embocadura

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
Rosiraldo
instrumento: saxofone

embocadura

#1 Mensagem por Rosiraldo » 20 Mar 2019 13:41

ola amigos ! eu sou novo no fórum,pois li uma mensagem de um companheiro do fórum chamado zeax ,em que ele dizia assim:" Eu nao consigo mais tocar sax..Não consigo mais fazer embocadura,não consigo mais tirar um simples som ou nota...Boca dói muito.meu maxilar só fica mexendo.. Ja chorei muito ,é um sonho meu..Adorar a Deus com o instrumento é o que mais amo..Estou procurando alguma forma,alguém que pode me ajudar...
Toco a quase três anos..Não sei se talvez e por causa de embocadura errada no começo que me fez chegar a este ponto que não consigo mais...Mas tento de toda forma com lábio mais para dentro para fora mais dói muito o lábio qualquer pressão sobre ele doi muito fora que o maxilar fica dando uns tique querendo morder e indo para frente e para trás ..Alguém tem uma sugestão:?fiquem com Deus". bom amigos, eu estou com o mesmo problema e não consigo corrigir a embocadura,já faz tempo que ele enviou essa mensagem ,eu queria saber se ele conseguiu ,pois eu estou angustiado com esse problema de embocadura .se alguém conhece o zeax e puder perguntar para ele se ele resolveu o problema da embocadura e como ele conseguiu isso,por favor ,coloque aqui no fórum pois eu já tentei de tudo mas ate agora já com mas de cinco meses não conseguir firmar minha embocadura.

condealisson
instrumento: Sax Alto/Tenor/Sop

Re: embocadura

#2 Mensagem por condealisson » 20 Mar 2019 17:17

Boa tarde amigo, eu passei por problema semelhante no segundo ano que tocava, meu lábio inferior/maxilar tremia muito, mas depois parou, mas demorou bastante.
Na época descobri que se colocasse o maxilar a frente alinhando os dentes incisivos da frente meu maxilar não parava de tremer, com isso fui ajustando minha embocadura mas para trás, na forma natural quando estou de boca fechada, pois ao tocar eu projetava o queijo para frente sempre, o problema hoje graças a Deus não existe mais, mas exigiu grande esforço e treino para acostumar.

Quanto a dor no lábio pode ser muitos fatores, qual seu setup? Você mudou algo significativo recentemente que coincide com o início dos problemas? Uma palheta muito pesada por exemplo poderia refletir nesse problema...

Não sei se é seu caso mas no início eu apertava muito o lábio de baixo contra a palheta e meus dentes machucavam muito minha boca do lado de dentro e na área de cpntato com a palheta do lado (utilizava palheta sintética), demorou para meu lábio fortalecer e não ferir mais, porém tive que diminuir minha força na embocadura de forma relevante também e acostumar a por a força no diafragma.

Já li bastante sobre o assunto e a embocadura do sax é difícil de se perder, acredito que em breve estará resolvido achando a causa certa para o problema...

Jesus te ama!

A: Eagle SA500VG|Barkley Pop Kustom 8|BO V16 A7M
T: Jupiter JTS587GL|Barkley Pop Kustom 8|BO V16 T8
Légère Studio Cut 2.5|Fibrreed Onyx M
S: Eagle SP502N|Bari 72|Barkley Pop Kustom 7
Légère Classic 2.5
FL Ultimate Brass XL
Mic: Arcano AM-S1

Rosiraldo
instrumento: saxofone

Re: embocadura

#3 Mensagem por Rosiraldo » 22 Mar 2019 13:27

condealisson,muito obrigado pela suas informações,vou seguir suas orientações,pois tenho certeza que vai ser de grande valia para mim.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico