Aos usuarios novos e iniciantes que precisam de auxilio

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
condealisson
instrumento: Sax Alto/Tenor/Sop

Re: Aos usuarios novos e iniciantes que precisam de auxilio

#1021 Mensagem por condealisson » 03 Dez 2018 10:15

É um bom instrumento, show de bola!

Não precisa tanta cordialidade, pode me chamar só de Alisson mesmo rsrs

O saxofone tenor é estudado na clave de sol mesmo, até o barítono é amigo, já a questão de afinação é afinado em Sib (si bemol), ou seja um tom abaixo do piano.

Pode estudar utilizando o método Rubank, é muito bom e de fácil entendimento, tem um link neste post:

viewtopic.php?f=1&t=16909&p=102620&hili ... nk#p102620

Tem o Elementary que é o primeiro, depois de terminá-lo pode avançar para o intermediário e depois o avançado, tenha paciência e só passe ao próximo exercício depois de fazer corretamente o que está no momento, o andamento fica ao seu critério.

Quando se treina métodos o pessoal treina em 60 bpm, depois já quer passar para 70, 80, não estude assim! Vi uma dica com o Roger Franco muito boa, aumente um bpm por dia, no fim do mes terá avançado 30 bpms!!! E dessa forma gradativa sua técnica estará polida... Um andamento que gosto de iniciar um estudo é 72 bpm, não é muito lento nem muito rápido...

Abraço e bons estudos.

Jesus te ama!

A: Eagle SA500VG|Barkley Pop Kustom 8|BO V16 A7M
T: Jupiter JTS587GL|Barkley Pop Kustom 8|BO V16 T8
Légère Studio Cut 2.5|Fibrreed Onyx M
S: Eagle SP502N|Bari 72|Barkley Pop Kustom 7
Légère Classic 2.5
FL Ultimate Brass XL
Mic: Arcano AM-S1

saulodml82
instrumento: Saxofone

#1022 Mensagem por saulodml82 » 03 Dez 2018 17:15

Boa tarde amigos,

Acabo de me registrar no forum e queria uma opinião de vocês.
Não conheço nada de música, notas, acordes, partitura... nada!
So gosto muito de ouvir! rs
Estava muito afim de começar nesse meio tocando saxofone, que é meu instrumento favorito.
Ja andei vendo alguns videos na internet para me familiarizar um pouco.
Agora eu não sei se começo gastando uma grana fazendo um curso (básico) ou já encaro comprar um sax e aprender na marra mesmo por enquanto...para ver se eu curto!

Qualquer dica ou informação são bem vindas! Desde canais de cursos on-line...ate lojas e modelos.

Valeu galera! Abs a todos.

igormahall
instrumento: sax

#1023 Mensagem por igormahall » 07 Dez 2018 01:41

condealisson escreveu:
03 Dez 2018 10:15
É um bom instrumento, show de bola!

Não precisa tanta cordialidade, pode me chamar só de Alisson mesmo rsrs

O saxofone tenor é estudado na clave de sol mesmo, até o barítono é amigo, já a questão de afinação é afinado em Sib (si bemol), ou seja um tom abaixo do piano.

Pode estudar utilizando o método Rubank, é muito bom e de fácil entendimento, tem um link neste post:

viewtopic.php?f=1&t=16909&p=102620&hili ... nk#p102620

Tem o Elementary que é o primeiro, depois de terminá-lo pode avançar para o intermediário e depois o avançado, tenha paciência e só passe ao próximo exercício depois de fazer corretamente o que está no momento, o andamento fica ao seu critério.

Quando se treina métodos o pessoal treina em 60 bpm, depois já quer passar para 70, 80, não estude assim! Vi uma dica com o Roger Franco muito boa, aumente um bpm por dia, no fim do mes terá avançado 30 bpms!!! E dessa forma gradativa sua técnica estará polida... Um andamento que gosto de iniciar um estudo é 72 bpm, não é muito lento nem muito rápido...

Abraço e bons estudos.
Caro Alisson, desculpe pela formalidade (costume rs) e pelo delay na resposta..trabalho tava pegado.

Meu sax ainda não chegou...to tentando dar uma lida em teoria musical para já ir adiantando alguma coisa.
Obrigado pelo link, vou comecar a estudar...mas tive uma dúvida:
Se o tenor é estudado em clave de sol, por que alguns sites afirmam que é na clave de fá?

Tens dicas também de exercícios respiratórios e postura?

Muito obrigado mais uma vez pela cordialidade e carisma. Um fraternal abraço,
Igor.

condealisson
instrumento: Sax Alto/Tenor/Sop

#1024 Mensagem por condealisson » 07 Dez 2018 09:34

Esqueça esses sites amigo, se encontrou isso em algum site não o siga mais pois está mais que já começando errado quem ensina isso, todas as partituras para sax são em clave de sol.

Tem sim várias dicas, acompanhe o canal do Lander, do Lucas Farias e do Elias Coutinho no Youtube que aprenderá muito, no começo eu não tinha professor, porém o conteúdo dos fóruns de saxofone e dos vídeos do Lander foram suficientes para aprender a tocar, porém empregava muitas horas de estudo por dia ok? Invista tempo assistindo e lendo, prativcamente tem resposta para tudo já nos fóruns e nos vídeos, pode acreditar. Sobre postura veja esse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=mfxdt1yZHNk

Importante é não fazer bochecha ao tocar e não ficar todo curvado para tocar o sax, o instrumento deve vir até a sua boca e não você se inclinar até ele.
E esse sobre respiração:

https://www.youtube.com/watch?v=mCm2xcsoVFE
https://www.youtube.com/watch?v=lKNe8yz-iRU

Jesus te ama!

A: Eagle SA500VG|Barkley Pop Kustom 8|BO V16 A7M
T: Jupiter JTS587GL|Barkley Pop Kustom 8|BO V16 T8
Légère Studio Cut 2.5|Fibrreed Onyx M
S: Eagle SP502N|Bari 72|Barkley Pop Kustom 7
Légère Classic 2.5
FL Ultimate Brass XL
Mic: Arcano AM-S1

igormahall
instrumento: sax

#1025 Mensagem por igormahall » 11 Dez 2018 10:24

Muito obrigado mais uma vez Alisson.

Ainda estou na expectativa de receber meu sax, enquanto isso to lendo o que posso.
Vou já me inscrever nesses canais.

Esse clube tem sorte de ter um membro tão solícito e cordial como você :)

Forte abraço,
Igor.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico