Clarinetas Equivalentes

Mensagem
Autor
Alex Freitas

Clarinetas Equivalentes

#1 Mensagem por Alex Freitas » 20 Mai 2007 17:08

Olá, Amigos td bem com vocês?

Sabemos que existem várias marcas e modelos que muitas vezes nos confundem diante desta diversidade toda.

Pois bem, gostaria de saber quais modelos dentro das principais marcas, seriam equivalentes nestas subdivisões:

a) Estudantes;
b) Intermediários;
c) Profissionais.

Forte Abraço a todos.

http://www.myspace.com/afsax
http://www.youtube.com/user/AFSAX
Alto Borgani Silver - Vandoren Java A35
Tenor Borgani Silver - Vandoren V5 T35
Clarineta Rossi Rosewood - Charles Bay
Flauta Muramatsu

EtoSax

#2 Mensagem por EtoSax » 20 Mai 2007 21:55

Prezado Alex,
com certeza as marcas mais "famosas" são a Buffet Crampon e a Selmer.
Conheço mais os modelo da Buffet, pois é a marca do meu instrumento (tenho uma R13).
Os modelos estudantes que acho mais comuns são os E11 e E13. Já para os modelos profissionais, creio que a R13 é a mais utilizada, mas também podemos citar a Prestige, Elite, Vintage e o top da linha - Tosca.
Obviamente que os preços destes últimos são um tanto mais salgados !
Como instrumento, o R13 é muito bom. Também já tive um E11, também ótimo. Diria que são bons exemplos de instrumentos profissionais e intermediários com boa relação custo X benefício, sendo todos em madeira. Para a linha estudante, consideraria os instrumentos feitos em material sintético (lógico que há exceções... Veja o Paulo Moura. Toca um bocado com aquele clarinete transparente !). Já a Selmer tem a diferenciação entre as linhas francesa e americana, também com vários modelos em ambas.
Como são muitos os modelos, sugiro que veja: http://www.buffet-crampon.com/en/instru ... ist&cid=10 e http://www.selmer.com/content/category. ... 0Clarinets

Alex Freitas

#3 Mensagem por Alex Freitas » 21 Mai 2007 20:51

Na verdade eu gostaria de fazer comparações entre elas, tipo de equivalências.

Me corrijam se estiver errado ou se discordarem, mas pelo que andei pesquisando na net e com alguns amigos,

Estudante: Aí sim, eu incluiria todos os de material plástico

Intermediário:Buffet E11, Buffet Evette, Yamaha 450 (antiga 62), Selmer Série 10 G

Profissional:Buffet R13, Prestige, em diante. Rossi, Patrícola.

Por favor completem a lista ou tirem algumas que por ventura não concordarem.

Forte Abraço.

Flauta Muramatsu

sirlei

#4 Mensagem por sirlei » 21 Mai 2007 23:52

Bom, nunca fui bom clarinetista, mas ele é minha práia, rs.

Normalmento os feito de massa ( plástico) são estudantes realmente, mas nem sempre, os Evette da vida embora sejam de massa possuem sonoridade e acabamento de intermediário, o YCL-34 ( que é a minha clarineta) é de madeira ( grenadina ) e é considerado pela Yamaha estudante, mas na verdade é um clarinete intermediário, ele foi substituido pelo YCL-450, não só por ser de madeira, mas devido a sonoridade, afinação e acabamento.

Tem umas marcas anticas Made In USA que não me recordo agora que podem ser incluidas no intremediário/profissional, a Conn é uma delas, ela tem ótimas clarinetas que são estão entre as melhores para quem toca jazz e popular por terem um som mais brilhante que os fabricados na Europa, no geral clarinetes fabricados na França e na Alemanha com mais de 50 anos são todos prossicionais, pelo menos os que eu já vi, mas admito que não foram muitos, normalmente marcas que fazem Oboé como lolitte tb fabricam clarinetes que tb poderiam entrar como profissionais.

Mesmo os Yamahas de séries mais altas não considero muito profissional assim, pois não tem uma aceitação muito boa entre os mesmos, devido o som do fabricados na europa sobre tudo os Franceses serem melhores para música de câmara e por possuirem um colorido diferente dos Yamahas que tem um som meio sem graça se comparado aos Europeus.
Abração!!!

4 SAX: SOPRANO, ALTO, TENOR AND BARI
"MUITO MAIS TEM DEUS PARA DAR, GLÓRIAS AO SEU NOME!!!
Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

Alex Freitas

#5 Mensagem por Alex Freitas » 22 Mai 2007 00:20

sirlei escreveu:Mesmo os Yamahas de séries mais altas não considero muito profissional assim, pois não tem uma aceitação muito boa entre os mesmos, devido o som do fabricados na europa sobre tudo os Franceses serem melhores para música de câmara e por possuirem um colorido diferente dos Yamahas que tem um som meio sem graça se comparado aos Europeus.
Abração!!!
Bem, concordo em grande parte...

Sobre a aceitação, acho meio complicado medir se são bons ou ruins, pois na França só aceitam os Buffets e boquilhas Vandoren... na Itália só aceitam os Patrícola, e aqui no Brasil, sobretudo RJ os Clarinetes Rossi são a grande "descoberta", são instrumentos com uma nova forma de montagem, com soluçoes inovadoras para afinação de certas notas - o caso do Fá grave que é natural do instrumento ser baixo demais - entre outras mudanças, pois bem, os Rossi não são aceitos no resto do mundo porquê não pertencem a "escola" local, onde se usam: Instrumentos fabricados ali, boquilhas deles mesmo, métodos, concertos etc.

Forte Abraço.

***** O Atual YCL 450 não é o antigo YCL 62 ?

Flauta Muramatsu

sirlei

#6 Mensagem por sirlei » 22 Mai 2007 19:55

Bom o Rosi pelo que me falaram realmante é muito bom, chega junto com os Buffets profissionais, além de ser por encomenda, mas nunca soprei em um para falar mais, qnt ao YCL-450 a um tempo eu fui no site da Yamaha e lá falava que ele substiuia o 34, e realmente na minha igreja tem uma menina que tem um desses e ele é igual ao meu 34, só muda a regulagem do polegar direito que o meu não tem, lembro-me que não peguei um 450 por questão de 6 meses, pois ele foi lançado por volta de 1997/1998 qndo o 34 ainda era fabricado, o 34 parou de ser produzido em 2001, pelo site da Yamaha o YCL-62 não possui versão que o substitua.

Nessa página tem algumas informações sobre o YCL-34

http://www.yamaha.com/yamahavgn/CDA/Con ... DY,00.html

Nessa sobre o 62

Informações sobre outros clarinetes da Yamaha que já pararam a fabricação.

Abração!!!

Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

Alex Freitas

#7 Mensagem por Alex Freitas » 22 Mai 2007 20:07

Valeu, Sirlei pela informação.

Então a minha 62 é superior a atual 450, fiquei mais feliz agora!! :D

Abraços.

Flauta Muramatsu

sirlei

#8 Mensagem por sirlei » 22 Mai 2007 23:35

O 62 é um bom clarinete, gosto muito dos clarinetes da Yamaha mesmo os estudantes são bons, na minha opinião são os menhores clarinetes para quem quer algo durável com boa projeção, sonoridade razoavelmente boa mas não tem pretenção de ser concertista.

Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

gandrade18
Contato:

#9 Mensagem por gandrade18 » 23 Mai 2007 19:17

No quesito qualidade concordo com o Sirlei, o que não concordo (opnião pessoal) é com a discriminação...Entendo que os clarinetes franceses gosan de melhor reputação, como tbém os clarinetes alemãos, exemplo os Wurlitzer´s, porém existem outros tão bons quanto...
Cabe a nós quebrar esse tabu...

Um Abraço
Gérson

kleber_marques
Contato:

Re: Clarinetas Equivalentes

#10 Mensagem por kleber_marques » 06 Ago 2008 20:08

Moçada,

É verdade. Eu por exemplo tive uma grata surpresa com um clarinete alemão que comprei. Que deve ter seus 50 anos, e tem um som... de outro mundo.

Clarinete Kohlert

O Zé Augusto me orientou a não trocá-lo nem mesmo por um Buffet, pois é uma madeira com um acabamento que ele em todos os anos de lutheeria só viu em um intrumento (1 exemplar, e não um tipo).

Abç.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Kleber Marques (Samurai :wink: )
SN - Yanagisawa
S - Selmer SA80 ii
A - Selmer SA80 ii
M - Buescher Prata
T - Selmer MK-6 e MK-7
B - Conn 12M

"O importante não é o que se leva da vida, mas sim a vida que se leva!!!"
kleber_marques@yahoo.com.br

daniel_klt

#11 Mensagem por daniel_klt » 18 Ago 2008 11:19

Olá!!

bem ... de começo vou falar dos clarinetes Chineses ( Eagle, Shelter, Arena, Dolphin,Suziki,Vicini,Planet Wind, e tantos outros).

Esses clarinetes são literalmente descartaveis, ou seja, duram muito pouco pelo fato de as matérais primas ultilizadas na sua fabricação serem de baixa qualidade.
A ebonite ( ou ABS ) é bem ruinzinha, as sapatilhas tem uma pelicula estranha sobre elas, que com poucos meses de uso ressecam-se e se desprendem da sapatilha, que também não é de boa qualidade. As sapatilhas são muito finas, e desgastam muito rápido.
De igual modo, as cortiças desgastam- se muito rápido, comprometendo a vedação do instrumento, e conseqüentemente a afinação e a qualidade sonora.

O material de que é feito as chaves é extremamente frágil, não tem firmeza, podendo facilmente ser empenado.
O niquelamento das chaves desgasta-se muito rápidamente.
E por fim, esses instrumentos ficam devendo muito no que se refere à mecânica e afinação.

São instrumentos baratos, custam em torno de R$600,00.

Os bons clarinetes ( Buffet Crampon, Yamaha, Louis Rossi,Selmer, Conn , Leblanc, Noblet,Vitto, Devon*, king, entre outros), são instrumentos meio caros, novos custam em torno de R$1600,00 ( o devon que é brasileiro, de madeira), e podem chegar até as US$20.000,00 como é o caso de alguns L. Rossi's.

Então, vejamos o seguinte:
Não dá para investir tanto dinheiro assim num instrumento para aprender, então ao inves de comprar um instrumento novo de baixa qualidade, compre um usado que voce sabe que é de boa marca, de boa qualidade. Não é dificil achar clarinetes usados de boa qualidade e com preços acessiveis.

Quando comprei o meu primeiro clarinete, por falta de conhecimento ( e de opção ) comprei um Eagle, me ajudou bastante, pois foi nele que aprendi a tocar, porém, com pouco mais de um ano de uso os problemas começaram a aparecer, e apartir de então, à tornar-se cada vez mais gritantes.

Então para terminar :

NÃO COMPRE INSTRUMENTO CHINES !!

SE NÃO DÁ para COMPRAR UM BOM ZERO BALA, COMPRE USADO , porquê UM DESSES USADO É MELHOR QUE UM CHINES NOVO.

Descupem pelo tamanho do texto.

JOUBERT

#12 Mensagem por JOUBERT » 18 Ago 2008 11:43

daniel_klt escreveu:Olá!!

bem ... de começo vou falar dos clarinetes Chineses ( Eagle, Shelter, Arena, Dolphin,Suziki,Vicini,Planet Wind, e tantos outros).

Esses clarinetes são literalmente descartaveis, ou seja, duram muito pouco pelo fato de as matérais primas ultilizadas na sua fabricação serem de baixa qualidade.
A ebonite ( ou ABS ) é bem ruinzinha, as sapatilhas tem uma pelicula estranha sobre elas, que com poucos meses de uso ressecam-se e se desprendem da sapatilha, que também não é de boa qualidade. As sapatilhas são muito finas, e desgastam muito rápido.
De igual modo, as cortiças desgastam- se muito rápido, comprometendo a vedação do instrumento, e conseqüentemente a afinação e a qualidade sonora.

O material de que é feito as chaves é extremamente frágil, não tem firmeza, podendo facilmente ser empenado.
O niquelamento das chaves desgasta-se muito rápidamente.
E por fim, esses instrumentos ficam devendo muito no que se refere à mecânica e afinação.

São instrumentos baratos, custam em torno de R$600,00.

Os bons clarinetes ( Buffet Crampon, Yamaha, Louis Rossi,Selmer, Conn , Leblanc, Noblet,Vitto, Devon*, king, entre outros), são instrumentos meio caros, novos custam em torno de R$1600,00 ( o devon que é brasileiro, de madeira), e podem chegar até as US$20.000,00 como é o caso de alguns L. Rossi's.

Então, vejamos o seguinte:
Não dá para investir tanto dinheiro assim num instrumento para aprender, então ao inves de comprar um instrumento novo de baixa qualidade, compre um usado que voce sabe que é de boa marca, de boa qualidade. Não é dificil achar clarinetes usados de boa qualidade e com preços acessiveis.

Quando comprei o meu primeiro clarinete, por falta de conhecimento ( e de opção ) comprei um Eagle, me ajudou bastante, pois foi nele que aprendi a tocar, porém, com pouco mais de um ano de uso os problemas começaram a aparecer, e apartir de então, à tornar-se cada vez mais gritantes.

Então para terminar :

NÃO COMPRE INSTRUMENTO CHINES !!

SE NÃO DÁ para COMPRAR UM BOM ZERO BALA, COMPRE USADO , porquê UM DESSES USADO É MELHOR QUE UM CHINES NOVO.

Descupem pelo tamanho do texto.
FAlar mais o que?

o daniel_klt já disse tudo, né?

Abraços

Jou

sirlei

#13 Mensagem por sirlei » 23 Ago 2008 10:30

Mesmo quando se compra uma clarineta usada se tem que ter muito cuidado, pois se pode estar comprando um problema, clarinetes antigos normalmente apresentam rachaduras tanto no corpo tanto nas junções das chaves com o corpo, em clarinetes de resina o problema é relativamente fácil de resolver, mas em de madeira já é mais chato a solução,então se comprar um usado ( que eu recomendo, pois se pega clarinetes ótimos por menos de 1000 reais por ai, se sabendo procurar) é importante leva-lo imediatamente para uma revisão completa.

Um Abraço!!!

Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

daniel_klt

#14 Mensagem por daniel_klt » 12 Jul 2009 10:51

sirlei escreveu:Mesmo quando se compra uma clarineta usada se tem que ter muito cuidado, pois se pode estar comprando um problema, clarinetes antigos normalmente apresentam rachaduras tanto no corpo tanto nas junções das chaves com o corpo, em clarinetes de resina o problema é relativamente fácil de resolver, mas em de madeira já é mais chato a solução,então se comprar um usado ( que eu recomendo, pois se pega clarinetes ótimos por menos de 1000 reais por ai, se sabendo procurar) é importante leva-lo imediatamente para uma revisão completa.

Um Abraço!!!
Olá !

o sirlei tocou num ponto muito importante: O CUIDADO com o instrumento.
não adianta ter um instrumento bom se não temos cuidado com ele.

eu tenho um Devon, que comprei depois do meu Eagle.
Eu sou extremamente enjoado com meus instrumentos. Limpo sempre que termino de tocar, observo a necessidade de lubrificação das cortiças ( que no caso do meu devon são apenas 3 contando com a da boquilha.

Um ponto importante à ressaltar é : Saiba de quem comprar um instrumento usado.
Compre de um músico cuidadoso, assim as chances de adquirir um instrumento avariado por uso com relaxo são praticamente zero.

Ao comrpar um instrumento observe a região onde você mora.
Se mora num lugar muito úmido, o clarinete de madeira não é muito aconselhável, embora tenha melhor sonoridade que o de resonite, a umidade pode comprometer a madeira e causar rachaduras e trincas, de igual modo em regiões muito frias.

Toquei a uns dois anos a tras num Buffet RC Prestige que estava com a campana trincada.
Perguntei ao dono o que havia acontecido, e ele me falou que devido às constantes viajens, a diferença de clima ( temperatura ) fez com que a trinca aparecesse. Ele foi para São José se não me engano, e lá estava NEVANDO, essa é a tal cidade aqui do Brasil que neva. Entao ao tirar o instrumento do case percebeu a trinca. Mesmo os cases térmicos não são tão térmicos assim .

abraço!

Carlos R. Mascari

#15 Mensagem por Carlos R. Mascari » 19 Nov 2009 16:04

Olá pessoal, sou novato aqui no fórum e nos estudos de clarinete. Estou começando com um SELMER PRELUDE CL700. Alguém tem alguma referência sobre esse instrumento? É feito em resonite (o ebonite da Selmer) e direcionado para estudantes mesmo. Comprei-o após muita pesquisa sobre instrumentos para iniciantes, mas ainda não encontrei ninguém que me desse alguma referência sobre o mesmo. Preço $981,00.

Piter

#16 Mensagem por Piter » 20 Nov 2009 11:35

Oi Carlos Mascari
Se você está iniciando no clarinete, não perca tempo em referências sobre o instrumento que você já adquiriu.
Acredito que nas pesquisas que você já fez, teve boas informações a respeito do Selmer Prelude.
Mas não fique gastando o seu precioso tempo para saber das qualidades ou defeitos dele não....
Utilize todos os momentos disponíveis para os estudos.
Depois de certo tempo, e dissso tenho certeza, você vai mudar de boquilha, de palheta....e talvez, até de clarinete. Essa é a minha opinião, e espero ter ajudado.
Bons estudos e um forte abraço.

naum

#18 Mensagem por naum » 24 Jan 2010 13:15

Carlos R. Mascari escreveu:Valeu Piter, obrigado..
Amigos passei para agradecer pois as dicas trocadas entres vocês me ajudou a comprar um Buffet evette para iniciar meus estudos e estou muito contente com a sonoridade e leveza do instrumento mesmo por que meu professor usa um Chrampon de ebano e fico embreagado com a pureza e brilho do som, como nosso amigo já disse as mudanças e adaptações no instromuento e do instrumento são naturais e só vêem enriquecer o aprendizado do músico.
Apezar de tocar numa pequena orquestra de igreja vejo que a necessidade de adquirir experiência com outros músicos do ramos e do mesmo naipe é tão importante quanto um bom instrumento, então deixo uma dica conversem com o máximo de pessoas que puder sobre o instrumento que estuda e de preferência pessoas de todas as idades, pois os mais experiêntes sempre podem nos ensinar e aprender.
Obrigado pela ajuda de todos mesmo sem saberem.

Pauloclarinete

#19 Mensagem por Pauloclarinete » 26 Ago 2017 18:53

Alguem conhece um clarinete de madeira marca Fontai? Sei que é chines e o modelo parece um Devon.

Pauloclarinete

#20 Mensagem por Pauloclarinete » 26 Ago 2017 19:30

Alguem conhece um clarinete de madeira marca Fontai? Sei que é chines e o modelo parece um Devon.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico