! Isto se dá devido à dilatação e contração dos metais por ação de temperaturas ! No caso de flautas de terceira linha, até pode acontecer, porém, bem difícil ! Por isso mesmo não recomendo as chinesas e nacionais ! Posso dizer que esse fator não influencia as YAMAHAs, ARMSTRONGs, ARTLEYs, BUFFETs, na questão de afrouxarem, entende ?

Sanada a sua dúvida ?

Abraços !

CARLINHOS DA FLAUTA

CARLINHOS DA FLAUTA

#11 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 10 Fev 2011 18:12

Ah ! Outrossim: NÃO recomendo açőes como a citada, com todo o respeito ao colega BLONSKY ! Caso tenha problemas quanto à oxidaçőes por ação de intempèries ou por altos níveis orgânicos de ácido úrico via sudorese, busque por um profissional qualificado e capacitado pois até mesmo estes produtos de polia de prata ou metais, NÃO recomendo pois possuem ph (grau de acidez) que acaba por 'comer' o banho, com o passar do tempo e da freqüência de uso dos tais produtos ! O ideal é a manutenção realizada por um profissional sério, que utilizará os meios e produtos necessários e adequados !

Abraços !

CARLINHOS DA FLAUTA

Reinaldo Reiv

#12 Mensagem por Reinaldo Reiv » 11 Fev 2011 11:39

Ok. Mais uma dúvida sanada.
Obrigado pela atenção CARLINHOS.

Mais eu ainda tenho algumas outras dúvidas provenientes desse meu "caso".

Vou passá-las para o fórum de saxofone. Lá tem mais acessos e provavelmente mais pessoas vão participar e quem sabe aprender com minhas dúvidas.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Abraços

EDY

#13 Mensagem por EDY » 11 Fev 2011 12:52

Creio que o Carlinhos respondeu magnificamente e com muita propriedade suas questões, dificilmente alguém na sala de saxofone irá discordar do já posto por ele.

Edy

blonski
instrumento: Saxofone
Contato:

#14 Mensagem por blonski » 11 Fev 2011 20:25

Reinaldo Reiv escreveu:EDY e CARLINHOS DA FLAUTA,
obrigado pelas dicas.

Mas outras dúvidas ficaram:

* O processo que o nosso amigo blonski sugeriu funcionaria somente para flautas prateadas? Se minha flauta fosse dourada o que eu faria?

* Existe algo que o luthier possa fazer na flauta depois que perde totalmente o encaixe, digo, quando as partes perdem totalmente a aderência?

Abraços
A solução é apenas para a flauta de prata, não tem mistério, é absolutamente seguro !
Só um detalhe; tem que estar bem limpo o local da flauta a ser limpo da oxidação preta.

Tenor Yamaha YTS 62 Mark II-Tudel G1 — Soprano Vintage Vito Stencil
Violinos que eu mesmo fiz — Zaphon — Harmonica 64 vozes...
Dave Guardala Crescent Gold—Otto Link STM 8 NY—Selmer Super Session I—S80 C*
Tocando o Lado Grave e Altivo da Força!

Reinaldo Reiv

#15 Mensagem por Reinaldo Reiv » 12 Fev 2011 12:27

Ok.
Obrigado por responder blonski. Valeu pela dica.

EDY, não discordo nem um pouco de você. Realmente, as dúvidas que o CARLINHOS DA FLAUTA respondeu foram respondidas com muita propriedade. Não duvido disso e inclusive já agradeci a ele pela grande ajuda prestada.

Somente propus levar as dúvidas ao fórum de saxofone pois lá mais pessoas podem participar da discussão.
Como o nome do site é Clube do "Sax", é de se imaginar que haja mais acessos no fórum de saxofone do que aqui.
Portanto é provável que mais pessoas se beneficiarão das minhas dúvidas lá do que aqui.

Agora mudando de assunto... Já foi dito que não é necessário lubrificar as conexões da flauta para realizar os encaixes.
Notei que minha flauta veio com um potinho de gel lubrificante, provavelmente Petróleo Destilado. O próprio case da flauta
tem um espaço para esse potinho. Será que isso é comum em todas as flautas novas ou somente nas flautas de 3ª linha?

Abraços

CARLINHOS DA FLAUTA

#16 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 12 Fev 2011 13:33

Como anteriormente disse, se fosse uma flauta séria não viria com esse produto ! Conselho ? Se quiser, jogue-o fora ! Ou fique com ele, caso necessite aplicar nas extremidades, o que, como dantes citei, não é nada normal !

Nenhuma flauta de qualidade vem acompanhada desse produto: os encaixes são perfeitos, bem justos !

Entendem porquê não recomendo estas flautas, mas, sim, as de real qualidade, ainda que seminovas (usadas) ???

Abraços !

CARLINHOS DA FLAUTA

Reinaldo Reiv

#17 Mensagem por Reinaldo Reiv » 13 Fev 2011 12:56

Entendido CARLINHOS.

Mas agora que já comprei essa, vou usá-la por mais algum tempo, e depois vou dar um jeito de repassá-la a alguém e comprar uma Yamaha talvez. (Miyazawa e Muramatsu estão fora de cogitação).

Mais uma vez agradeço pela paciência e pelas dúvidas sanadas.

Forte Abraço

CARLINHOS DA FLAUTA

#18 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 13 Fev 2011 20:11

Por nada, REINALDO ! 'Tamos aqui para isso !

Estou desenvolvendo um projeto bem legal, voltado para flautas, que estará disponível em breve ! Este projeto conterá muito material explicativo com as principais dúvidas e extras que não posso revelar agora ! Só quando eu o disponibilizar mesmo ! Aguarde !

Mas, em caso de qualquer eventual e futura dúvida, estamos por aqui !

Grande e forte abraço !

CARLINHOS DA FLAUTA

beto

#19 Mensagem por beto » 04 Set 2011 13:25

Galera,
Mil desculpas por ressuscitar o tópico.

Há uns anos atrás um colega estava querendo vender o sax soprano dele, e na época eu me interessei.
O instrumento era um vintage muito bom mesmo, só o que me assustou foi o tudel todo preto.

Passei um tempo pesquisando para saber se haveria solução para o devido problema, caso eu comprasse.

Mas passando por esse tópico, me voltou à memória: eu estou achando que ele ficou preto por causa de uma reação química. Esse colega usava uma solução lubrificante na cortiça do tudel, que segundo ele foi um luthier de Vitória-ES que recomendou: consiste em misturar vaselina sólida + talco. Ambos possuem propriedades lubrificantes, mas acredito que essa mistura não dá muito certo. Para começar, a vaselina é uma espécie de parafina, como já foi citado aqui. Então já começamos a supor que vai desbotar o local mediante reação química. Então acho que foi essa solução que escureceu o saxofone, pois estou me lembrando agora, ele usava também essa solução na flauta e ela também estava feia e escura.

Portanto, analisem antes. Todo cuidado é pouco.

Abraços

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico