CUIDADOS AO ADQUIRIR-SE UMA FLAUTA - Parte II

Mensagem
Autor
CARLINHOS DA FLAUTA

CUIDADOS AO ADQUIRIR-SE UMA FLAUTA - Parte II

#1 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 24 Nov 2008 13:40

- continuação -

Na parte anterior analisamos a flauta de um ângulo estrutural, naquilo que aparentemente é visível a olho nu. Mas além destes aspectos anteriormente citados devemos nos voltar para uma análise focada nos fenômenos sonoros, naquilo que se ouve, dos quais podemos destacar:

> SONORIDADE - É o som em si. O que ouvimos. Se é um som abafado, com facilidade em emiti-lo, se há variações na sonoridade etc.;

> TIMBRE - É a característica peculiar a cada tipo de som, com base no material empregado na confecção da flauta. Lembrando que o TIMBRE é formado não apenas pela flauta como uma peça singular, mas, sim, formada conjuntamente à EMBOCADURA, que varia de flautista para flautista. Existem vários timbres de flautas: umas são mais metálicas; outras, mais amdeiradas; as que são mais sombrias; as que são mais vibrantes; outras, mais mornas, e por aí vai...;

> RESPOSTA - É o tempo que um som leva para ser ouvido após ser iniciada sua emissão, contando-se do momento em que se assopra na borda do orifício do porta-lábio (combinando-se ou não com as diversas digitações das chaves) até o mesmo ser ouvido. É resultado da combinação da embocadura, regulagem do mecanismo (vedação das chaves, pressão das molas, suavidade e rapidez no descer das chaves) e da vedação da cabeça (êmbolo de vedação/afinação). Uma boa flauta possui tempo de resposta bem rápido pois a flauta é um instrumento de execução absurdamente rápida, sendo, inclusive, considerada um dos instrumentos de maior rapidez em se tratando de digitação, resposta e execução de um modo geral;

> PROJEÇÃO - É como o som se comporta num ambiente ao ser emitido. Pode ter uma boa projeção (se prolonga no ambiente com poucas ou nenhuma variação de vibrações) ou uma projeção ruim (o som se estende por curto espaço físico, podendo ser ouvido a curtas distâncias somente). É como a amplitude do som;

> ESTABILIDADE - É a regularidade de vibrações no ar, com pouca ou nenhuma variação. Consegue-se percebê-la ao tocar notas bastante longas. Se não houver instabilidade na prolongação do som é sinal de que a flauta é estável. Caso note-se que o som vai decaindo de volume ou de qualidade, é um forte indício de que a flauta possui baixa ou nenhuma estabilidade. Mas qual a sua importância ? Já se imaginou tocando uma peça em cujo trecho haja notas muito longas com dinâmica constante e seu som cai de qualidade ou de volume, variando suas vibrações ? É uma situação pela qual ninguém quer passar, concorda ?

OBSERVAÇÕES GERAIS

Voltando rapidamente às questões estruturais da flauta, há outro quesito do qual não devemos nos esquecer: a DURABILIDADE ! Ela está diretamente ligada à qualidade e tipo do material que é utilizado na confecção da flauta. É ela quem confere, além do timbre da flauta, a sua durabilidade, isto é, o seu tempo de vida útil. Muitos falam sem conhecimento a respeito das flautas chinesas e nacionais (até o presente momento) citando sua sonoridade como sendo comparável às de marcas de verdadeiramente reconhecidas pela qualidade real. Engano ! Também a durabilidade das primeiras não é boa. Além de perderem a afinação com facilidade, têm suas sapatilhas uma vida útil muito curta, com constantes folgas. O escurecimento da flauta (oxidação) ocorre com rapidez. As rolhas de vedação/afinação do êmbolo da cabeça também são de baixa qualidade. Todavia não é uma experiência que deva ser evitada. Vai de cada um. Mas é sempre bom ressaltar que se deve nortear pela opinião de quem realmente entende do assunto, não por admiradores ou hobbistas de flautas.
Observemos ainda o que a flauta em questão nos proporciona: todas as matizes, nuances e coloridos sonoros; facilidade na emissão dos sons; som aberto, constante, invariável; surgimeto fácil dos sons harmônicos; mecanismo suave e macio, vedando instantaneamente as chaminés assim que as chaves são acionadas; timbre satisfatório (é uma escolha particular, que varia de músico para músico); a finalidade da aquisição de determinado modelo: para quê servirá uma flauta profissional nas mãos de um iniciante ?; e relação custo/ benefício.
Como já citado, é imprescindível a presença de um flautista profissional ou de alguém que já possua conhecimentos básicos no ato da negociação de uma flauta, seja numa loja ou de pessoa física. Informações devem ser adquiridas para que não haja arrependimentos posteriores e prejuízos no investimento. Não dê ouvidos ao que pessoas inexperientes ou amadoras (me refiro àqueles que não têm conhecimentos técnicos como base para argumentação e esclarecimentos) dizem. Afinal, quem pode ficar no prejuízo depois é justamente você, e não quem te aconselhou mal ! E daí não resta o que fazer, a não ser dar adeus aos seu suado dinheirinho...

"Como entender a flauta ? Simples ! Primeiro apenas ouça-a; em seguida, ouça com o coração."

CARLINHOS DA FLAUTA

EDY

Re: CUIDADOS AO ADQUIRIR-SE UMA FLAUTA - Parte II

#2 Mensagem por EDY » 26 Nov 2008 09:49

Carlinhos

Obrigado pelo belíssimo trabalho de anatomia das flautas.
Grande ajuda aos aspirantes a flautista como eu.

Abração
Edy

CARLINHOS DA FLAUTA

#3 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 26 Nov 2008 12:48

Por nada, EDY ! Pois minha presença aqui neste maravilhoso forum tem o mesmo que você e os demais "irmãos musicais": auxiliar ao máximo tanto os veteranos como os iniciantes na arte mais completa e mais profunda, que é a MÚSICA ! E sei que se eu precisar também poderei contar contigo e com os outros amigos ! Afinal, a MÚSICA é infinitamente vasta e ninguém sabe tudo sobre ela, concorda ? Por isso, nós, meros mortais, temos o prazer de juntar aqui no forum, todos os pedaços que nos couberam particularmente a cada um, distintos, para "tentarmos" chegar o mais próximo da perfeição ! Embora saibamos que estamos a anos luz (e põe anos luz nisso !!!!) da tal ! Mas enquanto isso vamos fazendo da MÚSICA uma ferramenta de alegria, prazer e bálsamo para os maltratados pela vida !
Abraços, amigão ! E se eu puder contribuir mais... É só chamar !

Abraços ! :wink:

OBS.: Muito bom saber que você é mais um entusiasta da flauta e que (torço) em breve será mais um companheiro da "magrela" (rsrsrsrs) !!! Se você soubesse o prazer que me dá quando alguém demonstra interesse pela flauta... Espero visitas suas mais freqüentes na nossa (pouco) movimentada sala ! Tanto sua quanto dos demais companheiros !

"Como entender a flauta ? Simples ! Primeiro apenas ouça-a; em seguida, ouça com o coração."

CARLINHOS DA FLAUTA

EDY

#4 Mensagem por EDY » 26 Nov 2008 12:58

Com suas valiosas contribuições, essa sala passará a ter vida que merece. Tenho grande respeito pelos flautistas e pela flauta, instrumento que gostaria de tocar com maestria, mas para mim é tão difícil quanto dar nó em pingo dágua, um dia conseguirei pelo menos tocar uns choros, dos fáceis, claro.

Abração
Edy

CARLINHOS DA FLAUTA

#5 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 26 Nov 2008 13:09

Consegue, sim... Deixa de modéstia ! É só se aplicar ! Ouviu a frase do Carlos Malta, no vídeo que postei ([color=#FF0000]http://www.clubedosax.co ... 23[/color]) ? É exatamente conforme os depoimentos de lá ! Mas dá para aprender, é só viver flauta ! (rsrsrsrs) Brincadeira ! Se aprofunde e verás o quão viciante e prazeroso é tocar flauta ! Caso queira, adicione-me em seus contatos no MSN (caso o utilize): the_legend_of_street_fighter@hotmail.com ou carlinhos_da_flauta@hotmail.com Lembrando que neste último só estou online geralmente para meus alunos, ok ? Tente o primeiro e com certeza me encontrarás on !
Abraços ! :wink:

CARLINHOS DA FLAUTA

helderkpa

#6 Mensagem por helderkpa » 18 Mar 2009 10:12

Olá. Gostaria de uma ajuda a respeito de instrumento de sopro. Minha dúvida é a respeito de flauta transversal. Vocês conhecem as marcas desse.

pois bem, gostaria de comprar uma flauta t para minha esposa que é musicista, mas eu não sei nada de música. Vi nos tópicos falando sobre marcas chinesas etc e outras tb.

Minha esposa toca piano e violão e quer por hobby aprender flauta transversal. Pelo fato de ser hobby não pretendo gastar muito com a flauta. Achei valores de 395 até 5000 reais e diferentes marcas, algumas prateadas outras niqueladas e não sei qual a relevância de tudo isso.

que marcas posso considerar para um hobby????

obrigado

CARLINHOS DA FLAUTA

#7 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 24 Mar 2009 15:29

Bem, Helder, desculpe-me pela demora em retornar à sua solicitação, ok ?

Boas flautas que recomendo para estudos sem pretensões são a Selmer (Bundy I ou II), Yamaha YFL-221 ou YFL-211, Armstrong 104, Artley 18-0, Buffet Crampon Cooper Scale. São boas flautas, competentes ao que se propõem e de boa relação custo-benefício.

Para maiores infromações, envie-me M.P. e detalharei melhor as características e disponibilidades de cada uma !

Abraços !

CARLINHOS DA FLAUTA

helderkpa

#8 Mensagem por helderkpa » 27 Mar 2009 17:06

Puxa, muito obrigado pela orientação. várias pessoas nesse clubedosax têm sido muito solícitos. estou impressionado com a educação de todos que me responderam. parece que a música "afinou" a educação de todos aqui.

eu vou cotar as flautas amanhã no centro de curitiba, vou torcer para encontrar essas e dentro do meu orçamento.

abraços

Werner

#9 Mensagem por Werner » 29 Jun 2009 02:42

Puxa vida essa veio tarde, adquiri a algum tempo atrás ( meses ) um Shelter por 490,00 R$, ela quebra o galho mas é pesada que doi os dedos de apoio é terrivel, o acabamento é ruim, as chave até que são boas não deram nenhum problema até agora, o som é facil de tirar exxeto o Dó grave, e por aí vai, da proxima vou comprar uma yamaha.

CARLINHOS DA FLAUTA

#10 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 12 Jul 2009 12:02

Pois é, Werner, é exatamente por isso que não recomendo nenhuma chinesa nem nacional (pelo menos no momento) ! Mas como já diz o ditado: "quem não tem cão caça com gato" ! Melhor do que não ter nenhuma, não é mesmo ?!? Mas da próxima vez você já sabe !!! E não fique "preso" somente às Yamahas pois existem muitas outras opções que muitos desconhecem, e estão no mesmo patamar (ou até acima) das Yamahas, ok ?

Grande abraço !

CARLINHOS DA FLAUTA

Werner

#11 Mensagem por Werner » 14 Jul 2009 22:21

hehe bom proxima vez eu já sei que tenho profissionais aqui para me ajudar a escolher uma boa, quero comprar um dourada ou prateada com chaves douradas, mas só vo compra se for acimda de 3000 reais.

pcerantola

#12 Mensagem por pcerantola » 21 Mar 2010 11:07

Olá Carlinhos!

Gostaria de saber o seguinte: possuo uma flauta bem antiga, a Yamaha YFL 21 S, chaves fechadas e sol desalinhado. Estudo há mais ou menos 01 ano e tenho interesse em adquirir uma flauta melhor. Estou pesquisando 02 modelos: a YFL 411 e a YFL 481. Tenho dúvidas, pois já ouvi dizer que a 481 com chaves abertas tem melhor sonoridade que a 411 de chaves fechadas, ao mesmo tempo, não possuo técnica suficiente, nem sei se vou me adaptar à uma flauta com sol alinhado e chaves abertas.

Desde já agradeço

Paulo

CARLINHOS DA FLAUTA

#13 Mensagem por CARLINHOS DA FLAUTA » 24 Jan 2011 10:20

Olá, PCENTAROLA !

Bem, ambas são boas flautas de nível intermediário e se prestam bem ao papel a que se propõem ! O que devo considerar à primeira vista é que você já deva possuir uma boa base para que tenha condições de julgar o que se conceitua como sendo o ideal para você ! Numa análise bem grosseira, as diferenças entre a YFL-411 e a YFL-481 seriam:

> YFL-411: chaves fechadas; SOL desalinhado (OFFLINE G, ou seja, SOL fora de linha);

> YFL-481: chaves abertas (acompanham plugs); SOL alinhado (INLINE G).

São basicamente estas as diferenças entre uma e outra ! O que posso te adiantar é que a YFL-481 custa um pouco mais do que a YFL-411 !

Quanto à questão da sonoridade, não posso dizer que uma seja melhor do que a outra apenas por ser 'fechada' ! O que de fato ocorre é que as flautas cujas chaves são 'abertas', permitem efeitos e superagudos que as de chaves 'fechadas' não permitem ! Não significa que uma flauta 'aberta' e de inline seja profissional e outra, 'aberta' e offline seja intermediária ou estudante !!! Não confunda-se, isto é um equívoco !!!!

Se você tiver acesso à uma flauta 'aberta' e inline, experimente-a primeiro, sinta-a e perceba seu progresso ou eventual evolução ! Daí, sim, poderás afirmar com propriedade qual a ideal para sua melhor performance !

Abraços !

CARLINHOS DA FLAUTA

osmiguel

#14 Mensagem por osmiguel » 27 Jan 2011 11:09

Bom Dia Carlinhos

Na sua opinião, deveria investir em outro sax ou migrar para a flauta, lembrando que, quem toca sax alto teria mais facilidade de tocar um tenor, por exemplo. mas, um chorinho na flauta, não tem comparação. Da ora encarar uma flauta? Quero dizer, é muito mais difícil tocar flauta do que sax? Pergunto isso porquê tenho vontade de comprar uma, afinal a flauta perturba menos os vizinhos Rs Rs.

Osmiguel

TENOR WERIL SPECTRA
VANDOREN T-20
PALHETAS: VARIAS

gabriela.ccbitajai
instrumento: Violino

#15 Mensagem por gabriela.ccbitajai » 09 Nov 2013 09:50

Oi gente.
Eu vim aqui em defesa dos produtos chineses (quem diria!)
Possuo uma Flauta da marca Benson, chinesoca de 300 reais no Mercado Livre, e fazendo nela essa avaliação física/externa vejo que ela é razoavelmente boa.
Única coisa que eu poderia falar dela é porquê com um ano de uso eu tive que polir, mas foi por emprestar para um colega que não teve o mesmo cuidado que eu, mas voltou limpíssima depois de polida por um menininho de 14 anos que emprestei a flauta.
Eu poderia ter comprado um bom instrumento com a verba dos últimos 5 anos, mas optei por ter vários e tive que apelar pro mais barato possível.
Também tenho o prazer de emprestar, principalmente para crianças porquê um dia alguém me emprestou e foi por onde me apaixonei pela música, e quem emprestaria um yamaha para alguma criança? kkkkk

Violino Cremona
Flauta Transversal Benson
Trompete Shelter Sib
Flauta Doce Alto Yamaha
Orgão Phinker
Sax Alto Weril Master
(Tudo baratinho mas tenho vários mwuahahaha!)

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico